Tecnologia e Comunicação: um ponto a refletir

Vivemos em um mundo digital; além de estarmos cada vez mais virtuais as coisas ao nosso redor continuam ficando mais inteligentes, mais rápidas e mais conectadas, tornando-se cada vez mais digitais.

O relacionamento com o cliente é digital; Os canais de negócios são digitais; Nossas conversas são digitais e nossas interações sociais estão sendo lentamente afetadas por esse mundo digital.

Com a existência de novas e emergentes tecnologias na última década, um fato inegável é que as tais tecnologias digitais deram uma enorme contribuição para melhorias em nossas vidas.

Facilitou e muito nossas vidas, nos possibilitando colocar um pouco mais de nossas atividades diárias na internet e permitindo assim a comunicação a longas distâncias.

No entanto, as desvantagens que as tecnologias trazem não podem ser ignoradas; é por isso que discutirei logo mais as consequências negativas que a tecnologia digital pode trazer para as interações sociais presenciais em nossos relacionamentos hoje.

Os seres humanos são feitos para formar relacionamentos, pois temos um desejo simplista de compartilhar nossas vidas com nossa família, amigos e colegas.

Essa interação social é importante, mas frequentemente complexa, pois as pessoas encaram a comunicação presencial de diferentes maneiras (através do tom, expressão facial, palavras etc.).

No entanto, hoje em dia, em vez de ficarmos pessoalmente com amigos, estamos sempre escolhendo nos comunicar através de mecanismos online, como aplicativos como o Facebook, Whatsapp, Instagram e muitos outros.

Essas ferramentas são apenas algumas das novas maneiras que oferecem formas de interação e engajamento, permitindo-nos estar o mais próximo possível um do outro do mundo virtual.

Eles fazem isso permitindo enviar mensagens de voz, fotos, vídeos e videochamadas on-line, além de enviar mensagens de texto.

No entanto, essas conversas carecem de conteúdo. Você nunca sabe quando alguém está sendo sarcástico, engraçado ou sério.

Mal-entendidos, falta de comunicação e suposições afetam a maneira como vemos os outros e acontecem com muita frequência quando não há comunicação presencial.

Hoje em dia as famosas carinhas amarelas entre outras expressões digitais denominadas emojis que são usadas ​​em aplicativos de mensagens de texto, dão ao remetente a capacidade de comunicar uma expressão facial de forma virtual.

Embora isso pareça ótimo porque a tecnologia permite que as pessoas se conectem instantaneamente de maneira remota em todo o mundo, há também uma sensação de desconexão.

O contato on-line ainda não é suficiente e falha em fornecer um toque pessoal, por exemplo, apesar de todos esses avanços, sempre sentiremos falta de uma comunicação pessoal face a face.

“Só depois que a tecnologia inventou o telefone, o telégrafo, a televisão, a internet, foi que se descobriu que o problema de comunicação mais sério era o de perto.”

Millôr Fernandes.

Para refletir!

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais