Sergipe vive a pior safra de líderes empresariais dos últimos anos

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Repercutiu muito a nota de ontem, 03, do blog com o título “Sergipe: empresários procuram um verdadeiro líder” mostrando que o deputado federal e empresário Laércio Oliveira quis jogar duro com o governador com uma nota há algumas semanas pedindo a abertura do comércio e se acabou sendo “enquadrado” pelo chefe, o governador Belivaldo Chagas.

Como assim, chefe, Cláudio? Não é exagero? Questiona o leitor. Não, não é! Alguns empresários enviaram mensagens e ligaram para o titular deste espaço respaldando a nota. Lembraram que Laércio vem se comportando como o próximo governador e que para receber o apoio de Belivaldo não mediu esforços até mesmo misturar as atividades de liderança empresarial com seu trabalho particular. Um dos empresários lembrou que Laércio convidou a filha de Belivaldo para assumir a diretoria regional do Senac (não que a mesma não tenha competência) numa forma de “amarrar” o apoio para 2022.

Laércio não esperava que aparecesse no meio de tudo o coronavírus e com ele a necessidade de defender a classe. Assinou a nota pensando que Belivaldo engoliria calado. O galeguinho foi para a imprensa, disparou contra Laércio e só faltou dizer: entregue o que tem no governo. E mostrando que está guardando a mágoa não colocou a Fecomércio, comandada por Laércio, no Comitê Gestor da Retomada Econômica.

Laércio, ao tentar servir aos dois senhores – o governador e os empresários, que tem interesses diferentes – conseguiu desagradar os dois lados.

A verdade é que Sergipe vive a pior safra de líderes empresariais dos últimos anos.
Faz tempo que as Instituições de representação empresarial é uma farsa a serviço de pequenos grupos sem liderança. Ou é mentira que é realidade a mistura da política partidária em várias entidades empresariais de Sergipe?

Nota do Conselho de Representantes da Federação do Comércio

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, entidade que representa os empresários do comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe, lamenta a nota publicada pelo jornalista, ao afirmar que os empresários estão sem representatividade no que tange à abertura econômica do estado, de auxílio ao poder público, tanto governo do estado, quanto prefeituras municipais, já feito com a participação de 21 entidades que se perfilaram em conjunto, para elaborar o trabalho.

Sob a liderança do presidente da Federação do Comércio, Laércio Oliveira, centenas de empresários, representados pelas entidades parceiras, discutiram a formação do documento com as ações base e considerações a serem aplicadas pelas empresas com objetivo de proteger a vida das pessoas em sintonia com a reabertura dos negócios. O Fórum Empresarial de Sergipe, entidade citada na nota, é parceiro da Fecomércio e imergiu no processo de preparo do documento, que ajuda no entendimento da reabertura das atividades econômicas.
Compreendemos a situação e descartamos quaisquer insinuações de instabilidade entre os empresários, por entender que devemos agir em conjunto, de modo unido para que todos sejam contemplados. Preservando assim os empregos que são gerados pelo setor produtivo, que somam mais de 400 mil postos de trabalho. Os empresários entenderam isso e num grande trabalho conjunto prepararam o documento enviado ao governador e prefeitos de várias cidades, além de instituições que fazem parte do cotidiano da vida dos sergipanos.

O Conselho de Representantes da Federação do Comércio se solidariza com seu presidente, ressaltando que não existe quaisquer movimentações que sinalizem clima negativo na entidade. Pelo contrário, o Conselho destaca que sua administração à frente do sistema é marcada pela pluralidade, eficiência na gestão de recursos e ampliação das atividades com elevação do atendimento do público comerciário e empresarial. A diretoria permanece unida ao lado do presidente, rechaçando qualquer afirmação que disponha o contrário.

NOTAS BLOG 

Bolsonaristas estimulam polarização com o PT Alguns bolsonaristas estão trazendo de volta para as redes sociais figuras como Zé Dirceu, Gilberto Carvalho, a tese de regulação da mídia como censura, posts do passado de Reynaldo Azevedo dando cacetadas no PT? Está claro que querem polarizar a disputa de 2022 com o PT porque será mais fácil abatê-lo numa disputa. Com o PT Bolsonaro se reeelege. Infelizmente o cenário é este.

Segrase e ITPS E deixaram os cargos de comando, respectivamente, na Segrase e no ITPS, Ricardo Roriz e  Kaka Andrade. O primeiro será candidato em Santana do São Francisco e o segundo em Canindé do São Francisco. 

Delegada geral Não foi surpresa a desincompatibilização da delegada geral, Katarina Feitosa, para deixar o nome à disposição para uma eventual composição na chapa de Edvaldo Nogueira. Katarina é o nome preferido de Belivaldo Chagas para ser vice e se contrapor a candidata Danielle Garcia.

Falecimento de Dom Mário Faleceu, ontem, Dom Mário Rino, aos 78 anos de idade, o Bispo emérito (aposentado) da diocese de Propriá. Ele era um grande amigo e colaborador da Fazenda da Esperança, instituição que tem um excelente trabalho na recuperação de dependentes químicos. Dom Mário tinha, na prática, uma profunda sensibilidade com as causas sociais. Seu trabalho não era apenas de aparência e no discurso.

 Carta aberta Viralizou, em vários grupos de WhatsApp, uma carta aberta de uma funcionária de certa instituição, cuja matriz está localizada no centro de Aracaju e que deveria servir de exemplo para os demais. Nas entrelinhas da carta tem muita coisa em aberto. Aguardem mais notícias.


Em defesa do exame da Ordem O advogado e presidente da OAB, Inácio Krauss, escreveu um artigo que foi publicado pelo JC com o título “Em defesa do exame da Ordem “ analisando que vez por outra se insere na pauta dos políticos a prova de admissão da OAB como aconteceu recentemente com o presidente Bolsonaro que classificou como um “caça-níquel”. Krauss fez uma análise da necessidade da prova de admissão como uma ferramenta de proteção da cidadania.

Campanha jogando a sociedade contra a OAB No artigo, o presidente da OAB/SE alerta que o objetivo do presidente não é outro do que confundir a população. “Ao questionar para que serve essa Ordem dos Advogados do Brasil?, o presidente da República distorce o papel constitucional da instituição e estimula a criminalização da advocacia, numa campanha aberta para jogar a sociedade contra a OAB”, escreveu.

Direito à cidadania Depois de destacar a história da OAB contra o arbítrio e em defesa dos direitos fundamentais, Inácio Krauss ressaltou que a OAB defende a manutenção do exame da Ordem não como forma de arrecadação, como pensa o presidente da República, “mas sim como forma de fortalecimento da instituição, seus membros e, principalmente como ferramenta de defesa da sociedade, impedindo o estelionato educacional que ocorre em muitos locais do nosso Brasil. Se o serviço educacional é digno e tem qualidade, colabora para preservar direitos, vida e o direito à cidadania”, argumentou, concluindo que o exame da Ordem é fundamental, pois, proporciona segurança a todos os cidadãos.
                                                                                                                                                                 
Mais um povoado de Itabaiana recebe rede de esgoto A Prefeitura de Itabaiana, através das esquipes da Secretaria de Obras, está realizando a implantação de rede de esgoto em diversas vias do Bairro Bananeiras. “Com trabalho e determinação, o Governo Municipal vem implantando melhorias em todos os bairros e povoados, proporcionando assim qualidade de vida e dignidade a toda população”, destacou a assessoria da Prefeitura pelas redes sociais.


Covid-19: Luciano Pimentel solicita testes rápidos para funcionários de agências bancárias e lotéricas Inseridas na lista de atividades essenciais, as agências bancárias e lotéricas estão entre os serviços que foram mantidos durante a pandemia do novo coronavírus. Preocupado com o risco de contaminação dos trabalhadores e da população em geral, o deputado estadual Luciano Pimentel solicitou, através de indicação aprovada nesta quarta-feira, 3, que sejam disponibilizados testes rápidos para detecção da Covid-19 nos funcionários desses estabelecimentos.

Atenção redobrada “A manutenção dessas atividades exige um cuidado e uma atenção redobrada com a saúde dos trabalhadores. Por prestarem atendimento ao público, mesmo que esses locais estejam adotando a distância mínima entre os clientes e o uso de equipamentos de proteção individual, é importante que os profissionais sejam testados. É uma forma de aumentar a segurança tanto para os funcionários quanto para sociedade”, pontuou Luciano Pimentel.

Na Caixa, mais de 30 bancários De acordo com o parlamentar, as agências bancárias estão entre os ambientes com maior índice de proliferação do vírus. “Bancos e lotéricas são locais fechados, alguns com ventilação por ar-condicionado, e registram um grande fluxo de clientes. Esses dias recebi uma estatística que me deixou estarrecido. Entre os infectados, quem mais produz infecção são os hospitais, o transporte coletivo e os bancos. Na Caixa, por exemplo, mais de 30 bancários já foram diagnosticados com Covid-19 e em alguns dos casos foi notificada até a mortes de familiares”, relatou.

Alto número de infectados Segundo Luciano Pimentel, há informações de bancos privados que fecharam agências em virtude do alto número de funcionários infectados. Para ele, é preciso agir com celeridade para reduzir os riscos de propagação do vírus nas instituições financeiras. “Estou em diálogo constante com o Sindicato dos Bancários de Sergipe para que juntos possamos construir um projeto que contemple essa categoria. Uma classe que desempenha uma função importantíssima, mas que além de vítima se tornou um polo transmissor do novo coronavírus”.

Acompanhamento O deputado ressaltou ainda a necessidade de intensificar a fiscalização junto aos bancos e casas lotéricas. “Quero pedir ao Ministério Público do Trabalho que dê esse acompanhamento e verifique quais são as ações que sendo desenvolvidas para preservar os colaboradores e a população”, enfatizou.

Fabiano como indicado para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Edvaldo Sobre a possibilidade de ter seu nome indicado como pré-candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, o empresário Fabiano Oliveira disse que o momento não é para pensar em campanha eleitoral. “O Coronavírus exige a união e os esforços de todos para o enfrentamento dessa pandemia que infelizmente está adoecendo e enlutando milhares de família em todo o País. Temos que focar é no o enfrentamento desse mal que paralisou o mundo e está fazendo sofrer também o povo sergipano”, explicou.

Segundo o empresário, eleição agora tem que ficar em segundo plano “Até porque nós sabemos que vamos ter eleições, mas não sabemos nem quando e nem como. Agora, só posso reafirmar que estou filiado e, que, antes dessa pandemia coloquei meu nome à disposição do partido para ser pré-candidato ao cargo proporcional de vereador; por aceitar o chamamento para também contribuir com ideias e realizações, principalmente na área de turismo e eventos, que são importantes setores da economia para geração de emprego e renda e onde já atuo como empresário por muitos anos”. Explicou Fabiano que está filiado ao PP.

Vereador Sobra a possível indicação do seu nome para cargo majoritário, especialmente vice-prefeito, Fabiano disse que não discutiu nem dentro do partido e nem fora dele. “Continuo à disposição para compor a futura chapa de pré-candidatos a vereador de Aracaju.”

Saúde  Até o final de junho, a comunidade do Povoado Caípe, em São Cristóvão, receberá Unidade de Saúde da Família (USF) reformada. A estrutura contará com recepção, dois banheiros para pacientes, farmácia, salas de vacina e de curativo, consultório odontológico, consultório médico e cozinha. O atendimento à população será realizado por uma Equipe de Saúde da Família, composta por médico, enfermeiro, auxiliar técnico e agente comunitário.

Saúde II Com foco no cuidado com a população durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de São Cristóvão disponibilizou duas Unidades de Referência para paciente com Síndrome Gripal: UBS Jairo Teixeira de Lima, localizada na Av. Félix Pereira S/N, no bairro Centro Histórico; e UBS Maria José Soares Figueiroa, na Av. Marginal S/N, no bairro Eduardo Gomes. Apenas no mês de maio, foram atendidas 728 pessoas e realizados 95 testes, entre eles 69 testes rápidos e 26 RT-PCR. As equipes de todas as Unidades de Saúde do município são capacitadas e também realizam atendimentos e testes.

MPE abre processo contra promotor que apoiou carta com ataques ao STF Infonet: O promotor de justiça Augusto César Lobão Moreira, do Ministério Público de Sergipe (MP-SE), é alvo de um processo administrativo disciplinar instaurado pelo Corregedoria-Geral do órgão, para apurar se ele praticou infrações administrativas ao apoiar e assinar carta, no dia 24 de maio, em apoio ao general Augusto Heleno (atual chefe de do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) e com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). O promotor de justiça já foi exonerado do cargo que exercia na assessoria da Procuradoria-Geral de Justiça e terá sua conduta apurada. Toda matéria aqui.

JFilhos assina contrato com a Caixa para novo empreendimento na Colônia 13, em Lagarto Na última terça—feira, 02, durante uma reunião virtual que contou com a presença de Pollyana Costa, Gerente de clientes e negócios de atacado da Caixa Econômica Federal, representantes das imobiliárias credenciadas e o diretor-presidente da Construtora JFilhos, Evislan Souza, foi assinado o contrato PJ que autoriza o início das obras do Residencial Parque das Laranjeiras, na Colônia Treze, município de Lagarto. Vale destacar que a JFilhos é a primeira construtora do estado a assinar um contrato PJ na área de atacado no ano de 2020. “É um momento de grande alegria, pois com a assinatura desse contrato podemos iniciar as obras do Parque das Laranjeiras e demonstrar, mais uma vez, que mesmo diante das dificuldades nas quais estamos vivenciando estamos vencendo obstáculos e rompendo barreiras”, afirmou Evislan. Quem desejar fazer o tour visual 360º pelo empreendimento:
https://panorama3d.com.br/tour/parquedaslaranjeiras/

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Grupo Balaio de Poesias Do produtor Chico Leite: “É com alegria que apresentamos a todos o Grupo Balaio de Poesias, formado por poetas espiritas sergipanos. Sheila Matos, formada em música licenciatura pela UFS. Pós graduanda em Psicopedagogia e Arteterapia. Saxofonista desde os 14 anos, mas seu amor pela a arte começou na infância com o teatro. Tem como hobby a dança. Escreve textos de reflexões espirituais, incluindo poemas e poesias. Ela nasceu em família espírita, seu nome é uma homenagem a Irmã Scheilla. Atua no movimento espírita desde a juventude, evangelizadora (música), coordena o Núcleo de Artes da Assessoria de Artes da Federação Espírita de Sergipe – FEES e a Cia Sintonia de Luz, palestrante e musicista espírita. Associada da ABRARTE.”

LIVES SERGIPE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO      

 

 

                                                             

                                                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





PELO E-MAIL E FACEBOOK


OPINIÃO

A Cegueira em Sergipe… Por Antônio Samarone

O Dr. José Rodrigues Bastos Coelho, médico sergipano, organizador do nosso Departamento de Saúde Pública, no primeiro Governo de Augusto Maynard (1930 – 1935), nos informa em seu ensaio “Coisas e Vultos de Aracaju” que, de acordo com o senso de 1940, Sergipe possuía 1.347 cegos, numa população de 542.320 habitantes. Isso dava uma incidência de 248,4 cegos por cem mil habitantes, taxa das mais altas do Mundo.

Sergipe era uma terra de cegos.

A oftalmologia engatinhava em Sergipe. Mesmo sendo uma das primeiras especialidades da medicina, as cátedras de oftalmologia foram instaladas nas duas faculdades brasileiras desde 1883. Entretanto, na prática, o trabalho do “oculista”, foi um dos espaços mais desejado dos charlatões.

Entre as doenças oculares mais frequentes em Sergipe até a primeira metade do século XX, se destacavam:

1. O “Terçol” (pequenos furúnculos nas pálpebras);
2. “Sapiranga” ou “Sapigoga” (blefaro conjuntivite com perda das pestanas);
3. “Conjuntivites” (dordói);
4. “Oftalmia Purulenta (Tracoma);
5. “Névoas Brancas” (catarata);
6. “Arcus Senilis” (endurecimento da córnea pelo excesso de claridade);
7. “Cegueira Noturna” (hemeralopia, decorrente da avitaminose “A”);
8. “Gota-Serena” (amaurose, perda da visão sem lesão aparente, tratada com a guabiraba). É importante distinguir a Gota-Serena da Gota-Coral (nome dado a epilepsia) e da Gota (podogra – artrite gotosa, uma forma grave de reumatismo).

Entre as devoções populares, em Sergipe, uma das Santas mais adoradas era Santa Luzia, a protetora das vistas. Santa Luzia é a Padroeira da Barra dos Coqueiros.

Era comum em Sergipe, que no dia da Santa Luzia (13 de dezembro), aproveitadores e devotos andassem de porta em porta, com a imagem ou gravura da Santa na mão, pedindo esmola para mesma. Pouca gente tinha coragem de negar essa tão pequena dádiva em troca de tão grande proteção.

Para ajudar a obtenção da graça, se rezava a oração de Santa Luzia.

“Santa Luzia, consagrada a Deus com voto de castidade, enfrentastes com fortaleza quem tentava violar este voto. Não aceitastes de forma alguma adorar falsos deuses e, por isso, fostes martirizada.”

“Protegei-me contra todo mal dos olhos. (Se você estiver com algum problema nos olhos diga qual é e peça ajuda). Fazei que eu use da minha vista, somente para olhar o mundo e as pessoas com caridade e otimismo.”

Entre os tratamentos para as doenças oculares, eram comuns o “suco de cansanção” e o “sumo de umbaúba”. Só com a proteção de Santa Luzia mesmo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/octavio_guedes Pandemia no Brasil:
1- Lojas de decoração de portas abertas
2- Gabinete do ministro da Saúde de portas fechadas

www.twitter.com/beltraomaria Pra quem tem insónia e pega toda hora o celular para ver as horas, uma dica que mudou minha vida: relógio que reflete o horário no teto. Acordou, olhou pra cima. Resolvido. Amo.

www.twitter.com/ayres_britto Há ideias que somente chegam até nós por conta própria. Sempre é tempo de revolver as gavetas da mente pra ver se alguma coisa ainda merece ficar lá. Ao se aproximar do meio do nada, a Vida cuida de mudar de rumo pra escapar da goela dele. Mas às vezes precisa da nossa ajuda.

www.twitter.com/coronelrochase Liberdade de Expressão. Sobre o PL 2630 do @Sen_Alessandro , fico feliz por ter sido retirado de pauta. Alguns pontos precisam ser reavaliados, necessita de um debate público mais amplo, com maior participação da sociedade civil, através de audiências públicas, consultas etc.


Siga Blog Cláudio Nunes:                                                                             


Instragram

 Facebook

 Twitter


Frase do Dia
“Ninguém, com toda certeza, é capaz de assumir a liderança em todos os campos, pois para um homem os deuses concederam as proezas da guerra, a outro, a dança, para um outro, a música e o canto, e, num outro, o todo poderoso Zeus colocou uma boa cabeça.” Homero.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais