Turismo Sergipe – Aposte você também

Sergipe fecha o ano com dados promissores no quesito turismo e alguns nem tanto assim. A coluna “Guia de Bolso” faz uma retrospectiva de alguns dos fatos que aconteceram em 2009, como o aporte de hotéis e novos restaurantes, construção de pontes e melhoria de estradas, além da falta de estrutura do Aeroporto de Aracaju e os altos preços praticados pela falta de concorrência no Cânion de Xingó.

A começar pelos fatos positivos de 2009, citamos o aporte de mais duas bandeiras de rede internacional na constelação da hotelaria de Aracaju: a Radisson e a Mercure. Vale ressaltar o aumento significativo de embarque e desembarque em mais de 20% no aeroporto de Aracaju, comparando o período de 2008 com 2009 e a divulgação da retomada dos voos charteres junto à operadora CVC.

A construção das pontes Joel Silveira e da Caueira, além da Orla Pôr-do-Sol, no Mosqueiro, também incrementarão o turismo no Estado. O Cânion do São Francisco continua no gosto dos brasileiros, sendo o principal destino receptor de turistas do interior do Estado, o que fez com que a gerência das embarcações da localidade triplicasse a capacidade máxima de desembarque de turistas no atracadouro de banho de 500 para 1.500, simutaneamente.

A participação da esfera pública e do trade continua sendo maciça em feiras e eventos nacionais e internacionais, a exemplo da Feira de Turismo de Gramado, do Salão de Turismo, da Feira da Abav e da Feira de Interiorização dos Roteiros Turísticos do Mtur, dentre várias outras. Para 2010, uma notícia revigorante para o setor. Especula-se que pela primeira vez Sergipe sediará uma Feira de Viagens, no Centro de Convenções, mas enquanto não chega, o turismo de aventura e de eventos está em alta em Sergipe com a divulgação de melhorias no Parque dos Falcões e dos eventos, Forrocaju e Precaju, além da continuidade do Encontro Cultural de Laranjeiras e a interiorização do Verão Sergipe, mas nem tudo são flores para o turismo sergipano: a Secretaria de Turismo foi extinta; os turistas continuam reclamando da falta de profissionalismo e capacitação dos serviços turísticos e os preços altos praticados pela falta de concorrência no Cânion de Xingó têm causado reclamação por grande parte dos que lá visitam; foi registrado assalto a turistas na Colina do Santo Antônio e o Aeroporto de Aracaju é um dos únicos no Nordeste que ainda não passou por reforma, ao ponto que no final de 2009 tivesse que arcar com o alto custo da falta de manutenção, recebendo restrições da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Mesmo assim, nossa retrospectiva é positiva. O turismo de Sergipe atravessou a crise internacional sem muitas marolinhas e continua, aos poucos, estruturando-se para receber bem os turistas. A gastronomia e a diversão noturna do Estado ganharam força com a chegada de novos empreendimentos na Avenida Beira Mar e há perspectivas de que o Parque Nacional da Serra de Itabaiana entre de vez no roteiro turístico do Estado.

No mais, acreditamos que 2010 será o ano do turismo de Sergipe e efetivamente o Estado estará entre as principais fotos no álbum de recordações dos brasileiros, quiçá estrangeiros. Para mostrar que falta pouco para que isto ocorra, a coluna fecha o ano com a certeza de que 2010 será promissor para o turismo de Sergipe.

Na semana que vem traremos vinte dicas de locais e roteiros para quem não quer deixar de conhecer Sergipe em 2010 e, se conhece, que queira voltar. Foi-se o tempo que o menor estado brasileiro era o patinho feio do Nordeste. Para o turista de carteirinha, as vinte fotografias dos destinos da próxima semana não poderão deixar de constar no roteiro de férias.  Aposte você também. Sergipe lhe espera.

Fotos: Silvio Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais