Uma carta aos pais

Carta publicada pelos pastores Marcos e Cláudia Andrade da Igreja Presbiteriana Renovada em Sergipe.

Certa vez eu tive contato com uma mãe acompanhada de seus filhos com a qual comentei ser cristão. Ela prontamente respondeu: todos nós somos!

É engraçado como hoje, com o crescimento dos evangélicos, muitos se tornaram evangélicos. Uns porque os pais o são. Outros porque os

parentes o são. E outros ainda porque os amigos o são. Minha pergunta é: Você é realmente cristão? Aquela mãe poderia ter ouvido: Cristão é aquele em quem Cristo habita!

Não basta acreditar no evangelho é preciso viver o evangelho!

Hoje existe até evangélico não praticante. É uma vergonha! Que realidade estamos vivendo? A realidade de que esposos estão matando esposas, esposas mandando matar esposos, filhos matando pais e pais matando filhos. O relacionamento familiar está cada vez mais difícil. Conclusão – FALTA DE CRISTO!

O mundo oferece e induz o que há de pior para a família e infelizmente muitos tem aceitado e comprado o que o mundo tem oferecido tão facilmente. Numa família sem Cristo o relacionamento é insustentável e às vezes insuportável, por isso é preciso reconhecer a necessidade de mudança de valores. Esses valores só podem ser mudados por Jesus Cristo!

Você pode dar a sua parcela. Entregue sua vida para Jesus Cristo, para que sua família viva e desfrute o melhor desta terra e quando Cristo voltar você e sua família estejam preparados para subir com Ele.

Eu gostaria de reproduzir aqui um artigo muito bem elaborado pela Igreja do Nazareno Central de Campinas que li que diz: Os Dez Mandamentos do Pai Cristão. E nunca se esqueçam que o que nós passarmos para nossos filhos hoje é o que eles refletirão no futuro. Quer um futuro melhor para seus filhos e para sua família? Tome uma atitude, seja um cristão verdadeiro! Seja um pai cristão!

Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vos mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1:13-16)

I – Guie seus filhos em direção a uma fé viva no Senhor Jesus, consagrando-os, diariamente em oração, e indicando-lhes os amplos horizontes de serviço no Reino dos Céus.
II – Ensine seus filhos a amarem a Palavra de Deus, ajudando-os a entenderem e a viverem a Verdade, em todo o tempo.
III – Faça do seu lar um ambiente de justiça, paz e alegria no Espírito Santo, ensinando e promovendo a amizade e hospitalidade.
IV – Estimule seus filhos à integração nas responsabilidades da vida familiar, envolvendo-os nos planos e nos trabalhos do lar.
V – Imprima no coração de seus filhos admiração e respeito pela mãe, levando-os a um vínculo relacional inabalável e intransferível.
VI – Garanta a seus filhos um alicerce emocional sólido por meio do amor incondicional, apreciando as distinções da personalidade de cada um deles.
VII – Procure reconhecer as boas qualidades de seus filhos, elogiando-os em seus êxitos, não apenas, corrigindo-lhes os defeitos.
VIII – Eduque seus filhos em meio às crises, encorajando-os a gerarem grandes oportunidades, a partir de situações adversas delicadas.
IX – Forneça a seus filhos referenciais de comportamento, sendo o principal deles, por meio de exemplos vívidos.
X – Leve seus filhos a uma real apreciação da Igreja, integrando-lhes, e a si mesmo, em suas atividades e compromissos.

Que Deus te abençoe Pai!
Um abraço
Pastores Marcos e Cláudia
www.vidarenovada.com.br

Saiba +

São Paulo ganha Frente Parlamentar Evangélica para lutar pelo Dia do Orgulho Hétero em todo o estado

Foi criada nesta terça-feira, 16, a Frente Parlamentar Evangélica na Assembléia Legislativa de São Paulo. Como 23 integrantes (25% do total da Assembléia, que conta com 94 deputados), a Frente quer fazer oposição à temas como maconha, aborto e direitos civis de homossexuais.

“Nós tivemos recentemente a aprovação de apoio à liberação da maconha e do dia de combate à homofobia. Tem alguns projetos que nós somos contra”, afirmou o coordenador da frente, Carlos Cézar (PSC), pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular. O coordenador da frente afirma que a criação do Dia do Orgulho Heterossexual em todo o estado de São Paulo será um dos trabalhos da Frente.

“É uma coisa antagônica. Porque se tem o Dia do Orgulho Gay, por que não pode ter o Dia do Hétero? Temos de estudar, debater essa matéria. Somos de vários partidos diferentes, mas convergimos em várias situações”, afirmou o deputado. “Vamos trabalhar no Congresso Nacional porque muitas leis que nos atingem, como a que discriminaliza o aborto, são federais, mas podemos agir. Há pouco o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a relação homoafetiva como relação familiar contrariando a Constituição. Pensamos que a convivência pode existir, mas isso não gera uma família”, afirmou.

Famoso Pastor brasileiro é uma das 25 pessoas mais influentes do Brasil no Twitter, afirma pesquisa

Ele não tem a fortuna do Eike Batista; não tem programa diário na Globo como Tiago Leifert; não é nenhum portal de notícias como G1 ou R7; não é nenhuma celebridade como o cantor Fiuk ou o humorista Marco Luque; apenas para citar alguns que estão à sua frente no tweetrank como a personalidade brasileira mais influente. O pastor Samuel Ferreira aparece no ranking do microblog em vigésimo segundo lugar e detalhe: está na rede há pouco mais de três meses!

Adepto das novas tecnologias como forma de estar próximo das pessoas, o pastor Samuel Ferreira se vale do Twitter para postar mensagens bíblicas, responder perguntas, mandar recados e até reproduzir informações de interesse geral. O presidente da Assembleia de Deus do Brás – Ministério Madureira já está com mais de 205 mil seguidores e cresce a cada dia.

Pelo perfil dos seguidores, podemos concluir que não são apenas evangélicos que participam desse rol, mas autoridades políticas e governamentais, jornalistas e veículos de comunicação, líderes de diversos segmentos, inclusive os principais nomes das denominações evangélicas brasileiras. A enorme quantidade de tuites que o pastor recebe revela que as pessoas querem saber o que pensa, o que está fazendo e como Samuel Ferreira é no dia a dia.

A divulgação do ranqueamento do Twitter pegou o presidente da AD Brás de surpresa. “Que loucura isso! A gente nem imagina que pode ter um tipo de `influência´ destas, mas ao mesmo tempo fico satisfeito pelo carinho e respeito que recebo de todos os amigos e ovelhas que me seguem no Twitter”, disse ao tomar conhecimento da notícia.

Participante deixa reality show da TV Record para respeitar suas convicções religiosas

Comandado pela ex-modelo Ana Hickmann, o programa “Tudo É Possível” estreou um reality show neste domingo cuja maior novidade anunciada pela Record era o fato de se passar dentro da casa da própria apresentadora.
As dez mulheres confinadas numa mansão de Hickmann em Itu vão disputar uma série de provas com o objetivo de escolher uma delas para ser repórter do programa.

A novidade do quadro acabou sendo outra. Uma das candidatas selecionadas, Wasthí de Castro, de 25 anos, foi levada a desistir depois de dois dias de confinamento. Adventista do Sétimo Dia, ela se disse impedida de participar de uma festa na sexta-feira à noite e de competir numa prova realizada no sábado.

“Eu guardo o sábado”, explicou. “Sexta à noite eu considero sábado já. Faço atividades diferentes. E festa não é o tipo de atividade que eu faço nesse dia”, explicou.

“Respeito totalmente a sua fé”, disse a apresentadora. “Mas aqui no reality fica um pouco complicada esta situação. Quando você topou participar já sabia que aqui vocês iam literalmente sair da rotina. Você sabia disso?”

Chorando, Wasthi respondeu: “As informações eram poucas. Eu não podia correr o risco de deixar de tentar…” Antes, ao ser apresentada ao público, ela havia dito: “Eu sou capaz de fazer tudo menos passar por cima dos meus princípios, que são mais fortes do que qualquer outra coisa.” Ana abraçou a candidata, disse que aceitava a desistência e elogiou as suas convicções.

Programa Gospel News

O Programa Gospel News, veiculado na Sara Brasil FM Aracaju, é diferente de tudo que há na rádio evangélica sergipana. Além de muita música, o programa apresentado pelas jornalistas Gilmara Moura e Daniele Major, tem notícias, entrevistas, participação do público e sorteio de

Daniele Major e Gilmara Moura

brindes. Além de informações rápidas e úteis como temperatura, trânsito e vida dos artistas evangélicos, o Gospel News conta ainda com a presença de pastores, cantores e empresários de sucesso que participam para contar sua trajetória profissional. O programa tem também um espaço destinado para um pastor psicólogo abordar temas de interesse de toda a família cristã.

O Gospel News é um programa interdenominacional, dinâmico, interativo e que primará pela qualidade da apresentação.  Por isso, ser um parceiro desse programa é mostrar ao público sergipano que ouve a rádio Sara Brasil – mais de 1 milhão e 300 mil pessoas – que apoia e valoriza a música cristã. Até porque, o segmento evangélico, segundo o IBGE, é o que mais cresce no Brasil.

É preciso ressaltar ainda que o público que ouve a rádio evangélica é fiel e raramente muda de sintonia, seja nos momentos de intervalo, seja na mudança de programas.

Seis anos da Sara Brasil FM em Aracaju

No ar em Sergipe desde 2005, a rádio Sara Brasil FM possui uma programação que atrai diversos públicos, talvez também por isso que ela cresceu e já é a maior rádio cristã do estado. A rádio comemora com todo o público os 6 anos de existência num mega evento que acontece no dia 8 de outubro na orla de Atalaia.

A festa será com o Aracaju Gospel, um mega evento que promete ser o evento do ano. A festa será com um trio elétrico e a banda Tambores Remidos, fazendo o percurso dos trios do Aracaju Gospel. Quando os trios chegarem na praça de eventos da orla acontecerá um culto de agradecimento com o Bispo Rodovalho, lançando o cd “Clamor Brasil 2″, Thalles Roberto, Ministério Voar e outros cantores locais.

A alegria tomará conta daquele lugar, com a tenda eletrônica que fez o maior sucesso no Arena Beats Fantasy, o DJ Lúcio Mourão comandará a tenda eletrônica. Na praça de eventos também terá sorteio de brindes e camisas.

Segundo a produção do evento outros cantores estão sendo contactados, possivelmente outros nomes ainda serão acrescentados.
“Eu espero que Sergipe em peso, esteja lá conosco, afinal quem fez a rádio Sara Brasil foi o povo, cada ouvinte, colaboradores que divulgam a rádio, e a gente conta com todo mundo. Vai ser a festa do ano! Sara Brasil 6 anos!” comentou, Juliane Terra, locutora da rádio.

Por Júnior Fontes

Evangélicos sem igreja

Em seis anos, de 2003 a 2009, cinco milhões de evangélicos deixaram de ter vínculo com igreja. De 4%, esses evangélicos aumentaram para 14% em relação ao total dos crentes das diversas denominações — um salto e tanto. O levantamento, ainda preliminar, é da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE. Ele foi feito com base em 56 mil entrevistas.

A antropóloga Regina Novaes disse que esses “evangélicos genéricos” assemelham-se aos católicos não praticantes. “Eles usufruem de rituais de serviços religiosos, mas se sentem livres para ir e vir (de uma igreja para outra)”, disse ela à Folha de S.Paulo.
O jogador Kaká e a sua mulher Carol são exemplos desse tipo de evangélicos. Nesse caso, eles não frequentam nenhuma igreja desde que saíram da Renascer ao final de 2010.

Carol, que chegou a ser ungida como pastora, tem dito que não precisa de igreja porque Jesus está dentro dela. “Por enquanto, não tenho sentido falta de rituais”, disse em recente entrevista.

Mas há casos de evangélicos que frequentam templo de sua crença e igreja católica, como Verônica de Oliveira, 31. “Não sei explicar direito. Acho que Deus é um só.”

O pesquisador Ricardo Mariano, da PUC-RS, recorreu a uma expressão criada pela socióloga britânica Grace Davie para explicar o fenômeno dos evangélicos sem pastor: believing without belonging (crer sem pertencer).
Ele disse que o fenômeno pode não ter sido tão intenso como a pesquisa mostra e vai esperar a divulgação dos dados definitivos que farão parte do Censo de 2010.

O certo, segundo Mariano, é que há uma tendência de as pessoas buscaram uma autonomia em relação a igrejas que defendem valores extemporâneos e pagamento de dízimo, entre outros custos. Ela chama esse comportamento de “desinstitucionalização”, que tem a ver com um individualismo cada vez mais forte.

O demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, entende que esses evangélicos fazem parte de um contexto maior, o da democratização religiosa. Por esse processo, quem mais perde, no Brasil, é a Igreja Católica, que ainda é hegemônica.

Ele afirmou que vai se manter o crescimento dos evangélicos porque eles fazem parte de um extrato da população que tem maior fecundidade.

Pela POF, as pessoas que se declaram “sem religião” (ateus, agnósticos e aqueles que creem em um pouco de várias crenças) aumentaram de 5,1% para 6,7%.

Paulo Lopes

Pesquisa do IBGE aponta queda entre fiéis da Igreja Universal

A Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou dados sobre a religião no Brasil e além de apontar o crescimento de evangélicos sem ligação com alguma igreja também mostrou que a Igreja Universal do Reino de Deus tem perdido fiéis nos últimos anos. Os dados dizem que entre 2003 e 2009 24% dos membros deixaram a igreja da Edir Macedo.

O IBGE entrevistou 56 mil famílias em todo o Brasil para fazer um mapa preliminar do Censo 2010 que ainda não foi divulgado. Em um gráfico da reportagem a IURD aparece em 9º lugar entre as dez maiores igrejas do país com 2 milhões de membros. O mesmo quadro mostra a variação de 24% em relação aos anos pesquisados o que daria 480 mil de pessoas que deixaram o ministério do bispo Edir Macedo

Heleno pede ajuda à ministra da Casa Civil‏

O deputado Federal Heleno Silva convidou o senador Eduardo Amorim para uma audiência com a ministra Gleise Roffman, no sentido de levar ao conhecimento dela o que está acontecendo com os produtores rurais em todo o nordeste brasileiro. Falou-se, em especial, sobre os 3.912 produtores rurais de Sergipe que estão para ter suas terras leiloadas por não conseguirem pagar seus débitos com o Banco do Nordeste e o do Brasil.

O deputado e o senador contaram o drama que alguns produtores estão vivendo. Muitos têm recebido cartas de execução afirmando que, ou eles pagam suas dívidas, ou perderão suas propriedades. "A situação é muito difícil. Tem caso de agricultor que já morreu por este problema, e de outros que baixaram hospital", declarou Heleno após a reunião.

Heleno Silva e Amorim levaram uma carta do Movimento dos Agricultores Endividados do Nordeste com diversos pontos, entre eles cédulas hipotecárias que mostram que o produtor que contraiu R$ 28.000,00, hoje deve R$ 280.000,00. Segundo os parlamentares esta situação pode causar um caos social em todo o nordeste.

A ministra solicitou à sua assessoria agendar um encontro com o ministro da Fazenda, que detém todos os dados das dívidas do nordeste, para solucionar o problema, como também,  prometeu levar o assunto à presidenta Dilma. Ficou marcado que nos próximos dias o deputado e o senador se reunirão com a equipe técnica do Ministério da Fazenda e da Casa Civil para traçar estratégias que resolvam este grave problema.

gleicequeiroz@infonet.com.br

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais