Traíras em cardume

Passadas as convenções partidárias, os candidatos a cargos eletivos vão se ocupar agora com a propaganda eleitoral, visitas aos eleitores, organização de comícios, passeatas, carreatas e o famoso corpo a corpo. Todas são atividades importantes, principalmente para os postulantes a cargos majoritários. Aconselha-se, contudo, que os candidatos evitem os traíras, que nesta época aparecem em cardumes prometendo rios de votos em troca de muito dinheiro. Geralmente são lideranças políticas que aproveitam o prestigio que têm na região para faturar com os desavisados. Alguns traíras conseguem vender o mesmo curral eleitoral a mais de dois candidatos. Pior é que a vítima não pode se queixar contra o golpista, pois a compra de votos é ilegal e, por isso mesmo, realizada sem recibo. Ademais, político que faz esse tipo de transação merece mesmo ser enganado para aprender que o povo não é gado para ser vendido.

Prova de fogo

Digna de todos os elogios a ação dos bombeiros sergipanos, que resgataram com vida três das quatro vítimas do desabamento de um prédio de quatro andares em construção na Orla de Atalaia. A bem sucedida operação, que durou quase 40 horas e envolveu policiais civis e militares, equipes do Samu e da Petrobras, foi a primeira prova de fogo do novo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Dória.

Justa homenagem

Pelo twitter, a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), parabenizou os bombeiros sergipanos pelo resgate das quatro pessoas soterradas nos escombros do prédio que desabou em Aracaju. Por sua vez, o governador Jackson Barreto (PMDB) determinou a condecoração honrosa de todos os bombeiros que trabalharam durante quase 40 horas para salvar o casal e os dois filhos. Infelizmente, o bebê Ítalo Miguel morreu a caminho do hospital.

Boa ajuda

O dublê de político e empresário Edvan Amorim (PR) pode não ser eleito deputado estadual em outubro, mas a candidatura dele será de grande serventia para o Ministério Público Federal. Aquele órgão quer saber se as rádios Ilha, FM de Propriá, e Imperatriz de Tobias Barreto pertencem mesmo a Edvan. O MPF já pediu e obteve autorização ao Supremo Tribunal Federal para que a Polícia Federal investigue de quem são realmente as três emissoras. Certamente, a declaração de bens do candidato entregue à Justiça Eleitoral ajudará por demais a sanar dúvida tão atroz.

Pé na estrada

O MST promove sexta-feira próxima a 12ª Marcha dos trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sergipe. Será a partir das 19h, com saída no viaduto de acesso a Aracaju pela BR-101 e chegada na praça General Valadão, no centro de Aracaju. Alí acontecerá um ato público prestigiado pelos diversos movimentos sociais e, naturalmente, por grande número de candidatos e seus respectivos cabos eleitorais.

Mão de obra

Aracaju foi a 18ª cidade brasileira que mais gerou emprego com carteira assinada no primeiro semestre deste ano, enquanto Capela aparece na 38ª posição entre as que mais desempregaram nos seis meses de 2014. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, a capital de Sergipe gerou 4.698 empregos, no mesmo período em que 1.542 pessoas foram desempregadas em Capela.

Boa parceria

A Secretaria Estadual da Fazenda vai repassar para a Justiça Eleitoral informações econômico-fiscais de candidatos a cargos eletivos, comitês financeiros e partidos políticos. Acordo neste sentido foi firmado entre a Sefaz e o Tribunal Regional Eleitoral. Segundo o presidente do TRE, desembargador Cezário Siqueira Neto, o compartilhamento de informações auxilia muito nas ações, além de possibilitar a troca de experiências e conhecimento.

Primeira caminhada

O governador e candidato à reeleição Jackson Barreto (PMDB) iniciou por Socorro as caminhadas que pretende fazer durante a campanha. “queremos continuar esse trabalho que está dando por levar melhorias a todo Sergipe”, disse o peemedebista. Segundo ele, somente naquele município o governo estadual investiu nos últimos anos mais de R$ 160 milhões em obras diversas. “E vamos continuar investindo”, prometeu.

Governos criticados

"São Cristóvão precisa virar essa página de esquecimento por parte dos governos municipal e estadual”. Quem pensa assim é o candidato a governador Eduardo Amorim (PSC). Enquanto apresentava suas propostas aos moradores do povoado Apicum, ele afirmou que os serviços públicos precisam atender a quem realmente precisa, o nosso patrimônio histórico deve ser revigorado e conservado. “Não é isso que observamos aqui", reclamou.

Os diferentes

Entre os candidatos a deputado estadual por Sergipe existem aqueles que vão chamar a atenção pelos apelidos registrados no TRE. Conheça algumas das alcunhas cujos donos estão de olho em seu voto: Cabeça, Babí, Baiano, Blackmalê, Danilo Astral, Dedé das Domésticas, Dentinho, Dois Anjos, Edmilson do Pastel, Empreguete, Grilo, Lobo, Papai Noel, Popai Eventos, Rolinha, Zacão do Povo, Shaullin e Tiririca de Aracaju. Tens preferência por algum?

Recorte de Jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia em 24 de novembro de 1896

Resumo de Jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais