Um presidente agarrado ao poder

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

No exterior, em vários países, o Brasil novamente volta as manchetes por conta de um presidente que pego no flagrante não quer largar o poder.

Saulo de Assis, jornalista, fez uma análise das manchetes e matérias nos principais jornais franceses, para o Observatório da Imprensa. Os trechos finais:

Ainda que por vezes abordando diferentes aspectos do caos político pelo qual passa o Brasil neste momento, a imprensa francesa foi, de certa forma, uníssona ao deixar claro a contradição entre a gravidade das acusações e a recusa absoluta do presidente Michel Temer em deixar seu posto de presidente da república.

Em algumas publicações, nota-se ainda um certo clima de descrença no país, que, aos olhos do mundo, parece estar em meio a uma crise cada vez mais profunda, envolvendo quase a totalidade dos políticos brasileiros, denunciando a falência do regime político nacional e mostrando como podem ser promíscuas as relações entre o poder público e a iniciativa privada.

Quando até mesmo o presidente da república recebe na calada da noite um empresário investigado em sua residência oficial, e ainda sem que tal encontro esteja na agenda oficial, é sinal de que tais relações há muito tempo passaram do limite aceitável, deixando o país “atormentado”, como indicou o Le Parisien, todas as vezes que tais relações se tornam públicas.

E seria ingenuidade dizer que mais casos como o que hoje assistimos “atônitos” não sejam notícia num futuro próximo nas capas de jornais do Brasil e do Mundo.

Pelo que o blog analisa o país não está sangrando apenas para os brasileiros. O mundo também já é descrente em Temer na presidência.

É preciso bom senso. Ambulantes em frente a sede do Ipes
É preciso bom senso da diretoria do Ipesaúde para encontrar uma maneira de deixar os ambulantes que ficam na porta da instituição de uma maneira que seja boa para todos os lados. Tem alguns que estão no local há muito tempo. É preciso bom senso.

Bombeiros: MPE vai mover ação judicial contra a SSP
O secretário de Segurança Pública (SSP), João Eloi, não compareceu pela segunda vez à audiência pública convocada pelo Ministério Público Estadual (MPE) para a tomada de providências no Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMS) e a matéria teve que ser judicializada. Infonet:https://.infonet.com.br/noticias/politica/ler.asp?id=200359

Forró Caju patrimônio imaterial
O vereador Iran Barbosa, do PT, apresentou na Câmara Municipal, Projeto de Lei que declara o Forró Caju como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade de Aracaju. De acordo com o parlamentar, o evento, que se realiza anualmente na capital sergipana, se consolidou, dentro do Calendário Junino, como uma das maiores festas de Sergipe e do Brasil.

Maiores eventos
“É nessa condição, de patrimônio cultural de natureza imaterial dos aracajuanos, que se situa o Forrocaju, um dos maiores eventos do calendário junino do Nordeste do Brasil, organizado pela Administração Municipal de Aracaju e realizado desde 1993”, destaca Iran.

Novas direções PT/SE
O Partido dos Trabalhadores em Sergipe realizou na noite da sexta-feira (26) a posse das novas direções da sigla no Estado. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o secretário nacional de Finanças do partido, Márcio Macêdo, participaram do ato, que ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa. 67 novos dirigentes municipais da sigla foram empossados, além do presidente estadual Rogério Carvalho, que foi reeleito. Centenas de militantes petistas e lideranças dos PT e de partidos aliados, como PSD, PMDB, PRB e PCdoB, compareceram ao evento.

“Vontade do povo”
O presidente reeleito do PT de Sergipe, Rogério Carvalho, corroborou com a defesa por eleições diretas e pela deposição de Michel Temer. “Para todos os males, a gente tem um remédio, que é a vontade do povo prevalecer. A democracia só será restaurada com Diretas Já. O PT tem papel histórico neste processo. Temos a obrigação de lutar para garantir que este país seja uma nação que defendeu a melhoria da vida do seu povo”, destacou.

Presença
O secretário nacional de Finanças, Márcio Macêdo, agradeceu a presença do presidente nacional Rui Falcão. “Externo minha gratidão por Rui estar aqui hoje. Agradeço a ele por estar se despedindo da presidência do PT em um ato em Sergipe”, frisou. Em seu discurso, Márcio desejou sucesso às novas direções do partido nos municípios sergipanos e defendeu o fortalecimento da sigla, mesmo diante das perseguições. “O PT está vivendo um momento que jamais foi visto na história da República Federativa do Brasil. Nenhum partido resistiria ao cerco que estamos sofrendo se não fosse tão enraizado no coração do povo e dos movimentos sociais”, afirmou.

Fórum de Investimentos Brasil 2017
O Estado de Sergipe vai participar do Fórum de Investimentos Brasil 2017, que acontece nos dias 30 e 31 de maio, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. O vice-governador, Belivaldo Chagas estará presente no evento realizado pelo Governo Federal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), acompanhado do secretário José Augusto Carvalho, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e de sua equipe técnica. O fórum vai reunir empresários de todo o Brasil e do exterior, além de ministros e secretários de Estado, tendo como objetivo fomentar novos negócios e oportunidades de investimentos.

Táxis adaptados para pessoas com deficiência
O vereador Lucas Aribé (PSB) e sua assessoria jurídica se reuniram com o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), Aristóteles Fernandes da Silva, e o diretor de Transportes Públicos do órgão, Augusto Magalhães, para tratar do Projeto de Lei nº 20/2016 que estabelece a adaptação do veículo que presta o serviço de táxi para atender às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Necessidade
“Nosso posicionamento é de buscar na medida do possível atender as necessidades das pessoas que precisam da atenção especial e o poder público tem que fazer sua parte. Obviamente, vamos dialogar e conversar para ver a melhor forma de adaptar os táxis para essa parte da população”, disse o Superintendente da  SMTT, Aristóteles Fernandes da Silva.

Projeto
O vereador Lucas Aribé explica que o projeto de lei nº 20/2016 – que tramita na Câmara –  visa colocar nas ruas os táxis adaptados é de suma importância visto que se caracterizam como um serviço de transporte especial de passageiros, com a finalidade de atender as exigências individuais ou coletivas de deslocamentos das pessoas com deficiência física, temporária ou permanente, idosos e pessoas com dificuldade motora, sem caráter de exclusividade, estando submetido, no que couber às mesmas normas municipais relativas ao serviço de transporte individual de passageiros.

Lei de Inclusão
Ainda referente aos táxis adaptados é previsto, no artigo 51, da Lei nº 13.146/2015 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que as frotas de empresas de táxi devem reservar 10% (dez por cento) de seus veículos acessíveis à pessoa com deficiência.

Nova demanda
“A reunião foi proveitosa, pois conseguimos encontrar um caminho para tentar sensibilizar as empresas de táxis de Aracaju para que elas possam adotar o carro adaptado e atender uma nova demanda que são os novos consumidores como as pessoas com deficiência e que hoje não tem condições de entrar em um taxi e às vezes sofre discriminação por alguns taxistas. Então, se conseguirmos conscientizar as empresas para mostrar a importância disso já é um bom inicio. Pleiteamos que pelo menos as empresas coloquem para funcionar um carro adaptado”, declarou o vereador Lucas Aribé.

Arriá Arranca Unha
O governador Jackson Barreto visitou na sexta-feira, 26, a obra da reforma e ampliação do Centro de Criatividade, no bairro Cirurgia, espaço dedicado a cultura sergipana. Diariamente 60 operários trabalham para garantir que até meados de junho a primeira etapa da obra seja entregue à população. A parte externa do Centro será palco do “Arraiá Arranca Unha”, tradicional concurso de quadrilhas que será retomado entre os dias 15 e 30 de junho. Para que o espaço volte a desenvolver suas atividades estão sendo investidos R$ 2,7 milhões.

CTB Sergipe
O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu em seu gabinete, a visita de representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe (CTB-SE). Os sindicalistas discutiram com o gestor municipal questões relacionadas à capital. Eles elogiaram  trabalho que Edvaldo vem realizado, mesmo diante das dificuldades encontradas. Na oportunidade, o prefeito recebeu ainda o convite para participar do 2º Congresso da CTB-SE, que será realizado nos dias 2 e 3 de junho.

Sindicalistas
"Fiquei muito grato em receber os representantes da CTB em meu gabinete. Como venho fazendo desde o início da gestão, tenho recebido diversos sindicatos de trabalhadores, líderes comunitários, lideranças de movimentos sociais, pois acredito na contribuição deles para que possamos desenvolver uma gestão transparente e que se abre ao diálogo", afirmou o prefeito.

Diálogo
Para o presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Edival Gois, é importante manter o diálogo entre gestor, centrais e sindicatos.  "A gente já vinha querendo dar os parabéns ao prefeito Edvaldo Nogueira pela excelente gestão que ele vem fazendo, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas. Nós aproveitamos também para colocar a Central à disposição dele para um diálogo ainda mais amplo com a sociedade”, disse.

SEED e Sebrae estabelecem parceria
O secretário de Educação, Jorge Carvalho, assinou na sexta-feira, 26, o termo de intenção com o Sebrae. Esta iniciativa visa regular e oferecer capacitações sobre Empreendedorismo aos docentes que atuam no ensino profissionalizante. A cerimônia para firmar a parceria aconteceu no auditório do Sebrae, na capital sergipana.

Ensino técnico
“O Governo do Estado de Sergipe prioriza o ensino técnico profissionalizante, além disso, trabalha numa perspectiva de desenvolver as habilidades socioemocionais dos nossos alunos. Neste contexto, o empreendedorismo é uma destas competências, ou seja, não estamos apenas nas escolas de ensino médio apresentando aquelas disciplinas que são tradicionais e estritamente formais, mas buscando oferecer uma educação integral que forme para a cidadania e transforme o aluno em protagonista”, afirmou o secretário ao elogiar as ações desenvolvidas pelo Serviço Profissionalizante (Sepro), da Secretaria de Estado da Educação (Seed). “Os profissionais que atuam no Sepro trabalham com competência, seriedade e responsabilidade”, reconheceu.

Termo
Na oportunidade, o diretor técnico do Sebrae, Marcelo Farias Barreto, representou o superintendente Emanoel Silveira Sobral.  De acordo com ele, ao firmar esse termo de intenção, a Seed comprova que demonstra preocupação em qualificar os discentes e prepará-los para encarar os desafios do mercado de trabalho.

Empreendedorismo
“Este é um momento ímpar para o Sebrae porque é uma oportunidade para divulgar a cultura empreendedora em nosso estado por meio da educação. Iremos capacitar os professores da rede estadual e ensinar aos estudantes do ensino médio das escolas técnicas os mecanismos importantes do Empreendedorismo”, explicou Marcelo Farias Barreto.

Nível de Acreditação
A Onco Hematos conquistou o terceiro nível de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A clínica é pioneira em Sergipe e no Brasil entre clínicas oncológicas a receberem a certificação. E para comemorar mais esta conquista, estará realizando um evento para convidados no dia 31 de maio, às 19h, na sede da Onco Hematos. A certificação reflete a preocupação de todos que fazem parte da clínica, em primar pela qualidade e segurança no atendimento dos pacientes.

Nível de Acreditação II
De acordo com o oncologista clínico e sócio da Onco Hematos, Nivaldo Farias, a Onco Hematos é a quarta clínica de oncologia do Nordeste e uma das poucas do país que teve a preocupação de conquistar a Acreditação ONA III. “Isso significa que na Onco Hematos os pacientes são tratados com nível excepcional de segurança e qualidade. Nossos processos são todos refeitos e revistos e os pacientes têm a garantia de que a clínica tem um nível de altíssimo padrão de qualidade”, informou.

Nível de Acreditação III
Em 2011, a Onco Hematos iniciou o processo de gestão da qualidade, alcançando em 2013 o selo da ONA Acreditado nível 1, que refere-se aos critérios de segurança do paciente, aspectos estruturais e assistenciais. A conquista do nível 2 do selo da ONA – Acreditado Pleno ocorreu em 2014, que além de atender aos requisitos exigidos no nível 1, evidencia uma gestão integrada, onde os processos ocorrem de maneira fluida e plena. O alcance do nível 3 do selo da ONA – Acreditado com Excelência ocorreu em 2016, onde as exigências atendem aos níveis 1 e 2 e garante a melhoria contínua em cada processo na instituição.

Projeto Mil Ave Marias – Paróquia Nossa Senhora do Loreto
Será realizado neste domingo, 28, a partir das 9h, na Paróquia Nossa Senhora de Loreto (Conj. Eduardo Gomes/São Cristovão) o Projeto Mil Ave Marias. O projeto visa a participação de Grupos e Pastorais  e demais convidados de outras Paróquias para que juntos posam  rezar pelo nosso Brasil e o mundo inteiro. “Neste momento pelo qual o Brasil passa por uma grave crise de moral e civismo, cabe a nós brasileiros independente do credo, raça ou religião, tão somente pedirmos a intercessão de Deus e seu filho Jesus Cristo para que possamos ter o dom do discernimento para enfrentarmos esta situação.”, registra a organização.

PELO TWITTER

www.twitter.com/dilsonramoslima   É sério? Roberto Jeferson na televisão pregando mudanças para o Brasil?

www.twitter.com/sergiopardellas   A prova inequívoca de que a política nacional andou em círculos:estamos em 2017 e FHC,Lula e Sarney discutem o pós-Temer. Ou seja, o futuro.

www.twitter.com/augustojsantana   Os jovens dos anos 80 tinham um ideal a luta pela liberdade, os de hoje lutam para que volte a opressão, quanta burrice e ignorância.

www.twitter.com/rddiversos  Dá tristeza só em pensar. Será que não haverá um nome novo para nos dá uma real esperança?

www.twitter.com/Eu_Apartidario  Desculpem a intromissão, mas não existe nome novo. Não há qualquer pessoa atualmente filiada a partido que possa consertar o Brasil. É fato!

www.twitter.com/revinhogama   A vida é uma combinação de destino e livre-arbítrio. A chuva é o destino, a possibilidade de se molhar ou não, é escolha sua…

NOTA PÚBLICA – SINDIJOR/SE lamenta postura deselegante de prefeito e solidariza-se com jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe de representação dos Jornalistas e do Jornalismo em Sergipe, repudia o comportamento desrespeitoso do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, para com o repórter Edicarlos Queiroz, funcionário da Rede Ilha de Comunicação, e demais profissionais do Jornalismo.
Durante entrevista coletiva à imprensa, ao questionar o prefeito sobre as ações de infraestrutura da cidade e a revogação do IPTU, uma promessa feita pelo prefeito na campanha eleitoral, Edvaldo constrangeu o profissional do Jornalismo ao perguntar de forma arrogante quem era ele e em qual veículo de comunicação trabalha, como se o Departamento de Imprensa da Secretaria Municipal de Comunicação desconhecesse o profissional, que usava o crachá da emissora com a devida identificação.
Entre as diversas atribuições do jornalista, questionar o entrevistado é uma delas, sendo a mais importante, pois é a essência para qualquer produção jornalística, independente da situação ou circunstância. Trabalho este que deve ser desenvolvido com ética e respeito ao entrevistado.
Da mesma forma, o homem público tem o dever de tratar as pessoas com respeito e dar satisfação ao cidadão sobre suas atividades, ainda mais por ser funcionário do povo. Isso é um preceito constitucional. É obrigação do poder público prestar contas ao cidadão. Se um agente público se recusa ou procura prejudicar essa prestação de contas, que acontece pela imprensa, ele está prevaricando, porque não está cumprindo com sua função.
Sendo assim, lamentamos o comportamento deselegante do senhor prefeito de Aracaju e, ao mesmo tempo, esperamos que ele, que sempre desfrutou do respeito dos jornalistas sergipanos, restabeleça sua postura ética e respeitosa para com os profissionais do jornalismo, mantendo assim, o perfil de um político defensor da liberdade de imprensa.
É importante salientar que todas essas tentativas de calar e impedir a imprensa de fazer seu trabalho são uma forma de censura, pois comprometem o exercício profissional do jornalista e, consequentemente, a livre circulação de informação, que devem ser sempre rechaçadas por todos aqueles que defendem a liberdade de imprensa como um dos pilares de uma sociedade livre e democrática.

SINDIJOR – Sindicato dos Jornalistas

DO LEITOR

Jorge Araújo Filho – Promessa para um breve futuro
Por Geraldo Lima Feitosa (Geraldo dos Correios): "Nesses dias de chuva o assunto mais comentado no interior sergipano, principalmente no sertão, é a oportunidade para o plantio de milho, feijão e de outros alimentos. São Pedro abriu as torneiras num excelente momento, oportunidade em que o governo estadual dispõe de sementes e tem levado toneladas de grãos aos quatro cantos de Sergipe, por meio dos gestores municipais. O secretário de agricultura, Esmeraldo Leal, se faz sempre presente e vibra com as ações governamentais na área. Mas mudando de terra para lazer e de Sergipe para Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira está de parabéns pela escolha do nome de Jorge Araújo Filho para a pasta do Esporte, Lazer e Juventude da capital, um jovem que traz na genética a habilidade, credibilidade e visão política do pai e a experiência de assessor parlamentar do coerente e bem articulado deputado Federal Fábio Mitidieri. Jorginho está dando um show de bola na titularidade da referida secretaria, configurando-se notadamente, pelo trabalho que desenvolve, numa real promessa de bom político/gestor para um breve futuro".

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Ó meu povo! Acorde esperança.”

“Quando o governo viola os direitos do povo, a insurreição é, para o povo e para cada porção do povo, o mais sagrado dos direitos e o mais indispensável dos deveres.”

Gracchus Babeuf, jurista e revolucionário francês, morreu em 27 de Maio de 1797 (n. 1760).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais