Tropa de Elite 2 e os podres poderes

Vale a pena assistir ao filme Tropa de Elite 2 que  já é um sucesso de bilheteria em todo o país. Quem assiste pode constatar que se trata de um filme corajoso, que expõe as vísceras do submundo da polícia e da política.

 

Misturando ficção com realidade, o filme de José Padilha merece, de fato, o aplauso que vem recebendo, de público e de crítica. Direção, roteiro, música, fotografia, desempenho do elenco. Em todos esses aspectos é muito bom este “Tropa de Elite 2”.

 

José Padilha, diretor, e Wagner Moura, ator,  participaram, na semana passada, de uma sessão de debates na Folha de São Paulo. O primeiro declarou que não foi proposital a escolha da data para o lançamento do filme. Nada a ver com o período eleitoral. Já Wagner Moura disse: “Quem não gostaria de dar uns tapas num deputado safado?”

 

O sucesso de Tropa de Elite 2 não é apenas pela qualidade da produção, mas por retratar a realidade brasileira. Os podres poderes citados por Caetano Veloso estão vivos e ativos.  Só que ao contrário do filme, a surra que deve ser dada ao político corrupto, deve ser nas urnas.

 

Será que daqui há muitos anos os podres poderes da música criada por Caetano Veloso em 1984 ainda poderá servir de parâmetro para a classe política brasileira? Será que a maioria do eleitorado brasileiro começará a refletir sobre os representantes que elegem, pensando no futuro, não só dele, mas de seus filhos?

 

A polícia, peça central do filme, é apenas uma das ferramentas do podre sistema brasileiro, azeitado pela corrupção. Somente através da educação/conscientização é que o Brasil mudará de verdade. Enquanto esse dia não chega é só aguardar o Tropa de Elite 3,4,5, 6…

 

 

JB: Almeida queria apoiar  Machado I

Antes da eleição no 1º turno “pegar fogo”, o ex-quase senador Almeida Lima encontrou com o presidente do PMDB em Sergipe, Jackson Barreto num evento em Santa Rosa de Lima. Almeida se aproximou de Jackson, colocou a mão no ombro dele (para o povo ver que estavam juntos) e pediu para que fosse liberado para votar em Machado para o Senado Federal.

 

JB: Almeida queria apoiar Machado II

A declaração feita por Jackson Barreto, foi ontem, 21, na rádio Capital do Agreste, no programa Espaço Aberto, apresentado por Eduardo Abril. Segundo Jackson ele disse a Almeida que não aceitava, porque era preciso eleger os candidatos do grupo, Valadares e Amorim. Para Jackson, como a campanha de Machado não decolou, Almeida deixou o projeto de lado.

 

Eleição de Dilma

O presidente estadual do PSB, o deputado federal reeleito, Valadares Filho, reafirmou ontem que o partido tem como foco principal neste momento a campanha para eleição de Dilma como presidente da República. Ele disse que após a eleição, que será vitoriosa para Dilma, o PSB continuará trabalhando pelo desenvolvimento de Sergipe e do Brasil.

 

Momento certo

Ele explicou que no momento certo, com tranqüilidade e passando por várias etapas, será iniciada a discussão sobre as possíveis candidaturas a prefeitos em 2012. “Temos nomes para disputar em municípios importantes, inclusive Aracaju, mas esse diálogo será feito com os partidos aliados no momento certo”, explicou.

 

Mais do que um livro: a história viva de Sergipe I

Uma obra prima que orgulha Sergipe, com qualidade e um potencial histórico inigualável em nosso Estado. O livro “Do Litoral ao Sertão”, lançado ontem, 22, pelos artistas Márcio Dantas, Márcio Garcez e Lúcio Telles  é um livro que mostra Sergipe, literalmente, “de cabo a rabo”, enchendo de orgulho todos os sergipanos. E olhe que o titular deste espaço é baiano da terra de Jorge Amado.

 

Mais do que um livro: a história viva de Sergipe II

No prefácio a escritora e jornalista Ilma Fontes definiu bem a obra em um dos parágrafos: “O objetivo deste livro tem a arte de não deixar morrer imagens que passaram despercebidas pelo olho passante, desinteressado. Imagens que não se repetem em nenhum outro momento, mesmo que seja do mesmo local geográfico. As várias linguagens dos três fotógrafos dialogam num tom de consciência universal passando ao observador a mensagem de que ainda é possível viver com poesia neste mundo de predadores de todas as ordens e cores”.

 

Um belo presente de final de ano

O livro estará nos próximos dias nas livrarias de Sergipe. É um excelente presente de final de ano para enviar para aquele parente ou amigo distante. Não há como não se sensibilizar com um acervo de fotos que reuniu em um livro toda a cultura de Sergipe, passando pelas danças, pela culinária, pelos prédios, museus, praças, paisagens e a face briosa, sofrida, mas alegre do povo sergipano. De parabéns, Márcio Dantas, Márcio Garcez, Lúcio Telles e a Vale, que viabilizou este desejo dos três artistas que na verdade representa o sonho dos que amam Sergipe.

 

Frente Esportiva prol Dilma

Será lançada hoje, 22, às 20h, na Casa Cultural Careca e Camaradas, no conjunto Augusto Franco (rua  Aquilino Macena, 295, ao fundo da agência Banese) a Frente Esportiva de Sergipe em prol da candidatura de Dilma. O movimento é liderado por Maurício Pimentel e reunirá diversos atletas e profissionais do esporte do Estado.  

 

Tucanos fazem campanha de Serra

 Uma grande carreata nesta sábado em Estância, panfletagem na orla de Aracaju no domingo e na feira de Lagarto na segunda, são alguns dos eventos que estão sendo anunciados para intensificar a campanha do presidenciável Serra em Sergipe, na última de semana antes do pleito que acontecerá no domingo, dia 31. Nesta sexta-feira, será realizada panfletagem no centro comercial, na Avenida Beira Mar e na Passarela do Caranguejo.

 

Sem ônibus

Em 30 de outubro vence a lei citada que prorrogou por quatro anos todas as concessões do transporte intermunicipal de passageiros. E na AL não tem nenhuma nova lei dando um maior prazo até a “conclusão” do Plano Diretor e a licitação. Será o caos?

 

Bandido

Deu na coluna Periscópio, do JC: “E na tarde de ontem, o apresentador Bareta, em seu programa “Tolerância Zero”, transmitido pela TV Atalaia, estimulava seus telespectadores a ligarem para o Disk Denúncia da polícia, quando soltou uma pérola: “Não tenham medo de denunciar bandido. Pra bandido, bandido e meio. Liguem pra polícia!”, bradou Bareta. E tem mais um dado “curioso”: Bareta é policial civil.  Como diz Osmário, arrepare!

 

Delegados: não existe projeto I

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, estranhou a celeuma em torno de um suposto projeto de lei do Executivo criando cargos de delegados de polícia na Secretaria de Segurança Pública.

 

Delegados: não existe projeto II

Segundo o parlamentar, não existe projeto algum nesse sentido tramitando na AL e caso existisse certamente seria discutido com os integrantes da Polícia Civil. “Os próprios delegados já conversaram comigo e sabem que esse projeto não existe. Portanto, não adianta outras pessoas ficarem cobrando uma posição nossa diante do que não existe”, disse, referindo-se ao comportamento do escrivão Antônio Morais, que nesta quinta-feira foi ao plenário da AL insultar o deputado de forma pouco elegante e cordial.

 

Pedofilia: 103 novas denúncias contra padres em outubro

Para quem achou que o blog exagerou ontem ao noticiar que pretende abrir um debate sobre o comportamento de alguns sacerdotes em Sergipe. O Estado não pode ficar indiferente ao que vem ocorrendo no mundo. O medo é irmão siamês da impunidade. Dê uma lida nesta matéria quentinha, de ontem, 21:

http://maierovitch.blog.terra.com.br/2010/10/21/pedofilia-103-novas-denuncias-contra-padres/

 

Museus e museologia

Os professores e  demais trabalhadores do campo dos museus e da museologia do país assinaram um manifesto em defesa da candidatura de Dilma. No manifesto os profissionais defendem a necessidade de “continuar seguindo em frente com o avanço do setor museológico e cultural, proporcionado pelo Governo Lula, e que terá continuidade com o Governo de Dilma . Devermos ter em mente que a nossa formação é fruto dessas ações, com a criação de 14 cursos de graduação em museologia UFS, FEBAVE, UFPEL, UFRB, UFOP, UFRGS, UFPE, UnB, UFSC, UFG, UFMG, UFPA) e um Programa de Pós-graduação (UNIRIO)”.

 

Em Sergipe

No Estado de Sergipe, além da criação do curso de museologia na UFS a política do governo federal neste área teve importante contribuição com a Lei Lei do Palácio Museu Olimpio Campos e política de restauro dos nossos Museus.

 

 

TSE decide barrar a candidatura de senador mais votado da Paraíba

Senador mais votado na Paraíba, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) teve sua candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com base na Lei da Ficha Limpa.No ano passado, o tribunal eleitoral cassou o mandato de Cunha Lima, então governador do Estado, por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006.Segundo investigação, o então governador se beneficiou da distribuição de cheques feita por um programa local, que distribuiu 35 mil cheques num total de R$ 3,5 milhões.Além de ter tido o mandato cassado, quando foi condenado à inelegibilidade, Cunha Lima também recebeu como sanção uma multa. Foi a multa, contudo, que o enquadrou na lei do Ficha Limpa, já que sua sanção pela inelegibilidade (de três anos) não poderia retroagir.Quatro dos sete ministros votaram contra o tucano. (FSP)

 

 

Injeção de recursos

A economia sergipana receberá, até o final de 2010, uma injeção de recursos da ordem de 731 milhões e 800 mil reais, por conta do décimo-terceiro salário. Esse valor representa 0,63 por cento com relação ao Brasil e 1,8 por cento se comparado ao nordeste. Fonte: Dieese.

 

Memória  

Esta estória, bastante curiosa, tem sido contada, ao longo do tempo. O fato é atribuído ao grande empresário e líder político sergipano AUGUSTO FRANCO, que governou Sergipe no período 1979/1982. Essa passagem verificou-se, por sinal, quando o referido homem público era o governador de Sergipe. Ele estava no Aeroporto do Galeão e então chegou uma menina da VARIG:

– O senhor é o Dr. AUGUSTO FRANCO, de Sergipe?

– Não, minha filha, Sergipe é que é meu.

Fonte: Sebastião Nery – Folclore Político.

 

FM Sergipe transmite Samba Aracaju ao vivo nesse domingo

Nos bastidores da FM Sergipe o clima é de correria e expectativa. Locutores, gerência comercial e Engenharia unidos para mais um  evento da emissora. É a transmissão ao vivo do Samba Aracaju 2010, que acontece nesse domingo, a partir das 16 horas na Orla de Atalaia. “ A gente percebeu o interesse pelos ouvintes pelo evento através da procura pela nossa promoção, daí surgiu a idéia de transmitir para todo o Estado, principalmente para aqueles do interior que não terão a oportunidade de prestigiarem o show ao vivo” afirma Rodrigo Rocha, gerente comercial da FM Sergipe.

 

PELO MUNDO

 

Caminhão com alimentos e propaganda de Serra é apreendido

Patrulheiros do Comando Rodoviário da Brigada Militar apreenderam, no final da tarde de ontem, 21, um caminhão carregado com sacolas de alimentos e propagandas do candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra: Leia matéria: http://www.correiodopovo.com.br/Eleicoes2010/?Noticia=212141

 

OAB vai ao STF

Em decisão aprovada por unanimidade, a OAB nacional apelará ao Supremo Tribunal Federal contra a lei que criou conta de depósitos judiciais no Mato Grosso do Sul.

 

Carta ao sucessor

O sucessor de Lula receberá, logo no início de seu governo, carta do Conselho Federal da OAB. O tema principal será a reforma política.

 

Previsão Confirmada

O COPOM – Conselho de Política Monetária, confirmou as previsões de que não iria alterar a taxa de juros. A SELIC deverá permanecer em 10,75 por cento até o final do ano. E continua sendo uma das mais altas de todo o mundo.

 

Super bactéria KPC

Sobe a 135 o número de casos em Brasília, com 15 mortes confirmadas. O principal motivo é o uso em excesso de antibióticos.

 

Prêmio Sakharov

A União Européia conferiu o prêmio SAKHAROV ao dissidente cubano Guillermo Salinas.

 

China cresce mais

9,3 por cento no terceiro trimestre de 2010. Novo censo do país contará com os trabalhos de 6 milhões de pessoas. Ou seja, 12 vezes a população de Aracaju.

 

Desemprego

É o menor, no Brasil, em oito anos. Em setembro, uma marca importante: o salário médio pago ao trabalhador brasileiro atingiu 1 mil, 499 reais.

 

Onda de protestos

Prossegue, na França, contra a reforma da previdência. Governo pensa em votar hoje a medida. Enquanto isso, as centrais sindicais estudam novas estratégias.

 

Décimo terceiro

102 bilhões de reais serão injetados na economia brasileira em função do pagamento do décimo-terceiro salário. Explosão de consumo à vista. A inadimplência diminuiu. No mês de setembro, apenas 1,59 por cento dos cheques foram devolvidos, sem fundos. Detalhe importante é que o cheque tem perdido espaço quando se apuram os meios de pagamento. Já o cartão de crédito tem aumentado bastante sua participação.

 

Revisão

O governo está revisando suas previsões. Agora a referente ao PIB é de 7,5 por cento. E a da inflação, 5,1 por cento.

 

I Congresso Internacional AMB I

Uma comitiva da Justiça sergipana representada pelos Desembargadores Edson Ulisses de Melo e Netônio Bezerra Machado e as Juízas de Direito Cristina Machado, Lidiane Andrade e Valéria Libório participaram do I Congresso Internacional da Associação de Magistrados Brasileiros, realizado entre os dias 07 e 17 de setembro.

O congresso foi realizado no Canadá – país que utiliza dois sistemas jurídicos, o Common Law e o Civil Law, de origem inglesa e francesa, respectivamente. Cerca de 200 magistrados participaram do evento, que aconteceu nas cidades de Toronto, Montreal e Ottawa.

 

I Congresso Internacional AMB II

Os magistrados brasileiros visitaram a Corte Suprema do Canadá, e foram recepcionados pelo Juiz Willian Ian Corneil Binnie, que integra o tribunal. Na visita, os juízes puderam conhecer um pouco mais da história da mais alta corte canadense. Durante a realização do congresso, os magistrados participaram também de um Curso de Direitos Humanos, na Faculdade de Ciências Sociais de Ottawa. Para os desembargadores sergipanos, o evento possibilitou aos brasileiros outra realidade jurídica de grande complexidade, assim como ocorre no Brasil, mas trouxe como contribuição o respeito à diversidade e aos direitos humanos característicos do Judiciário do Canadá. Além disso, destacou os magistrados, este país possui um grande avanço nos juízos de conciliações, evidenciado pelos altos índices de soluções conciliadas.

 

Esclarecimentos da Jovem Pan Aracaju

Ontem, 21, o blog publicou um e-mail de um leitor informando da não divulgação total do programa eleitoral na manhã do dia 20. A Jovem Pan Aracaju, através do coordenador Artístico e Promocional, Glebson Casanova, prestou os seguintes esclarecimentos: “Quero deixar bem claro que a Jovem Pan Aracaju, afiliada a rede Jovem Pan Sat, não transmite o programa  jornalístico de forma gravada. A transmissão é ao vivo direto da Jovem Pan AM São Paulo  para todas as suas afiliadas. O programa começa às 05h e termina  06h30 horário de Brasília, sendo a  Jovem Pan AM e suas afiliadas da rede Jovem Pan SAT,  obrigadas a interromper a sua programação normal para veicular o horário político que começa às 06h horário local e às 07h horário de verão.O horário político tem duração de 20 minutos e após o seu término, continua a programação nacional da Jovem Pan AM para suas afiliadas até às 07h30 horário local, nesse exato momento começa o Jornal da Manhã edição local e segue a programação normal. Quero deixar registrado que todo o mecanismo acontece por computador e Satélite quando estamos na programação nacional, não há interferência humana.   Além disso contamos com o sistema de censura  que grava toda a programação da emissora. Para isso estamos enviando em anexo uma cópia do programa de hoje gravado, para tirar todas as dúvidas necessárias. Obrigado mais uma vez pela atenção dada”.    

 

Manutenção dos ônibus

A SMTT vai aumentar a fiscalização nas empresas, exigindo manutenção preventiva dos coletivos , principalmente nos itens de segurança. O incidente ocorrido no último dia 20, quando um ônibus  teve o pneu estourado, assustando os passageiros. A Empresa foi notificada e a fiscalização exigirá maior rigor na manutenção, não só da parte mecânica, como também  nos itens segurança e asseio dos coletivos.

 

DO LEITOR

 

Mera coincidência

Do leitor Luiz Alberto Argôlo: “Assistindo a cena na televisão quando Serra colocou a mão na cabeça, dizendo ser atingido por um objeto, veio à lembrança daquele jogo entre Brasil x Chile, quando o goleiro Rojas vendo o placar desfavorável simulou que um foguete jogado por uma torcedora adversária atingiu sua cabeça e tirou todo o time de campo, para tentar no tapetão a vaga para seguir em frente”.

 

“Ataque” a Serra

Do leitor Pedro: “Vi o vídeo do “ataque” a José Serra e fiquei imaginando: Serra e Rojas: uma mera coincidência? Quem não se lembra do goleiro do Chile que, em 1989 ou 1990, em plena eliminatórias da Copa, simulou um corte feito com um fogete lançado no Maracanã com a idéia de desclassificar o Brasil da Copa do Mundo? Descoberta a fraude, foi banido do futebol mundial pela FIFA.

 

José Serra faz o mesmo, em busca de um factóide para tentar, a todo custo, vencer as eleições. É esse o tipo de seriedade de candidato que merece estar na Presidência? Vejam o vídeo na internet e tirem suas próprias conclusões: http://www.youtube.com/watch?v=wsrPo1fjWkw”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

 “A Desordem é a ordem, menos o poder”. Mikhail Bakunin.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais