Tem médicos. Faltam compromisso e gestão

0

O blog não iria tocar mais neste assunto por algumas razões, entre elas (a principal), porque conhece vários médicos que realmente amam e fazem da profissão um sacerdócio, cumprindo fielmente o juramento de Hipócrates, fazer o bem, sem olhar a quem.  E esta parcela de médicos jamais colocará em primeiro lugar seus interesses financeiros, quando da atuação profissional.

Dignidade X Barganha – Existe uma diferença entre exercer a profissão com dignidade e fazer dela um instrumento de barganha, poder e manipulação do ser humano num momento delicado da sua vida, quando ele ou um parente está passando por um grave problema de saúde.

A repercussão da matéria divulgada no Globo, mostrando que pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que Sergipe é o  que tem a maior média de médicos que atendem pelo SUS em todo o país.

E se for analisar profundamente o problema é maior quando cerca de mais de 80% destes profissionais estão na capital. Mesmo com o “leilão” salarial de diversas prefeituras muitos optam por Aracaju porque tem outras atividades.

Motivos – Ontem, 11, a Infonet, publicou uma matéria sobre o assunto onde o presidente do Sindimed, João Augusto Alves Oliveira, afirmou que a pesquisa do Ipea veio confirmar o que o sindicato ‘martela’ há muito tempo. “O problema é que os médicos não estão na assistência por dois motivos: a falta de atrativos financeiros e a falta de condições de trabalho, o que vem causando um sério desgaste à categoria”, ressalta.

Tudo bem que os dois pontos são reais, mas não são os únicos e nem justificativas plausíveis. Se você trabalha em um local sem condições salariais e de estrutura qual o melhor caminho? Pedir para sair. É preciso também que lembre que todas as escalas nas redes (estadual e municipal) de saúde de Aracaju estão preenchidas e o que se vê são médicos faltando. Aliás, alguns sindicalistas cobram de todo mundo, mas não cobra de alguns médicos o compromisso com o paciente. Leia-se o caso de alguns médicos do Hospital João Alves que batiam ponto, recebiam, mas não cumpriam com seus horários. E as denúncias de repassar algumas cirurgias para a rede privada.

Gestores X Punições – E aí entra os gestores. Se a escala está preenchida e médicos estão faltando tome a providência correta? Ou prefere ficar refém de alguns médicos? Se o médico não tem compromisso com seu trabalho abra o devido processo disciplinar e rua.  O que não pode é continuar faltando médicos em postos de saúde e hospitais públicos, quando a escala está “preenchida” no papel.

O que não pode é o gestor fechar os olhos e ficar com medo de punir e demitir algum médico. Apesar de alguns poucos pensarem que são semi-deuses, não são não. E nem são insubstituíveis.

É preciso coragem. Sabe-se que a punição de médicos é muito difícil, pois inclui algumas questões: o Conselho Regional de Medicina abre investigação, mas dificilmente o corporativismo é deixado de lado. No caso do setor público a punição para médicos estatutários ou celetistas é muito demorada.

Amor a profissão X Descompromisso – “…Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. A Saúde dos meus pacientes será minha primeira preocupação…” Dois pontos do juramento de Hipócrates que a população aracajuana gostaria que fossem cumpridos na prática por alguns médicos.

Parte significativa veste o jaleco com amor a profissão. E muitos médicos estão cansados de conviverem não só com a falta de compromisso de alguns colegas, mas com a omissão de alguns gestores que tem o poder de resolver o problema, mas não tem coragem.

Que os gestores públicos façam a sua parte: Valorizando quem trabalha e colocando a rua aqueles que fingem que são médicos na rede pública.

E a receita foi deixada por Hipócrates: “Para os males extremos, só são eficazes os remédios intensos”.

Satisfação aos leitores
Uma informação para quem acompanha este blog há pouco tempo: o espaço gosta de comprar brigas, não com pequenos, mas com a chamada “gente grande” e foi assim com governadores, prefeitos, conselheiros, magistrados, Igreja Católica, Sintese e muitos outros.  Quanto mais ameaçam e botam a “tropa” na rede, como ontem, 11, para tentar desmoralizar este espaço, mais força e vontade  este jornalista tem para continuar seguindo o mesmo caminho.

Paz em meio à Tempestade
“Deus sempre nos dá conforto em meio à tristeza, paz em meio à tempestade, estabilidade em meio às mudanças, perdão em meio ao pecado e amor em meio ao ódio”. Pensamento chinês.

Magistério
O blog começa a acreditar que ninguém mais nesse Estado leva a sério as “promessas” do governador Marcelo Déda. É que ele havia prometido, via imprensa, a publicação do edital para o concurso do magistério na primeira semana de janeiro. Praticamente está chegando a terceira semana do mês, e nada de edital. Fazer o quê?

Bloco da Dadá na pipoca do Pré-Caju
E a pipoca este ano no Pré-Caju será recheada de blocos idealizados pela comunidade. O blog foi informado ontem que sairá em quase todos os dias o Bloco da Dadá. Não é a  famosa Dadá cozinheira baiana e dona de um dos mais badalados restaurantes de Salvador. A Dadá daqui refere-se a uma figura citada por um parlamentar em uma entrevista no ano passado.

“Dadá, cadê você?”
Todo mundo ficou sem saber quem era a “Dadá”. E aí um grupo de curiosos resolveu criar o bloco para ver se a Dadá

Muro invadindo a rua.

aparece no Pré-Caju. O lema do bloco: “este não tem mau humor e nem prisão de ventre”. E as camisas do bloco terão uma frase sugestiva: “Dadá, cadê você?”. Arrepare! Como diz o amigo Osmário!

Muro de construtora invadindo rua X Omissão da Emurb
E a Emurb parece que entrou em férias permanentes. Atenção prefeito Edvaldo Nogueira, chame o feito a ordem. Moradores do povoado Robalo (Zona de Expansão)  na Avenida 1, onde se localiza o Recanto das Chácaras, vão denunciar no MP a omissão da Emurb no caso da invasão da rua por um muro da construtora Cunha.

Alerta ao prefeito! A Emurb precisa fiscalizar a obra do calçadão
A reforma do calçadão da Avenida Beira Mar está sendo concluída e está bonita. Porém, quem caminha no local diariamente pode notar que em vários pontos o calçadão tem rachaduras, até mesmo na ciclovia e no piso tátil, para portadores de necessidades especiais. Da frente do Palácio de Veraneio até chegar a boate Augustus tem vários pontos com rachaduras e alguns quebrados. Será que a fiscalização da Emurb não tomará providencias? Será que a empresa entregará a obra desta forma?

Clivida será inaugurada no Shopping Prêmio
E o Shopping Prêmio, em Socorro, continua crescendo. Desta vez será inaugurada hoje, 12, a Clivida, um moderno Centro Médico com serviços de medicina e odontologia, sob o comando de uma equipe de profissionais renomados. E em breve estenderá os serviços para a área de oftamologia.

Modernidade
A Clivida começa com o que há de mais moderno na área com salas especificas acumputura,audiometria, espirometria/eletroencefalograma, endoscopia digestiva,ultrassonografia/ecocardiografia, laboratório com sala de coleta, sala de fisioterapia, além do consultório com diversas especialidades e diversos tipos de exames.

Conforto e comodidade
A Clivida chega em Socorro para atender não só a comunidade local, mas das regiões circunvizinhas com uma equipe qualificada, com equipamentos modernos e o mais importante com um preço com valores do mercado das chamadas clinicas populares. Porém, com um grande diferencial, numa localização privilegiada com conforto e comodidade para todos os pacientes.

Falta de energia
No início da tarde desta quarta-feira, 11, um acidente com um poste de alta tensão comprometeu o funcionamento da subestação Grageru, ocasionando a falta de energia elétrica em alguns bairros da capital sergipana e danificando alguns semáforos localizados no Centro e na Zona Sul de Aracaju.

Informações
Assim que tomou conhecimento do fato, o prefeito Edvaldo Nogueira entrou imediatamente em contato com a Energisa para obter informações sobre o problema.  "Algumas pessoas estavam preocupadas, pensando que tinha sido um apagão em toda a capital e recebemos reclamações de semáforos sem funcionar. A Energisa me informou que tinha sido um problema localizado e que, provavelmente até as 16 horas, tudo seria normalizado", afirmou o prefeito.

Agentes
Edvaldo solicitou ainda que todo efetivo de agentes da  Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fosse para as ruas. "Mobilizamos os agentes para garantir a fluidez do trânsito, principalmente porque a queda de energia aconteceu num horário de pico, quando as pessoas estão indo ao trabalho", informou Edvaldo, que acompanhou de perto o problema.Os agentes de trânsito foram encaminhados para os 12 principais semáforos  da capital.

PMN vai disputar Prefeitura de Aracaju
A Executiva Municipal de Aracaju do Partido da Mobilização Nacional (PMN), em reunião recente com dirigentes nacionais, mantém  Pré  candidatura a Prefeito.De acordo com Antonio Luiz, Presidente do PMN, hoje a agremiação conta com 4 pré candidatos a Prefeito:  o ex-deputado e Juiz Zé Rivaldo, o Veterinário Evandro Maestro, o Auditor e Advogado Paulo Roberto e   o Funcionário Público Ulisses Eduardo. “o nome do candidato será definido, em obediência ao calendário eleitoral, em Junho. Até lá ouviremos os correligionários e consultaremos  a população”, informou Antonio.

Crescimento
Para o pré-candidato Zé Rivaldo Aracaju entra no século 21 como cidade de médio porte e precisará de uma administração concatenada com o crescimento populacional e a explosão  territorial. “É preciso desenvolver soluções inovadoras, seguidas de regras de convívio pautadas na Constituição Federal, oferecendo aos aracajuanos uma cidade justa e confortável”, acrescentou  Zé Rivaldo.

Opções partidárias
Para o empresário e pré candidato a vereador Jota, a posição da direção em manter o interesse em disputar a eleição de prefeito de Aracaju foi acertada, pois, uma Democracia se faz com várias correntes partidárias oferecendo opções aos eleitores.A dirigente Nacional Thelma Zayra, corrobora o interesse da direção local e diz que a Executiva Nacional estimula, em todo o Brasil, o lançamento de candidaturas próprias.

Celular fora do trabalho pode dar hora extra I
FSP, de hoje, 12: Em tempos de popularização dos smartphones, uma lei que acaba com a distinção entre trabalho dentro da empresa e à distância, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no final de 2011, já gera polêmica entre empregados e empregadores. A legislação, que alterou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), diz que o uso de celular ou e-mail para contato entre empresas e funcionários equivale, para fins jurídicos, às ordens dadas diretamente aos empregados.

Celular fora do trabalho pode dar hora extra II
De acordo com advogados especializados, a mudança abre espaço para que funcionários que usam o celular para trabalhar após o horário de expediente, por exemplo, recebam horas extras por isso. Até agora, a legislação trabalhista colocava no mesmo patamar o trabalho no escritório e o feito de casa, mas não mencionava o uso de tecnologias que permitem que o funcionário possa produzir onde quer que esteja.

Casa Vogue retrata mobiliário Celi Decorações
A revista de decoração de maior conceito no Brasil lança em janeiro uma edição especial com projetos nacionais dos melhores arquitetos e decoradores do país. Entre os belíssimos projetos apresentados, cinco são sergipanos e assinados por profissionais consagrados no mercado da alta decoração no estado. As arquitetas Lilia Duarte, Cristina Barretto e a dupla Jô Almeida e Murilo Nascimento pontuaram o mobiliário com peças assinadas e exclusivas do Complexo Celi Decorações, um luxo aos olhos exigentes dos proprietários dos apartamentos mostrados na revista.

Prestígio e exclusividade
A Celi Decorações aparece no cenário nacional como uma das melhores lojas de móveis, com peças exclusivas, grifes italianas e uma vasta experiência no mercado de luxo. São quase 30 anos de história no segmento da alta decoração, loja pioneira em Sergipe com apresentação de mostras em suas vitrines assinadas por grandes profissionais. A Revista Vogue está nas bancas e os projetos sergipanos merecem o reconhecimento.

PELO TWITTER

www.twitter.com/FranciscoPippio  Massa critica se faz com muita gente teimando junto.

www.twitter.com/acsesmeraldo  O que está acontecendo no HUSE? Inversão de valores. Bandidos viram mocinhos e os mocinhos são perseguidos. Absurdo!

www.twitter.com/ildamello  Quem veste seda pura não inveja pano de chão. #ficaadica.

www.twitter.com/Edson_Bomfim  O voluntarismo derrapante e sem rumo do PPS é a cara da nova ordem estabelecida. A de que o melhor ataque é o ataque. Síntese argumentativa.

www.twitter.com/AndreiKampff  Tem coisas na vida que são como leite de saquinho: tem prazo de validade pequenininho!

www.twitter.com/Gilbertotv  Sempre na minha vida chutei o pau da barraca. Falava o que bem entendia. Para mim só existia a palavra dane-se. Troquei pelo…é necessário?

www.twitter.com/antoniaamorosa  Twitter e facebook é como beijo na boca: vicia que só a peste. Chega de tanta troca de bactérias informativas. Vacinas me interessam.

www.twitter.com/susanevida l Já pensou se a banda larga acompanhasse a velocidade de nossos pensamentos???

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Se não formos capazes de viver inteiramente como pessoas, ao menos façamos tudo para não viver inteiramente como animais". José Saramago, em Ensaio sobre a Cegueira.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários