Teoria do domínio do fato e a mulher do Cunha

por Kiko Nogueira Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico publicado no DCM no último fim de semana.

“Foi a mulher mais bonita que eu vi na minha vida. Eu não me senti digno de estar no mesmo lugar que ela”.

Assim um colega que trabalhou na Globo me relatou o encontro que teve com Cláudia Cruz, mulher de Eduardo Cunha. Ele fora contratado para trabalhar na emissora na época em que ela apresentava o jornal local no Rio de Janeiro.

Embora a justificativa tenha sido outra, Cláudia foi demitida por causa de Cunha, cujas “trapalhadas” — apud FHC — começavam a aparecer. Os dois se conheceram na Telerj.

Meu amigo acha que foi injusto. “Ela não tinha culpa pelas barbaridades do marido”, diz ele.

De acordo com a Justiça suíça, uma conta em nome de Cláudia pagou gastos de cartão de crédito, uma academia de tênis na Flórida e cursos na Espanha e no Reino Unido.

O dinheiro seria da propina da Petrobras, mais especificamente de um contrato de US$ 34,5 milhões relativo à compra de um campo de exploração em Benin, na África.

O treinador, mestre das raquetadas, se chama Nick Bollettieri, que tem no currículo aulas para estrelas como Andre Agassi, Boris Becker e as irmãs Williams.

Cláudia é uma mulher discreta. Teve seus 15 minutos de prorrogação de fama nos 50 anos da Rede Globo, quando reclamou, no Facebook de Valeria Monteiro, de ter sido esquecida pela emissora.

Escreveu o seguinte: “Fomos apagadas da história da TV Globo. Eu ainda processei a empresa pela maneira absurda que me demitiram injustamente, mas, mesmo assim, estou na memória da emissora e isso não se apaga. Quanto à você, não entendo… Será que não se lembram que apresentamos o Jornal Hoje juntas, quando nem maquiador para as apresentadoras havia? Quando não tínhamos figurino e, por diversas vezes, aparecemos no ar com a mesma cor de roupa? E lá se vão 26 anos. Eu era uma menina de apenas 21 quando fui contratada para apresentar o Bom Dia Rio. Você já estava lá! Linda! Ser apagada da história é muito ruim. Apresentei o Bom Dia Rio, RJTV 1 e 2, Jornal Hoje e Fantástico por vários anos! E, simplesmente sumi na poeira como castigo por ter acionado a empresa na Justiça, por ter sido injustiçada.”

Agora volta a ser notícia pelos motivos mais tortos, mais ou menos os mesmos que alçaram à fama Andressa Mendonça, a ex-senhora Carlinhos Cachoeira. Cláudia não sabia de nada? Algum jurista precisa explicar como funciona a teoria do domínio do fato com o amor de Eduardo Cunha.

Missa de 7º Dia – Alceu Ezequiel Monteiro, amanhã 14

Sônia Maria Gentil Monteiro, esposa, filhos, noras e neta, convidam demais parentes e amigos para a Missa de 7º Dia, que será celebrada em sufrágio de sua alma, no dia 14/10 (quarta-feira), às 19h30, na Igreja Jesus Ressuscitado. Desde já agradecem a todos que comparecem a este ato de fé e piedade cristã.

Veículos na praia: sem fiscalização
E as praias de Aracaju estavam cheias de banhistas no feriadão. Pena que por todos os lados tinham veículos estacionados nas

A praia invadida pelos veíoulos neste feriadão. Foto: César de Oliveira.

 areias, quadriciclos e tudo mais.Não tem fiscalização alguma. A SMTT e a CPRv fazem vistas grossas. A foto ao lado é do fotojornlista César de Oliveira. Não precisa dizer mais nada.

Desmoralização. Estacionamento proibido em frente a SSP
Deu no Periscópio do JC, de domingo: Se nem a polícia está disposta a cumprir a lei, quem estará? O caso dos carros da polícia que ficam estacionados em frente à sede da SSP, na Praça Tobias Barreto, é uma verdadeira desmoralização para a secretaria, além de uma afronta à sociedade. Para dar mais fluidez ao trânsito, o estacionamento no local foi proibido e há placas demonstrando isso. Mas para os carros da polícia é como se não houvesse nada. Quando a imprensa repercute o fato, os carros saem, mas depois voltam. Já houve até ameaças a agentes da SMTT que tentaram multar ou pediram a retirada dos veículos. Uma vergonha.

Mendonca Prado diz que foi convidado por 8 partidos, mas focará na segurança pública
Do Sergipe em Destaque: Respondendo aos burburinhos propagados pela imprensa, o secretário de Segurança Pública do Estado de Sergipe, Mendonça Prado, concedeu entrevista exclusiva ao programa Jornal da Xodó, na Radio Xodó FM, de Nossa Senhora da Glória, e desvendou os boatos, segundo ele, sobre sua possível candidatura para prefeito nas próximas eleições de 2016.

Preocupação do momento.
“Esta é a primeira vez que falo sobre a questão partidária. Quem ocupa cargo de secretário tem que ter muito cuidado com política. Tudo tem o seu momento, tudo tem a sua hora. No momento minha preocupação é a segurança pública. Claro que eu sou político e me orgulho disso, inclusive de não responder a nenhum processo judicial”, esclareceu.

Convite do presidente nacional do PP
Mendonça revelou ter sido convidado por oito partidos políticos a filiar sua possível candidatura. “Já fui convidado pelo PSB, pelo PCdoB, pelo  PSD, pelo PDT, PMN,por mais dois partidos e fui pelo PP numa situação diferente. O presidente nacional do partido me convidou para ingressar no partido e o colocou a minha disposição. Isso causou reação aqui em Sergipe. Na verdade não tem nada de concreto, estou aguardando os acontecimentos e não tenho definição sobre sigla partidária no momento”, ampliou.

Candidato em 2018
“Prefiro que seja assim, pois o Governador me nomeou para uma pasta difícil e complexa. Como sou homem que não tenho receio de fazer as coisas, se os desafios surgem, eu enfrento. O momento é de me dedicar à Segurança Pública, que já absorve todo o meu tempo. Agora estou desligado da política, mas sinto-me lisonjeado pelos convites que recebi dos diferentes partidos políticos”, afirmou o ex-deputado federal Mendonça Prado.Mas para dar esperança aos sergipanos, Mendonça Prado anunciou seu possível retorno à política. “Como estamos no período de buscar novos caminhos, em 2018, naturalmente sou um potencial candidato a deputado federal”, concluiu.

Transtornos causados pela feira do conjunto Medici. Sem resposta da PMA
Na semana passada o blog publicou no espaço do leitor um e-mail onde moradores reclamaram dos transtornos causados pela feira livre do conjunto Medici, com bancas espalhadas e veículos fechando a rua. A PMA vez ouvido de mercador e os moradores preparam uma manifestação para paralisar a feira no dia que é realizada. A reclamação não é no momento da feira, mas a falta de respeito tanto antes quanto depois.

Algumas das reclamações
Relembrando algumas das reclamações: 1 – na sexta feira 02/10, as bancas usadas pelos feirantes, apesar de desmontadas logo após sua realização, permaneceram espalhadas pelas duas ruas em que a feira ocorre, simplesmente atrapalhando o trânsito até a noite, inclusive comprometendo a circulação de automóveis;
2 – na quinta feira ontem, 08/10, por volta das 21hs, um veículo FIAT DUCATO parou no meio da rua, certamente estava abastecendo uma das bancas, e fechou novamente as ruas, impedindo o acesso dos moradores a algumas ruas do conjunto, obrigando-os a fazer voltas e arrodeios desnecessários, uma vez que, em que pese a importância da feira, o interesse de um feirante – ou mesmo de toda a feira – de forma razoável, precisa se adequar, e não se sobrepor aos direitos dos moradores.”

OAB/SE lança Edital de Convocação das Eleições
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) lançou, na sexta-feira, 09, o Edital de Convocação das Eleições para o triênio 2016/2018, dos membros do Conselho Seccional e de sua Diretoria, dos Conselheiros Federais, e da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados. As eleições serão realizadas no dia 27 de novembro, nos municípios de Aracaju, Itabaiana, Estância, Propriá, Lagarto e Nossa Senhora da Glória, entre 10 e 18 horas, com a utilização de urnas eletrônicas.

Votação obrigatória
A votação é obrigatória para todos os advogados e advogadas inscritos na Seccional, adimplentes com o pagamento das anuidades. Para votar é necessário apresentar a Carteira de Identidade profissional ou um dos seguintes documentos: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte.

Hoje chapa pode ser registrada
A partir de hoje, 13, primeiro dia útil seguinte à publicação do edital, até o dia 28 de outubro, serão admitidos registros de chapas completas, a serem dirigidos ao Presidente da Comissão Eleitoral e realizados na Secretaria/Protocolo do Conselho Seccional da OAB/SE. Pela primeira vez nas eleições da OAB, as chapas deverão atender ao mínimo de 30% e ao máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Comissão eleitoral.
A Comissão Eleitoral é constituída pelos advogados Sidney Amaral Cardoso, OAB/SE 2498 (Presidente), Fernando de Araújo Menezes, OAB/SE 2662, João José Souza Pereira, OAB/SE 6307, Rodrigo Freire de Amorim, OAB/SE 6764, e Valdson Luiz Ferreira dos Santos, OAB/SE 1749.

Novo jornal da Ilha 1ª Edição
Estreou na última segunda-feira (05), na Ilha FM, o novo Jornal da Ilha 1ª edição. Ancorado por Jailton Santana e Magna Santana, o jornal ganhou um novo formato e ficou mais dinâmico. A mudança tem por objetivo agregar valores jornalísticos, tornando o programa ainda mais respeitado pela sociedade sergipana.Além do Jornal da Ilha, que vai ao ar de segunda à sexta, das 06h às 09h, em 1ª edição, e das 17h às 19h, em 2ª edição, o ouvinte continuará bem informado com o Direto da Redação, com notícias de Sergipe e do Brasil.Independência, ética e responsabilidade social são as palavras de ordem do novo Jornalismo da Rede Ilha.

Antecipação 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) disponibiliza a partir de hoje, 13, a antecipação do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS. A antecipação é mais uma forma de disponibilizar crédito beneficiando os correntistas do banco.

Forma rápida
O cliente não precisa esperar até o recebimento da 2ª parcela, uma vez que poderá antecipá-la de forma rápida, prática e sem burocracia nas agências e Postos Banese existentes em Sergipe. O valor antecipado será debitado automaticamente da conta do aposentado ou pensionista quando o INSS realizar o pagamento da parcela.

Inovação
Segundo o Diretor de Crédito e Serviços do Banese, Edson Caetano, “o banco possui a preocupação de dar um salto à frente na inovação de bons e novos produtos que atendam ao nosso público. Para isso, estamos sempre investindo em um portfólio de produtos que atenda toda a população”, explica.Esta edição traz algumas novidades, como o Baile da Melhor Idade, que acontecerá no Casarão de Cultura, e o Sarau do Coreto, que contará com a apresentação de bandas alternativas, como a Lacertae, e de músicos do município de Tobias Barreto. “Esta é uma forma de oportunizar um espaço para que os artistas locais se apresentem e mostrem o trabalho”, conta Josenilson Bispo.

Fórum
A programação ainda contempla o Fórum dos Dirigentes e Secretários de Cultura e apresentação do cortejo folclórico. A já tradicional participação das escolas tobiense está mais do que confirmada. Ao todo serão 10 apresentações estudantis, entre espetáculos cênicos e musicais, no palco principal do Tobiarte. “Esses jovens são, juntamente com as companhias teatrais, a grande atração do festival”, destaca Bispo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/alanbarretoso  Os dois jornais de maior credibilidade no Brasil hoje são estrangeiros, El País e BBC.        

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Situação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, cada vez mais se complica com as informações dadas pelo Ministério Público da Suíça.

www.twitter.com/ptadeu_pt  Faz poucos meses e ele era o primeiro-ministro, tutor do país, juiz da moral alheia. Agora está a caminho da cadeia.

www.twitter.com/brasil_fotos  Suplente de deputado num partido nanico, Cunha tirou a sorte grande ao ser nomeado por  Collor p/ presidir a Telemar.

www.twitter.com/requiaopmdb  Para o Malafaia o Cunha deu dignidade a Câmara.

www.twitter.com/braynerr  Eduardo Cunha ameaça jogar lama no ventilador contra os tucanos.

NOTAS PÚBLICAS

Nota de Esclarecimento – Rosário do Catete

Na última sexta-feira (09), o programa Cidade Alerta, da TV Atalaia, colocou no ar uma matéria sobre a irregularidade de diversas prefeituras em relação ao contrato com a Estre, incluindo Rosário do Catete, alegando que o pagamento feito à Empresa Estre é feito sem fiscalização do montante do lixo recolhido das ruas. Rosário do Catete não tem contrato com a Estre, a empresa está instalada no município através de um acordo aprovado na Câmara Municipal, em que o lixo seria depositado no território sem pagamento. Portanto, a gestão atual da Prefeitura de Rosário do Catete não tem nenhum vínculo em termos de pagamento.

Nota de Esclarecimento –  Prefeito de Itabaiana não praticou improbidade administrativa

Documentos enviados ao MP comprovam lisura no processo licitatório e cancelamento de contratos com empresas investigadas

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, não praticou nenhum ato de improbidade administrativa nem no caso da merenda escolar nem em qualquer outro seguimento da administração. O Ministério Público está ouvindo todos os gestores dos municípios que mantinham contratos com empresas citadas na reportagem do SBT. Isto é: faz parte do trabalho de apuração das denúncias que foram feitas pelo repórter Roberto Cabrini. No Caso de Itabaiana, as empresas JOMAC e GAMA ganharam processo licitatório feito dentro da lei, sem qualquer irregularidade e os preços praticados condiziam com os de mercado e muitos inclusive abaixo. Isso pode ser comprovado através da documentação já enviada pela prefeitura ao MP. Mesmo assim o prefeito cancelou o contrato com as duas empresas e determinou uma nova licitação somente dos itens por elas fornecidos. Afinal os alunos não podiam ficar sem a merenda. De novo o processo foi realizado  obedecendo a lei. Essas empresas, conforme determina decreto do prefeito, estão impedidas de manter qualquer ligação com a prefeitura de Itabaiana; Valmir informa ainda que toda documentação solicitada pelo Ministério Público foi enviada, comprovando a lisura em todo processo. Portanto, o prefeito de Itabaiana segue tranquilo e à disposição do MP para prestar qualquer esclarecimento. "Quem age com honestidade não se preocupa com qualquer processo de investigação. Ao contrário, colabora, assim como estou fazendo e farei sempre que necessário", disse o prefeito. Algumas matérias que circulam nas redes sociais estão recheadas de sensacionalismo, inclusive  com objetivo de chantagear o prefeito, que por conta da crise financeira suspendeu gastos com mídia, o que acabou contrariando interesses. "Não tenho medo de chantagens porque administro o dinheiro público com responsabilidade, transparência e honestidade", finalizou Valmir de Francisquinho.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Ainda que não te ocupes de política, ela se ocupará, de ti.” Yves Montand, ator e cantor francês, nasceu em 13 de Outubro de 1921 e morreu em 1981.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais