Trator chamado JB

O estilo arrojado de fazer política do governador Jackson Barreto (PMDB) está deixando a oposição de cabelos em pé. Enquanto os adversários criticam as deficiências da saúde pública, a insegurança e falta de um melhor tratamento para o funcionalismo, JB responde com inaugurações de obras, assinaturas de ordens de serviço pra novos empreendimentos, conversas com os servidores em greve e visita quase diariamente a lideranças políticas do interior. Enquanto os demais pré-candidatos ao governo se contentam em fazer promessas para cumpri-las em 2014 se forem eleitos, Jackson está cacifado para honrar ainda este ano os compromissos que assume, afinal dispõe de R$ 1,5 bilhão para investir em infraestrutura. Com tanto dinheiro para gastar e disposição para percorrer o estado, não será fácil derrotar o peemedebista. É por tudo isso que a oposição não quer autorizá-lo a contrair um novo empréstimo de R$ 250 milhões. Seria aumentar ainda mais o já enorme poder de fogo do governador.

Prioridade

O vice-presidente da República, Michel Temmer, e o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, anunciaram ontem que a reeleição do governador Jackson Barreto está entre as prioridades do partido, assim como a eleição do deputado federal Henrique Alves para o governo do Rio Grande do Norte. Nas próximas eleições o PMDB deverá ter 22 candidatos aos governos estaduais.

Palestra

Proteger o contribuinte do poder abusivo e regulamentar o exercício da fiscalização. Esses são os principais objetivos do Código de Defesa do Contribuinte, projeto de autoria do deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade). A propositura foi tema de um debate promovido pela 1º Fórum da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Durante a palestra, Laércio também falou sobre a regulamentação da terceirização e o fim da multa de 10% do FGTS.

Bico calado

O governo de Sergipe está impedido de fazer propaganda sobre as ações desenvolvidas na área da saúde. A proibição é da juíza de Direito Simone Fraga em atendimento a pedido de liminar feito pela Promotoria da Saúde. Pela decisão da magistrada, o dinheiro previsto para divulgação deve ser usado para comprar medicamentos e insumos básicos.

Vacina

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no próximo dia 22 e terá continuidade até 9 de maio. Este ano, crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos também serão imunizadas. Até o ano passado, apenas aquelas na faixa etária de 6 meses a menos de 2 anos recebiam a dose. Além das crianças, serão vacinados os idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, as gestantes, mães puérperas (até 45 dias após o parto), presos e os funcionários do sistema prisional.

Despedida

Aplaudido pelos servidores, Belivaldo Chagas (PSB) deixou ontem a Secretaria Estadual da Educação em atendimento a exigência do partido, que saltou do barco governista. Interinamente, foi substituído pela secretária-adjunta Hortência Araújo. Fala-se que o governador Jackson Barreto (PMDB) está na dúvida entre Jorge Carvalho e Wellington Mangueira para substituir Belivaldo.

Promessa

E a presidente da Assembleia, deputada Angélica Guimarães (PSC), promete concluir até amanhã a votação do projeto instituindo o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCV) dos servidores estaduais.  Ela prevê até a realização de sessões extras para aprovar a matéria dentro do prazo previsto pela legislação eleitoral. A oposição insiste em excluir o artigo 27 do projeto, que desobriga o governo a cumprir o PCCV enquanto não tiver receita para tanto.

Chateado

Com o título acima, o Jornal da Cidade publica hoje a seguinte nota: “Não chamem para a mesma festa o vice-presidente da Assembleia, deputado Zé Franco (PDT), e o senador Eduardo Amorim (PSC). Zé não gostou de saber que, mesmo após ser eleita para a vaga de conselheira do Tribunal de Contas, a deputada Angélica Guimarães (PSC) pretende ficar na presidência do Legislativo até depois das eleições. E o deputado sonhava em ir para a campanha eleitoral presidindo aquele Poder. Seria falta de confiança?”.

Filiações

Os 32 partidos políticos têm até o próximo dia 14 para enviar via internet, a relação dos filiados.  Após receber a documentação, a Justiça Eleitoral inicia o procedimento de identificação das duplicidades de filiação partidária. Para disputar um cargo eletivo em 5 de outubro deste ano, o candidato tem de estar filiado à legenda pela qual pretende concorrer há pelo menos um ano antes do pleito. Segundo a última relação, o partido com maior número de filiados é  PMDB: 2.355.183 (15,42%) inscritos.

Maioridade

Redução da Maioridade Penal é o tema da palestra a ser proferida hoje pelo deputado federal André Moura (PSC) para os estudantes de Direito da Faculdade Pio Décimo. Autor da PEC propondo a redução da maioridade de 18 para 16 anos, o parlamentar vai argumentar que a medida contribuirá para reduzir os índices de criminalidade no país. A palestra acontecerá as 17h no Campus II da faculdade, localizado na avenida Rio de Janeiro, em Aracaju.

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe em 10 de dezembro de 1908

Resumo dos Jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais