Trilogia de Jackson: PMDB, PSB e PT

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A palavra trilogia, em moda para definir três trabalhos artísticos conectados um ao outro, podendo ser de um único ou mais autor, pode ser usada para definir bem o que significa a posse de Jackson Barreto neste segundo governo.

A primeira obra foi a eleição de Déda em 2006, tendo como força na coligação o PT, o PSB e o PMDB. A trinca seguiu unida em 2010 com a entrada de mais partidos, como o PSC e por fim em 2014, com a disputa que no início foi acirrada, mas depois teve a vitória consolidada com mais de 100 mil votos.

Ao anunciar a primeira parte do secretariado, Jackson Barreto deu o tom que pretende consolidar tripé PMDB, PSB e PT. É lógico que no governo de Jackson, que é PMDB, o partido terá mais força, mas o PT e o PSB terão força.

No discurso de posse ao agradecer a todos aliados pela vitória, Jackson citou nominalmente dois nomes: Rogério Carvalho, do PT e o senador Valadares, do PSB.

Um sinal que Jackson quer o PT ao seu lado foi a indicação feita por Rogério e João Daniel do líder do MST, Esmeraldo, para a pasta da agricultura. Jackson surpreendeu a todos, inclusive ao prefeito Heleno Silva, líder do PRB. Jackson abriu uma aresta para mostrar que o PT é prioridade.

Já com o PSB, Jackson aproveitou a confiança e o alinhamento com Belivaldo para colocá-lo numa pasta estratégica, se tiver autonomia: a Casa Civil. Mostra que deseja o vice-governador participando diretamente do governo. E sabe também que o PSB, que tinha três pastas até antes do processo eleitoral (Turismo, Educação e Esporte) e é o único partido da base que tem dois parlamentares federais (um senador e dep. Federal) e tem legitimidade para ocupar mais uma pasta ou algum órgão importante do segundo escalão.

A certeza é que Jackson quer seguir a trilogia que vem dando certo: PMDB, PSB e PT. E mostra que deseja governar em companhia e não isolado com alguns poucos.

PSD e PDT
Jackson Barreto já resolveu a participação no governo de alguns partidos como, por exemplo, o PSD e o PDT. O PSD indicou o Secretário da Justiça, via o grupo Mitidieri e o presidente do Detran, via o grupo Andrade. Já o PDT, indicou o secretário do esporte e turismo.

PRB
Jackson precisa agora resolver o problema do PRB, que tem um deputado federal, Jony Marcos. Perdeu a secretaria da Agricultura. Chico Dantas, o ex-secretário, é uma das pessoas mais corretas na política de Sergipe. Atua nos bastidores e por onde passou nunca deixou uma macula.

Jackson precisa definir calendário provisório
Está sendo um desgaste grande para Jackson chegar nos últimos dias do mês e anunciar o pagamento parcelado de cerca de oito mil servidores que ganham acima de R$ 1.700,00. Seria mais lógico anunciar que nos próximos meses, enquanto as finanças não estiverem normalizadas, que o pagamento será desta forma. Pelo menos o servidor faria a programação sem a péssima surpresa mensal.

Velhos camaradas
No discurso de posse, Jackson Barreto fez uma homenagem aos velhos camaradas que militaram no PCB: Manuel Vicente, Antônio

A perspicácia do repórter fotográfico César de Oliveira ao registrar a emoção de Bocão, na posse de JB.

 Bittencourt, Milton Coelho, Benedito Figueiredo, João Augusto Gama, Wellington Mangueira, Laura Marques, Bosco Rolemberg, Ana Cortes, Jonas Amaral, Marcélio Bomfim, Chico Varella, Antônio Jacintho Filho, Pedro Ilário, Seu Durval Santana, Agonalto Pacheco, e tantos e tantos outros. Depois fez uma homenagem especial a José Carlos Teixeira e a Rosalvo Alexandre, o Bocão. Emocionado, Bocão chorou.

Nova emissora de TV em Aracaju
O deputado Ratinho Junior e o empresário Edivan Amorim implantam ainda neste primeiro semestre uma nova emissora de TV em Aracaju, esta afiliada ao SBT. Ratinho tem uma rede de repetidoras assim no sul do país e agora quer expandir seus negócios no Nordeste, começando por Sergipe.

Jornalismo local
Alem da programação popular comandada por Silvio Santos, o forte da nova TV será jornalismo local. Os seus empreendedores estão seguros de que logo estarão em segundo lugar de audiência, derrubando a Record e perdendo apenas para a Globo.

Bagunça no principal cartão postal de Aracaju
Enquanto a capital sergipana está lotada de turistas que vêm desfrutar da tranquilidade e das praias, a bagunça continua nas

Quadriciclos e motos tomaram conta das praias de AJU

 areias por conta da omissão da SMTT. Os agentes ganham para passear nas areias das praias, mas não multam. Ao lado duas fotos do repórter fotográfico César de Oliveira no dia de ontem. Numa delas menores dirigindo quadriciclo entre banhistas. Em outra um vendedor circulando com um carrinho preso numa moto. Ninguém faz nada.

Espera-se que na reforma administrativa João Alves mude a omissa SMTT
Conversando com turistas muitos disseram que nas capitais que passaram a fiscalização existe. Aqui é o contrário o poder público paga para que agentes desfilem pelas areias, como se tivessem passeando. Ou melhor, desfilam ganhando o dinheiro de nossos impostos. Pelo que parece não tem gestor na SMTT.

Melhores do ano
Levando em consideração fatos e pessoas marcantes da política em 2014, inclusive discursos e atitudes dos principais candidatos nas últimas eleições, bem que poderíamos homenageá-los com hipotéticas medalhas de honra ao mérito, algo do tipo "Melhores do Ano". Cada um poderia ser premiado de acordo com o seu perfil político e especialmente pelo desempenho positivo ou negativo que tiveram nesses eventos.

Perfil do ano 2014: governo
O governador Jackson Barreto, dublê de estadista e justiceiro levaria fácil o troféu V, aquele carismático mascarado do filme "V for Vendetta", um sujeito extremamente habilidoso no combate e destruição de adversários. Eduardo Amorim, o melhor senador do país, para a revista Veja, poderia receber o troféu Forrest Gump, um contador de história muito especial. Para o Betinho, cairia bem a medalha Pinóquio, o boneco falante de Carlo Collodi, enquanto a Sônia Meire, poderia conquistar o troféu Cidinha Campos, a famosa metralhadora giratória do Rio.

Perfil do ano 2014: senado
A senadora Maria do Carmo Alves que escreveu nas urnas mais uma história de superação pessoal e sucesso político mereceria receber o prêmio Irmã Dulce, a religiosa baiana que depois de muito ajudar os mais pobres está virando santa. Já o seu adversário Rogério Carvalho que ainda hoje parece continuar carregando nas costas sua cadeira cenográfica do Senado ficaria bem com o troféu Zé Bonitinho, aquele célebre e criativo humorista do teatro e da televisão.

Perfil do ano 2014: comunicadores
Os empresários de comunicação Edivan Amorim e Albano Franco que nos últimos meses se notabilizaram por entrevistas bombásticas e polêmicas no rádio e dança natalina desajeitada na tv receberiam respectivamente os troféus comendador José Alfredo e Babalorixá Painho do Axé, dois ricos personagens das novelas e da linha de shows globais.

Perfil do ano 2014: Outras figuras
O senador Valadares, os deputados Adelson Barreto, Francisco Gualberto, Luciano Bispo, Sukita, o prefeito João Alves, a vereadora Lucimara Passos e outras personalidades marcantes da política em 2014 também poderiam ser homenageados. Se o leitor quiser prosseguir com a brincadeira pode enviar sua sugestão para o blog. Toda contribuição bem humorada e sem ataque à honra de ninguém será muito bem-vinda.

Canion de Xingó consolida-se como destino nacional
A foto ao lado é da fila de veículos no último sábado, 03, chegando para o passeio no Canion de Xingó em Canindé do São

Fila de veículos chegando com turistas para visitarem o Canion de Xingó no último sábado.

 Francisco. Segundo um dos empresários que opera no local, o fluxo de turistas aumentou em 30% em relação ao ano passado.  Nada acontece por acaso, tudo fruto da parceria entre o setor público e o privado nos últimos anos.

José Sobral assume hoje a Secretaria de Estado da Saúde
Hoje, às 9h, na sede da secretaria de Estado da Saúde, localizada na praça General Valadão, no centro de Aracaju, Zezinho Sobral tomará posse na pasta.

Morre Glorita Portugal
O corpo da professora Glorita Portugal está sendo velado na OSAF e o sepultamento será  hoje, às 9h, no Cemitério Santa Isabel em Aracaju. Ela morreu ontem, 4, pela manhã, aos 98 anos. Glorita Portugal foi diretora por dois anos do Colégio Atheneu Sergipense, no Governo Lourival Baptista.

TV  Atalaia
O blog recebeu o seguinte e-mail do jornalismo da TV Atalaia: “Com relação a nota publicada em seu blog referente ao espaço democrático da TV Atalaia, reafirmamos que durante toda campanha eleitoral, a emissora fez questão de manter a cobertura política equilibrada, sem partido, e com todos os personagens envolvidos tendo espaços idênticos e democráticos, como manda a lei eleitoral. Segue oficio enviado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe parabenizando a TV Atalaia pela cobertura jornalística durante as Eleições 2014, atestando a seriedade adotada por este veículo.”

Feiras e Exposições são vitrine para produtos e serviços
O gerente de Patrocínios do Banco do Brasil/Brasília, Stênio Araújo Corrêa, estará em Aracaju no próximo dia 7 para ministrar a palestra ´Como participar de Feiras e Exposições´. O evento é organizado pela Portal Escritório Virtual, Planno-i e Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio). Será às 19h, no auditório do Senac Aracaju, como parte do ´Negócios & Prosa´, ação organizada a cada dois meses pela Portal EV com o objetivo de reunir empresários, empreendedores e comunidade em geral, fomentando o Networking e empreendedorismo no Estado.

Oportunidade
Segundo informações do palestrante, as Feiras e Exposições representam uma oportunidade para as empresas apresentarem produtos e serviços, intensificar relacionamentos comerciais, além de fechar negócios e impulsionar vendas. “Para que se obter proveito da participação, além de escolher bem de quais eventos participar, o expositor deve conhecer técnicas de planejamento, controle e operacionalização de seu projeto”, alerta Corrêa.

Conhecimentos
Segundo o diretor-proprietário da Portal EV, Rosivaldo Nascimento, a palestra será uma oportunidade única, com ganho de novas oportunidades de negócios para o mercado. “Stênio transmitirá conhecimentos que vão além de uma simples informação técnica. Ele trará uma vivência intensa de 14 anos em ações promocionais e patrocínios. São dicas de valor inestimável, que somente a experiência é capaz de proporcionar”, garante Nascimento.

Assuntos
Alguns dos assuntos que serão abordados no evento: o mercado de feiras e exposições, o que é gerenciar exposições, critérios para a escolha dos eventos, definindo os objetivos, elaborando o orçamento da exposição, utilizando o manual do expositor, o seguro do evento, a utilização de brindes como material de relacionamento, ações pós-exposição, dentre outros.

Inscrições
Para mais informações sobre como se inscrever, basta acessar: http://www.facebook.com/portalescritoriovirtuall . O evento tem entrada livre para clientes e parceiros da Portal EV, Planno-i e Fecomércio Sergipe. Para demais interessados será cobrada uma taxa de R$ 50,00. O Senac Aracaju fica localizado na av. ivo do Prado, nº 564, Centro. Informações: (79) 3225-7171 / 3225-7169.

IFS oferta Cursos Livres de Canto, Teatro, Violão e Piano
O Instituto Federal de Sergipe oferta Cursos Livres de canto, teatro, violão e piano, integrantes do Programa de Cultura e Arte,

 através do da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão e Departamento de Relações Institucionais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas on-line pelo site: http://publicacoes.ifs.edu.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=150

CANTINHO ESPORTIVO

Copa São Paulo: Confiança estreia com vitória
O Sub 20 do Confiança fez uma boa estreia na Copa São Paulo de Futebol Júniors. O time entrou em campo para enfrentar, o América de Rio Preto e saiu vitorioso pelo placar de 3 a 0.

Destaque
O meio-campista Damião foi destaque da partida, com dois gols anotados durante o jogo. O primeiro deles foi marcado aos 36 minutos da primeira etapa, em cobrança de pênalti. O segundo veio quatro minutos depois, aos 40 da primeira etapa.No segundo tempo, o time azulino continuou o bom momento e conseguiu ampliar. Deste vez, o zagueiro Ramon mostrou faro artilheiro e deixou o seu aos 11 minutos – 3 a 0 para o Confiança, resultado final da partida.

Colocação
Com a vitória, o time azulino ocupa a segunda colocação no Grupo B, atrás apenas do Grêmio. O próximo adversário do Confiança é justamente o Tricolor Gaúcho. O jogo será realizado na próxima quarta-feira, dia 7, às 21h, horário de Brasília, no Estádio Benedito Teixeira. Em caso de vitória, os sergipanos podem assumir a liderança da chave e garantir a classificação para a próxima fase.

PELO TWITTER

www.twitter.com/marciorocha1  Levantar a guarda e seguir pra luta.

www.twitter.com/higorfb  Cansado desse povo preguiçoso, que não lê, não procura saber direitinho antes. Só faz copiar e colar as coisas…. #Oremos

‏www.twitter.com/LeonardoBoff   Causa-me espanto que mulheres jornalistas se rebaixem tanto e percam a compostura ao  fazer criticas das roupas da Presidenta.É padrão Globo

www.twitter.com/AlberthoJorge1  O CARA q coloca som alto, sem respeitar vizinhos e gosto musical, seria um  SEM EDUCAÇÃO ou um  afrontador?! Tenho nojo dessa gente!!!!

DO LEITOR

Maus tratos com os animais do parque da cidade
De um leitor devidamente identificado: Hoje fui levar minha família pra um passeio no parque da cidade, mas o que era pra ser um momento de diversão se tornou em momento de indignação e revolta com a falta de manutenção e zelo com os animais. Chega a doer o coração ao ver animais em péssimas condições, trancados sem alimentação, sofrendo com o calor intenso da época. O leão mais parece um cachorro sem dono, de tao magro que esta, as aves com problemas de quedas de penas. Não se ver naquele local nenhum veterinário ou cuidador. Cadê os defensores dos animais? O IBAMA que deveria fiscalizar não faz seu trabalho por omissão. Muitos animais já morreram ali e muitos outros ainda morrerão. Se o Estado não tem condições de manter os animais em perfeitas condições, com alimentação adequada, veterinários, remédios etc o melhor seria fechar as portas ao invés de submeter os bichos a tamanho sofrimento.Com certeza aparecera varias pessoas do governo pra dizer que os animais estão bem e que são bem alimentados. Sugiro ao titular do blog fazer uma visita ao espaço pra ver realmente a situação em que os animais se encontram.”

Descaso da prefeitura com os espaços públicos
E-mail recebido: “Não precisa andar muito pra ver descaso de como a administração do prefeito Joao, (ops: ou seria Jose Carlos  Machado o prefeito?) vem tratando a nossa cidade. Ruas e avenidas sujas e cheias de buracos que mais parecem tabuas de pirulito. Postes com lâmpadas apagadas deixando a sociedade às escuras no período noturno.
Saindo ate a ponte Aracaju-Barra que por ironia foi construída por esse mesmo prefeito que hoje a abandona, vemos se formar quase que uma favela misturada com lixão, pois tamanha é a sujeira ali acumulada, entre sofás velhos, restos de entulho de todas as espécies, barracos etc. E tudo isso ali, no bairro industrial.
Aracaju esta se tornando uma cidade abandonada, sem prefeito, sem vereadores que realmente assumam a posição de fiscalizadores. O prefeito saiu de licença ninguém sabe quando ira voltar nem se vai voltar, não têm mais forcas pra administrar nossa capital.
Sei que se minha reclamação for publicada, vira mil defensores pra defender e disser que a cidade esta maravilhosa, mas acredito que essas pessoas não andem por nossa cidade pra ter realmente noção de como as coisas se encontram.
Nossas diversas praças estão sucateadas por falta de manutenção, nossos terminais de ônibus estão largados e entregues as baratas. Dois anos, sim dois anos já se passaram e essa administração ainda não fez nada, absolutamente nada pra o povo. Cadê o dinheiro de todos os empréstimos que foram feitos, já que não vemos obras nenhuma? Será que esta sendo usado como um "cala boca" pra que os vereadores não façam seus trabalhos?  Prefeito João, vamos trabalhar rapaz, se não aguenta peça pra sair e vá aproveitar seus dias caducando seus netinhos que será muito mais proveitoso.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
Num chão de areia
não se semeia
mas se a semente …com sede ardente
beber suor
há-de dar flor

Poema de Carlos Aboim Inglez, intelectual comunista português,  nasceu em 05 de Janeiro de 1930 e morreu em 2002.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais