Sexta-feira 13, políticos e seus desejos

0

Tem muita gente que numa sexta-feira 13 muda sua rotina. O titular deste espaço conhece gente que não sai nem de casa no dia. Outros acham que é o dia de sorte e fazem até a chamada “fezinha” nas loterias da Caixa. Superstições à parte em mais um delírio, o blog recebeu do além os possíveis desejos de algumas lideranças políticas de Sergipe para hoje:

Marcelo Déda – De Washington, onde se encontra, o governador começará o dia levantando com o pé direito e batendo três vezes na madeira. Depois do início de ano com o episódio da Assembleia é bom, pelo menos, tentar isolar ou afastar o azar.

Jackson Barreto – Amanhecerá pedindo a sua santa predileta, Santa Rosa de Lima, que ilumine os caminhos do governador Marcelo Déda, principalmente no desejo de ser Senador da República. Vai pedir para badalar os sinos de alguma igreja, para afastar os “DEMônios” do seu caminho.

Edvan Amorim – Tem gente jurando que ele vai amanhecer deixando uma vassoura atrás da porta do quarto de hotel onde encontra-se em Roma. Tudo para afastar as visitas e os pedidos indesejáveis, principalmente no que se refere a eleição de Aracaju este ano.

João Alves Filho – Dizem que a superstição dele é forte. Não dá uma risada daquelas durante toda sexta-feira, 13. E não dispensará hoje uma figa atrás da porte para garantir que o grupo de Amorim retornará aos seus braços.

Valadares – Está agradecendo desde ontem, 12, quando foi efetivado na presidência do Conselho de Ética do Senado e será destaque na mídia nacional por algum tempo devido o caso do senador Demóstenes. Desejará que as lideranças do seu grupo entendam que o filho é tão bom quanto o pai para ser candidato a prefeito.

Almeida Lima – Esse vai tentar todas as superstições hoje: De vestir uma meia ao avesso para receber uma boa notícia até ficar com o pescoço duro olhando para o céu para achar uma estrela cadente. Alguém duvida do desejo dele? O problema é que a vaidade dele fez com que quebrasse um espelho e ganhou sete anos de azar.

Rogério Carvalho – Este é fácil adivinhar: vai acordar e dar três pulinhos para São Longuinho. Para encontrar o caminho da candidatura com o apoio de todo o bloco.

Valadares Filho – Outro pedido fácil: já providenciou uma ferradura que ficará atrás da porta por muito tempo. Vai rezar também para São Eduardo Campos, que pode ajudar a definir o seu futuro político. E olha que o dia de São Eduardo é 13 de outubro, cinco dias depois do 1º turno.

Zeca da Silva – Já anda com um trevo de quatro folhas para dá sorte desde que colocou seu nome à disposição do PSC para ser candidato a prefeito de Aracaju. Sua agenda hoje é um tour pelas fontes de alguns municípios para jogar moedas para que seu desejo de ser o candidato de Amorim se realize.

José Carlos Machado – um desejo simples: larga do meu pé, jacaré…(para Almeida Lima)

Obs: os desejos acima foram frutos de mais um delírio do titular deste espaço, portanto não responsabilizados por ele mesmo quando estive em pleno gozo de suas faculdades mentais.

Banese reduzirá taxas de juros
O presidente do Banese, Saumineo Nascimento em atenção a este espaço informou ontem, 12, que desde a última terça-feira a diretoria e vários técnicos estão realizando reuniões diárias, comparando as taxas do Banese com as dos demais Bancos, em especial os bancos que reduziram as suas taxas. Ele informou que estão realizadas as  simulações de impactos nos resultados da empresa e o pacote será anunciado hoje.

Programa Banese do seu jeito
O Programa beneficiará de modo especial os funcionários públicos que recebem salário no Banese, bem como

Comparação Caixa e BB. Quando o Banese anunciar as novas taxas o blog fará a comparação entre os três. (clique para ampliar)

microempreendedores e empresas de médio e pequeno porte, pois envolve as principais linhas e programas de crédito para as pessoas físicas e jurídicas. “Com esta ação o Banese reduz drasticamente os juros do cheque especial, com a inicial de 1,64%, dependendo do grau de relacionamento com o Banco. Além disso, os clientes do Banese terão até 11 dias corridos de uso do cheque especial sem cobrança de juros”, enfatizou a diretora Financeira e de Relações com os Investidores do Banese, Vera Lúcia de Oliveira.

Nova linha de crédito
O Programa conta ainda com outras novidades, a exemplo da criação de uma nova linha de crédito denominada de cheque especial parcelado; redução da taxa do microcrédito em até 50% ao mês; redução da taxa da Antecipação de Imposto de Renda, passando de 2,45% para 2,20%; Antecipação de 13º salário, reduzindo a taxa em 29%, passando de 3,10% para 2,20%; redução da taxa do Crédito Consignado INSS em 43%, passando a menor faixa de 1,50% para 0,85% a.m.

Preocupação
Quando o blog levantou esta questão nos últimos dias foi com a preocupação maior de fortalecer o Banese, já que com a redução das taxas da Caixa e do BB a migração dos clientes seria grande se o Banese (e os bancos privados) não fizer também a redução. Aliás, qual é o problema para os bancos reduzirem suas margens de lucro, com uma taxa de juros menor? Espera-se que a presidente Dilma não ceda aos apelos dos banqueiros que querem a redução dos impostos.

Baneseanos agradecem
O blog agradece também o apoio de vários baneseanos que manifestaram preocupação com o futuro do Banese se não acompanhasse a redução das taxas de juros. Todos os sergipanos torcem pelo fortalecimento do Banese e sua manutenção como banco público.

Na AL
Ontem, 12, na AL, o deputado Gilson Andrade (PTC) defendeu a necessidade do Banese reduzir imediatamente suas taxas de juros. Em discurso o parlamentar afirmou que a instituição sergipana deve seguir o comportamento da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que reduziram seus juros dias depois que a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou medidas econômicas visando manter aquecida a economia brasileira.

Machado desmente novamente Almeida Lima I
E não é que o deputado Almeida Lima insistiu ontem, 12, no programa de Gilmar Carvalho que tinha informações importantes de uma reunião realizada entre Machado, Edvan Amorim, Augusto Bezerra e André Moura. Almeida disse que na reunião, para firmar um acordo de João Alves com Amorim foi colocado que seriam testemunhas do compromisso o desembargador aposentado Pascoal Nabuco e o presidente do TC, Carlos Alberto Souza.

Machado desmente novamente Almeida Lima II
Novamente José Carlos Machado desmentiu Almeida e desafiou a provar que André Moura participou da reunião. “É mais uma invenção de Almeida Lima que só sonha com o apoio de Amorim a sua candidatura”, disse. O problema é que Almeida está colocando no bolo autoridades. Tudo bem que  Pascoal Nabuco seja testemunha de um acordo, já que está aposentado, mas colocar o nome do presidente de um órgão fiscalizador, como o TCE, é uma atitude perigosa. Se ó órgão é técnico como pode seu presidente ser convidado para ser testemunha de um acordo político?

Valadares efetivado na Conselho de Ética
Pela unanimidade dos membros da Conselho de Ética o senador Valadares foi efetivado ontem, 12, como presidente. "Os cidadãos eleitos devem responder pelos seus atos perante àsociedade", anunciou Valadares, assegurando que "não haverá preconceito, nem perseguição, nem discriminação. Haverá a busca daverdade e o fortalecimento do poder legislativo, algumas vezes tão incompreendido e tão mal tratado", afirmou. Por sorteio, o relator da denúncia contra o senador Demóstenes Torres (Ex-DEM/GO) será o senador Humberto Costa (PT/PE).

PDT

O PDT de Sergipe reuniu toda a sua militância e os novos integrantes na tarde de ontem, durante a Convenção Estadual, na Assembléia Legislativa. Além de prefeitos, vereadores e lideranças, também participaram o presidente nacional da sigla, o ex-ministro Carlos Lupi, e o vice-presidente nacional do PDT para o Nordeste, o ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa.

Prestígio
O presidente estadual do PDT e prefeito de Socorro, Fábio Henrique, demonstrou que tem mesmo prestígio. Na convenção estavam, além dos partidários deputado estadual Zé Franco e o suplente de senador Kaká Andrade, também o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB); o senador Eduardo Amorim (PSC); os deputados federais Valadares Filho (PSB), Rogério Carvalho (PT) e André Moura (PSC); os deputados estaduais Capitão Samuel (PSL), Jeferson Andrade (PSD) e Zeca da Silva (PSC).

Recado
Em seu discurso, Fábio Henrique afirmou que “em um determinado momento, imaginou-se que o PDT de Sergipe deixaria de existir. Num entanto, saímos de 41 diretórios para 74. O PDT renasceu e mostra a Sergipe toda a sua força. Se todos os partidos podem lançar candidatos a prefeito de Aracaju, o PDT também pode. O novo PDT é um partido aliado, mas não subserviente. Iremos discutir de pé a composição em todos os municípios, nada de se ajoelhar”.

Governador
O presidente nacional, Carlos Lupi, também reforça a lista dos que apostam que Fábio Henrique será governador de Sergipe. “Anotem o que estou dizendo. Este homem será governador de Sergipe. O tempo e o momento não dependem da gente, não precisa ter pressa, é somente adubar a terra que com o tempo dá frutos”, discursou Lupi.

Deputada recebe Medalha Educador Paulo Freire
"Sinto-me feliz e honrada com esta homenagem. Demonstra que estamos no caminho certo em lutar por uma educação decente para o nosso povo. Com certeza esse reconhecimento nos dá mais ânimo e força para continuar lutando em prol de um ensino de qualidade e pela valorização dos nossos educadores", afirmou a deputada Maria Mendonça ao receber ontem, 12, a Medalha Educador Paulo Freire no Senado Federal.  A deputada  foi homenageada pela luta a causa da revalidação dos diplomas.

Audiência
A homenagem foi após a audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal Audiência Pública sobre Revalidação de Diplomas de Pós-Graduação. A cerimônia foi presidida pelo Senador Cristovam Buarque, discutiu o Projeto de Lei N° 399, de autoria do Senador Roberto Requião, que fixa normas para o processo de revalidação de diplomas até então inexistentes no país.

Validade
O projeto, que regulamenta o Artigo 48 da LDB, estabelece que os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras sejam revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação. Além disso, ressalta que esses diplomas devem ter validade nacional. De Sergipe, participaram também os senadores Eduardo Amorim e Valadares.

Conceição representante brasileira das Américas
A primeira-secretária da Mesa Diretora da AL, deputada estadual Conceição Vieira (PT), foi indicada pela Direção da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) como a representante brasileira na Rede de Mulheres Parlamentares das Américas. A indicação veio com o resultado da parlamentar à frente da Secretaria de Mulheres da Unale, cargo de presidência para o qual foi eleita por parlamentares de todo país, no ano passado.

Missão
"E com essa função e pelo trabalho que temos desenvolvido fui indicada pela direção da Unale para ocupar o espaço de representação na Rede de Mulheres Parlamentares das Américas", disse Conceição, ao ressaltar a importância de tamanha missão.

Tototós e base no Mosqueiro
A deputada estadual Ana Lúcia (PT) esteve na tarde de ontem, 11, na Capitania dos Portos de Sergipe, onde discutiu com o comando da instituição naval estratégias para reforma e melhor adequação de embarcações do tipo tototós para se enquadrarem às normas de segurança exigidas pela Marinha, e a proposta de instalação de uma base avançada da Capitania no Mosqueiro. “Estamos buscando parcerias para que possamos reformar, se possível, as 23 tototós aqui da região, e estamos ajudando a associação que congrega os donos de tototós a regularizar sua situação, pois sem isso não é possível conseguir financiamento para reformá-las. Estamos priorizando isso”, explicou Ana Lúcia.

Modelos
Ela ouviu do comandante dos Portos de Sergipe, capitão-de-fragrata Eron Gantois e do seu auxiliar, capitão-de-corveta Henrique Afonso várias sugestões e ficou acertada uma visita, com data ainda a ser agendada, à região do Baixo São Francisco, para que a deputada conheça de perto algumas tototós que passaram por reformas atendendo às especificações da Capitania. “Elas podem servir de modelo para as tototós daqui da nossa região”, ressaltou o comandante Gatois.

Rogério Carvalho: “A pré candidatura do  PT já conta com o apoio de três partidos”
O deputado federal  Rogério Carvalho( PT/SE), pé candidato a prefeitura de Aracaju foi o sabatinado  do evento Cabaré.com convidados e respondeu  as perguntas dos jornalistas e pessoas presentes ao evento. Entre os temas tratados, as gestões de Rogério a frente das Secretarias da Saúde do Município e Estado, e também sobre a pré-candidatura a prefeitura de Aracaju. “Existe uma disputa legítima dos outros partidos para buscar espaço, mas posso afirmar que três estão conosco. Somos um partido forte, com o governador Marcelo Deda, com a presidenta Dilma”.

Partido dos Trabalhadores de Sergipe realiza Reunião do Diretório Estadual
O Partido dos Trabalhadores de Sergipe- PT/SE realizará neste sábado, 14, Reunião do Diretório Estadual. O encontro está marcado no Salão de Festas SANVI (Rua de Propriá, 161), a partir das 8h. Serão abordadas as pautas sobre: Análise da Conjuntura, Eleições 2012, Substituição de membros do Diretório da Executiva Estadual e a Posse dos Secretários do PT.

Encontro Estadual do Setorial de Combate ao Racismo do PT/SE
O Partido dos Trabalhadores de Sergipe e o Setorial de Combate ao Racismo do PT/SE realiza neste domingo, 15, o encontro com eleição para coletivo nacional e secretário estadual do Setorial. A chapa única do evento “Negros e Negras do PT construindo um novo Sergipe com Unidade Racial” convida a todos que participem das eleições que acontecerá no Centro de Criatividade, das 08 às 13h.

Somese apoia projeto de regulamentação de ciclomotores
A Sociedade Médica de Sergipe (Somese), em parceria com a Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e a Academia Sergipana de Medicina apresentaram ontem, 12, uma nota de apoio ao projeto de lei do vereador Danilo Segundo (PSB), que trata do registro e licenciamento de ciclomotores em Aracaju.

Epidemia mundial
O documento foi entregue ao parlamentar durante o tradicional almoço que a Somese oferece aos médicos, nesta quinta-feira. "Todos sabemos que os acidentes de trânsito são considerados uma epidemia mundial, mas suas causas devem ser combatidas no nível local, partilhando responsabilidades com todos os segmentos da sociedade e com os indivíduos. A lei que regulamenta a utilização de ciclomotores faz parte do Código de Trânsito Brasileiro desde 1998, mas não vem sendo cumprida em função da inexistência de uma regulamentação municipal específica", informa a nota.

Licenciamento
Por causa disso, alertam as sociedades médicas, "vem se observando um crescente e alarmante índice de acidentes com pessoas, na maioria jovens, sendo mutilados e mortos, pela inobservância de normas de proteção, habilitação e treinamento". Para as associações, "o licenciamento desses ciclomotores representa um importante mecanismo de defesa do condutor, objetivando reduzir o número de acidentes e vítimas fatais gerados pelo uso inadequado e inseguro desses equipamentos de mobilidade".

Apoio
O vereador agradeceu o apoio das sociedades médicas e afirmou que a ausência de uma lei que regulamente os ciclomotores tem atingido uma parcela significativa da sociedade, sendo hoje um problema de saúde pública. "As urgências e emergências dos hospitais do Estado estão cheias de pessoas mutiladas em acidentes com ciclomotores. Os médicos, mais do que qualquer outro profissional, conhecem bem essa situação caótica", afirmou.

Celeridade
O presidente da Somese, Petrônio Gomes, reafirmou a disposição da entidade em apoiar iniciativas que preservem a vida, independentemente de posicionamento político ou partidário. "Como entidades compostas por médicos, que têm como principal ação a defesa da vida, manifestamos o nosso mais irrestrito  desejo de ver o projeto ser aprovado com a maior celeridade possível", encerra a nota.

Missa de Sétimo Dia – Paulo Alves de Menezes
Acontecerá amanhã, 14, às 10h, a missa de sétimo dia de sufrágio da alma de Paulo Alves de Menezes, ex-prefeito de Santa Rosa de Lima – que governou no período de 1998 a 2000. A cerimônia será realizada na Igreja Matriz daquela cidade. Paulo Alves teve complicações durante tratamento da diabetes e faleceu no domingo de páscoa, dia 8, no hospital São Lucas, em Aracaju-SE. Ele deixa esposa, Valdelice Menezes, seis filhos, oito netos, dois bisnetos, genros e noras.

Sergipe divulgará Festejos Juninos em Campos do Jordão
Nos próximos dias 13 e 14 de abril, o Estado de Sergipe, através da Secretaria de Turismo e Empresa Sergipana de Turismo estará participando da Aviestur, que é a feira da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp). O evento reunirá mais de quatro mil profissionais na área do turismo.

Fórum Pensar Augusto Franco
No próximo dia 19, ás 19h, na Casa Cultural Careca e Camaradas, no conjunto Augusto Franco será realizado um debate sobre os temas propostos pela comunidade. O 1º Fórum Pensar o Augusto Franco, terá a participação de Osvaldo Nascimento, presidente da Emurb; a delegada Mayra Fernanda, da SSP e a enfermeira Raquel Tavares, mestre em saúde pública. Segundo o organizador, Max Prejuízo a expectativa da comunidade é grande para que do evento saiam algumas ideias para melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Micrometragens tr3s.minutos: inscrições abertas
Desde o dia 05 de abril que o Festival Sergipano de Micrometragens tr3s.minutos  está com inscrições abertas para a segunda edição. O festival possui foco na democratização do audiovisual, que vem revelando uma nova geração de autores que realizam seus vídeos a partir de celulares, webcams, câmeras digitais e outros dispositivos móveis e compartilham suas criações em canais de difusão e nas mídias sociais.

Inscrições
A construção do festival esse ano será colaborativa. As inscrições para participar do Festival seguem até o dia 03 de junho e qualquer pessoa poderá sugerir uma atividade para ser integrada à programação do tr3s.minutos 2012, basta preencher um formulário simples com o assunto e uma breve justificativa. Os realizadores poderão inscrever os vídeos até o dia 03 de junho no site www.tresminutos.org. Maiores informações através do e-mail contato@tresminutos.org, e nos perfis do Festival no Facebook (facebook.com/festival3minutos ) e Twitter (@tr3sminutos).

Entre Amigos – Entretenimento
Até Setembro do ano passado o Iate Clube de Aracaju era palco do Happy Hour, projeto idealizado pelo Professor Ludwig Oliveira que consistia na filmagem de novos valores musicais principalmente bandas de adolescentes egressas de colégios da rede pública e particular além de artistas já consolidados. O aludido projeto tinha como objetivo precípuo a edição de um pequeno documentário desses nossos valorosos músicos. Foram gravadas cinqüenta e duas edições, mas não foram editadas por falta de incentivo por parte daqueles que poderiam abraçar a idéia. Mais uma vez perdeu o artista sergipano. Clique nos links abaixo e assista alguns valores oriundos do "Happy Hour":http://www.youtube.com/watch?v=qGxKAeDwltI   – Samba de Moça Só = http://www.youtube.com/watch?v=CXC-IkE07s0&feature=relmfu   – Banda Woltz, Anna Aparecida – Flávio Monteiro – Nosso Samba

Agendamento espaço
O Solar Entre Amigos vem sendo bastante procurado para agendamento. Para alguns finais de semana já está com  a agenda cheia, por isso quem deseja se antecipar terá um preço especial O amplo espaço que fica no Robalo, na Zona de Expansão pode ser agendado para eventos, reuniões e tudo mais através dos telefones 9977-33-04/9151-8586. Já o Sarau Entre Amigos, quem desejar participar tem que entrar em contato também pelos mesmos telefones com o professor Ludwig. O Sarau vem se destacando não apenas pela qualidade dos artistas, mas também pela organização, excelente comida e bebida à vontade.

 PELO TWITTER
www.twitter.com/WilliamFonseca  Em ano de eleições cuidado com aqueles que de repente vira amigo seu no facebook e passa a te seguir no twitter. Ano que vem te bloqueiam.

www.twitter.com/lauracleite "Que eu nunca perca a paixão ao ver o dia acordar sorrindo para mim" Bom dia meu povo!

www.twitter.com/AndersonDefon  Vejo o pessoal muito preocupado com o DEMóstenes, enquanto aqui na Alese tem Dep. campeão em condenações querendo CPI. #TelhadoDeVidro

www.twitter.com/ www.twitter.com/leleteles  Ah, o destino. Veja ai a CPI caindo no colo de Valadares, o fato político que terah a maior repercussão midiática no ano! Cacifa ou não?

www.twitter.com/STF_oficial  Min Ayres Britto: "Se os homens engravidassem, a interrupção da gravidez de anencéfalo estaria autorizada desde sempre"

www.twitter.com/georgelemos1986  Certa vez, disse que funcionários públicos não deviam ter direito à filiação partidária. Quase me batem. Mas eu estou tão errado?

DO LEITOR

O Pastor e as motonetas

Do leitor Bonfim Filho, publicitário (bonfimaju@ig.com.br): “A proposta do vereador/Pastor Jony Marcos de imputar ao município (leia-se contribuintes) a responsabilidade pelo pagamento do licenciamento das motonetas é no mínimo ridícula, característica de quem não tem nada para fazer, insana ou de quem é perfeitamente dispensável no campo em que se encontra. Para o vereador/pastor que se notabilizou pela apresentação e posterior aprovação de um projeto “organizando  a atividade dos carroceiros” no município de Aracaju, querer que o contribuinte pague pelo licenciamento das motonetas é realmente imaginar que todos nós, que já pagamos os salários de uma turma  de vereadores que sobressaem-se mais pela contemplação de títulos de cidadania, nos tornamos similar ou piores que as “ovelhinhas” do seu reduto religioso. Engana-se pois Sr. Vereador, pelo nível de politização do eleitor e em função da sua pífia atuação no parlamento (???) podemos afirmar que  o senhor  deve sim abraçar-se o mais apertado possível com os integrantes do seu reduto religioso, pois se não fossem elas, “as ovelhinhas”, o senhor seria defenestrado da política, como bem disse o poeta: “IDEOLOGIA: EU QUERO UMA PARA VIVER”.

ARTIGO

O cristão, a política e o entendimento de nosso papel – Almeida Lima x Frei Enoque

por Narcizo Machado*

Caro Claudio, lendo sua coluna de ontem (11/04), me deparei com duas histórias antagônicas, de dois cristãos e seus envolvimentos com a política. No sertão um exemplo de vida, na capital exemplo de devaneios e projetos que transpiram interesses pessoais e não coletivos. Após o Concilio Vaticano II, ato doutrinário que soprou ventos do verdadeiro Espírito de Deus na Igreja, fez brotar nos rincões de todo este nosso Brasil, milhares de abnegados apaixonados pelo ser humano, que assumiram, assim como Jesus assumiu, a missão de levar aos pobres, o amor e a esperança. Deste período aqui em Sergipe, ficou apenas a saudade de Dom José Brandão de Castro,  na minha opinião o ultimo arcebispo que agiu em prol dos mais pobres fazendo opção por uma Igreja Libertadora. Frei Enoque é um dos personagens mais importantes deste período, não se pode negar que a sua história e trajetória são dignas de louvor, como prefeito, talvez não  tenha sido perfeito, e quem o é? Mas agiu com o mais profundo de sua alma, e a sua saída da política partidária, se dá por um erro, um pecado, exigido por esta Igreja atual, que não assumi sua missão social, ao contrário, tornou seus atos em puro “apoio” de palavras, que no vento voam.

Mas a exigência da Igreja foi para a saída da política partidária, jamais, qualquer arcebispo pode exigir que seu clero deixe a vida política, sob pena de tentar desfazer a grande mágica da criação de Deus, a comunhão humana e espiritual, portanto não pode a Igreja desumanizar seu clero, apesar de muitos na prática negarem seus valores e agirem como fariseus.

Pelo bem do povo do sertão, Frei Enoque só deixará a sua militância, quando Deus entender que é hora de seu retorno. Enoque é exemplo de cristão, é luz e esperança no sertão.

O outro cristão, Almeida Lima, merece estudos. Não tenho a intenção de desfazer do nobre deputado,  apenas refletir sobre seu exemplo e  trajetória. A ciência da comunicação poderia nos fazer entender como pode um ser de inteligência, boa oratória e profundo conhecimento, não conseguir transmitir todo seu potencial através de uma imagem proporcional e leve e não ter se tornado, após a sua ótima administração em Aracaju, numa das maiores lideranças políticas de nosso Estado. Os melhores profissionais de marketing político de nosso Estado, quiçá do Brasil, tem a obrigação de  apresentar um case, onde nos mostrem claramente, o que não conseguimos entender, pois mesmo com derrotas consecutivas ao pleito de Aracaju, Almeida permanece aparecendo na TV com discursos raivosos, sem transmitir esperança, repetindo as mesmas estratégias, que não o levaram a vitória. Aliás, hoje, numa situação pior, pois desde já antes do pleito, criou arestas com possíveis aliados, para ter alguma esperança, depende do poderoso grupo Amorim, digo deste o ver como melhor opção. Mas, “melhor”, em grupo político, passa por confiança, e esta dizem que Almeida não inspira, para justificarem alegam que o mesmo cresceu com Jackson, que hoje é seu maior desafeto, em nenhuma de suas ultimas campanhas teve apoio de partidos grandes, em todas acabou em último, elegeu-se Senador com apoio fundamental do DEM, mas hoje João é o atraso, durante o mandato envolveu-se com polêmicas e virou motivo, para alguns, de chacota nacional. Defendeu o indefensável e ganhou a presidência da comissão mista do orçamento, esta sim, soube aproveitar, otimizando a oportunidade com posições interessantes, montou uma boa estratégia de apoios e garantiu sua eleição no ultimo pleito como deputado federal, lembre-se na coligação de Déda, nesta coligação por sinal, chegou a participar de reunião no sindicato dos bancários onde Déda dialogou com os candidatos proporcionais pedindo união e apoio de todos. Fez questão de não sentar a mesa, mesmo sendo convidado, mas também pudera, durante o pleito esteve nos mais diversos palanques. Após a eleição deixou a base do governo federal que por coincidência é do mesmo PT, que aqui em SE ele faz oposição. Enfim, Almeida Lima mesmo sendo um dos mais inteligentes políticos de Sergipe, e tendo feito um dos melhores mandatos de prefeito de Aracaju, prefere se perde no maior inimigo de um cristão, a vaidade.

Dois exemplos, duas trajetórias.

Minha única certeza, é que o que não pode acontecer é o silêncio dos bons, pois enquanto isso, os maus dominam.

Me orgulho de ser filho de um dos homens mais sérios deste Estado. Com meus irmãos, Nairson Machado e Narcizo Machado Filho, continuamos um pouco do que ele fez, por isso escrevemos tanto para este espaço.

*Relações Públicas, Pós-Graduado em Marketing Empresarial e Político, MBA em Gestão de Empresas pela FGV. Supervisor de Conveniências da Rede de Postos Presidente. E:mail: machado.narcizo@gmail.com / Twitter: @Narcizo_Machado / Face: Narcizo Machado

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  
 
Frases do Dia

“O ouvido humano é surdo aos conselhos e agudo aos elogios”. William Shakespeare.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários