Transporte escolar: municípios burlam licitação SEED

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O novo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, precisa enfrentar de frente uma irregularidade que persiste em alguns municípios por conta da influência política: convênios irregulares da SEED com prefeituras, mesmo tendo um contrato de licitação legal em vigor através de vários lotes para todos os municípios e com várias empresas para transportar alunos da rede estadual de ensino.

Um exemplo: o município de Itaporanga D`Ajuda onde um vereador de oposição vem recebendo reclamações da comunidade devida a péssima qualidade dos ônibus conveniados, que são velhos e inseguros. Já na licitação, os ônibus têm no máximo sete anos, com motoristas qualificados e dentro da segurança exigida.

O secretário Jorge Carvalho tem que verificar porque algumas prefeituras agem corretamente e quando o convênio acaba partem para o contrato licitatório legal feito pela SEED. Outras, como no caso de Itaporanga, tentam renovar um convênio irregular e que a SEED não deveria pagar mais.

Pelo jeito o caso vai parar no MPE e até mesmo no MPF (envolve recursos federais), para que a licitação seja respeitada por todos os prefeitos.

Sukita blefa ou prevarica ao ameaçar senador Valadares em entrevista?
Como ex-autoridade e político o ex-prefeito de Capela, Sukita tem obrigação de mostrar aos sergipanos os “documentos” que diz ter com denúncias contra o senador Valadares. Em tom de ameaça, Sukita pediu ontem, 24 no programa de George Magalhães, na 103 FM, que o senador deixe de lhe perseguir “se não quiser que entregue documentos na rede Globo.”

Mais um blefe
A ameaça de Sukita parece ser mais um blefe dele, já que a Justiça resolveu arquivar a ação dele contra membros do PSB no caso da assinatura de renúncia da candidatura. Desesperado, Sukita atira para todos os lados e já procura adversários que no ano passado ele xingou de nomes impublicáveis no palanque eleitoral. Tudo pela conveniência pessoal dele, nada mais.

Antigo prédio da Vila Romana – Abrigo de marginais
Alguém precisa tomar alguma providência em relação às ruínas do antigo prédio da Vila Romana, na Avenida Adélia Franco, próxima ao Palácio de Despachos, pois não é possível que marginais transitem durante o dia e a noite incomodando moradores das redondezas e transeuntes, utilizando-se do local como abrigo para a prática dos seus ilícitos e ninguém faça absolutamente nada. Um absurdo! Com a palavra as autoridades competentes.

Esclarecimento deputado João Daniel 
Com relação à nota publicada no blog, ontem,, dia 24, intitulada “Deputado incentiva invasão”, gostaria de esclarecer ao colunista que sempre dei apoio à luta dos trabalhadores sem-teto e estive, no último domingo, na assembleia realizada pelos ocupantes da área localizada às margens da rodovia SE-100, em Pirambu. Nosso mandato sempre estará ao lado dos trabalhadores para encontrar uma solução, inclusive para estas 1.500 famílias que lutam por moradia digna.

Esclarecimento deputado João Daniel  II
Inclusive na última quinta-feira, dia 19, participei, juntamente com representantes do Movimento Sem Teto de Pirambu e do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), de audiência com o secretário de Estado da Casa Civil, Belivaldo Chagas, para tratar da busca de solução para estas famílias que lutam pelo direito às terras da União e precisam do apoio do governo do Estado.

Risco de graves acidentes
É preciso uma solução para poças de água em curva quase em frente ao restaurante San Choppança no sentido Centro/Atalaia. Quando chove poças são formadas no local e a área é cheia de postes, mesmo transitando sem excesso de velocidade os motoristas são surpreendidos. É preciso que o DER, que recentemente foi o responsável pela reforma da ponte, tome as devidas providências.

Audiência com ministro
O presidente da Codise, Sérgio Reis, o deputado federal Fabio Reis (PMDB) e o presidente da junta comercial de Sergipe, George Trindade, estiveram ontem em Brasília, onde visitaram o ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e comércio exterior, Armando Monteiro.

Parceria
Eles discutiram a parceria com o ministério na realização de pesquisas para a área de desenvolvimento econômico e conheceram os programas que vêm sendo empreendidos pelo ministério para para fomento de distritos industriais e criação de uma agenda positiva para  o desenvolvimento econômico do estado.

ZPE em Sergipe
Também foi discutida a renovação da ZPE em Sergipe, que fica no município de Barra dos Coqueiros, e a criação de uma agenda para a discussão das dificuldades da ZPE, que passam pela melhoria da logística do Porto de Sergipe.

Contribuição
O Ministro Armando Monteiro se colocou à disposição da Codise e do deputado Fábio Reis, disponibilizou sua equipe para aprofundar as discussões e ainda demonstrou grande interesse em contribuir com as iniciativas que possam dinamizar a indústria em Sergipe. Monteiro ainda destacou a alegria de receber em seu gabinete o ex-deputado federal Sérgio Reis, de quem foi colega na Câmara Federal, ambos integrantes do PTB.

Mitidieri cobra conclusão BR-101
O deputado Fábio Mitidieri (PSD), em audiência com o ministro dos Transportes Antonio Carlos Rodrigues, ontem, 24,cobrou maior empenho no sentido de agilizar a recuperação do trecho do km 94, da BR 101, que cedeu no dia 22 de junho de 2014 e desde então nenhuma providência foi tomada no local.

Celeridade
Fábio ainda lembrou ao Ministro que essa via é por onde passa todo o tráfego da região Nordeste. Na oportunidade o parlamentar aproveitou para solicitar celeridade nas obras de duplicação dessa mesma BR, até a divisa com Alagoas, no sentido norte (Aracaju – Propriá), que se arrasta  por alguns anos para sua conclusão.

Reforma política
O requerimento solicitado pela deputada Silvia Fontes sobre a reforma política foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. E ontem, 24, a deputada viajou à Brasília para convidar o presidente da comissão especial da reforma política, Rodrigo Mais (DEM-RJ) e o relator Marcelo Castro (PMDB-PI) para vir ao nosso estado debater sobre o tema.

Piso salarial para advogados contratados em Sergipe
Ontem, 24, o deputado estadual Georgeo Passos (PTC) apresentou na ALESE indicação na qual sugere que o Governador do Estado apresente um projeto de lei para a instituição do piso salarial dos advogados contratados no estado de Sergipe.

Debate
Para Georgeo, “esta questão é o foco de constantes debates em diversos Estados, sendo que alguns já estabeleceram um piso salarial para a categoria”. “A implementação do piso é um reconhecimento à categoria e tem fundamental importância, sobretudo, aos profissionais mais jovens e recém formados”, concluiu.

Compromisso diário
Ao fazer o primeiro pronunciamento da nova legislatura a deputada Maria Mendonça (PP), agradeceu a Deus pela nova oportunidade. ““Representar um povo que clama por melhorias em todos os aspectos da vida social é, antes de tudo, estar sensível aos seus apelos. Portanto, peçamos a Deus a serenidade e o discernimento capazes de nos ajudar no desempenho de nossa função”, disse, ao acrescentar que é dessa forma que costuma caminhar pela vida pública: honrando a Deus através do compromisso diário de sua labuta.”

Eleitores

A deputada lembrou a importância do compromisso com os eleitores que os parlamentares têm, uma vez que eles são servidores públicos que representam as diferentes camadas da sociedade e é para elas que devem voltar seu olhar. “Ao tempo que nos deixa honrados, certamente nos preocupa e nos desafia a tarefa que nos incumbiram os 35.192 eleitores,” disse.

Agradecimento
A deputada aproveitou para fazer um agradecimento especial aos eleitores que confiaram em suas propostas durante a campanha eleitoral do ano passado. “Devemos dizer que fizemos uma campanha modesta, com poucos recursos. Porém, não podemos negar: vimos nos olhos e no coração de vários sergipanos, principalmente da nossa Itabaiana, o sentimento de confiança, estímulo e força para que permanecêssemos nesta Casa. Fomos votada por todo Sergipe. Agradecemos a cada um de vocês, amigos e amigas, que confiaram e confiam em nossos propósitos”, disse, lembrando também das lideranças políticas,

Valmir Monteiro lamenta apoio do DEM  a Jackson na ALESE
O deputado estadual “Valmir da Madeireira” (PSC) vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, em entrevista a setores da imprensa do Estado hoje (24), lamentou que o DEM, liderado em Sergipe pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho, esteja dando sustentação ao governo de Jackson Barreto (PMDB) na Assembleia Legislativa. O deputado confirmou que a bancada do partido está oficialmente na base aliada do governador.

DEM
“Fico bastante abismado com tudo o que estou vendo aqui! Já pensou a senadora Maria do Carmo (DEM) aderindo ao governo do Estado e ao governo federal? Eu não entendo essa posição do DEM nesta Casa. O partido faz oposição ao governo há muitos anos e, inclusive, na última eleição teve candidata a senadora”. Valmir disse que os dois deputados do DEM, Augusto Bezerra e Goretti Reis fazem parte da base aliada.

Novos recursos
O senador Eduardo Amorim (PSC) recebeu ontem, 24, o prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa, que estava acompanhado do secretário de Obras e Planejamento, Moacir Santana. Na pauta da reunião, a liberação do financeiro para construção de novas creches e quadras poliesportivas. Há a intenção de implantar um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que deverá ser localizado no bairro Oviêdo Teixeira no município serrano.

Novos recursos I
Já nesta quarta-feira, 25, Eduardo acompanhará o prefeito Valmir em audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. O parlamentar e o prefeito reforçarão recursos para urbanização dos canteiros ao longo da BR-235, no perímetro do Rio das Pedras, Bairro da Torre e Riacho Doce. “

Compensação
O prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva e o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, participaram ontem, 24, de uma reunião com outros municípios que tem barragens e geração de energia da Usina de Xingó. Canindé e Paulo Afonso são os municípios que mais perderam financeiramente depois que diminuiu o valor da energia gerada. A luta de Heleno é para que Canindé e outros municípios, recebam uma compensação financeira pelo que deixaram de arrecadar.

Começou a XIV Semana Pedagógica
Com a palestrada Especialista em Gestão Escolar, Anabel Santos, foi aberta ontem, 24, a XIV Semana Pedagógica do Município de Pirambu, que se estende até amanhã, 26.O encontro contou com a participação de 59 pedagogos, além de auxiliares de creches, monitores do programa Mais Educação e assistentes administrativos das Escolas da Rede Municipal de Ensino, perfazendo um total de cerca de 80 pessoas.

Expectativa
Na última segunda-feira, 23, o secretário municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, participou do programa “Batalha na TV”. Um dos temas abordados durante a entrevista foi o retorno das atividades da Câmara de Aracaju ,além das perspectivas para este ano. Junto ao amigo e vereador Anderson de Tuca, o secretário mostrou grande expectativa para os trabalhos entre os Poderes Executivo e Legislativo durante os próximos meses.

Frei Paulo: prefeito consegue reduzir pena
A 2ª Câmara Cível do TJSE julgou na última segunda-feira, 23, a apelação do prefeito de Frei Paulo, José Arinaldo Filho, de uma condenação. Por maioria, o prefeito conseguiu retirar a pena de 3 anos de cassação dos direitos políticos  e diminuir de 20 para 5 remunerações de prefeito na multa. Foi mantida a proibição para contratar com o Poder Público e receber benefícios ou creditícios através de pessoa jurídica pelo prazo de 3 anos.

Laranjas
O semanário Cinform desta semana publicou uma matéria onde a oposição de Frei Paulo denuncia que a prefeitura estaria usando laranjas para alugar imóvel. Com certeza o MPE e os órgãos fiscalizadores já estão fazendo diligências para apurar a denúncia.

PELO TWITTER

www.twitter.com/capsamuel  Será que o governo vai dizer que a morte do taxista também foi guerra do Trafico de Drogas.

www.twitter.com/flavaofraga  Ter esperança, não significa viver estaticamente à espera. Ter esperança é nunca desistir de lutar, pelo que Deus revelou ao teu coração.

www.twitter.com/ffariajr  Ás vezes quando passamos por momentos difíceis, nos perguntamos onde está Deus. Lembre-se: é durante prova que professor fica em silêncio.

www.twitter.com/Mmauriciolobo  Existe um discurso sensacionalista na mídia sergipana,quando o Estado combate o crime e o criminoso morre na ação,eles incriminam os agentes

www.twitter.com/eduguim  Globo prega hoje entrega do pré-sal às petroleiras estrangeiras. Quer que suguem o petróleo e levem embora pagando apenas os impostos.

www.twitter.com/jsantana61 Mobilizar a cidadania para ir às ruas em protesto contra a corrupção: APOIADO. Mas por um impeachment até agora imotivado: REPROVADO. Ao invés de ir à ruas em 15/03, seria mais emblemático os revoltados on line irem no dia 31/03, em homenagem à "Gloriosa Revolução de 64".

DO LEITOR

Carta de agradecimento de Dida Araújo emocionou
Do leitor Rabelo Filho: “Caro Cláudio, como é significante e um prazer amanhecer diariamente sendo informado pelos fatos do nosso querido Sergipe. Em especial na última segunda-feira, quando fiquei emocionado ao ler a carta do amigo Dida Araújo de 30 anos da TV Sergipe ao lado de Mozart Santos, Luis Carlos e Jorge Carlos Gomes. Uma peça literária que tocou profundamente. Fico imaginando se o patriarca da família estivesse vivo deixaria um funcionário com ¾ da vida dedicada a emissora ser demitido desta forma. A vida é assim. Tenho a certeza que o gesto de Dida Araújo emocionou muita gente. Foi um gesto bonito, digno do cidadão e profissional que sempre marcou o trabalho dele.”

NOTA PÚBLICA

Executiva Estadual do PSB/SE emite nota:

A Comissão Executiva Estadual do PSB repudia as acusações feitas pelo ex-prefeito Manoel Sukita contra o Senador Valadares e membros do nosso partido. A nossa solidariedade irrestrita à nossa maior liderança o Senador Valadares e aos companheiros Paulo Viana, Jorge Rabelo e José Carlos Felizola pelas agressões injustas e descabidas de que foram vítimas.
Toda vez que o ex-prefeito perde uma causa na Justiça, ao invés de se recolher para organizar sua defesa com seus advogados, parte para o ataque político sem ao menos respeitar as decisões emanadas do Judiciário e do Ministério Público, que já lhe impuseram várias derrotas e sanções, em Sergipe e em Brasilia.
Como perdeu em todas as instâncias no seu intento de registrar a sua candidatura, Sukita resolveu, em tentativa desesperada, entrar na Justiça Eleitoral com uma queixa-crime contra três membros do partido (Jorge Rabelo, Paulo Viana e José Carlos Felizola) sob a alegação de que teriam "falsificado" a sua assinatura no documento de renúncia de sua candidatura no ano passado e juntou um laudo pericial para justificar o pedido. O Ministério Público Eleitoral comprovou então perante a Juíza Eleitoral que a assinatura de Sukita no seu ato de renúncia era autêntica. Recorde-se que ele havia pedido ao TRE, antes da eleição de 2014, que reconsiderasse a sua renúncia sem contestar em nenhum momento a validade de sua assinatura. Não alegou fraude. Só agora, que não tem mais recurso viável, inventa falsificação que a Justiça Eleitoral repudiou.
Na verdade o que Sukita tentou foi ludibriar a Justiça e o Ministério Público. Perdeu a ação e de acusador passou a ser réu pela prática de denunciação caluniosa movida pelo Ministério Público. Sem ter argumento para se defender de seus atos inconsequentes, apenas para conseguir espaço na mídia,  agride a quem sempre o ajudou enquanto agiu corretamente,  para fugir de seus erros e de suas responsabilidades.

Comissão Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB-SE).

MOVIMENTO

Líderes partidários e comunitários se unem para a criação do Fórum Pensar São Cristovão

O Fórum Pensar São Cristóvão é a reunião de Cidadãos e Cidadãs são-cristovenses, líderes políticos e comunitários e tem como objetivo congregar pessoas físicas e jurídicas interessadas na promoção do desenvolvimento econômico sustentável e sócio-cultural do município de São Cristóvão – SE, bem como de ser um instrumento aberto, plural e eficaz de discussão e formulação de propostas de políticas públicas municipais.

Num segundo momento o Fórum Pensar São Cristóvão poderá se transformar em uma associação civil, de fins não econômicos, de personalidade jurídica de direito privado, de duração indeterminada, que será regida por Estatuto e pelas normas legais pertinentes.

Em sua esmagadora maioria os atuais componentes do Fórum são políticos que estiveram do lado do Governador Jackson Barreto na memorável campanha que o elegeu governador e cuja diferença de votos para o segundo colocado atingiu em São Cristóvão mais de 17 mil votos.

Outro ponto de convergência do grupo que estar formando o Fórum é que todos os componentes fazem oposição à Prefeita Rivanda Batalha que hoje administra o município de São Cristóvão.São representantes do PMDB, PT, PSD, PHS, PMN, PPL, PDT, PSB, PSL, PPS, PROS e PTC

É pretensão do Fórum realizar várias plenárias de discussão com a população do município sobre os grandes e principais temas que são objetos das principais demanda da sociedade, tais como: Educação, Saúde, Segurança Pública, Turismo, etc.
Ao final de cada plenária de discussão será elaborado documento com o apanhado das solicitações e propostas produzidas. Este documento além de poder municiar a oposição com elementos para construção do plano de governo para a próxima administração também será enviado aos governantes das esferas municipal, estadual e federal.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

SÃO CRISTÓVÃO
O município de São Cristóvão está localizado na Região Nordeste do Brasil, Estado de Sergipe, limitando-se a norte com o município de Nossa Senhora do Socorro, a oeste e ao sul com Itaporanga D’Ajuda e a leste com Aracaju. A área municipal ocupa 436,863 km².A população de 78.864 habitantes (IBGE, 2010) e a população estimada pelo IBGE para 2014 já chega a 85.814.O IDHM 0,662 (IBGE, 2010).A sede tem uma altitude de 47,0 metros e coordenadas geográficas de 11º 00' 53" latitude sul e 37º 12' 23" longitude oeste.O acesso a partir de Aracaju pode ser feito tanto pelas rodovias BR-235/BR-101, quanto pela rodovia João Bebe Água num percurso de 24km.

Histórico de São Cristóvão
Após subjugar o gentio a 1.° de janeiro de 1590 e levantar o forte Cotengiba, junto à foz do rio Sergipe, Cristóvão de Barros fundou a primitiva povoação, sob a denominação de Cidade de São Cristóvão de Sergipe d'EI Rei, centro inicial da colonização e organização da Capitania de Sergipe. Consta que Simão de Andrade foi quem primeiro adquiriu terras na região, entre Caípe e Vasa-Barris, em 1599, e que duas vezes o povoado mudou de local, antes de 1607. No período da dominação holandesa esteve em diversas ocasiões em poder dos batavos. Foi incendiado em 17 de novembro de 1637, por tropas de Maurício de Nassau, e depois reconstruído. Sòmente em 1645 viu-se livre do invasor.
Com sede em São Cristóvão e subordinada à Bahia, foi criada, em 16 de fevereiro de 1696, a Ouvidoria de Sergipe, que alcançou emancipação em 8 de julho de 1820. Seu primeiro governador, empossado a 20 de fevereiro de 1821, foi, no entanto, deposto e preso por tropas baianas, sendo restaurada a soberania sergipana somente em outubro de 1822, pela ação do general Labatut. O governo provisório então constituído instalou-se ainda em São Cristóvão; mas a 17 de março de 1855 a capital foi transferida para Aracaju.
O Decreto-lei n.° 94, de 22 de junho de 1938, considerou a cidade de São Cristóvão monumento histórico.Em 1617 São Cristóvão tornou-se distrito da freguesia de Nossa Senhora da Vitória, na Bahia; em 1675 passou a sede de Município e em 1823 (8 de abril) à categoria de cidade, quando foi criada a província de Sergipe. Em 24 de maio de 1944, o Município deixou de ser têrmo de Aracaju, passando ao nível de comarca. Abrange um só distrito, de igual nome.
Gentílico: são cristovense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Cristóvão, em 1617.
Elevado à categoria de vila com a denominação de São Cristóvão, em 1590. Sede na antiga povoação de São Cristóvão.Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de São Cristóvão, pela carta lei de 08-04-1823.Pela lei provincial nº 135, de 30-01-1845, é criado o distrito de Itaporanga e anexado ao município de São Cristóvão.Pela lei provincial nº 383, de 10-05-1854, desmembra do município de São Cristóvão o distrito de Itaporanga. Elevado á categoria de vila.
Pela lei estadual nº 413, de 17-03-1855, São Cristóvão deixou de ser capital da antiga província.Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“O mundo é um lugar muito sério e, às vezes, muito triste – mas em outras vezes é tudo uma piada.” George Harrison, cantor e músico britânico, ex-integrante dos Beatles, nasceu em 25 de Fevereiro de 1943 e morreu em 2001.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários