TPM: um problema feminino com hora marcada

Procure demonstrar firmeza em todos os momentos. A pessoa sem coragem de defender suas opiniões é como uma folha na ventania. Nunca sabe para aonde está sendo levada. (Abade Saint Honoreth)

Irritação, inchaços e dores de cabeça, são  sintomas que fazem parte da realidade de milhões de mulheres durante o período que antecede a menstruação decorrente deles é que a tensão pré-menstrual, vem despertando o interesse de ginecologistas do mundo inteiro. Por causa disso os ingleses chegaram a sugerir ao Parlamento que mulheres com TPM tivessem penas abrandadas caso cometessem qualquer delito durante as crises. O que revela o reconhecimento das mudanças que a síndrome provoca no psiquismo feminino.

Como constatam os médicos, a tensão pré-menstrual é uma doença e precisa ser tratada adequadamente, sob o risco de causar problemas graves à saúde delas.

Definida como “um conjunto de alterações no organismo da mulher no período anterior à menstruação” a TPM passou a ser reconhecida pela medicina como uma síndrome responsável por diversas mudanças orgânicas e psicológicas em uma entre cada cinco mulheres, por isso a paciente com tensão pré-menstrual queixa-se de diversos sintomas.

Irritação, explosões nervosas por pequenas coisas, ansiedade e agressividade são as principais mudanças de comportamento, enquanto dor na cabeça, nas mamas e na região pélvica, e inchaço pelo corpo são as mais importantes alterações orgânicas.

A causa mais sugestiva da TPM está diretamente relacionada com a oscilação hormonal do progesterona, hormônio produzido pelo organismo feminino, cujos níveis se elevam no período próximo da menstruação. Sabe-se que a TPM está ligada ao hormônio, já que as mulheres que sofrem com a síndrome apresentam seus sintomas sempre na mesma época, ou seja, na segunda metade do ciclo menstrual, após a ovulação.

Na prática, a frequência da TPM varia entre duas semanas (nos casos mais severos) a um dia de chegada da menstruação.

A síndrome se inicia quando o organismo feminino começa a reter líquidos, o que se manifesta de forma generalizada em várias regiões do corpo, por exemplo o aumento das mamas é decorrente dessa retenção, consequentemente com o volume maior do que o normal, os seios ficam sensíveis, muitas vezes até dolorosos; já no abdômen, o desconforto é causado pelo mesmo mecanismo.

A retenção hídrica faz com que os órgãos da digestão fiquem embebidos de líquidos e, com isso, passem a trabalhar de maneira mais lenta, mais gradual, desencadeando com isso uma maior formação de gases no aparelho digestivo, tornando o abdômen volumoso e também sensível.

Pelo mesmo processo, a dor de cabeça se manifesta tão pontualmente em algumas mulheres que serve como um aviso de que a menstruação está para chegar em breve. Com a retenção de líquidos por todo o corpo, o cérebro incha, e o edema cerebral provoca a dor de cabeça. É também essa retenção que impregna os centros nervosos da ansiedade, fazendo com que algumas pacientes sintam palpitações nessa época.

Durante a TPM também o desejo sexual é afetado, em algumas mulheres, pelo desconforto que sentem, tornam-se apáticas, desinteressadas, já em  outras apresentam maior desejo sexual devido ao aumento do nível sanguíneo na pelve. Essas manifestações são visíveis, palpáveis e até mensuráveis. Convém acrescentar que existem mulheres que apresentam um aumento de peso global do organismo de 2 a 3 quilos antes da menstruação. Nos casos mais leves, há apenas uma leve dor de cabeça pouco antes da menstruação.

O que sabemos é que as maiores vítimas da TPM são de nível sociocultural mais alto, por que, com certeza é muito difícil encontrar pacientes de baixa renda com sintomas da TPM. É lógico que as preocupações das mulheres das classes mais baixas são mais voltadas para a sua própria sobrevivência, ou seja a luta pelo dia a dia e pela saúde básica faz com que as menos favorecidas economicamente não apresentem tensão pré-menstrual.

A mulher não realizada, frustrada com o seu modo de viver, porém, frequentemente costuma apresentar com maior frequência TPM. Acreditamos

ser muito errada a ideia de que os menos favorecidos economicamente são frustradas com a vida, em nossa pequena experiência geralmente ocorre o contrário.

Então o segredo é estar de bem com a vida? Provavelmente.

Observamos que a TPM é marcante nas mulheres que estão sofrendo desencantos pessoais ou profissionais. Mulheres que levam um cotidiano insatisfatório sentem falta de reconhecimento das pessoas pelo seu trabalho e pelo seu valor, tem tendências a ver os sintomas piorarem com o estresse.

A idade é outro fator agravante, depois dos 30 anos crescem as chances de sofrer o desconforto da TPM, bem mais acentuado do que nas jovens, e isso tem uma explicação muito simples: a grande variação na produção hormonal.

Tratamento

O tratamento da TPM é baseado em medicamentos, dieta balanceada e exercícios.

Medicamentos – Alguns conseguem agir de forma específica, mas em geral se indica um conjunto de medicações que podem conjugar diuréticos, analgésicos e tranquilizantes ou de acordo com orientação médica especializada (ginecologista ou endocrinologista) medicação hormonal específica para o caso.

Psicoterapia – é um complemento muito importante para a condução multidisciplinar e interdisciplinar do tratamento da TPM.

Exercícios – As sedentárias são as que mais sofrem, por que a prática de atividade física ativa a circulação sanguínea, ajuda a eliminar o excesso de líquidos do organismo e libera adrenalina (o que provoca inicialmente agitação), endorfina (de efeito calmante) e serotonina (que auxilia na transmissão do estímulo nervoso). Durante o período pré-menstrual, as caminhadas são aconselháveis.

Alimentação controlada – Alimentos que ajudam a reter líquidos devem ser evitados, enquanto aqueles que auxiliam na eliminação de água precisam estar presentes na dieta. Quem apresenta os sintomas da TPM deve evitar principalmente alimentos salgados, doces, chocolates ou os ricos em fosfato, como, por exemplo, os derivados de trigo, milho e grãos. Portanto uma consulta ao nutricionista pode ser uma iniciativa saudável no tratamento da TPM.

É muito importante procurar um médico ao perceber os sintomas da TPM, a grande dificuldade em tratar está diretamente ligada à falta de percepção da paciente em associar os desconfortos frequentes a existência da síndrome, chamamos aqui muita atenção de que praticamente a unanimidade no tratamento da TPM é de que uma boa qualidade de vida sempre evita ou atenua o aparecimento dos sintomas.

Boa Semana, de preferência sem TPM.

MAKTUB!!!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais