Sertão em festa

O início oficial do inverno só fez aumentar a alegria do homem do campo, vítima por cinco longos anos de uma das piores secas já registradas em Sergipe. As chuvas chegaram bem antes da mudança de estação, molhando a terra para o plantio da lavoura, enchendo barragens e trazendo de volta comida farta para o gado, que morria às centenas, de fome e sede. Quem plantou milho nas primeiras precipitações pluviométricas já está com a safra praticamente garantida. Para aqueles que, a esta altura, ainda aguardam as sementes do governo, uma boa notícia: a meteorologia prevê chuvas até agosto, atingindo cerca de 30% acima da média história. Confirmada esta previsão, Sergipe terá uma das maiores safras de milho dos últimos anos. Que assim seja!

Força feminina

Antes de ideologia, o senador Eduardo Amorim (PSDB) quis agradar à esposa quando votou contra a reforma trabalhista. O tucano avisou ao partido que não podia ser favorável às mudanças, porque sua mulher é procuradora do Trabalho, um dos setores mais críticos à proposta. Portanto, para ficar bem com a cara metade, Amorim preferiu contrariar o amigo e aliado deputado federal André Moura (PSC), líder deste governo temerário no Congresso. Fez bem!

Ausência notada

Titular da Comissão de Assuntos Sociais, onde a reforma trabalhista foi rejeitada, a senadora sergipana Maria do Carmo Alves (DEM) preferiu não participar da votação. Ela e o também demista Ronaldo Caiado (GO) estavam no Senado, porém não compareceram à Comissão para votar. Os dois foram substituídos pelos suplentes do PSDB. Aff Maria!

Forró móvel

Sem o Forró Caju para se divulgar positivamente, a Prefeitura de Aracaju está se valendo da Marinete do Forró. Com ela, tenta agradar os poucos turistas em visita à capital nesta época do ano. Enfeitado com bandeirolas e animado por um trio pé de serra, o ônibus circula diariamente entre a Orla de Atalaia e os Mercados Centrais. O percurso é feito em quatro horas e cada passeio tem espaço para 40 turistas. Menos mal, né?

Afronta à lei

A OAB vai mover duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIn) contra o regimento interno da Câmara de Aracaju. É que, segundo entende o conselho da Ordem, o Legislativo municipal fere as Constituições Federal e Estadual, ao impedir que a minoria parlamentar possa criar CPI’s. Pelo que ficou decidido, uma ADIn será movida no Tribunal de Justiça e a outra no Supremo Tribunal Federal. Tá certo!

Acordo fechado

Parece no fim a quebra de braço entre o governo e os delegados de Polícia. Secretários estaduais já concordaram em mandar para a Assembleia um projeto atendendo algumas reivindicações da categoria. Ainda esta semana, o governador Jackson Barreto (PMDB) deve bater o martelo favorável à acumulação provisória de delegacias, reajuste da indenização por plantão e fixação de jornada de 36 horas semanais. Em isso acontecendo, as delegacias voltarão a funcionar como dantes. Já era sem tempo!

Pernas pro ar

O servidor estadual disposto a curtir o São João e o São Pedro fora da cidade onde mora já pode arrumar as malas. É que o governo de Sergipe decretou ponto facultativo nos próximos dias 24 e 29, dedicados aos dois santos. Em Aracaju, o dia de São João já é feriado municipal. O ponto facultativo não alcança quem trabalha em serviços emergenciais, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia, Samu e hospitais.

Conversa fiada

Não passam de lero-lero as alardeadas promessas de ajudas feitas ao estado e municípios pelos representantes deste governo temerário. Quem pensa assim é o deputado federal governista Jony Marcos (PRB). Ouvido pelo Jornal da Cidade, ele foi taxativo: “Tivemos algumas vantagens quando Lula (PT) era presidente, em razão da proximidade dele com o saudoso ex-governador Marcelo Déda (PT). Com a ex-presidente Dilma (PT) não vi vantagem para Sergipe e agora também não estou vendo”. Homem, vôte!

País da contradição

Enquanto se destaca entre as 10 maiores economias do mundo, o Brasil aparece na 79ª posição no ranking da corrupção mundial. Esta contradição foi citada pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Clóvis Barbosa, durante palestra no Fórum Empresarial de Sergipe. Ele também destacou o trabalho desenvolvido pelo TCE “para que a corrupção seja a exceção e a decência a regra”. Deus lhe ouça!

Carne boa

Duas semanas após ser inaugurado em Itabaiana o Shopping Peixoto, aquele município ganhou, ontem, o Frigorífico Serrano. Pertencente ao Grupo Souza, o moderno empreendimento custou cerca de R$ 20 milhões, está gerando 120 empregos diretos e tem capacidade para abater 600 bois diariamente. Segundo um dos sócios, Moacir Souza, o frigorífico vai atender a produtores de 34 municípios, o que corresponde a cerca de 70% do abate legalizado feito em Sergipe.

Fora da escola

A evasão escolar no ensino médio chegou a 11% do total de alunos no período de 2014 a 2015. Segundo dados inéditos do Censo Escolar, na 1ª série do ensino médio 12,7% dos estudantes deixaram a escola no período e na 2ª série a evasão foi de 12,1%. O 9º ano do ensino fundamental teve 7,7% de evasão e na 3ª série do ensino médio a taxa foi de 6,7%. Misericórdia!

Limite Sergipe/Bahia A Tribuna de Aracaju 30 de dezembro de 1931
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais