Uma Verdadeira reforma política

Como se esperava, acabou não dando em nada uma nova (?) tentativa de promover uma ampla reforma política. Tudo voltou à estaca zero, como já havia se verificado na CPI do Cachoeira. E o eleitor (leitor) não espere que em 2013 a reforma política seja realmente votada pelo Congresso Nacional.

Infelizmente os interesses partidários e individuais da maioria da classe política, estão acima dos interesses da população brasileira.  O atual sistema político brasileiro está não apenas esgotado, mas totalmente desgastado. As últimas eleições municipais comprovaram novamente que o atual sistema de coligações possibilita que muitos candidatos ganhem mandatos tendo menos votos do que outros adversários. Tudo por conta das coligações partidárias.

É preciso também definir o financiamento das campanhas. Se público ou não, mas que seja mais transparente e não o “faz de conta” atual onde candidatos declaram bem menos do que gastaram em suas campanhas.

Sem falar nos partidos que surgem a todo momento com o único objetivo de servirem como sub-legendas partidárias e acertos politiqueiros.

É preciso criar um instrumento para que o eleitor possa banir da vida pública o candidato que assumir um mandato e não cumprir as promessas de campanha. Lamentavelmente a maioria esmagadora do eleitorado não acompanha o exercício do mandato do seu candidato, quando eleito.

Por essas e outras é que a credibilidade do Congresso Nacional junto à população desceu vertiginosamente. Recente pesquisa mostra claramente essa realidade.

É por isso que a cada eleição o TSE toma decisões para tentar mudar o quadro, já que os congressistas, que tem o direito de fato, preferem a omissão empurrando a reforma política.

O Brasil precisa de uma Verdadeira Reforma Política que possa mudar o atual conceito da classe política.

Multiserv paralisa atividades nas unidades de saúde Nestor Piva e Fernando Franco
Ontem, 25, a empresa Multiserv paralisou as atividades prestadas nas unidades hospitalares da Prefeitura de Aracaju na Zona Norte (Nestor Piva) e Zona Sul (Fernando Franco). O semanário Cinform publicou a informação que a divida chega a R$ 8 milhões.

Carros reforçarão ações dos conselhos da Comunidade
Agência CNJ de Notícias: O Ministério da Justiça, por meio da Ouvidoria do Sistema Penitenciário, vai doar veículos para 12 conselhos da Comunidade do país. O objetivo é reforçar a estrutura dessas entidades, que são vinculadas aos tribunais de Justiça e responsáveis, segundo a Lei de Execução Penal, por promover a participação da sociedade no processo de cumprimento de penas e na reintegração social dos condenados. O Ministério contou com a parceria do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ), que solicitou aos tribunais a indicação dos conselhos habilitados a receber as doações.

Entrega
Os veículos começarão a ser entregues no primeiro trimestre de 2013. Os conselhos que serão contemplados estão situados nos municípios de Camaquã (RS); São Mateus (TJES); Boa Vista (RR); Cáceres (MT); Natal (RN); Porto Velho (RO); Rio Branco (AC); São João Del Rei (MG); Rio de Janeiro (RJ); Macapá (AP); Maceió (AL) e Jaicós (PI). Cada uma dessas instituições vai receber um carro popular, que poderá ser utilizado em inspeções a unidades prisionais e em outras diligências.

CCEP/SE perdeu porque presidência do TJ/SE não autorizou
Lamentavelmente o CCEP/SE deixou de receber a doação de um automóvel porque a presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe não autorizou. O Ministério da Justiça prorrogou o prazo por três vezes e telefonou várias vezes, mas infelizmente o Judiciário não atentou para a importância da doação. Agora só em outra oportunidade. Um trabalho importante que necessita do respaldo de todos, principalmente das autoridades constituidas.

Vereadores do PRTB apoiam candidatura de Jony Marcos
O vereador reeleito, Jony Marcos (PRB), continua recebendo adesões a sua candidatura a presidente da Câmara. Agora foi a vez dos vereadores eleitos pelo PRTB, Anderson de Tuca e Augusto do Japaozinho, anunciarem o apoio a Jony.

Legislativo
Anderson de Tuca deixou claro que apoiará a gestão do prefeito João Alves e a opção por Jony foi porque ele conseguiu aglutinar a maioria dos vereadores. “Ele não é o candidato de uma ou várias lideranças, ele é o candidato que fortalece o Legislativo”, explicou o futuro vereador.

O fim do mundo quase chega em Alagoas. Explosão em depósito de armas
A profecia Maia não se concretizou: o mundo não acabou! mas em Alagoas, nosso vizinho, para alguns moradores o mundo parecia acabar no dia 20 passado, e para uma pessoa em especial, acabou. Uma explosão no depósito de armas da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic)deixou três policiais civis soterrados, entre eles, a agente de polícia Maria Amélia Dantas, que não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Condições inadequadas

Os moradores da região por um segundo temeram que a profecia Maia estaria iniciando, tamanho o estrondo e os danos causados as casas da região.Informações dão conta que a Chefia de de Polícia Civil já havia sido informada da quantidade de munições e explosivos estocados em condições inadequadas naquela delegacia de polícia, mas que nenhuma atitude fora tomada.

Será que o problema também não ocorre em Sergipe?
O resultado está estampado em todos os jornais alagoanos, com uma morte vários feridos e diversas residências danificadas nas proximidades da delegacia.Nossos estados são vizinhos e parece que os problemas se assemelham. Será que nossos quartéis e delegacias possuem depósitos próprios pra armazenamento de armamento, munições e explosivos?Quais as medidas de segurança adotadas pelo quartel central da PM e pela SSP, em relação as munições armazenadas em seus prédios? Há explosivos nestas unidades? Existem instalações apropriadas como por exemplo os paióis do exército?

Centro de Especialidades Médicas em Carmópolis
Amanhã,27,a população de Carmópolis contará com mais um serviço na área de saúde. Às 10h, a prefeita Esmeralda Cruz fará a entrega do Centro de Especialidades Médicas Nossa Senhora do Carmo. O Centro irá oferecer 12 especialidades médicas com todos os profissionais disponíveis por área e vários outros atendimentos.

Funcionamento
O CESP irá funcionar de segunda a sexta, das 7h às 16h, com serviços de: pediatria (dois médicos); clínico geral, ginecologia, cirurgia (2 profissionais); cardiologia; ultrassonografia; psiquiatria; médico do trabalho; psicologia (2 profissionais); nutricionista; oftalmologia; eletrocardiograma, além de técnicos de enfermagem, farmácia, aplicação de vacinas, aerossol, curativos e marcação de exames.

Recursos próprios
O CESP – que será mantido integralmente com recursos próprios do município – faz parte da nova política de investimentos da gestão Esmeralda Cruz na saúde em Carmópolis. Desde 2009 que a prefeitura tem investido cerca de 30% da receita com o setor, enquanto a Constituição Federal determina um percentual mínimo de 15%.

Presidência Câmara dos Deputados
Pelo andar da carruagem, dificilmente o próximo presidente da Câmara dos Deputados deixará de ser o potiguar Henrique Alves. O parlamentar do Rio Grande do Norte é filho de Aluízio Alves, que foi cassado, em 1969, pelo regime militar.

PEC da impunidade
Foi assim que procuradores de São Paulo batizaram a Proposta de Emenda Constitucional que coloca em risco o poder do Ministério Público de realizar investigações criminais.

Ranking da FIFA
A seleção brasileira de futebol, que é pentacampeã mundial, ocupa, no momento, um vexatório décimo-oitavo lugar no rol classificatório da FIFA. Recorde negativo absoluto desde que o ranking foi criado, em 1993.

Analfabetismo
Quase 50 por cento dos brasileiros com 25 anos ou mais não completaram o ensino fundamental. Eles representam 49,25 %, o que corresponde a 54,5 milhões de indivíduos. Os dados são do IBGE. Considerado isoladamente, o meio rural apresenta um quadro muito mais crítico: 79,6 por cento. Comparados com os de 2000, contudo, os dados apresentam uma diminuição. O índice geral era de 64 por cento. Esses números apontam, inexoravelmente, para a seguinte conclusão: A EDUCAÇÃO É, DE FATO, O MAIOR PROBLEMA NACIONAL. Acompanhada de perto pela SAÚDE.

Chavismo amplia poder
Mesmo com Chávez ausente, a eleição ampliou o poder do “chavismo” na Venezuela.

Novo posto na Petrobras
Funcionários mais antigos, e, consequentemente, mais experientes, protestam contra política colocada em prática pela empresa, que prioriza os mais jovens na hora de preencher chefias. No governo Collor, essa equivocada estratégia desenvolveu-se, em larga escala, na própria Petrobras, e principalmente no Banco do Brasil. Alegam os reclamantes que cargos como o de gerente, por exemplo, estão sendo confiados a funcionários com tempo mínimo de trabalho. Os petroleiros do Rio de Janeiro enviaram carta à presidente da instituição, Graça Foster, expondo a situação. Na correspondência, os funcionários fecham o texto desta forma: “Nas Forças Armadas, antiguidade é posto. Na Petrobras, é castigo”.

Futebol
Carivaldo Souza, presidente da FSF, nega irregularidades nos “repasses” mensais feitos pela CBF. /// Recentemente, o valor passou de 30 mil para 50 mil reais. /// Somente a federação gaúcha não recebe a subvenção. /// O deputado federal Romário, ex-craque de futebol, continua lutando por uma nova CPI, com foco direcionado à CBF. /// No começo da década passada, foram operacionalizadas duas CPIs: a do futebol e uma outra, da Nike. /// O Itabaiana também realizou amistoso no sábado passado. Perdeu para o CEO – Centro Esportivo Olho D’Aguense, por l X 0. /// O Fluminense de Feira de Santana será o próximo adversário do tricolor serrano, em partida amistosa a ter lugar no próximo sábado. /// Amanhã, 27.12, importante reunião no Sergipe vai definir a atual situação administrativa do clube. O vice-presidente renunciou, o presidente renunciou, e o presidente do Conselho Deliberativo na prática não é mais presidente, porque seu mandato já expirou. /// É confusa e crítica a situação administrativa do clube mais querido do Estado. /// Ou ex, face à nítida ascenção da torcida do Confiança nos últimos anos. /// Itabaiana e Confiança preparam-se para estrear na Copa do Nordeste, em janeiro. /// Ambos estarão ausentes do primeiro turno do campeonato estadual.

Curtas
O prefeito eleito de Aracaju, João Alves Filho, vai anunciar os nomes dos integrantes de seu secretariado na próxima sexta-feira, às 7h30, no auditório da CDL. /// Emmanuel Nascimento, do PT, confirma sua candidatura à presidência da CMA. /// Ele é o atual presidente. /// Governo poderá reapresentar o projeto 727 em janeiro. /// Márcio Lacerda, prefeito de BH reconduzido ao cargo nas últimas eleições, quer reduzir em 30 por cento os gastos com educação, para aplicar mais verbas nas obras da Copa do Mundo. /// Um absurdo inominável: futebol ter prioridade sobre EDUCAÇÃO. /// Marina Silva vai lançar seu novo partido em 2013. Conta com apoio incondicional de Heloísa Helena, do PSOL. /// A líder alagoana deverá mudar de partido. /// A ex-senadora e ministra do meio ambiente está bem situada nas primeiras pesquisas sobre 2014. /// Alguns estados do Brasil estão em sérias dificuldades financeiras, obrigando os governadores a, literalmente, “raspar o tacho”, para pagar o décimo-terceiro dos servidores públicos. /// PSDB e PSD, empatados em número de deputados. Situação forçou o presidente Marco Maia a decidir sobre quem terá direito a indicar a primeira-secretaria da Casa: será o PSDB, porque é mais antigo. /// 230 milhões de reais. Este é o prêmio que estará em jogo na MEGA DA VIRADA, no dia 31 de dezembro, véspera do Ano Novo. /// O BLOG DESEJA MUITA SORTE. Para quem jogou, ou vai jogar, é claro.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ProfAndreyLemos  Que o amor, a solidariedade e o respeito tomem conta dos nossos corações para sonharmos e construirmos um ano com mais justiça e igualdade!

www.twitter.com/leleteles Não é a fé que move montanhas, o nome disso é abalo sísmico!

www.twitter.com/Lifhouse  O Twitter é como o álcool. Você começa por curiosidade, em seguida para socializar, depois para se divertir e no final você acaba viciado.

www.twitter.com/clsamu192  O q é pior, beber três latinhas de CERVEJA, ou cheirar 5 cápsulas de COCAÍNA?? O Brasil precisa FISCALIZAR melhor o uso de DROGAS e DIREÇÃO.

www.twitter.com/higorfb  Ninguém consegue falar besteira o tempo todo. Eu, por exemplo, estou indo dormir agora.

www.twitter.com/ThalesBrandao  Algumas pessoas disfarçam as suas pegadas – andando e desconstruindo os seus passos – o mais importante é que o objetivo seja atingido.

www.twitter.com/ManuSanthiago  Enquanto você fica de olho na minha time line, a minha vida continua porque ela não muda por causa dos outros, só eu tenho essa capacidade.

DO LEITOR

Coisas de Aracaju
Do leitor Roberto Bomfim  (bomfimvasco@bol.com.br)  : Coisas do Aracaju – o nome é de origem tupi. na opinião de Cristóvão da Mauricéia, Aracaju significa tempo de frutos ou de cajus. Trata-se, portanto, de uma corruptela da expressão ara-acya, isso é, era (tempo) e acaya (caju), mas para Teodoro Sampaio significa cajueiro dos papagaios – ara (papagaio) e caju (fruto do cajueiro). Von Martins define como lugar dos cajueiros – ara (nascer) e caju a fruta. Como quer que seja, Aracaju – lugar dos cajueiros, tempo dos cajus ou cajueiro dos papagaios, fica evidenciada a influência do cajueiro na denominação. Por outro lado, o nome venha do Riacho Aracaju, no mapa de Barloeus, uma das mais antigas referências cartográficas sobre esse riacho, ele aparece com o nome de Marecahi. Cidade de Aracaju ou Cidade do Aracaju, conforme determina a Resolução nº 413, de 17 de março de 1855, que diz: "Fica elevado à categoria de cidade o Povoado de Santo Antonio de Aracaju, na Barra do Cotinguiba, com a denominação de Cidade do Aracaju”, logo, a nossa bela e querida chama-se Cidade do Aracaju”.

FELIZ 2013
A vida – Ivan Leite

Segundos sucessivos, inesperados acontecimentos,
passamos horas e horas sem palpitações diferenciadas,
as vezes até dias assim esvaem-se.
Mas eis que surge ela: a emoção.
Sorrateira, faceira nos invade abrupta e irresistível
nos enlaça, agarra pela alma.
Não tem jeito: no poeta força a escrita.
Natal, mais um ia passando, quando veio:
o segredo compartilhado "Natal não tem mais encanto para mim".
Tocou sem extravasar,
lá vem a foto de belo Ipê-roxo no espelho d'água a se olhar.
Mexeu e como mexeu,
a gota que transbordou o jovem poeta que diz :
do abismo salvo ter sido pelo beijo.
Como resistir? -Tenho que escrever e o faço sim!
Busquem,busquem,rebusquem,
a felicidade há de ser encontrada.
E se a sua ainda não alcançou faça da sua caminhada
um semear de felicidades para quem está
a vida trilhando ao seu lado,
muitas vezes não no mesmo barco,
mas sendo um dos sete bilhões de humanos,
que quem sabe encontrará com um que o mesmo está a fazer.
Isto não acontecendo, como o mundo redondo é,
você em uma das voltas da vida poderá ser o colhedor
da felicidade que plantou.
FELIZ 2013

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Viver os seus desejos, esgotá-los na vida, é o destino de toda a existência." Henry Miller, escritor estadunidense, nasceu em 26 de Dezembro de 1891 e morreu em em 1980.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais