TRE mantém coligação do PSDB/PV, sem o DEM

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe decidiu no início da noite de ontem, 13, por unanimidade manter a convenção realizada pelo PSDB com a coligação com o PV sem a participação do DEM como desejava a executiva nacional dos tucanos. O pleno entendeu que foi intempestiva a deliberação da Nacional do PSDB, feita depois do registro da convenção estadual e não tem efeito algum.

 

Essa decisão foi tomada através de argumentação feita pelo juiz eleitoral Juvenal Francisco da Rocha Neto, em razão da deliberação nacional após o registro da coligação do PSDB com o PV.  A decisão deve provocar recursos por parte do DEM, já que, além do prejuizo com a coligação, o partido fica sem o tempo do horário eleitoral gratuito do PSDB.

 

A assessoria jurídica do PSDB informou ontem que essa decisão mostra que o partido cumpriu com a legislação eleitoral. Sobre a decisão da Procuradoria Regional Eleitoral em impugnar as candidaturas por conta de mudanças de ata, a assessoria informou que o PSDB e o PV cumpriram com a legislação e o registro da ata no dia 30.

 

Essa nova decisão do pleno do TRE de Sergipe deixou preocupadas lideranças do DEM em Sergipe. Uma delas, disse ao blog que o partido está apostando todas as fichas no horário eleitoral gratuito e sem o tempo do PSDB o tempo será reduzido drasticamente. Por isso, segundo a liderança, o DEM vai entrar com recursos em todas as instâncias eleitorais possíveis.

 

Candidatura de Gilmar Carvalho

Os leitores assíduos deste espaço sabem que nos últimos meses a relação de amizade deste jornalista com o radialista e suplente de deputado estadual Gilmar Carvalho terminou, por conta das criticas feitas neste espaço a atuação dele na AL, que foram entendidas de forma errada pelo parlamentar. Seria fácil para este jornalista, neste momento, onde Gilmar está fora da AL, e fora do rádio, apenas divulgar a impugnação da candidatura dele pela PRE e ponto final. Mas quem conhece o perfil deste espaço sabe que a intenção não é perseguir pessoas, mas debater idéias e ações.

 

Motivo da impugnação

A PGE informou ontem que o pedido de impugnação da candidatura de Gilmar Carvalho foi por conta da renúncia dele, do mandato de deputado em 2005, para não sofre processo disciplinar na AL. À época, ele foi acusado de supostamente ter comprado um carro para ser queimado em manifestação de taxistas, a fim de prejudicar o então governador João Alves Filho (DEM). O procurador regional eleitoral esclarece que, por ter renunciado ao mandato para impedir a sua cassação, o radialista está inelegível de acordo com as novas regras da Lei da Ficha Limpa.

 

Gilmar não é ficha suja

EM 2005, Gilmar renunciou porque o então governador João Alves tinha maioria na AL e o deixaria inelegível. Gilmar Carvalho não pode ser incluído na relação dos chamados “fichas sujas”. Seus adversários vão passar uma idéia errada. Ele não roubou, não teve contas rejeitadas, não matou nem sucateou o erário. Homens públicos como Gilmar Carvalho – que têm uma relação de amor e ódio com parte da população – devem sair da vida pública por um único caminho: o das urnas.  

 

Com Impugnação I

Antes da decisão do pleno do TRE, na noite de ontem, ainda estava com as candidaturas com impugnação no site do TRE, Albano Franco, Antônio Leite, José Carlos Machado e Emanuel Cacho.

 

Com impugnação II

A coligação “Para Sergipe continuar seguindo em frente”, comandada pelo atual governador Marcelo Déda, entrou com ações pedindo a impugnação de toda a chapa majoritária do DEM/PPS (leia-se João, Nilson, Machado e Cacho), por conta das mudanças das atas das convenções, conforme divulgada pelas lideranças através da imprensa.

 

Com impugnação III

Também estava com a candidatura com impugnação, no site do TRE, o ex-deputado federal Pedrinho Valadares (DEM), por conta de problemas no registro da candidatura. Já o deputado Augusto Bezerra está tendo a candidatura contestada pelo Ministério Público Estadual e pela coligação governista. Também têm problemas com suas candidaturas os deputados Antônio Passos e Arnaldo Bispo.

 

Multa

Jackson Barreto (PMDB) tem dois pedidos de impugnação contra si. Consta no Cartório Eleitoral que ele, bem como Augusto Bezerra (DEM), André Moura (PSC) e Maria Garcez (PSDB), não pagaram multas eleitorais. O procurador regional eleitoral esclarece que, nestes casos, pode ter havido algum equívoco do cartório, mas houve a impugnação porque até o dia de ontem, não havia sido regularizado o problema. Caso haja correção válida, as candidaturas serão admitidas. O outro pedido diz respeito a rejeição das contas pelo TRE. Através de nota a imprensa Jackson disse que não tem razão a impugnação já que as contas foram aprovadas pela Câmara e já tem jurisprudência no TSE, em recurso sobre o mesmo assunto em 2006.

 

Capitão Anselmo não é candidato

O blog trocou os nomes de alguns candidatos da PM nas eleições deste ano na última segunda-feira. O capitão Anselmo não é candidato como informou o blog na relação dos candidatos da Polícia Militar.  Ele não é nem mesmo filiado a algum partido. O capitão Anselmo não só esclarece que não é candidato, mas também que apóia a candidatura do capitão Samuel a Assembleia Legislativa.

 

A escolha de Sófia?

Em Lagarto a pergunta é: e agora Gorete Reis? Manterá o apoio a candidatura de João Alves, mesmo sabendo que ele vem trabalhando junto a ACM e aos dirigentes nacionais do DEM para cassar o mandato do seu irmão, Jerônimo Reis? A família Reis vai brigar politicamente pela primeira vez?

 

Perigo na cabeceira da ponte Aracaju/Barra

O DER precisa tomar uma providencia urgente antes que aconteça um grave acidente na cabeceira da ponte Aracaju/Barra, no sentido de quem vem da Barra dos Coqueiros.  Bem próximo a entrada da ponte existe um declive grande que está acumulando as águas das chuvas. A tendência é piorar por conta das chuvas fortes.  Basta o DER passar uma camada de asfalto para resolver o problema.

 

Crime ambiental: AGU faz a sua parte em SE

O juiz federal Edmilson Pimenta, acatou no último dia 9, ação civil pública da  Advogacia-Geral da União – Procuradoria da união em Sergipe (AGU-PU/SE), contra o hotel D`Burguês pelo lançamento de dejetos sanitários (esgoto) diretamente na areia da praia, fato que, além de ser um crime ambiental, atenta contra a saúde pública, afetando a balneabilidade das praias, e prejudicando outros interesses do Estado, a exemplo do turismo. Existem vários processos neste teor aguardando liminares.

 

Multa de R$ 1 mil diária

O juiz Edmilson Pimenta deferiu a tutela antecipada requestada, determinando ao réu que paralise, imediatamente, qualquer atividade que implique no lançamento de esgoto nas galerias de águas pluviais e na praia, concedendo-lhe o prazo de trinta dias para a plena regularização do problema, sob pena de multa de R$ 1.000,00 (mil reais), por dia de descumprimento desta decisão.

 

Ivan Pinheiro e Leonardo Dias defendem projeto

“Nós do PCB somos oposição de esquerda ao Governo Lula e a nossa candidatura é muito mais política do que eleitoral”. Foi o que afirmou o advogado e candidato à Presidência da República pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), Ivan Pinheiro, durante coletiva de imprensa no Aeroporto de Aracaju, na tarde de ontem, 13. Ele  está lançando a candidatura na região Nordeste e veio participar da primeira manifestação pública do PCB ao Governo do Estado, cujo candidato é o professor Leonardo Dias.

 

Questões sociais

O candidato ao Governo de Sergipe pelo PCB, Leonardo Dias afirmou que a presença de Ivan Pinheiro ao primeiro ato da campanha em Sergipe, é importante. “É uma força para esse projeto que o partido tem, construído nas bases, nos sindicatos, nas associações de moradores, ou seja, um projeto voltado para as questões sociais”, diz.Após a coletiva, os candidatos à Presidência da República e militantes do PCB seguiram em uma carreata pelas ruas da cidade. Em seguida, participaram de um ato de lançamento oficial da chamada Campanha 21, no Sindicato dos Bancários de Sergipe. (Infonet).

 

Liberdade sem censura

O radialista George Magalhães, depois da saída de Fábio Henrique (eleito prefeito), conseguiu aumentar a audiência do programa “Liberdade Sem Censura”, veiculado das 6h às 9h, na rádio Liberdade FM, diariamente. George conta com a produção de Márcio Rocha, uma das revelações do rádio sergipano, que é torcedor sofredor do Fluminense. George ainda apresenta diariamente o programa “Dia a Dia” das 12h ás 14h na rádio Ouro Negro.

 

Emendas para Sergipe

O senador Antonio Carlos Valadares, líder do PSB no Senado, garantiu as emendas por ele apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011. Todas as suas propostas vão constar do Anexo de Metas, total ou parcialmente. Embora o Poder Executivo não esteja obrigado a utilizar todo o Anexo de Metas, a inserção de determinadas ações chama a atenção para os assuntos prioritários de cada Estado, no momento de elaboração do Orçamento Geral da União.

 

Lixo e irrigação

 No caso de Sergipe a preocupação com o lixo, tanto em Aracaju quanto na Região do Agreste, foi responsável pela apresentação e aprovação de duas emendas que, de acordo com Valadares, “vão permitir o manejo adequado de resíduos urbanos,  responsável por melhorias profundas na sociedade”.Também foram priorizadas a irrigação, com a possível criação do Setor 2 do Projeto Manoel Dionízio, bem como o turismo, com a inserção da conclusão da Ponte Indiaroba-Estância entre as prioridades para o Orçamento 2011.

 

Drenagem da Zona de Expansão

 “Outro grande esforço foi tentar incluir as obras de drenagem em benefício dos Bairros Aeroporto e Zona de Expansão, ambos em Aracaju, pois a população vem sofrendo com a situação e nós precisamos garantir-lhe maior segurança e qualidade de vida”, afirmou Valadares.

 

Alex Rocha reafirma apoio a Marcelo Déda I

Da assessoria de Comunicação do prefeito Alex Rocha: “Em nota publicada ontem, 12/07, nesse portal de notícia, intitulada “Ser ou não ser ” foram feitas afirmações que em nada encontra amparo com a verdade.O prefeito do município de São Cristóvão, Alex Rocha (PDT), aliado do governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda, reafirma o seu apoio e parceria à reeleição do chefe do executivo, tendo como prova maior de seu posicionamento, a sua participação do ato de lançamento da candidatura à reeleição, marcado para esta terça-feira, 13, por mais que alguns jornalistas, baseados em fontes mal intencionadas, tentem criar factóides, ocupando espaços de imprensa”.

 

Alex Rocha reafirma apoio a Marcelo Déda II

Continua assessoria do prefeito:Alex Rocha reafirmou o seu apoio ao Governador do Estado, afirmando que é um homem de palavra e que jamais vai desfazer o acordo firmado em 2008, quando recebeu o apoio do PT para a prefeitura de São Cristóvão. “Eu tenho um grande compromisso com o deputado Wanderlê, nosso grande parceiro de luta. Junto com ele vamos dar seqüência a um grande projeto para dar continuidade ao desenvolvimento de São Cristóvão. Eu sou um homem de palavra, sempre honrei com os meus compromissos, vou manter a minha decisão até o fim” afirmou o prefeito.

 

Fonte segura, mas segura mesmo

O blog publicou a nota através de uma informação de uma fonte segura, mas segura mesmo. O prefeito sabe que na última segunda-feira recebeu um telefonema de um importante correligionário do governador.

 

Inauguração do comitê

Uma grande festa pintada de vermelho e carregada de entusiasmo.  Estes foram os ingredientes que fizeram da noite de ontem, 13, na Avenida Barão de Maruim, esquina com a Rua Lagarto, o marco de inauguração da sede do comitê central destinado à coligação ‘Para Sergipe Continuar Seguindo em Frente’. “Hoje é um dia de vitória, não pense que eu estou falando apenas de vitória eleitoral, não pensem que eu estou de sapato alto antecipando um resultado positivo nas eleições. Hoje é um dia de vitória porque Deus me permitiu estar aqui na companhia da minha família, dos meus amigos, companheiros e de vocês que são a razão da minha luta, porque quando eu estava doente, vocês me encaminharam orações”, disse Marcelo Déda ao iniciar seu discurso.

 

Sonho dos sergipanos

Déda fez questão de ressaltar que o compromisso de mudar o Estado, executado no primeiro mandato, precisa ser continuado. “Precisamos dar continuidade aos sonhos dos sergipanos e dos brasileiros. É uma honra estar aqui participando deste momento, porque é o momento em que estamos todos juntos, unidos num só ideal, focando sempre o desenvolvimento da nossa população, e Sergipe não pode parar”, enfatizou Déda. Para o presidente estadual do PT e coordenador geral da campanha, Silvio Santos, a inauguração do comitê representa o início de uma longa caminhada. “Hoje é o primeiro grande evento da nossa jornada. A militância está estimulada a participar para que possamos desencadear a campanha nas ruas, conversar com o eleitor no sentido de apresentar nosso projeto político e pedir mais uma oportunidade para governar Sergipe”, destacou.

 

Comitê tem lojinha com produtos da campanha

A nova sede do comitê vai comportar toda a estrutura de apoio aos partidos aliados, com distribuição de panfletos, santinhos, adesivos e cartazes dos candidatos ao longo da campanha. Na sede foi implantada ainda uma loja aberta ao público com produtos apenas do PT, disponibilizando a venda de camisas, chaveiros, canecas e bandanas.A primeira-dama, Eliane Aquino, é quem está organizando a lojinha. Ela conta que é tradição do Partido dos Trabalhadores montar uma loja em seus comitês de campanha, onde simpatizantes e a militância possam adquirir produtos ligados a campanha política. “É uma das formas que as pessoas encontram para sentir-se parte desta caminhada de luta por um Brasil melhor para todos, seja pela contribuição que dá ao comprar uma peça, seja ao usar essas peças”, disse Eliane.

 

Debate na Aperipê TV

No último dia 08 de julho, data do aniversário da Emancipação Política de Sergipe, o presidente Construtora Celi, Luciano Barreto participou do debate “Sergipe Contemporâneo”, promovido pela Aperipê TV. A iniciativa, que integrou o Dia da Sergipanidade (programação especial da emissora), foi transmitida Ao Vivo para todo o Estado e teve como objetivo promover um debate sobre o desenvolvimento sócio-econômico de Sergipe.

 

Promoção Quiz da TV Atalaia

Sobre a promoção Quiz da TV Atalaia, questionada pelo leitor Railson Simões, ontem o blog recebeu os seguintes esclarecimentos da gerência de Marketing: “A divulgação do resultado da promoção Quis da TV Atalaia acontece dentro do prazo previsto pelo regulamento (31/07) e os ganhadores são: Anderson Chagas da Silva (xxxx-1263); Miriam Severina Silva Simões (xxxx-2821) e Laura Maria Gomes (xxxx-11150. Foram os participantes que atingiram as maiores pontuações por acerto as perguntas formatadas para a promoção. E como também previa o regulamento, o 1º, 2º e 3º colocados pela soma total dos pontos receberão, respectivamente, 1 Laptop, 1 Playstation-2 e um DVD, na quarta-feira, 21, no programa Tolerância Zero”.

 

Curso de Libras

Nos dias 17 e 18 (sábado e domingo) será realizado das 8h às 12 e das 14h às 18h, no Colégio Salesiano uma oficina pelo professor Alex Berra, pós-graduado em libras. Maiores informações: 9938 – 79-34.

 

Mágica e comportamento

Confirmada a presença do consultor e mágico Dalmir Sant’anna no V Encontro de Revendedores de Combustíveis Nordeste – Brasil, que acontecerá em Aracaju de 16 a 18 de setembro no Starfish Resorts Ilha de Santa Luzia. Conhecido pelo toque de mágica que aplica em suas palestras o Mestrando em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Pessoas, bacharel em Comunicação Social, Mágico profissional e autor do livro “Menos pode ser Mais” (Editora Odorizzi), Dalmir Sant’ana, figura entre os melhores palestrantes comportamentais do país. Inscreva-se já e participe desse grande evento. Informações 2107-8585.

 

DOS LEITORES

 

A Luta Continua

Do leitor Elcio Santana (Elcinho:Os empregados da ex-Petromisa ainda vivem e convivem com o desespero e a falta de definição em relação ao seu futuro e dos seus familiares. No Governo do então Presidente Collor na famigerada reforma administrativa, centenas de milhares de servidores no país foram demitidos sem justa causa. O então Presidente Itamar Franco, criou a Lei de Anistia, que tinha a seguinte redação: “Nos termos do art. 1o da Lei no 8.878, de 1994, é conhecida anistia aos servidores públicos civis e empregados da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, bem como aos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista sob controle da União, no período compreendido entre 16 de março de 1990 e 30 de setembro de 1992, despedidos arbitrariamente”. A partir desse momento, os anistiados do Brasil se organizaram para que os requerimentos fossem entregues no período estabelido pela lei.  Em seguida, assume o dito intelectual e sociólogo FHC.  O primeiro ato de sua intelectualidade foi tornar sem efeito todas as anistias de Itamar Franco. Mais uma vez, os companheiros da ex-Petromisa travaram nova batalha, sangrenta, onde foram registradas mais algumas perdas de companheiros que morreram durante a era FHC. Quando nós já estavámos sem esperança, surge no país a figura do metarlugico, analfabeto e nem um pouco intelectual, mas sensível a nossa luta e comprometido com o retorno de todos os trabalhadores do País. Sim, refiro-me ao presidente LULA. A partir desse momento, recompusemos nosso exercito e fomos mais uma vez para a batalha. Dessa vez, com as munições da democracia, do dialogo e da sensibilidade. Muitos companheiros já retornaram, faltando alguns em Sergipe. Dos dias 10 á 14 de maio houve aqui em Sergipe Audiência Pública para que os companheiros pudessem ter o direito a defesa, pois os mesmos tiveram seus requerimentos indeferidos. A alegação da CEI é que não entregamos os requerimentos de 93 e/ou 94. Nossos companheiros viajaram para Brasilia e entregaram os requerimentos no Ministério das Minas e Energias, portanto, os requerimentos foram entregues. A nossa tese é que a partir do momento que nós entregamos os requerimentos no MME a guarda e a responsabilidade pelos documentos é do proprio MME. Esperamos, por fim, que os representantes da CEI- Comissão Especial Interministerial que julgará nosso pedido de reconsideração, venham realmente, entender e aceitar a nossa tese e que reconsedirem os nossos requerimentos para que não venhamos a perder mais soldados da democracia e da paz (os trabalhadores da ex Petromisa)”.

 

Aos leitores

O blog volta a pedir aos leitores que enviarem textos, principalmente opinando sobre o momento eleitoral, que façam toda a identificação. Só será postado o nome do leitor, mas o blog precisa resguardar toda identificação necessária.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/blogclaudionun

 

Frase do Dia

“O entusiasmo é um vulcão em cuja cratera não cresce a relva da hesitação”. Khalil Gibran.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais