SSP: É cada um por si e pelos apadrinhados

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Uma revolta sem precedentes em Sergipe ontem, 23, através das redes sociais, por conta das declarações do delegado-geral da SSP, Everton Santos. O blog não vai publicar nenhum comentário recebido ou lido nas redes sociais porque quase todos são indignações transformadas em palavrões.

Ao invés de um pedido de desculpas de um servidor público usar toda estrutura que recebe da SSP para outros fins, o delegado-geral aceitou a versão do colega. Não precisa mais de inquérito e muito menos de corregedoria.

Everton Santos disse que o delegado Fábio, que se envolveu num acidente na rodovia onde estava sendo realizada Odontofantasy estava trabalhando e foi autorizando por ele a deixar o local do acidente. O engraçado é que disseram que ele foi para o Hospital, seria no sentido Sul/Norte. O blog está procurando um hospital para o lado de lá, já que as testemunhas disseram que ele foi para o sentido contrário do centro, ou seja, Norte/Sul.

E ao inocentar o delegado Fábio, Everton Santos justificou que ele não estava na Odonto. E daí? Para beber precisava estar na festa? O certo é que nada acontecerá. E qual o motivo para o chefe de captura da Detur, de nome Ubirajara, ir ao local?

Aliás, as testemunhas que mudem seus depoimentos. Digam que não viram nada. Segundo as testemunhas (uma delas é  Josenias, taxista) e as vitimas o delegado tinha bebido e estava acompanhado de dois delegados da Bahia . Deviam estar trabalhando em conjunto naquele momento.  É só pegar o histórico e o testemunho dos PM´s que fizeram o boletim do acidente. Quem pediu para se apresentar no local para que a “barra” fosse aliviada?

O certo é que o errado é certo e o certo é errado.

A cada episódio como este a SSP caí ainda mais no descrédito com os cidadãos de bem. São desvios de funções, privilégios e pouco retorno para a sociedade.

E não é de agora não! Há quatro anos, em 24 de Novembro de 2011 o blog publicou “Segurança: números assustadores”  (https://.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=121144 ) . De lá para cá, o que mudou? Os números aumentaram para pior.

Não existe uma política pública de Segurança. Não existem metas a serem alcançadas. É cada um por si e pelos apadrinhados. E o cidadão de bem que feche suas portas e reze diariamente.

Segundo Gilmar, delegado bebeu demais na orla da Atalaia
Ontem, 23, o jornalista Gilmar Carvalho, disse que o delegado Fábio bebeu demais na orla da Atalaia e mesmo assim dirigiu. “Se em vez de um delegado de polícia fosse outro, já estaria preso ou com o nome exposto para a opinião pública pela própria SSP”. Além de bater em dois carros de taxistas, em um outro, a perda foi total e a jovem Carolina Medeiros se submeteu ontem a uma intervenção cirúrgica.

Pelo WhatsApp, em grupo PC Sergipe 01, liderança defende acordo para livrar colega do GERB e delegado
O blog recebeu na noite de ontem,23, uma conversa do grupo do WhatsApp PC Sergipe 01, onde uma liderança da PC escreveu: “Es´ta mais do que claro que a cúpula quer tirar o foco da improbidade administrativa que configura o uso escancarado particular da viatura… Vamos fazer  um acordo! Acúpula trabalha para livrar nosso colega Rui (GERB) e nós não aprofundamos investigações para confirmar o óbvio, o uso privado de veículo oficial (viatura).

Ainda sobre segurança: SSP não informa que utilizou placa de segurança e ameaçou cidadão de morte
Comentário postado ontem, 23, no blog de Herick Rangel do Nascimento: “Já se passaram 4 meses que sofri uma ameaça de morte por um meliante que se utilizava da placa de segurança OEK8137 de propriedade da Secretaria de Segurança Pública e que foi utilizada pela Superintendencia da Policia Civil de Sergipe até fevereiro de 2015 e até agora a corregedoria da PC não identificou o agente FANTASMA. Minha unica esperança é o Inquérito Civil do Ministério Publico numero 15.15.01.00.38. PC Cumpram o seu papel pois custe o que custar eu vou caçar este meliante e envolvidos”

Mendonça acusa Albano, João e Amorim de usar a TV Sergipe
No programa de George Magalhães, na 103 FM, o secretário da SSP, Mendonça Prado disse que Albano Franco, João Alves e Amrim estão usando a TV Sergipe para desgastar a segurança pública. O jornalista Ricardo Marques, no ar, convidou o secretário para conceder uma entrevista. Mendonça disse que só vai em praça pública, porque falou 10 minutos no episódio envolvendo o secretário de Alagoas e só foi para o ar 30 segundos.

Saúde também teve problemas
Também na 103 FM, o jornalista Alberto Jorge reforçou que a TV Sergipe tinha má vontade com a saúde e só melhorou um pouco por conta da intervenção do secretário Sales Neto para a área ser tratada com respeito e profissionalismo.

Tratamento câncer: Em poucos dias, duas ações importantes de JB
Duas ações nos últimos demonstraram que o  governador Jackson Barreto , não só está preocupado, mas busca alternativas para o tratamento da doença em Sergipe. A primeira foi com a presença do ministro da Saúde na sexta-feira, com a ordem de serviço para a construção do bunker no Huse, para um novo espaço de radioterapia.

Clinica atenderá pelo SUS
A outra foi ontem, 23, quando viabilizou a implantação da clínica de oncologia Clinradi. Ele firmou contrato de financiamento entre o Governo do Estado, Banco do Nordeste e a unidade de saúde, que vai promover tratamento especializado em radioterapia, além de prestar serviços laboratoriais, clínicos e realizar exames de tomografia, atendendo também pelo SUS.

Tratamento digno
Os assessores mais próximos do governador relatam que diariamente ele vem cobrando ações para minimizar o sofrimento dos pacientes com câncer. Jackson já deu aval para que o secretário Zezinho Sobral atue de maneira ágil nas melhores alternativas. Em todos os discursos Jackson deixa claro que o tratamento é uma questão prioritária e que os com câncer merecem tratamento digno, eficiente e no próprio local onde vivem.

Socorro: aliados de prefeito apresentam nomes de Klewerton e Maria da Taiçoca
Algumas lideranças e vereadores que formam a base de apoio ao prefeito Fábio Henrique promoveram uma reunião para discutir a eleição de Nossa Senhora do Socorro. No encontro, realizado no último domingo, o grupo defendeu  que apresentará os nomes de Klewerton Siqueira e Maria da Taiçoca para Fábio Henrique. Klewerton e Maria da Taiçoca participaram da reunião e demonstraram empolgação para a eleição de 2016.

Salários aposentados: Amase esquece dos aposentados do Executivo
Justo a Amase revindicar o pagamento dos aposentados do Judiciário dentro do mês. Porém, esquece que eles recebem antecipadamente, dia 20 e os aposentados do Executivo no outro mês. Não seria justo reivindicar também para os aposentados do Executivo/ Ou tem diferença?

Candidato a vereador
E o Wallace Barreto, primo de Jackson e Almeida Lima, vem se consolidando nos bastidores como pessoa de confiança e agregando a família para uma possível candidatura a vereador em Aracaju. A família Barreto sempre teve representante na Câmara, tanto como Jackson, como Genelício, já falecido, por alguns mandatos. Wallace trabalha com Jackson há muito tempo e pode conseguir ter, de quebra, o apoio de Almeida Lima também.

Advogado renomado analisa caso das subvenções
Ontem, 23, um advogado renomado (que não é advogado de nenhum dos deputados envolvido) analisou a punição dos deputados Augusto Bezerra e Paulinho das Varzinhas e a situação de outros que apresentaram eleitoralmente situações piores.

Esmagadoras votações
O advogado lembrou que a questão de Augusto com a Amanova, pode ser questionada com a redução drástica de voto dele, enquanto outros doaram suas subvenções a órgãos de classe onde tiveram esmagadoras votações e outros a municípios ligados a doadores de campanha, parentes e chefes políticos que retribuíram com votos os benefícios das subvenções

Deputados que elegeram seus candidatos
O advogado renomado deu como exemplo as duas conselheiras que tiveram candidatos em 2014.  Angélica com o marido, Vanderbal Marinho que foi eleito e Susana com Georgeo Passos, também eleito. Lembra também que Adelson Barreto elegeu o filho como suplente e Zé Franco e Zeca que não foram candidatos ajudaram nas eleições de padre Enaldo e Venâncio Fonseca. Os dois últimos foram os únicos que liberaram em 31 de janeiro de 2015 repasse de R$ 1,5 milhão cada, para a Prefeitura de Muribeca e o Cotinguiba Esporte Clube.

A que ponto chega a ânsia pelo poder
“Os advogados amam ela tanto assim? Ela mentiu, Vai perder as eleições e voltar com o rabo entre as pernas”. A frase foi ouvida por um jornalista  de uma conversa ao celular, quando acompanhava uma gravação de uma entrevista na disputa pela OAB/SE.  A que ponto chega a ânsia pelo poder. Triste fim quando não se tem um comandante de verdade.

Resíduos de construção na Rua Rosalina: Sema atua e morador retira
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, exercendo suas atribuições de acordo com a Lei municipal nº4.359/2013 Art. 3º e 5º, Inciso2, procedeu fiscalização ambiental, através de seus agentes, em atendimento à denúncia realizada no blog do jornalista Cláudio Nunes, no Portal Infonet, sobre morador residente à rua Rosalina, nº 358, no bairro Farolândia, que estaria jogando entulho de construção civil na calçada, obstruindo a passagem dos pedestres.

Grande volume
A fiscalização constatou, de fato, grande volume de resíduos da construção civil depositados na via pública, em frente ao imóvel. O proprietário foi notificado e dado um prazo de cinco dias para que o material fosse removido do local. No dia 10.11 a fiscalização retornou ao local e o material já tinha sido removido da via pública, conforme foi orientado pelos fiscais da Sema.

Desempenho de Aracaju no ranking da trasparência
Através das suas redes sociais, o deputado federal Valadares Filho (PSB) criticou o péssimo desempenho obtido pela Prefeitura de Aracaju na segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT), elaborada pela Controladoria-Geral da União (CGU).  Aracaju ficou em penúltimo lugar, com nota 2,22, à frente apenas de Porto Velho (RO).

Piores capitais
“Mais uma vez a Prefeitura de Aracaju aparece entre as piores capitais do país no que se refere à transparência pública. Em maio, um ranking elaborado pela Associação Contas Abertas, que visa estabelecer o Índice de Transparência, destacou a capital sergipana em último lugar entre as 26 capitais brasileiras avaliadas.  Dessa vez, a Controladoria-Geral da União (CGU) aponta Aracaju em penúltimo lugar, o que é ruim para a cidade”, frisou o parlamentar.

Controle acessível a todos
Para o deputado federal, “é imprescindível que a Prefeitura de Aracaju facilite esse acesso, tornando o controle social acessível a todos”. “Qualquer cidadão, e ele não precisa ser um entendedor de gestão financeira, deve encontrar as informações desejadas no portal da PMA, algo que não acontece hoje. O que vemos é que a transparência pública não é uma das prioridades da atual gestão”, completou Valadares Filho.
lá, Cláudio Nunes.

Edvaldo Nogueira apresentado como pré-candidato
O PC do B realizou, no último final de semana, sua conferência municipal em Aracaju, para discutir os encaminhamentos da legenda em 2016. O nome do ex-prefeito Edvaldo Nogueira foi apresentado como pré-candidato da sigla e referendado por todos os delegados municipais.

Nome
O presidente do diretório da capital, Antônio Bittencourt, entende que o ex-prefeito é o “melhor nome” do grupo de partidos que fazem oposição ao prefeito João Alves Filho (DEM). “É o melhor nome e não cria cizânia na disputa de 2018. Edvaldo será, na eleição estadual, um elemento estimulador do consenso e da unidade do grupo. Por isso, apresentamos o seu nome”, justificou.

Trampolim
“O projeto do prefeito João Alves Filho é usar a eleição de Aracaju como trampolim para ser candidato a governador em 2018. Ele não pensa o cotidiano da cidade. De forma, que João está destruindo tudo que foi deixado organizado pela gestão passada, em nome de um projeto particular do seu grupo. A tarefa do novo prefeito será grandiosa, de reestruturação da cidade. Nós acreditamos que Edvaldo será capaz de fazer isso”, reforçou.

Violência: secretário adjunto agride atleta, em Aparecida
O blog recebeu ontem,23, diversas postagens na rede social facebook denunciando que o secretário-adjunto de Esportes (e Aparecida precisa de adjunto?), de nome Roberto, teria agredido dois jovens durante uma partida no último domingo,22. Pelas postagens a população cobra providências da prefeita Vera Souza (PMDB).

Jefferson Lima é reeleito secretário nacional de Juventude do PT
O sergipano Jefferson Lima foi reeleito secretário nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores, no último final de semana, em Brasília. Ele integra a corrente “Construindo Um Novo Brasil”, que, em Sergipe, é liderada pelo secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macêdo. Jefferson foi reconduzido ao cargo por aclamação. A tese escolhida foi “Geração Valente: a Juventude quer viver, a juventude quer lutar”, defendida por ele.

Eletricitários podem decretar greve na sexta,27
Hoje, 24, a partir das 7h, os eletricitários realizam mais um ato público em frente à sede da empresa distribuidora de energia elétrica de Sergipe (Energisa). E, considerando a falta de negociações para o fechamento do acordo coletivo de trabalho, a categoria está disposta a decretar greve a partir da próxima sexta-feira.

Sem consenso
A diretoria do Sindicato dos Eletricitários do Estado de Sergipe (Sinergia), afirma que disponibilizará 30% do seu efetivo para atendimento aos serviços essenciais. A possibilidade de apagões também não estará descartada.Depois de 55 dias da entrega da pauta de reivindicações e cinco reuniões, trabalhadores e Energisa não chegaram ao consenso. A empresa encaminhou proposta oferecendo 60% do INPC, ou seja, 6,2%, quando a reposição que é direito do trabalhador corresponde a 10,33%. Por unanimidade ocorreu a rejeição da categoria por meio de assembleia.

Itens
Além disso, a empresa está intransigente em vários itens reivindicados, como a revisão no plano de cargos, carreira e remuneração; auxílio refeição, entre outros.As expectativas estão voltadas para a próxima quinta-feira (26), dia em que acontecerá nova rodada de negociações. Após a reunião e, em contrário as perspectivas dos trabalhadores, será encaminhado os trâmites para a decretação da greve por tempo indeterminado.

III Corrida da Academia da Praia, dia 12: apenas R$ 35,00 com medalha e camisa
Uma corrida na areia da praia, às 16h30 (concentração às 16h). Um horário excelente, acompanhado de uma ótima turma,

numa  grande confraternização. É assim que pode ser definida a Corrida da Academia da Praia, que este ano vai para a terceira edição. É no dia 12 de dezembro, às 16h30 saindo da areia da praia em frente ao estacionamento da Passarela do Caranguejo, num percurso de 5 km. A inscrição, com direito a camisa e medalha, é apenas R$ 35,00 para não alunos e R$ 30,00 para alunos da Academia.  Os três primeiros, tanto no masculino como no feminino, recebem troféus. Mais informações 3243-2888.

Fotografias do folclore sergipano expostas no Memorial TJDFT
O Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebe, de hoje, 24 até o dia 11/12, a exposição de fotografias “Lambe-Sujo X Caboclinho”, do fotógrafo Márcio Garcez. A abertura será às 16h30, na próxima terça-feira, 24/11. O evento tem curadoria de Ézio Deda e Mario Britto.A exposição traz registros da festa do Lambe-Sujo, que acontece anualmente no segundo domingo de outubro em Laranjeiras, Sergipe, a 23km da capital Aracaju. Trata-se de uma manifestação folclórica que representa a luta entre negros (escravos dos quilombos) e índios – os caboclinhos – usados pelos brancos na captura de escravos fugitivos e destruição dos quilombos.

Fotografias do folclore sergipano expostas no Memorial TJDFT II
Na encenação, os "lambe-sujos" se pintam com tinta xadrez preta, melaço de cana, e se vestem com calções e gorros vermelhos. Como arma, usam foices de madeira, em alegoria ao instrumento de trabalho usado nos canaviais. Já os "caboclinhos" se pintam de tinta xadrez vermelha, usam cocares e saiotes de pena, pulseiras e colares e se armam de arco e flecha. Os caboclinhos formam um grupo disciplinado, todos em fila dupla comandados pelo "chefe" (cacique), enquanto os lambe-sujos, debochados, saem correndo pelas ruas, sob o ritmo agitado da batucada e sujando pessoas que não ofertem algum dinheiro.

Sergipe realizada Caminhada do Dia do Diabetes
A cada ano, o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), une a comunidade mundial do Diabetes para produzir potente voz para

 a conscientização e defesa da patologia, colocando o tema como foco de atenção internacional, a Campanha é uma celebração mundial que reúne milhões de pessoas em mais de 181 países com o intuito de aumentar a conscientização e advogar pela melhora da atenção e prevenção para o Diabetes, sendo que  desde 2014 o  tema vem sendo “PROTEGENDO O NOSSO FUTURO ” (Diabetes: Compreender para controlar).

Promoção
No último sábado dia 21 de novembro, a Associação Sergipana de Proteção ao Diabético e o Centro de Diabetes de Sergipe, promoveram a CAMINHADA DO DIA MUNIAL DE COMBATE AO DIABETES, que se realiza a cada ano no dia 14 DE NOVEMBRO, pela ONU – Organização das Nações Unidas, Organização Mundial da Saúde e Federação Internacional de Diabetes, sendo que no Brasil essa Campanha tem o apoio logístico da FENAD – Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes.

8 mil pessoas
A ação teve seu inicio na Praça Pinheiro Machado (antiga Praça do  Mini-Golf), em frente a sede da OAB-SE, contando com um cortejo de aproximadamente 8.000 pessoas, sendo 650 pessoas do interior do estado, que vieram em 14 ônibus fretados, 1.200 pessoas dos postos de saúde, que vieram em ônibus cedidos pela Prefeitura de Aracaju, completando este cortejo, a população em geral, estudantes e profissionais das áreas de saúde e educação física.O evento teve a participação de um Mini-trio, 3 caminhonetes de apoio, 3 ambulâncias, carros e motos batedores da SMTT,10 Guardas Municipais em bicicletas, além de dezenas de bike-educadores  de transito.

Patrocinadores
A organização do Evento foi feita pela Equipe do Centro de Diabetes de Sergipe, em Conjunto com uma grande Equipe da Secretaria Municipal de Saúde, com o empenho Pessoal e Importante de Seu Secretário,o Sr.Luciano Paz, aliado a isso a realização Nacional ficou a cargo da FENAD (Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes) e a local, a cargo da ASPAD (Associação Sergipana de Proteção ao Diabético), com o apoio da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional Sergipe), além da colaboração de diversos patrocinadores, como a  SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia),A SOCESE ( Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional Sergipe ), a SOMESE (Sociedade Médica de Sergipe), a Academia Sergipana de Medicina, a SMTT, a EMURB, a EMSURB, a UNIT, a UNIMED, a Fundação São Lucas, o Laboratório Lilly-Boehringer Ingelheim, a PETROX, o MSD (Laboratório Merck Sharp Dhome), o Laboratório Roche, a NOVONORDISK, a SERVIER,a  Grow up Eventos, a ESCURIAL, a AGREG DESIGN, o Hospital de Olhos de Sergipe, a UNIÃO ENGENHARIA,  a LIBBS, a TAKEDA, o Laboratório MANTECORP-FARMASA, a SANOFI, a TORRENT, a GERMED, a ACHÉ, a BIOLAB, o Departamento de Cirurgia Bariátrica do Centro de Diabetes de Sergipe, o Serviço de Medicina Hiperbárica do Hospital dos Rins, JeM Camisas e a UROCLINICA.O Evento que se prolongou ate o inicio da noite, terminou no Parque da Sementeira, onde os participantes receberam avaliações clinicas e biométricas, tipo: avaliação glicêmica, aferição de pressão arterial, medição abdominal e avaliação ao portador de pé diabético, sendo também distribuídos impressos educativos.

Consolidando metas
Para o Médico Endocrinologista Raimundo Sotero, o evento em seu quinto  ano, consolida as metas para uma medicina preventiva no Diabetes e demais moléstia consequentes  “podemos avaliar que existe uma excelente resposta a nível clinico, após cada ação os paciente, se empenham em manter hábitos alimentares saudáveis  e atividades físicas constantes, e é importante lembrar que se fizermos apenas 40 minutos de atividade físicas diariamente, podemos reduzir de 30 a 40% o aparecimento de  Diabetes”
O Sucesso do Evento, de acordo com o Seu idealizador e Realizador, se deve aos Patrocinadores, aos Pacientes e acima de tudo a DEUS.

28 Anos do Recanto do Chorinho
O Bar e Restaurante Recanto do Chorinho completará 28 anos em 11 de dezembro  fará uma grande festa, às 21h contando com

 a presença do Regional Recanto do Chorinho, além de grandes artistas como Lene Hall, Valtinho do Acordeon, Ecinho de Malhador, Júnior do Cavaco e muito mais.O Restaurante Recanto do Chorinho, um dos pontos mais tradicionais de Sergipe, referência de Chorinho em Sergipe, através do Almanaque do Choro, do escritor André Diniz, foi criado em 13 de dezembro de 1987, por Egnaldo do Bandolim (in Memorian), data que se comemora o aniversário de Luiz Gonzaga.

28 Anos do Recanto do Chorinho II
A primeira sede foi na Rua Bahia, Siqueira Campos, era um encontro de amigos, chorões e seresteiro. Em 1998, foi inaugurada uma nova sede, onde até os dias atuais é localizado, o Parque da Cidade, Bairro Industrial de Aracaju, onde surgiu o Regional Recanto do Chorinho, que atualmente conta com os chorões: Vieira 7 cordas, Difan, Saú , Dentinho, Souza e Júlio.Sabe-se que o gênero musical, Choro, surgiu no século XIX, como uma mistura entre ritmos africanos e europeus. No século seguinte, grandes nomes do choro, como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré deixaram enorme contribuição para o gênero, que serviu de base para outros e contribui, até hoje, para a formação da cultura brasileira.

PELO TWITTER

www.twitter.com/higorfb  2015 tem sido um ano duro.

www.twitter.com/frednavarro  A torrente q transforma o litoral em um mar de lama é um retrato dos governos, sem controle sobre obras nem respeito pelas pessoas.

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Às vezes, quando estamos com a verdade,  é tão bom "ouvir o silêncio" das pessoas que , antes, lhe condenavam!!

‏www.twitter.com/phenriquesd3110  Será que viverei o suficiente para ver alguma coisa de decência e escrúpulo na política brasileira. Tudo tem limite.

www.twitter.com/gestor_robson Às vezes, Deus te leva pelo caminho mais longo, não para te punir, mas sim para te preparar.

www.twitter.com/ThalesBrandao  O cansaço é o retrato da sua perseverança.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 Governo do estado esclarece manchete da Infonet que retira do contexto uma ideia expressada pelo governador Jackson Barreto em relação ao combate ao câncer

A manchete da matéria da Infonet  "Governador declara importência para combater câncer" tira completamente fora do contexto o sentido da ideia expressada pelo governador Jackson Barreto hoje (23) pela manhã no evento que anunciou a instalação de um novo aparelho de radioterapia para tratamento de câncer em Sergipe por iniciativa de uma sociedade formada por médicos de nosso estado.

O governador se referiu a momentos passados, onde ele presenciava pela televisão pessoas clamando por um tratamento de radioterapia e não havia perspectivas de melhoria neste setor. Foi isso que motivou o governador Jackson Barreto a arregaçar as mangas e enfrentar o problema de maneira a resolver.

Há 16 anos que no estado de Sergipe existe apenas uma máquina de radioterapia instalada no HUSE. Com a determinação do governador, a sua equipe foi a luta e conseguiu viabilizar o convênio que foi assinado na última sexta-feira, 20, com a presença do Ministro da Saúde e  que vai construir as instalações de um local apropriado (bunker) para receber em 2016 um aparelho de radioterapia que já se encontra no ministério.

Na oportunidade, o ministro anunciou ainda que uma segunda máquina doada pelo Ministério da Saúde vai ser instalada no Hospital Cirurgia que já está construindo seu bunker para receber o equipamento.

E hoje, um grupo de médicos/empresários anunciou na presença do governador a instalação de mais uma em solenidade no Palácio de Despachos que foi alvo desta matéria.

Portanto, reafirmamos que ao contrário do que anuncia o título, o governador Jackson Barreto não apenas não está impotente perante o combate ao câncer mas é o indutor direto de todo o processo de revitalização do tratamento do câncer em nosso estado e que será capaz de colocar Sergipe em um novo patamar de referência em relação ao tratamento e acompanhamento das vítimas desta terrível doença.

NOTA PÚBLICA –CGE/SE – Identificadas falhas e equívocos na 2ª avaliação da Escala Brasil Transparente.

A Controladoria-Geral do Estado de Sergipe informa que, após examinar o conteúdo das informações da Ficha Técnica da 2ª avaliação da Escala Brasil Transparente (EBT), identificou falhas e equívocos cometidos pela Controladoria-Geral da União (CGU), durante o processo de avaliação da transparência do Governo do Estado, cujo resultado não representa a realidade da Administração Pública Estadual que, nos últimos quatro anos, já atendeu a 99% de todos os 1009 pedidos de acesso à informação pública, apresentados ao Portal www.lai.se.gov.br, pelo qual os cidadãos e entidades da sociedade civil tiveram acesso às mais amplas informações produzidas pelo Governo de Sergipe, incluindo-se a folha de pagamento dos servidores.

A CGE/SE esclarece que durante o período da 2ª avaliação da Escala Brasil Transparente (EBT), o site https://.lai.se.gov.br   passou por período de reformulação de conteúdo e leiaute para torná-lo um instrumento de comunicação mais abrangente e acessível aos cidadãos e entidades da sociedade civil e, mesmo assim, esteve disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, quando registrou 37 novos pedidos de acesso à informação, no período de 03/08 à 19/10/2015. Isto representa uma obra de toda a Administração Estadual, mas sobretudo uma conquista da sociedade sergipana, que a partir da vigência da Lei nº 12.527/2011, pode ter acesso às informações produzidas por quaisquer dos Poderes das três esferas de Governo.

A CGE/SE salienta que, por uma questão de justiça, remeteu recurso à Controladoria-Geral da União pelo qual demonstrou as falhas e equívocos cometidos durante a execução da avaliação, cujos resultados deslocaram o Estado de Sergipe da 4ª para a 25ª colocação, ao tempo em que requereu a retificação das informações publicadas no Panorama dos Governo Estaduais no dia 20 deste mês.

De acordo com a EBT, Sergipe não possuiria sistema eletrônico disponível na internet (e-Sic), pelo qual o cidadão e as entidades da sociedade civil possam apresentar pedidos de acesso à informação pública aos Órgãos e Entidades governamentais, o que não é verdade, pois a comprovação de que Sergipe possui, sim, ferramenta necessária para atender aos requisitos da LAI está no sítio https://.lai.se.gov.br , cujo link de acesso está disponibilizado nos demais sítios do Governo do Estado.

Outrossim, o Governo do Estado Sergipe tem realizado diversos eventos com o Tribunal de Contas, Ministério Público e gestores estaduais e municipais, a fim de manter-se nos parâmetros da LAI, e refletido num conjunto de esforços que visam à ampliação da transparência e do acesso à informação, enquanto compromisso republicano de toda a Administração Pública Estadual.

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"É muito tarde para ser bom" Lucky Luciano, gângster norte-americano, nasceu em 24 de Novembro de 1897 e morreu em 1962.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais