Tribunal de Contas do sonho

O blog não entende porque tanta critica as decisões do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. O que se vê e se fala nos bastidores, com o apoio de alguns setores da imprensa, não tem o menor sentido: o TC de Sergipe é exemplo para o país. Eles não têm nenhuma influência ou interesse político-partidário. Não é como em outros estados onde alguns membros serviram fielmente aos governadores de plantão nas assembléias legislativas e depois foram agraciados com suas indicações para o Tribunal de Contas.

Ou seja, todos foram escolhidos pelo critério eminentemente técnico. Nem um concurso público escolheria tão bem os seus membros. Não têm “paixões” nem preferências partidárias e por isso não têm o sentimento de gratidão que seria natural, se, por acaso, fossem indicados politicamente.

E o blog lembra aos mais afoitos que a composição do Tribunal de Contas de Sergipe segue as exigências constitucionais: além do trabalho técnico e não com passado político, todos têm a necessária reputação ilibada e notório conhecimento jurídico, contábil, econômico, financeiro ou de administração pública. É um exemplo para os que tentam denegrir a imagem dos Tribunais de Contas, dizendo que são “faz de contas”.

Sergipe tem o Tribunal de Contas do sonho de qualquer país: indiscutivelmente sem a influência política que poderia comprometer seriamente a independência do órgão e as decisões dos seus conselheiros.

Por tudo isso eles podem fiscalizar e aprovar as contas de qualquer gestor.

Obs: Qualquer análise diferente é coisa de gente doída, que só tem pesadelo e não sonha com um Sergipe modelo, como o titular deste blog, que acredita em Papai Noel, Saci Pererê, Caipora, Boitatá, Negrinho do Pastoreio, Mula sem Cabeça…

Mercado do Augusto Franco: omissão da Emsurb e da SSP
O blog já fez o alerta e de nada adiantou: os feirantes do mercado Augusto Franco estão entregues ao abandono e a insegurança. Quem freqüenta a feira nota que tem fiscais da Emsurb e policiais civis numa das entradas (pela Avenida Heraclito Rolemberg), mas eles estão lá, mas segurança que é boa nem pensar.

Atenção Edvaldo! É preciso chamar a atenção da Emsurb
Pelo lado dos bares a grade de proteção está quebrada e deliquentes entram a noite para dormir no mercado. Há um mês uma comerciante, quando chegou para arrumar seu bar encontrou alguns deliquentes dormindo nas mesas e pediu para que saíssem. De nada adiantou. E o pior que estava presente o diretor do mercado e alguns fiscais. O que fizeram? Nada. Uma vergonha. O prefeito tem que chamar a atenção da Emsurb e promover um rodízio na direção dos mercados como também dos fiscais.

Atenção João Eloi! Policia Civil presente, mas não faz nada
Já a polícia civil toda vez que tem feira tem um veículo que fica quase em frente a entrada principal com policiais. Só que estes policiais civis, assim como os fiscais da Emsurb, fecham os olhos para os deliquentes. Ontem, 03, este jornalista esteve no local e a quantidade de menores pedindo e importunando os freqüentadores era imensa.

Crack vendido na feira
Uma feirante chegou a bradar: “Aqui está se transformando numa cracolândia e ninguém faz nada”.  São várias denúncias de venda de drogas dentro do mercado em meios aos produtos. Até quando?

Municípios: emendas 2010 serão pagas em setembro
Em reunião ontem na Secretaria de Relações Institucionais em Brasília-DF o deputado federal Rogério Carvalho recebeu uma boa notícia: O Governo Federal prevê pagamento para as emendas de 2010 para todos os municípios a partir de setembro.  O objetivo da reunião foi justamente garantir mais recursos para  o Estado de Sergipe.  Rogério comemora “Este pagamento a partir do mês que vem será muito bom para o andamento de obras importantes e também para dar celeridade a projetos futuros. Desta forma os municípios se desenvolvem mais rápido, os Estados crescem e o país avança cada vez mais”, comentou

PPS vai disputar várias prefeituras
As eleições 2012 já estão mobilizando os partidos políticos para articularem o jogo. O PPS de Sergipe, liderado pelo ex-secretário da Fazenda, Nilson Lima, já anunciou que pretende lançar nomes em várias cidades para a disputa majoritária e proporcional, conforme informou o secretário geral do partido, o radialista Marcos Aurélio. Ele adiantou ainda que uma das cidades que o partido “investirá” será Malhador, sua terra natal.

Carta branca
Marcos revelou ao Jornal da Manhã da FM Itabaiana, que Nilson Lima deu “carta branca” para conversar com lideranças políticas, sendo que a prioridade é manter as alianças de 2010, e os interessados pela sigla deverão apresentar um projeto político decente que interesse ao povo e esteja aliado ao desenvolvimento social.“Agora no mês de agosto, nós vamos está dialogando com pessoas jovens que queiram ingressar na política e querem consenso. E em Malhador também. Aliás, em Malhador nós temos algumas pessoas que na hora que nós divulgarmos esses nomes muita gente vai se surpreender. Porque é aquilo que a gente tem dito: o PPS não está para brincadeira em Malhador!”, assegura Marcos.

Precariedade das estradas
O secretário teceu críticas a administração atual e denunciou a precariedade das estradas vicinais, além de lamentar a falta de interesse do município em adquirir uma máquina Patrol que foi “assegurada” através da ‘intervenção’ do senador Eduardo Amorim (PSC). Marcos revelou ainda que foi informado que a Prefeitura de Malhador possui de pendências em relação à certidão e talvez seja esse o motivo da máquina não ter chegado ainda no município. (Franklin Andrade.da redação da FM Itabaiana).

Machado na TV
O empresário e vice-presidente nacional do DEM, José Carlos Machado, gravou na última terça-feira (2) para o programa TB Clic, apresentado por Thaís Bezerra na TV Cidade. Machado debateu a taxa dos terrenos considerados de marinha ressaltando o andamento das ações judiciais ingressadas pelo democrata, pela Associação de Ocupantes e Foreiros, S.O.S Terrenos de Marinha e OAB/SE, os quais pedem a suspensão da cobrança da taxa. Afinal, em Aracaju são mais de 21 mil imóveis cadastrados.O programa TB Clic com a participação de José Carlos Machado será exibido no sábado (13/08) às 20h, na TV Cidade, com reprise no domingo (14) às 14h.

Financiamento para o Meio Ambiente
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) apresentou ontem, 3, um requerimento que solicita a realização de uma audiência pública para discutir "Gestão e Fontes de Recursos para o Financiamento do Meio Ambiente". O debate deverá ocorrer na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o economista José Roberto Afonso, o consultor legislativo Paulo César Ribeiro Lima e o advogado e consultor financeiro do Meio Ambiente Pedro Calmon.

Comissão aprova requerimento de Valadares Filho
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou hoje requerimento de autoria do deputado sergipano, Valadares Filho (PSB). O objetivo do requerimento é pedir informações ao diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a comercialização de medicamentos falsificados.De acordo com matéria, publicada no mês de julho no jornal O Globo, 20% dos medicamentos vendidos no Brasil são oriundos do “mercado paralelo”.

Informações solicitadas
Segundo Valadares Filho, a entrada e venda aos consumidores de medicamentos falsificados representam uma ameaça cada vez mais grave à saúde dos brasileiros e aos direitos intelectuais e industriais de nosso País. “A comercialização de medicamentos sem o controle da Anvisa traz  inúmeros riscos  à população”, argumentou o deputado.No requerimento, o deputado solicita à Anvisa informações sobre qual o volume de medicamentos falsificados em circulação no Brasil, com informações a partir de 2008; e quais as medidas que a Anvisa, isolada ou conjuntamente com outros órgãos de fiscalização, vigilância e controle, tem adotado para coibir a circulação de medicamentos falsificados.

Conferência da Juventude I
Os trabalhos para a organização da 2ª Conferência Estadual de Juventude prosseguem. Esta semana, o representante da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Juventude, Danilo Morais esteve no gabinete do subsecretário de Estado de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais (SUBSEAS), João Francisco Santos.

Conferência da Juventude II
Danilo Morais veio a Aracaju para acompanhar a organização dos trabalhos da 2ª Conferência Estadual de Juventude e trazer alguns informes para os membros da Comissão Organizadora Estadual. Na última terça-feira, 2, ele reuniu-se com os membros da Comissão Organizadora Estadual para passar os informes, tirar dúvidas e trocar experiências com os membros da equipe. O subsecretário João Francisco Santos coordenou a reunião.

Renegociação das dívidas
De acordo com o engenheiro agrônomo Arício Resende, a Cohidro tem se empenhado em esclarecer os produtores sobre as dívidas adquiridas junto a instituições financeiras. Segundo levantamento, cerca de 500 agricultores irrigados pelo órgão estão endividados, podendo renegociar suas dívidas até o mês de novembro.

Bancos devem ser procurados
“Estamos visitando todos os perímetros para informar aos produtores sobre este assunto. Através da Lei 12.249/2011, as dívidas podem ser renegociadas com rebates de até 85%, ou seja, o agricultor pagaria apenas 15% do débito. Pedimos a eles que procurem os bancos para que sua capacidade de pagamento e endividamento seja reavaliada, gerando, assim, um novo processo de renegociação”, explica o agrônomo.

Plano Nacional de Educação (PNE)
Nesta sexta-feira 5, Aracaju será palco para um seminário regional com o tema ‘A educação municipal na construção do PNE’. O evento acontecerá no Hotel Parque dos Coqueiros e será destinado aos dirigentes municipais de educação da região Nordeste. O objetivo do encontro será discutir aspectos relacionados ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Banco de dados
Na ocasião, serão realizados cinco seminários que apresentarão os resultados do banco de dados elaborado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), presidida em Sergipe pelo secretário municipal da Educação de Aracaju, Antônio Bittencourt Júnior. As discussões provocadas girarão em torno das 2.905 emendas apresentadas ao Projeto de Lei 8035/2010 do PNE que, depois de aprovado, determinará os caminhos a serem seguidos pela educação brasileira nos próximos dez anos.

Quintal de Ará
Nesta sexta-feira, 05, no bar Quintal de Ará (Rua 15, conjunto Santa Lúcia) a partir das 20hs a excelente música de Anabel Vieira e Beto Carvalho.

Seminário discute reestruturação da Aperipê
Discutir os desafios e perspectivas para o fortalecimento da Fundação Aperipê. Este é o principal objetivo do Seminário sobre Comunicação Pública, que acontecerá no próximo dia 5 de agosto, às 18:30h, no Auditório da Aperipê.Temas como gestão com participação social, conteúdo das emissoras públicas, financiamento e valorização dos servidores estarão em debate no Seminário. A atividade está sendo organizada pelo Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação, espaço de articulação que congrega mais de 20 entidades e organizações sindicais e populares.

XXXI Congresso Norte Nordeste de Cardiologia
De 18 a 20 de agosto, acontecerá no Centro de Convenções de Aracaju, o XXXI Congresso Norte Nordeste de Cardiologia. A Rede Primavera é patrocinadora do evento e contará com um estande. Cardiologistas de todo o país participarão do evento. O PrimaCordis, grupo de cardiologistas que integra o serviço integrado de cardiologia da Rede Primavera, marcará presença e apresentará trabalhos e estudos.

Defensoria: 70 atendimentos no "Sábado Solidário" I
Quase novecentas pessoas compareceram no último dia 30, no "Sábado Solidário", promovido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Bairro Siqueira Campos, para tirar segunda via de certidão de nascimento, emissão de carteira de identidade, doar sangue, cortar cabelo, tirar pressão, buscar orientação jurídica, entre outros serviços.

Defensoria: 70 atendimentos no "Sábado Solidário" II
Na sala montada pela Defensoria Pública, os defensores públicos Miguel Cerqueira, Eric Martins, Maria do Carmo Melo e Elvira Lorenza, além de psicólogos e estagiários do curso de direito e serviço social, atenderam cerca de setenta pessoas que buscaram informações sobre retificação de documentos, termo de guarda, investigação de paternidade, pensão alimentícia, juros de cartão de crédito, busca e apreensão de veículo, inventário, divórcio, entre outras ações.

Esclarecimentos da PM/SE sobre a seleção para a Força Nacional
Da Assessoria de Comunicação da PM/SE: Em razão de nota publicada no blog de Vossa Senhoria no site https://.infonet.com.br/claudionunes, relativa a questionamento apresentado por uma associação acerca de procedimentos utilizados na seleção, particularizando a indicação de dois soldados em detrimento de um outro soldado que obteve índices superiores no teste de aptidão física, sugerindo privilégios na indicação, solicito publicação dos presentes esclarecimentos.
Cumpre registrar alguns esclarecimentos. Em primeiro lugar já existem 26 policiais militares de Sergipe mobilizados na Força Nacional, do Ministério da Justiça/SENASP e foram disponibilizadas 13 novas vagas.

É de conhecimento público que temos um efetivo em crescente redução, em razão de aposentação dos policiais que completam o tempo de serviço obrigatório (contribuição previdenciária). Assim, por decisão deste Comando, apenas foram indicados 07 (sete) policiais a serem mobilizados.

Outrossim, a SENASP exige que os policiais militares que possuem o estágio de nivelamento de conhecimentos efetuado pela Força Nacional sejam submetidos à avaliações médica e física. Contudo, as avaliações apenas atestam a aptidão ou inaptidão dos referidos policiais.

Assim, dentre os policiais inscritos e considerados aptos ainda restou uma observação a ser aplicada para decisão da indicação dos policiais: averiguar os que nunca tiveram a oportunidade de serem mobilizados junto à Força Nacional.

Destarte, os dois soldados indicados tiveram aptidão médica e física comprovadas e nunca foram mobilizados, apesar de possuírem a nivelação de conhecimento. Já o soldado apontado pela associação em tela apresentou um rendimento maior que os indicados no teste de aptidão física, contudo já foi mobilizado no Batalhão Especial de Pronto Emprego da Força Nacional, sendo por este critério preterido pelos indicados.

Assim, assevero que não houve nenhum “privilégio” na indicação dos policiais a serem mobilizados junto à Força Nacional/SENASP/MJ, mas a aplicação de critérios que conferem oportunidade ao máximo de policiais militares do certame.

PELO TWITTER

Duro de matar
www.twitter.com/antoniooviedo1    Orgulho de acordar cedo, tomar banho gelado e não xingar Deus por ter me feito nascer pobre. #inventeumorgulho

Cadê o juramento de Hipócrates?
www.twitter.com/GracceMelo    Em Belém, ortopedistas se recusam a atender pacientes. Querem mais dinheiro. Deus tenha pena do que deixou o bebezinho com a perna quebrada.

E para Sergipe, nada…
www.twitter.com/oMarioSousa    O Caju Cap diz no comercial que ao comprar o título ajudará a Amazônia. Não seria mais adequado direcionar para mata atlântica em Sergipe?

Ilegalidade aprovada
www.twitter.com/RailsonSimoes   @BlogClaudioNun A coisa está tão solta q ñ é difícil atravessar Aju de uma ponta a outra de moto e sem capacete e ñ ser parado por ninguém.

Mundo da lua
www.twitter.com/riltonmorais    Bom dia para quem fica imerso nos próprios pensamento e dirige automaticamente para o lugar errado.

Lembre-se: todo tem sem tempo determinado
www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju Começo a chegar a conclusão de que eu tô afastado d DEUS,ñ enxergo saída p meus problemas e isso tá se tornando insuportável.

DO LEITOR

Sujeira nas calçadas das ruas da  treze de julho
De um leitor e amigo: “Como leitor assíduo de sua coluna diária e como você já fez referência sobre o assunto,quero

Cara de Cocô neles!

registrar a minha indignação com o que vem ocorrendo no bairro treze de julho, no que diz respeito a sujeira deixada pela grande quantidade de cães de moradores residentes neste bairro. Para se ter uma idéia, é muito difícil os pedestres trafegarem pelas ruas: Antônio Fagundes de Melo, Antônio Fagundes Santana, Álvaro Brito, Ananias Azevedo, Benedito Teófilo Otoni, Euclides Paes Mendonça, Cristovão de Barros, Homero Oliveira etc., sem sujar o solado dos sapatos, pois é raro o proprietário desses animais efetuar o recolhimento dos dejetos deixados nas calçadas das referidas ruas. Será se não chegou o momento de se adotar medidas por parte dos órgãos competentes, com punições aos infratores? Por que não se desenvolve uma campanha conscientizando os proprietários dos animais, para que sejam respeitados os direitos das outras pessoas ?Para seu conhecimento: Ontem em uma clínica, quando fui a uma consulta, a recepcionista perguntou meu endereço e quando forneci dizendo  que o  bairro era treze de julho a mesma disse: é o bairro que tem o maior número de cães por metro quadrado, considerando a sujeira que existe nas calçadas”.

Conscientização não existe
Do blog: infelizmente é um assunto que volta sempre, porque não existe uma conscientização por parte da maioria dos donos de cães e também a própria Prefeitura que deveria realizar uma campanha educativa em vários bairros. Resta apenas a sociedade se mobilizar. Que tal alguém “bancar” o adesivo ao lado e colar nos postes de alguns bairros? Seria uma forma de não só chamar a atenção, mas também de constranger os donos que quando passeiam com seus cães não levam uma sacolinha e uma pá para recolher as fezes.

Abuso dos agentes de trânsito da SMTT
E-mail de um leitor devidamente identificado: “Tirei a foto ao lado em pleno centro de Aracaju, as guardinhas passaram simplesmente 45 minutos de papo. E veja quantos sejuntaram para esse papinho descontraÍdo com o carro ligado com pisca alerta ligado e calcando um verdadeiro engarrafamento e quando as pessoas reclamavam eles mandavam ir

Bate papo descontraido dos agentes.

pra ….. Eu estava estacionado esperando a esposa sair do trabalho quando resolvi tirar essas fotos já que eles não davam a mínima para os motorista que tentavam transitar na rua e só saíram quando não tinha mais assunto. Os caras são folgados mais se uma carro qualquer parar por um instante
eles ameaçam multar”.

Preocupação com multas e a falta de orientação
De um leitor: “Certo dia (um sábado à noite) estava dando uma caminhada pelo calçadão e me deparei com algo interessante: os guardas da SMTT estavam gastando os talões em multas com aqueles frequentadores do Choop 13 e o bar vizinho da esquina (antigamente, chamado Bar da Luciene); até aí tudo bem, infrator tem que ser multado mesmo para se educar; próximo dali, naquela mesma noite havia uma festa no Iate Clube com muitos jovens e ao me aproximar da curva do Iate percebi que não havia qualquer sinalização visando a diminuição da velocidade para a proteção dos pedestres, ou seja, ao invés de orientar o trânsito naquele local que proporcionava perigo ao cidadão e mais propenso a ter um atropelamento ou uma colisão com graves consequências, os agentes estavam somente preocupados em multar. Salta aos olhos a diferença no procedimentos adotado pela CPRV e aqueles da SMTT, enquanto a CPRV atua de maneira mais técnica, a SMTT, em algumas situações chega à beira do amadorismo em alguns casos, demonstrando carecer de treinamento mais completo e de um intercâmbio com a própria CPRV, ou seja, muitas vezes presenciamos acidentes mal sinalizados e sem se guardar a devida distância, sem se verificar proximidade com curvas, etc, de sinalizar corretamente. Cadê os treinamentos para aperfeiçoar e qualificar melhor essa boa turma?”

Esporte amador em Simão Dias
Do leitor Antonio Ribeiro: “Nos desportista Simaodienses, vem através deste espaço parabenizar o secretario de esporte do município Chiquinho e o Prefeito Denisson Deda pelo apoio e o incentivo que vem dando ao esporte amador do nosso município.Por tanto, o prefeito municipal Denisson Deda de Simão Dias, esta de parabéns pelo secretario atuante de esporte e do lazer Chiquinho pelo belo trabalho que vem fazendo não só na sede do município como também na zona rural. Nos desportista parabenizamos o baluarte secretário de esporte do município Chiquinho, pela sua simplicidade, carisma e atenção que tem dado a nos desportista simaodienses, como também a seleção de futsal do nosso município”.

Nota dos professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo na UFS

Em resposta aos comentários surgidos recentemente na imprensa sergipana alegando a existência de problemas no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS, seus professores vêm a público esclarecer os fatos.

Dificuldades são normais e inerentes a todo estágio inicial de implantação de um curso superior. Atualmente aguardamos um novo posicionamento do MEC/INEP quanto às alterações já promovidas na estrutura curricular e na estrutura física, exigidas na última visita da comissão de avaliação. O curso tem a duração de cinco anos e foi implantado em 2007, portanto, no final deste ano estarão ingressando no mercado de trabalho os primeiros arquitetos e urbanistas formados em uma instituição pública em Sergipe.
O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS tem características diferenciadas, a começar por sua localização em um novo Campus abrigado no antigo Quarteirão dos Trapiches de Laranjeiras (cidade patrimônio arquitetônico e paisagístico nacional), e requalificado com recursos do Programa Monumenta. Estamos em um processo permanente de construção de um Campus aberto à comunidade, sem muros e barreiras, onde a interação com os moradores, espaços, edificações e referências culturais da cidade contribui para a formação complementar destes novos arquitetos e urbanistas. Além disso, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo formam uma comunidade acadêmica integrada com os cursos de Teatro, Dança, Arqueologia e Museologia, cuja convivência e troca de experiências e conhecimentos, proporcionam elementos e condições importantes para a construção de um curso de excelência.

Contamos com um corpo docente qualificado e comprometido não apenas com o ensino, mas também com projetos de pesquisa e extensão, atividades muitas vezes negligenciadas por grande parte dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Dentre as atividades de pesquisa e extensão está sendo elaborada a documentação do patrimônio imaterial laranjeirense, além de projetos nas áreas de tecnologia, restauração, meio ambiente, informática aplicada, mobilidade urbana, entre outros. Já estão implantados o Laboratório de Conforto Ambiental, o Laboratório da Cidade e o Centro de Tecnologia da Preservação e do Restauro. Esta diversidade de projetos de pesquisa demonstra que buscamos construir uma formação sólida de arquitetos críticos e reflexivos em relação à sociedade em que vivem.

Anualmente são organizadas viagens de estudo coordenadas pelo corpo docente e com ampla participação dos alunos que visitam, conhecem e estudam in loco cidades e arquiteturas referenciais brasileiras. No próximo mês de agosto estaremos visitando Brasília, Belo Horizonte e cidades históricas mineiras. Anualmente é realizada a Semana de Arquitetura e Urbanismo, com palestras, debates e oficinas sobre os mais variados temas, como urbanismo, patrimônio cultural, tecnologia e sustentabilidade. Em anos passados, recebemos professores da UFBA, UFAL, UFPE e UFRN, além de renomados arquitetos e especialistas, brasileiros e estrangeiros, que atuam em diferentes seguimentos do mercado de trabalho.

Tudo isso faz da Arquitetura e Urbanismo da UFS um curso único e diferenciado, que atravessa um processo contínuo de construção e aperfeiçoamento em constante diálogo com a Reitoria da Universidade na busca de soluções que o torne uma referência de qualidade de ensino em nosso país, assim como o são os demais cursos ofertados por universidades públicas.

Laranjeiras – Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo. Aparte isso, eu tenho em mim todos os sonhos do mundo”. Fernando Pessoa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais