Espaço Energia: desde a fonte às residências

Empreendimento é mais um espaço sergipano com tecnologia de ponta, metaversos, equipamentos sensoriais e 7D. O Espaço Energia une história da energia desde a fonte às residências de forma a atrais os olhares dos turistas e das escolas

Espaço Energia
Espaço do Cine 7D é um dos mais aguardados: interação total

Interativo, multidisciplinar, tecnológico. O Espaço Energia, empreendimento inaugurado em janeiro de 2023, no bairro Farolândia, em Aracaju, é um passeio que deve estar na lista de quem quer saber mais sobre a história da energia no país e em Sergipe, com uma pitada de física, geografia, história e química. Utilizando tecnologia de ponta, metaversos, equipamentos sensoriais e 7D, o Espaço Energia é mais uma atração turística entre os memoriais, museus e galerias da capital sergipana, que une a história da energia desde a fonte à residência.

São 13 estações onde os visitantes iniciarão o tour guiado em um dome planetário 180º graus, sala de projeção que conta a teoria do Big Bang, ou seja, teoria mais assertiva da ciência que conta a criação do Universo através da energia, até o esperado cinema 7D.

Espaço Energia
Os diversos tipos de energia no espaço interativo

Logo após o tour inicial, a visita conduzida por técnicos passa pela origem da energia elétrica com suas criaturas e criadores como Benjamin Franklin, americano que criou a energia elétrica até chegar a D. Pedro II, responsável por trazê-la para o Brasil. De forma iterativa, os visitantes vão sendo conduzidos a uma experiência sensorial e criativa.

Por meio de um painel interativo em que o visitante pode utilizar o QR-Code para saber o consumo de cada aparelho e eletrodoméstico de uma casa, a estação permite gravar o código no celular e verificar em casa quanto de consumo cada aparelho consome, ou seja, uma forma divertida e pedagógica de consciência ambiental e sustentável.

No túnel, a terceira estação espera para contar a história da energia da fonte à residência através do que fazer ou não, em caso, por exemplo, de trovões e raios. A sensação é, por exemplo, que ali está trovejando. Chega na estação que une ambiente cuja história da empresa e da energia são aliados para uma aula de geografia e história de Sergipe. Através de um piso de vidro com o mapa de Sergipe, pode-se compreender a geografia do estado, os municípios, onde tem geração de energia, quais as matrizes energéticas do Estado e até mesmo quais os municípios onde se concentram os pontos turísticos com foco energético.

Espaço Energia
História e Turismo na piso de vidro com o mapa de Sergipe

O clima musical e descontraído, mas completamente interativo, invade a estação do pavimento piezoéletrico. A dica é quando ouvir a música, movimente-se o quanto puder para gerar mais energia. Por meio do efeito do impulso do corpo num piso piezoéletrico, os movimentos geram ondas elétricas. Se já era uma experiência atrativa, imagina que também é divertida.

Há também uma Estação Segurança, na qual se conhece as principais orientações de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica; um Quis Interativo, onde o visitante participa com testes de conhecimento e o esperado Cinema 7D. Através de realidade virtual os visitantes conhecem os caminhos da energia elétrica, desde a fonte à residência.

Não se assuste se a cada paço da energia você sentir que está bem pertinho, a exemplo da entrada na hidrelétrica, da visita as maquinas geradoras, dos cabos, até passear por uma casa com um belo jardim bem ventilado e com flores cheirosas. O cinema é 7D.

Interação
Espaço Energia
No espaço externo do terceiro andar, uma bela vista da cidade e os instrumentos de captação de energia

Na área externa, no piso superior, além de uma bela vista panorâmica de Aracaju, os visitantes conferem o Girassol solar, um módulo solar acoplado a uma máquina capaz de seguir a movimentação do sol, emulando a natureza dos girassóis. Há também um Aerogerador, que é um equipamento que utiliza a energia cinética do vento, convertendo-a em energia elétrica, e o Painel fotovoltaico policristalino, que capta a energia solar e converte em energia. Todos eles integrados para a geração de energia do prédio.

“É um espaço de conhecimento, lúdico, interativo, para a comunidade estudantil e geral, turistas, que utiliza muita tecnológica e metaversos, sistema 7D, muito avanço tecnológico e sensorial. O espaço atrairá visitantes para levarmos até eles conhecimento e consciência ambiental e sustentabilidade”, destacou Pedro Luiz, responsável pelo Espaço e especialista em Eficiência Energética. O Espaço Energia é história da energia desde a fonte à residência.

Na Bagagem

  • O espaço está localizado na Praça Thedorico Prado Montes, no bairro Farolândia, em Aracaju, é gratuito e comporta grupos de 40 pessoas por visita.
  • Foram investidos R$ 10 milhões no empreendimento, incluído o apoio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL),
  •  A expectativa é receber cerca 20 mil visitantes já no primeiro ano.
  • O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30 com intervalo para almoço das 11h30 às 13h30. No sábado, o horário de funcionamento é das 13h30 às 17h30.  Devido à necessidade de visita guiada, é necessário o agendamento prévio pelo telefone 3085-9668.
  • Há um espaço de eventos no pavimento superior.
  • A energia gerada pelo Girassol solar, Aerogerador, e o Painel fotovoltaico policristalino, que captam a energia solar abastecem o prédio.
Fotos: Silvio Oliveira

Leia também:

Museus e Memoriais: boa opção em Sergipe

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais