SSP: Kércio começou mal

    Não há dúvida de que o nome do delegado da Polícia Federal, Kércio Pinto, foi recebido pela imensa maioria dos que fazem a segurança em Sergipe como um acerto do governador eleito Marcelo Déda (PT). Ele tem todas as condições, pela experiência que trás da Policia Federal e pelo conhecimento que tem dos bastidores da SSP em Sergipe, de realizar um grande trabalho. Ou seja, Kércio só erra se quiser, pois conhece muito bem os profissionais que fazem a segurança pública em Sergipe.

  Um fato chamou a atenção da visita que Kércio Pinto fez ao atual secretário da SSP, Flamarion D`Avila. Além do secretário, estavam presentes o superintendente da Polícia Civil, João Eloy e diversos outros delegados. Ou seja, a visita que Kércio Fez não foi à cúpula da SSP, mas a polícia civil. Qual o motivo para não estarem presentes o comando da Polícia Militar, o comando do Corpo de Bombeiros, o comando da perícia e de outros setores da SSP? No mínimo, era para ser uma conversa entre ele o atual secretário e mais ninguém.

  A verdade é que sem querer, Kércio Pinto inicia estimulando a divisão existente entre as policias civil e militar. Quem conhece os bastidores da SSP em Sergipe sabe que existem alguns delegados (uma pequena maioria, é verdade) que se acham donos da Secretaria da Segurança Pública. Enquanto esse pensamento existir na mente de alguns nunca ocorrerá a tão sonhada integração entre as duas instituições.

   O futuro secretário da segurança pública ainda tem tempo de se redimir, lembrando que existem comandos também na Policia Militar e no Corpo de Bombeiros. Não dá para ver e ouvir calado a imprensa noticiar que Kércio foi recebido pelo comando da SSP, quando na verdade estava ali  a cúpula da polícia civil. Ele foi apenas apresentado à polícia civil e como em nenhuma entrevista lamentou a ausência dos outros comandos deve ter achado normal. Kércio foi mal, porque a visita só serviu para estimular ainda mais a divisão das policias de Sergipe.

 

Direção Nacional do PDT fecha com Déda I

Informações de bastidores dão conta que na última semana, no Rio de Janeiro,  foi dado os primeiros passos para o apoio do PDT a futura administração Marcelo Déda (PT). Aproveitando o acordo que deve ser concretizado em janeiro – entre o PDT e o PT nacionalmente – Déda teve uma conversa com o presidente nacional, Carlos Lupi,  onde manifestou o desejo de ter o apoio do partido em Sergipe. A receptividade foi ótima já que o PDT em Sergipe teve o pior desempenho eleitoral de todos os tempos sendo um dos poucos estados onde não atingiu 2% dos votos do eleitorado.

 

Direção Nacional do PDT fecha com Déda II

Segundo informações, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, não fez objeções para a sigla possa apoiar o governo Déda. Na campanha eleitoral, vários dissidentes do PDT foram para o palanque do petista por discordar da forma que o partido está sendo comandado por João Fontes em Sergipe. Fontes chegou a retirar alguns membros do diretório e criar uma comissão provisória que termina em 26 de janeiro. Desta comissão não faz parte o dirigente histórico do PDT em Sergipe, Nilton Vieira. Com a concretização do apoio do PDT ao PT só restará a Fontes  ir para um partido do bloco do atual governador João Alves.

 

Seed: Déda consultou Ana Lúcia

Foi grande a repercussão, através de e-mails sobre a revelação do governador eleito Marcelo Déda (PT) publicada nesta coluna no final de semana. Déda revelou que teve, há cerca de uma semana, uma reunião com a deputada Ana Lúcia (PT) e mais dois dirigentes da corrente Articulação de Esquerda (corrente petista), onde consultou a parlamentar se ela tinha desejo de assumir a Secretaria de Estado da Educação. Ele foi informado pela parlamentar que a corrente Articulação de Esquerda deliberou que Ana Lúcia deve cumprir o mandato de deputada estadual.

 

Consultorias da Sefaz, cadê os relatórios?

Durante o governo atual, foram contratadas várias “consultorias” em várias pastas. A maioria delas ninguém tem resposta concreta do relatório final. Um exemplo, na Secretaria da Fazenda foram contratadas duas para analisar o plano de carreira do fisco e que até a presente data ninguém tem conhecimento de relatório algum. Será que os pagamentos das “consultorias” foram efetuados? Se alguém do fisco souber pode mandar mais informações.

 

Secretaria do Desenvolvimento e Inclusão Social

Ainda esta semana o governador eleito deve anunciar os últimos nomes do secretariado. Para a atual pasta de Combate a Pobreza, Déda deve criar a Secretaria do Desenvolvimento e Inclusão Social com diversos projetos voltados para cidadania e políticas sociais, sem o objetivo eleitoral. Déda está discutindo com “carinho” o nome da titular da pasta. Como essa coluna não faz “lobby”, nem “queima” ninguém vai continuar com a linha de não publicar nenhum possível nome. Mas que é uma mulher é, pode apostar. O governo de Belo Horizonte tem um trabalho bem definido nesta área.

 

Poder ressurgir a Secretaria de Estado de Transportes

O governador eleito, Marcelo Déda (PT) em conversa com este jornalista disse que está preocupado com uma ausência de uma política para o transporte urbano em Sergipe. Déda revelou que encomendou a equipe de transição um estudo minucioso principalmente sobre a região metropolitana, para que possa conseguir recursos junto ao BNDES. Ele não descarta ter uma pasta exclusiva para a área, mas tudo ainda está em avaliação. No governo Albano Franco foi criada uma pasta exclusiva para os transportes.

 

 

Contratos indigestos para rodovias

O governador eleito, Marcelo Déda, está preparando uma operação especial de tapa-buracos em várias rodovias do Estado. Vai ter uma surpresa. Grande parte já está licitada. Déda vai encontrar vários problemas e, por mais que não queira, terá que realizar auditorias, sob pena de ser responsabilizado futuramente. É só aguardar!

 

Locais de venda do livro “A Liberdade da Expressão”

Os leitores que desejar adquirir o livro deste jornalista, “A Liberdade da Expressão”, o mesmo está  sendo vendido ao preço de R$ 20,00 nas bancas de revistas Amarelinha (próxima ao restaurante O Miguel); Waluvi I, na Avenida Hermes Fontes próximo ao posto de saúde Sinhazinha e Waluvi II, na Avenida Pedro Paes de Azevedo com Francisco Porto. O livro está sendo vendido também e nas livrarias Escariz e Nobel. 

 

Banese cancelou pesquisa de opinião

Como esta coluna divulgou há mais de um mês o Banese tinha aberto um processo de Carta-convite para contratação de uma pesquisa de opinião sobre a satisfação do cliente com a instituição bancária. Na semana passada o processo foi cancelado depois de tudo pronto. Detalhe: as primeiras informações dão conta de uma disparidade muito grande entre os valores dos institutos. Parece que o primeiro colocado tinha um preço bem acessível para o banco, já o do segundo chegava a 1.000% (isto mesmo, mil), de diferença para o primeiro. É mole?

 

Luciano já perdeu dois recursos no TRE/Se

O ex-prefeito afastado de Propriá, Luciano Nascimento já perdeu dois recursos que impetrou no TRE para retornar a Prefeitura. O primeiro foi uma medida cautelar que foi negada e o segundo um mandado de segurança.Ele tem pendente um agravo de recurso especial para que possa ser admitido pelo pleno do TRE. Se isso ocorrer Luciano poderá levar o recurso para julgamento no TSE.

 

 

Parceria com a Unit é questionado I

Um leitor enviou e-mail questionado o projeto de ensino superioR à distância do governo estadual em parceria com a Unit. Entre outras coisas o leitor questiona: Se não houve licitação como a Unit foi contratada num projeto que deve custar no mínimo R$ 200 mil por mês pagos pelo Estado? Não pode ter havido dispensa, já que a Unit não é a única no país que oferece estes curtos; Que tipo de fiscalização é feita sobre os serviços prestados?;

 

Parceria com a Unit é questionado II

O leitor alerta que no site da Unit e da Seed aparecem constantemente o secretário, o governador e prefeitos aliados. Ou seja, dá para perceber claramente que parte do dinheiro vai voltar em forma de propaganda política. “Ainda não entendi como o Sintese não fez nenhuma manifestação. Mais uma vez estou decepcionado com as representações populares”, disse o leitor que é sergipano e depois de alguns anos fora está – mas acompanhando tudo pela Internet – vai passar o final de ano em Sergipe.

 

Trabalho que vale a pena conferir

Quem gosta de turismo em Sergipe vale a pena conferir o trabalho realizado pelo jornalista Nairson Socorro através do site www.viajesergipe.com.br. Nairson é um dos poucos que trabalha em prol do turismo de Sergipe sem fazer alarde e o melhor, sem colocar os interesses pessoais acima dos interesses do Estado.

 

Hospital não paga insalubridade em Itabaiana I

De um leitor itabaianense:No Hospital Dr. Pedro Garcia Moreno Filho – Itabaiana – os servidores da enfermagem, limpeza, laboratório e setor de radiologia não recebem o adicional de insalubridade e periculosidade (para os técnicos de radiologia). A alegação da empresa SM, a empresa que terceiriza os trabalhos do hospital, é que os servidores não têm direito. A CLT em seu art. 189 cita que terá direito ao adicional de insalubridade respectivo todo trabalhador que exercer atividade ou operações insalubres.

 

Hospital não paga insalubridade em Itabaiana II

Prossegue o leitor:”Artigo 189 da CLT: `Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos`.No Hospital a risco biológico, considerado risco médio. Segundo NR 15. Porém o medo de perder o emprego faz os trabalhadores não denunciarem ao Ministério Público do Trabalho. solicito que esta informação seja repassada, a fim de que todos saibam o que esta acontecendo por trás desta empresa que  o governador João Alves  deixou de presente para todos os sergipanos”.

 

 

Tímidas homenagens ao Dia dos Direitos Humanos I

Ontem, dia 10, foi comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em 10 de dezembro de  1948 os países membros da ONU proclamaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O certo é que todos os dias devem ser dedicados aos direitos humanos, mas essa data serve como reflexão sobre os avanços e o quanto às nações podem avançar nesta área. No Brasil, diariamente cidadãos convivem com violações sistemáticas de direitos humanos, sejam elas nos direitos civis e políticos ou nos direitos econômicos, sociais e culturais. Muitos brasileiros não têm acesso à saúde, a educação, a justiça, ao trabalho e a segurança.

 

Tímidas homenagens ao Dia dos Direitos Humanos II

Escrita há 58 anos a Declaração Universal está mais atual do que nunca. Leia alguns trechos: “O reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo. O desconhecimento e o desprezo dos direitos humanos conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem. Considerando que é essencial à proteção dos direitos humanos através de um regime de direito, para que o Homem não seja compelido, em supremo recurso, à revolta contra a tirania e a opressão”.

 

Morte de Pinochet no dia dos Direitos Humanos

Por ironia do destino, o ditador chileno, Augusto Pinochet, morreu no Dia Internacional dos Direitos Humanos. Logo ele, que matou e torturou milhares de pessoas.

 

 

Marcos Prado é empossado na Academia de Medicina I

 A posse de Marcos Prado Dias, na Academia Sergipana de Medicina, foi marcada pela emoção e por brilhantes pronunciamentos. A sessão foi aberta pela Acadêmica Deborah Pimentel, presidente da entidade, com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda do 28º BC, com cenas no telão de uma galeria de médicos ilustres, já falecidos. Findo o juramento de praxe pelo empossando, o Secretário-geral da Academia, médico José Hamilton Maciel Silva, leu o Termo de Posse. Após receber o paramento tradicional da Academia (opa), por seus filhos Luciana, Fabíola e Marcos e o medalhão da Academia pela mãos de sua genitora, a Sra.Natália Prado Dias,  o novo acadêmico proferiu seu discurso de posse, ressaltando aspectos da vida  do médico e ex-senador da República Gilvan Rocha, patrono da cadeira 39.

 

 Marcos Prado é empossado na Academia de Medicina II

A saudação ao novo acadêmico foi feita pelo seu irmão e membro da Academia Lúcio Prado Dias, que expôs, em consistente oração, a brilhante trajetória do novo imortal em várias atividades desempenhadas por ele ao longo de sua vida, como médico, político, escritor e compositor. Um momento marcante foi o depoimento emocionado do Sr.Celso Dantas, ex-superintendente do INSS em Sergipe que, acompanhado do médico Sérgio Lopes no teclado, apresentou dois números musicais, um deles uma música de autoria do novo imortal, “Tema de José”. O evento, que marcou uma página importante da medicina de Sergipe foi prestigiada por amigos, familiares do empossado e do patrono,Dr.Gilvan Rocha, entre eles a Sra.Célia Dória Rocha, viúva de Gilvan e seu filho Wlademir Rocha, diversos intelectuais e membros da Academia.

 

Posto Samaritano da CVV de Sergipe

A AVISE mantenedora do CVV em Sergipe, fará realizar às 19hs de hoje, nas dependências da Escola de Gestão Penitenciária (Rua Boquim, n° 639) a cerimônia de instalação do Posto Samaritano  CVV de Sergipe. Estará presente no ato Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, Procuradora Geral do MP de Sergipe, convidada como patronesse do Posto Samaritano CVV em Sergipe. O convite foi feito pelo  Senhor Newton Lima da Silva, Presidente da AVISE. A secretária de Justiça e Cidadania do Estado, Georlize Oliveira também estará presente a inauguração. Ela estabeleceu uma parceria entra a Sejuc e a AVISE.A Associação Amigos da Vida da de Sergipe – AVISE foi fundada em 5 de julho de 2006 e está legalmente constituída. A Associação coordenou e executou os trabalhos de instalação do Posto CVV no Estado e contou com a participação de facilitadores do CVV de Salvador, que ministraram em quarenta e oito horas, o Curso intitulado “Programa de Seleção e Capacitação de Voluntários”. A página do CVV nacional é através do seguinte endereço: www.cvv.org.br

 

Frase do Dia

“Os homens se ocupam mil vezes mais em adquirir riquezas do que cultura e sabedoria, e, no entanto, o que somos contribui muito mais para a nossa felicidade do que o que temos”. Schopenhauer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais