Sergipe X Eleições 2014: Mordaça Geral

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Então fica-se assim:

Jornalistas e radialistas podem divulgar os nomes de qualquer candidato desde que seja para lamber as botas, bajular e elogios mais profundos que sejam.

Nada de contestar o passado de candidatos muito menos o ínfimo patrimônio declarado  a Justiça Eleitoral que contrasta com  a vida diária de riqueza que leva.

E não venha chamar de autoritarismo do Judiciário atender a processos de censura prévia. Ele é o suplente de Deus, sim!

E você jornalista que tem blog muito cuidado com o que analisa. Não pode! Ou poderá ser enquadrado no “crime de opinião”.

E quem continuar dizendo que a censura está beneficiando candidato “A” ou “B”, é melhor esquecer e apenas noticiar o que é “bom”.

E se acham que a sociedade vai pensar que é uma ação orquestrada contra a mídia, esqueçam. É melhor “servir” aos candidatos.

Sepultem suas análises, sepultem suas denúncias, sepultem suas críticas. Candidatos têm que ser venerados e mais nada.

Tudo não passa de delírios dos jornalistas e radialistas. Não há mordaça. Procurem outra profissão se querem sobreviver…

Na Luta
Podem chamar o titular deste espaço de chato, mas enquanto houver tentativa de mordaça da imprensa, continuará escrevendo sobre o assunto semanalmente. Não pecará pela omissão e pelo alerta.

Eleições 2014: Mendonça diz que querem censurá-lo na Internet
Através de nota nas redes sociais o deputado Mendonça Prado (DEM), candidato à reeleição escreveu que querem censurá-lo na Internet. O processo foi da coligação encabeçada pelo  senador Eduardo Amorim (PSC).

Eleições 2014: Mendonça diz que querem censurá-lo na Internet II
A nota: “Lamentavelmente, algumas pessoas têm dificuldade de conviver com a democracia neste país. A coligação encabeçada pelo senhor Eduardo Amorim pediu a Justiça Eleitoral para que me punisse e me proibisse de publicar frases na internet. É interessante que o ilustre cidadão concorre exatamente ao cargo de governador, justamente com o objetivo de dirigir os destinos do nosso estado. Lastimável!. Apesar das perseguições, informo a todos que resistirei até o fim e não mudarei a minha postura. Entendo que a coerência deve nortear as ações de um político e é assim que quero prosseguir. “Não venderei a minha alma ao diabo”. “Toda vez que um justo grita, um carrasco vem calar. Quem não presta fica vivo, quem é bom, mandam matar.” (Cecília Meireles).

PRE/SE pede impugnação da candidatura de Sukita com base na Lei da Ficha Limpa
A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) ajuizou ação pela impugnação da candidatura de Manoel Messias Sukita ao cargo de deputado estadual. De acordo com a ação, Sukita não pode se candidatar porque teve contas de sua gestão em Capela rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) em duas ocasiões.

Convênio
Segundo a PRE/SE, em 2010, o TCE-SE analisou contabilidade da Prefeitura de Capela em relação a um convênio com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), executado em 2006. O tribunal identificou pagamentos e compras irregulares no valor de R$ 86.193,63 e rejeitou a prestação de contas.

Contas rejeitadas
Já em 2011, as contas de Capela foram rejeitadas no TCE por irregularidades na licitação para construção de praças e postos de saúde, realizada em 2007. Neste caso, o edital de licitação restringia a competição com exigências que não se justificavam e não trazia o preço-base das obras a serem contratadas.

Lei da Ficha Limpa
A ação aponta que este tipo de condenação administrativa se enquadra nos casos previstos pela Lei da Ficha Limpa e que, portanto, Manoel Sukita está inelegível e requer que o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe negue o pedido de registro de candidatura do ex-prefeito de Capela.

Sub Judice 
A PRE/SE lembra que a impugnação proposta ainda será analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Desse modo, até que a Justiça Eleitoral dê a palavra final sobre a candidatura impugnada, o candidato cujo registro esteja sub judice poderá realizar campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, como prevê a resolução 23.405/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mais Médicos recebem capacitação sobre Pré-Natal
Os médicos que fazem parte do Programa Mais Médicos, que estão atuando em municípios da região da Grande Aracaju e Leste, com sede em Nossa Senhora do Socorro, estão recebendo uma capacitação sobre o Pré-Natal. O treinamento, que será realizado nas sete regiões de Saúde, aborda os principais problemas da Atenção Básica na realização do pré-natal, principalmente sobre a Sífilis Congênita, que este ano já registrou 202 casos em Sergipe.

Dia Internacional do Turismo
A Secretária de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur) realizaram a primeira reunião para definir a programação em comemoração ao Dia internacional do Turismo, que terá como tema neste ano: ”Turismo e Desenvolvimento Comunitário”. O evento que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro contará com palestras, mesa redonda, feirinhas e uma visita técnica em uma comunidade que desenvolve o turismo comunitário.

Atividades
Durante a reunião foi definido que todas as atividades continuem sendo realizadas de forma conjunta. Segundo os representantes das entidades presentes, Graça Santa Barbara (Sest/Senat), Bejanine Abadia (Fase), Cristiane Alcântara (UFS), José Roberto Lima de Andrade, Kim Moura, Veruska Chaves e Carlos Nascimento (Emsetu), o turismo é uma peça  fundamental de desenvolvimento econômico e o tema neste ano mostra exatamente isto.

Importância
Para os gestores do Turismo sergipano, o tema neste ano, ‘Turismo e Desenvolvimento Comunitário’ é um assunto que mostra a importância do envolvimento da comunidade através do turismo para o desenvolvimento econômico de uma região. “O turismo é uma  cadeia produtiva que deve beneficiar principalmente o desenvolvimento da população local”, destaca o secretário de Estado, Adilson Junior.

Fundamental
Segundo José Roberto de Lima Andrade, presidente da Emsetur, é fundamental que exista a participação da população onde está sendo desenvolvido o turismo, para que haja benéficos à própria comunidade. “Somente com a integração da sociedade local que o turismo poderá cumprir os seus benefícios econômicos, sociais e culturais, em particular, no que diz respeito à criação direta e indireta de emprego”.

Teatro Atheneu
O Teatro Atheneu continua com grandes apresentações. No próximo sábado, 23, o palco do Atheneu recebe o espetáculo infantil “Castelo Rá Tim Bum – Onde está o Nino?”.  A apresentação está marcada para às 16h. No mesmo dia, às 21h, acontece o espetáculo “Comédia em Pé”. A apresentação se repete no domingo, 24, a partir das 20h. Informações através do telefone (79) 3213 7468 ou do site.http://www.teatroatheneu.se.gov.br.

Teatro Tobias Barreto
O palco do Teatro Tobias Barreto recebe na próxima quinta-feira, 21, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) e o regente Guilherme Mannis para o quarto concerto da série Cajueiros. Já no dia 23, o TTB recebe o 7º Festival de Danças Árabes de Sergipe.  Informações sobre as apresentações podem ser obtidas através do telefone (79) 3179 1490 ou do site http://www.ttb.se.gov.br.

Agenda
16 de agosto, sábado. Amanhã, 17, é o dia do patrimônio histórico.
O Brasil não pretende ceder à pressão da União Europeia na crise da Rússia. De acordo com índice da Fundação Getúlio Vargas, o clima econômico do país atingiu 55 pontos, no mês de julho. Em abril, o número era 71. Total de pontos abaixo de 100 indica pessimismo. O indicador, pesquisado em 121 países, é o pior desde o governo de Fernando Collor. A USP pode transferir hospitais para o Estado. Aumento de peso eleva risco de dez tipos de câncer. Bancos estaduais ajudaram a fechar socorro às empresas elétricas. Repasse de tarifas aos consumidores de energia começa em 2015.

Curtas
CAIXA-PRETA NÃO GRAVOU CONVERSAS DO VOO DE CAMPOS, SEGUNDO A FAB. /// PSB ANUNCIA QUE VAI SE REUNIR NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA PARA DECIDIR SOBRE FUTURO DA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA. /// ALA DO PSB DEFENDE ERUNDINA COMO ALTERNATIVA A MARINA. /// ALCKMIN LIDERA EM SÃO PAULO, COM 55 POR CENTO. /// GAROTINHO ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR NO RIO DE JANEIRO E CRIVELLA É O VICE-LÍDER NAS PESQUISAS. /// ROBERTO FREIRE DEFENDE MARINA E DESCARTA SER VICE.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Decisão sensata
Tendo em vista algumas manifestações de protesto face à impossibilidade de o Confiança realizar seus jogos pela série D no Batistão, o secretário de Infraestrutura Valmor Barbosa convidou dirigentes do Dragão do Bairro Industrial para uma visita ao nosso principal estádio, que ocorreu na última quinta-feira, às 16 horas, e que teve duração de aproximadamente uma hora. Na oportunidade, foram dadas as devidas explicações, que foram entendidas pelos dirigentes. Ficou evidenciado que realmente não há condições para que nossa principal praça de esportes receba, no momento, jogos. De outra parte, ficou combinado que a partir da próxima semana o elenco do Confiança poderá treinar no Batistão. Há, entretanto, quem ainda insista na tese de que há condições de utilização do estádio Lourival Batista nesses próximos jogos do Dragão. A coluna acha que a decisão adotada foi sensata, embora respeitando as opiniões em contrário.

Vitória do Bom Senso F.C.
O movimento dos atletas conseguiu uma nova vitória. A CBF firmou acordo no sentido de inclusão, na Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, a ser encaminhada ao Congresso Nacional, de um artigo que cria uma comissão especial que será encarregada de fiscalizar os clubes quanto às suas obrigações fiscais e também no que diz respeito ao pagamento em dia dos salários dos atletas. A nova lei deverá ser votada após as eleições. Mas o Bom Senso insiste em que isso ocorra antes, ou seja, no mês de setembro. Vale destacar que as despesas de manutenção da comissão serão custeadas pela CBF.

Jogos Escolares Sul-Americanos
Antonio Hora, presidente da Confederação Brasileira de Desporto Estudantil, confirmando a realização dos Jogos Escolares Sul-Americanos, que serão realizados no período de 4 a 11 de dezembro, em Aracaju.

Falcão volta à seleção de futsal
O sergipano Renan Tavares, atual presidente da Confederação Brasileira de FUTSAL, manifestou sua alegria pelo retorno de Falcão, o maior craque de futsal,à seleção brasileira. O retorno de Falcão vai acontecer no dia 7 de setembro, em Brasília, no Desafio Internacional marcado para essa data.

EUAS na Libertadores
O novo presidente da CONMEBOL, Juan Angel Napout, pretende incluir clubes dos Estados Unidos na Taça Libertadores da América.

Confiança X Betim
Amanhã, às 16 horas, no Estádio Presidente Médici. O Dragão tem tudo para marcar mais um resultado positivo. Betinho comandou os treinamentos de forma intensiva. A equipe está no ponto para obter outra vitória. São grandes as chances de classificação do quadro proletário.

PELO TWITTER

www.twitter.com/cezar_britto  Encerro o expediente no escritório. Não o trabalho. A advocacia é o respirar da alma. E, como se sabe, morremos quando paramos de respirar.

www.twitter.com/mendoncaprado  Estão querendo calar a minha voz e impedir a liberdade de expressão. Lastimavelmente, Sergipe vive um clima de  perseguição política iníquo.

www.twitter.com/ManuSanthiago  A vida é muito linda para deixar outras pessoas viverem a sua. Viva com intensidade! Quem não tem o que fazer, toma conta da vida dos outros

www.twitter.com/marciorocha1  @dilton_luiz sacana, copia meu tweet e vem @BlogClaudioNun e publica. kkk!!! Se não fosse meu amigo (e maior que eu), daria um cocão.kkkk!

www.twitter.com/higorfb  A nossa sociedade vive uma crise d valores sem precedentes.Tragédias e desgraças são matéria prima para piadas e chacotas nas redes sociais.

www.twitter.com/genilsonbarbos1 Não entendo essas multas da justiça a políticos que roubam milhões e pagam alguns trocados de multas. Então o crime compensa.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Os dois xodos de Lula no Nordeste faleceram precocemente: Marcelo Déda (câncer gastrointestinal); e Eduardo Campos (acidente aéreo).

DO LEITOR

Emurb e a falta de bom senso no serviço de tapa-buracos no conjunto Medici
Do leitor Antonio Lima: “O motivo deste é a total falta de bom censo – pra não dizer de inteligência – dos engenheiros da Emurb, no que se refere ao serviço de tapa-buracos que a empresa está realizando no Conj. Médici, mais precisamente na Av. Luciano Monteiro Sobral, a artéria principal deste residencial. Ocorre que, com o trânsito pesado dos ônibus de várias linhas que por ali passam, a tubulação de escoamento das água pluviais bastante antiga, cedeu em vários pontos da via, provocando várias depressões na pista de rolamento. Essas depressões ou afundamento certamente estão provocando obstrução da tubulação. A solução que vem sendo adotada sempre que aparecem essas depressões (já ocorreram antes), é o novo nivelamento da via e a colocação de uma nova camada de asfalto. Isso vai terminar por obstruir totalmente a tubulação num futuro bem próximo. Conversei com os trabalhadores que estão executando o serviço, e este é o entendimento deles também. Conclusão: se nós, meros mortais sabemos disso, porque eles, que são técnicos e especialistas no assunto, não sabem?”

“Mãe, você é a responsável por tudo que sou e serei.” Homenagem Márlio Damasceno a mãe, Maria Margarida
Do leitor e advogado Márlio Damasceno: “Caro amigo Cláudio Nunes, gostaria de através do seu blog, parabenizar minha mãe, a Srª. Maria Margarida Melo Damasceno, por estar completando mais um ano de vida neste dia 16.  Uma grande mãe, avó, amiga, mulher de fibra e guerreira que através da educação que me deu, me fez o homem que sou hoje, bem como aos netos.  Por isso faço questão de homenageá-la com a a seguinte mensagem:

Mãe, você é a responsável por tudo que sou e serei. Por isso hoje, fico feliz em poder comemorar ao seu lado mais um de seus aniversários, uma data importante que eu torço para que se repita por muitos anos.
Se eu pudesse te presentearia com tudo que há de mais bonito no mundo e com a felicidade eterna, para ver o seu sorriso iluminado sempre. Mas tudo que posso fazer é lhe dar o meu amor e alguns motivos para sorrir.
Obrigado pela sua dedicação diária para que eu fosse uma boa pessoa e pelo amor doado a mim e a meus filhos todos os dias. Você é a melhor mulher, madame, rainha, enfim, a melhor mãe do mundo. Quero estar com você a cada ano que virá.
Receba meus beijos e abraços como prova do meu sentimento. Te amo minha querida mãe! Feliz aniversário!”

NOTA

Nota de Esclarecimento da AMESE sobre legitimidade de luta pelos militares

A AMESE (Associação dos Militares do Estado de Sergipe) vem a público esclarecer sobre um artigo escrito pelo Sargento Edgard Menezes que foi veiculado no blog do jornalista Cláudio Nunes e no site Faxaju, onde o citado militar fala sobre a falta de legitimidade das associações militares de lutar pela classe.

Primeiro se faz esclarecer que a AMESE tem sim legitimidade para lutar pelos direitos dos militares sergipanos e também brasileiros, por ser uma associação devidamente reconhecida, com estatuto próprio, com associados, diretoria eleita, reconhecida a nível nacional pela luta e com representante junto a ANASPRA (Associação Nacional de Praças), prova disso, foi a aprovação da anistia de processos criminais de policiais e bombeiros militares de Sergipe e do Brasil, criação da comissão de Segurança Pública na ALESE (Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe), absolvição de diversos associados em processos criminais, realização de TACs (Termos de Ajustamento e Condutas) perante o Ministério Público Estadual, como no caso da aquisição de equipamentos e veículos para o Corpo de Bombeiros de Sergipe, do HPM e da urgência do IPESAÚDE, reforma de unidades militares, luta pela PEC 300 e desmilitarização, dentre outros.

A legitimidade tem como característica ou condição, quem está em conformidade com as leis morais, com a justiça, com a

 razão, etc.

Lamentavelmente o Sargento Edgard Menezes não pode falar de legitimidade, pois não mais faz parte dos quadros da AMESE, nem na qualidade de vice-presidente, como de associado, face a instauração de procedimento administrativo junto a entidade, realizado pelo Conselho Fiscal, em virtude de irregularidades cometidas durante o período em que assumiu a presidência da associação, durante o lapso de cerca de 01 (um) ano, quando do afastamento do presidente Sargento Jorge Vieira, não apresentando prestação de constas relativa à sua gestão e colocando a sua empregada particular Edinélia Alves dos Santos, como funcionária da AMESE sem nunca ter a mesma comparecido a entidade para trabalhar.

Importante salientar, que foi oportunizado ao Sargento Edgard Menezes, o princípio de contraditório e da ampla defesa, porém o mesmo não apresentou qualquer resposta nos autos, apesar devidamente intimado, por várias vezes, deixando de frequentar a AMESE sem qualquer justificativa plausível.

Ressalte-se ainda, que o procedimento administrativo foi devidamente instruído, com a juntada de diversos documentos e ouvida de testemunhas, que alicerçaram o parecer final do Conselho Fiscal e a decisão da presidência da AMESE.

Tal fato também está sendo apurado através de inquérito policial, perante a 2ª Delegacia Metropolitana, por determinação do Ministério Público.

Portanto, a AMESE reitera que possui legitimidade para lutar pela classe militar sergipana e brasileira, colocando à disposição do associado, toda documentação comprobatória da apuração feita pelo Conselho Fiscal, bastando para tanto, que compareça à sede da entidade.

Sargento JORGE VIEIRA DA CRUZ

Presidente da AMESE

ARTIGO

Texto sobre segurança pública enviado por um leitor devidamente identificado:

Todos nós sabemos que não há concurso para as polícias sergipanas há quase dez anos, e nesse período, muitos policiais se aposentaram, enquanto outros tantos buscaram carreiras profissionais diversas .  Todos nós sabemos que nesse período as cidades sergipanas cresceram, como reflexo do aumento da população e do desenvolvimento econômico. Todos nós sabemos também que os presídios estão abarrotados  e que o sistema carcerário brasileiro não ressocializa praticamente ninguém. Todos nós sabemos que as ideologias que se apresentam dividem aqueles que praticam delitos como  "problemas sociais" ou "gente que precisa de punição mais severa por parte do leniente  poder público". Todos nós sabemos de tudo isso e estamos cansados de saber. Enfim, todos nós sabemos que a violência está fora de controle em nosso Estado O que nós queremos agora, senhores políticos competentes para tal, senhores candidatos,  oab, mp, secretários de justiça e segurança publica, velhinha de taubaté, brasinhas do espaço, qualquer um  que esteja lendo esta carta, é SOLUÇÕES. Já passou do limite do aceitável, do razoável, do suportável  a realidade da  falta de segurança para a população sergipana. Vamos tomar  como exemplo a cidade de Itaporanga d"Ajuda, já que nela,  a escalada da criminalidade está beirando o inimaginável. Hoje, os moradores dessa cidade de pouco mais de 10 mil habitantes em sua zona urbana, além de terem o hábito de manter aquela conversa de fim de tarde ou simplesmente o costume de passear pelas ruas locais, são obrigados a se acostumarem de uns tempos para cá  com assaltos a mão armada diariamente, em qualquer horário a transeuntes ou  a estabelecimentos comerciais, com  arrombamento constante de casas , ou ainda com  troca de tiros entre gangues de jovens que até pouco tempo eram meros moradores dessa mesma cidade,e  todas essas situações de violência acontecem em qualquer horário,  mas que agora, segundo comenta-se, são traficantes em busca de domínio de bocas de fumo. O itaporanguense de 2014 está praticamente apenas esperando sua vez de ser assaltado, sem falar dos homicídios que já estão também se tornando algo corriqueiro.  Enquanto esse texto é escrito, chega a informação que novamente houve troca de tiros entre jovens nas ruas da cidade. Talvez as autoridades achem comum numa cidade desse tamanho, pessoas começarem a andar ostensivamente com armas de fogo, inclusive à luz do dia, mas sinto informar a estas mesmas autoridades que não,  isso não é normal. Não mesmo. O que precisa ser feito para que Itaporanga  volte a ser uma cidade pacata, onde o  cidadão não tenha receio de pegar um transporte coletivo para a capital, ou simplesmente  voltar tranquilo para casa com sua moto ou motoneta? É preciso que o delegado que atua no município e os membros da Justiça do forum local  passem a residir na cidade (dizem que é lei tal expediente)? Que voltemos a praticar a lei de talião? Que o cidadão volte a se armar?  Que seja importada uma milícia do Rio de Janeiro? O que a população precisa fazer para voltar a ter paz? Só isso, paz? Esta semana (dia 16) haverá uma caminhada pela paz na cidade, mas… e depois? Por que eu tenho a impressão que depois dessa caminhada, onde certamente  a imprensa vai aparecer por lá, entrevistar algumas pessoas, momento em que as autoridades vão dar umas desculpas, falar disso ou daquilo, e depois  tudo vai ficar como está hoje? Que estranha certeza é essa que o cidadão comum, que só quer viver tranquilamente numa cidade outrora tranquila do interior, tem de que nada mudará ? Afinal, o que fazer?

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“A falsa modéstia é o último requinte da vaidade.”

“Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão.”

Jean de La Bruyère, filósofo francês, nasceu em 16 de Agosto de 1645 e morreu em  1696.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais