Simbologias de Casamento

Longo véu de Giselle Dosea

A simbologia está presente nos ritos de casamento. O Casamento é momento de união, compartilhar uma vida a dois, descontração, e muita celebração com familiares e amigos. É por meio de rituais, característicos das culturas e religiões dos países, que o casamento difunde as tradições.
Descobriremos algumas dessas simbologias:

O véu de Noiva e Grinalda
Na antiga Grécia as noivas usavam o véu para cobrir o rosto e ficar protegida do mau-olhado e cobiça dos homens. O véu é uma referência à deusa Vesta (da honestidade), que, na mitologia greco-romana, era a protetora do lar.
Em alguns países árabes, o casamento, especialmente dos muçulmanos, o Hijab (véu) quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". Significando separar a vida de solteira e entrar na de casada. Esse hábito foi popularizado pela rainha inglesa Vitória. A Grinalda faz com que a noiva pareça uma rainha, símbolo de status e riqueza.

Alianças

Giselle Santana Dosea

Os Egípcios usavam uma aliança em círculo para representar a eternidade. No século XV, na França, o noivo de Mary de Burgundy a presenteou com um anel de diamantes como sinal de amor e uniãoduradoura.

O Arquiduque Maximilan da Áustria, em 1477 mandou confeccionar um anel circular sem começo e nem fim para dar continuidade ao seu amor. A crença era usar o anel no dedo anular da mão esquerda, garantindo queneste dedo, há uma veia que liga ao coração.

 

Víctor Barros Jatobá Barreto

Buquê da Noiva

Essa tradição vem da Grécia e Roma antigas onde o buquê era formado por uma mistura de alho, erva

Buquê e laço de forca para jogar aos solteiros

ou grãos para garantirem uma união frutífera e afastamento dos maus espíritos.  Com o tempo, as flores entraram no lugar. As flores de laranjeira eram as preferidas porque os nossos antepassados as consideravam um talismã para assegurar felicidade e para ter uma família numerosa.

Hoje ele é usado pela noiva para garantir ao casal uma vida harmoniosa e perfumada. A noiva joga o buquê as amigas solteiras num gesto generoso de dividir a felicidade. A moça solteira que pegar o buquê será a próxima a se casar.

Existem muitas brincadeiras hoje em dia com essa simbologia, as noivas jogam buquê fabricados com bonequinhos do Santo Antônio, pequenos corações em tecido, entre outros.

E para o noivo o que jogar? Eles também querem participar e alguns pegam uma caixa vazia de uísque e joga para os convidados solteiros. Quem pegar a caixa ganha um litro da bebida de presente.

Há brincadeiras  também, como jogar uma corda com o nó de forca e  quem pegar será o próximo a se casar. Muitos correm da corda porque dizem que muitos casais se sentem "enforcados". Outros jogam uma bola, como se dissesse que está passando a bola para o outro.

Chuva de Arroz

jogando arroz nos nubentes

Na Ásia, o arroz é um símbolo de frutificação e prosperidade. A tradição de atirar grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimónia nupcial, teve origem na China, onde conta a lenda, que um Mandarim quis mostrar a sua riqueza, fazendo com que o casamento da sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz. Essa simbologia se espalhou pelo mundo. Acredita-se que jogar arroz nos recém-casados após a cerimônia é uma maneira de oferecer fertilidade, felicidade e riqueza aos nubentes.

Bolo

Tem um papel importante de simbologia na vida dos noivos. Quando os noivos partem o bolo significa partilha e união. Os antigos romanos partiam um pequeno bolo na cabeça da noiva para simbolizar fertilidade e abundância. Os britânicos

assavam biscoitos e distribuíam aos convidados no final de cerimônia. Na França contam que era costume ter uma mesa cheia de doces em vez de bolo, onde os noivos costumavam se beijar.

Brinde

O vinho esteve sempre ligado às celebrações de casamento. O primeiro registro de um brinde remonta a uma festa de casamento dos Saxões no ano de 450, Antes de Cristo.

Bem-casados

Essas lembrancinhas são oferecidas na saída da festa para os convidados. Elas representam a união eterna do casal. São fabricados com pão de ló e recheios de vários tipos, como doce de leite e chocolate. A amêndoa também é oferecida com a simbologia da felicidade, saúde, longevidade, fertilidade e riqueza.

Brinde aos nubentes

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais