Veículos públicos, decreto e punições

Uma luz ao final do túnel numa luta deste espaço para coibir o uso irregular de veículos públicos: o governo do Estado publicou um decreto dispondo sobre aquisição e locação de veículos em todos os órgãos e, o principal, a utilização destes veículos por toda administração, direta e indireta. O decreto tem 27 artigos com normas também para locação, alienação e tudo mais que envolve os veículos públicos.

 

A partir de agora toda aquisição ou locação tem que passar pelo Crafi – Comitê de Reestruturação e Ajuste Fiscal  do Estado de Sergipe – sob pena de nulidade do ato ou contrato. Os órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional e as Empresas Estatais Dependentes (como Cehop, Codise, Cohidro, Emdagro, Emsetur, Emgetis e Pronese) têm que fazer o levantamento de suas frotas e cadastrá-los no prazo de 45 dias no sistema de controle de frotas da Secretaria de Administração – Sead.  

 

Os veículos de uso exclusivo em serviço deverão ser identificados por placas dianteira e traseira de cor branca. Com exceção de alguns poucos veículos do serviço reservado, de caráter policial, dentro dos critérios e limites estabelecidos pela Sead. Os veículos próprios e locados de representação funcional, deverão ser obrigatoriamente identificados, como condição para abastecimento nas bases internas do Governo Estadual, com plotagens nas portas laterais, afixadas de forma definitiva, contendo as logomarcas oficiais do Governo do Estado e do respectivo órgão ou entidade.

 

O artigo 9º destaca as proibições do uso dos veículos do estado, visando atender aos princípios da legalidade, da moralidade, da economicidade e da eficiência administrativas, sob pena de responsabilidade funcional. Os artigos estabelecem normas duras como por exemplo, a utilização de serviços de transporte coletivo de servidores a partir de sua residência ao local de trabalho e vice-versa, salvo nos casos específicos de atendimento a unidades localizadas em áreas de difícil acesso ou não servidas pelo transporte público regular;  o uso de veículos automotores da frota oficial para realizar excursões ou passeios, estranhos à finalidade pública;  o transporte de familiares do servidor ou de pessoas estranhas ao serviço público, exceto nos casos de utilização de colaboradores eventuais devidamente comprovados;  o uso de placa não oficial em veículo oficial ou de placa oficial em veículo particular e a  a guarda dos veículos oficiais, relacionados no art. 4º, inciso II, deste Decreto, em garagem residencial, salvo quando houver autorização expressa da autoridade máxima do órgão ou entidade

 

Já o artigo 13º deixa claro: Nos casos em que receberem denúncia de utilização irregular de veículos automotores da frota oficial, os dirigentes dos órgãos e entidades vinculados ao Poder Executivo Estadual devem instaurar processo de sindicância para identificar os responsáveis e, se comprovada a denúncia, deverão instaurar inquérito administrativo para apurar os fatos e responsabilizar os infratores e os resultados das sindicâncias e dos inquéritos administrativos devem ser remetidos à SEAD e à Controladoria-Geral do Estado – CONGER, no prazo de até 90 (noventa) dias, para no âmbito de suas respectivas competências adotarem as demais providências legais cabíveis.

 

O decreto também estabele que  “ficam o Departamento de Polícia Rodoviária Federal – DPRF, a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) e as Superintendências Municipais de Trânsito dos Municípios do Estado de Sergipe, autorizados a fiscalizar o tráfego da frota de veículos oficiais, devendo comunicar ao respectivo órgão/entidade sobre quaisquer irregularidades que forem apurada”.

 

Espera-se que a partir deste decreto o uso irregular dos veículos públicos reduza pra valer e que as punições administrativas sirvam de exemplo para acabar com essa regalia que muitos acham normal e até mesmo “cultural”. E que em breve o governo do Estado coloque no ar o Portal da Transparência para que todos sergipanos tenham a cada dia mais informações de como estão sendo aplicados os recursos públicos.

 

Parabéns ao Getam I

Ontem, 08, à noite, durante os festejos de Nossa Senhora da Conceição na orla de Atalaia, por volta das 22 hs, um veículo siena, conduzido por um jovem tentou passava por cima do canteiro que divide as duas pistas para fugir do engarramento numa manobra totalmente errada, quando chegou a equipe de guardas motorizados, Getam (Grupo especial de Motos), vinculado ao Detran, e fez o devido procedimento para multar o infrator.

 

Parabéns ao Getam II

O problema que atrás do veículo do rapaz tinha outro, um Honda civic, com um senhor, que deveria ser parente do mesmo e resolveu fazer a mesma manobra  mesmo com os guardas pedindo para que ele seguisse o caminho normal. Um dos guardas colocou a moto na frente, com razão, e tirou o talão para aplicar a devida multa. Aí o senhor que dirigia o veículo começou a ligar do celular até que conseguiu e pediu com insistência para o guarda falar com a pessoa do outro lado da linha. Certamente alguma “autoridade” amiga dele. O guarda depois de algum tempo pegou o celular, ouviu, devolveu ao infrator e continuou multando. Uma atitude correta. Fica no ar a pergunta: quem foi a autoridade que tentou dá um jeitinho para salvar o infrator? Que vergonha! Se o blog souber divulgará para os leitores. De parabéns a equipe do Getam que estava na orla ontem, 08.

 

                                                                                                                                   

 

CPRV e SMTT fecham os olhos para veículos nas praias I

Enquanto isso a CPRV anunciou que a partir do último final de semana fará uma fiscalização rigorosa para coibir os veículos nas areias das praias dos litorais norte e sul do estado. Mas ontem, terça-feira, na praia da Caueira, veículos estavam circulando pelas praias. É muita notícia para imprensa, mas pouca ação de fato. Até quando.

 

CPRV e SMTT fecham os olhos para veículos nas praias II

Já em Aracaju, mas precisamente no sábado, 05, veículos circulavam tranquilamente pelas areais da praia, sem a fiscalização da SMTT. Na foto um jipe verde cujo proprietário todos os finais de semana passeia pelas areias da praia da Sarney sem levar uma punição. E viva a SMTT!

 

Carros na areia: MP surdo cego e mudo

Este espaço há muito tempo vem cobrando das autoridades uma fiscalização nas areias das praias contra a circulação de veículos. A SMTT começa, mas depois deixa pra lá. Só vão tomar uma providência séria quando alguém morrer. Até lá os banhistas e turistas que tomem cuidados com as areias da cidade da qualidade de vida…

 

PMs no policiamento ostensivo I

Na última sexta-feira ocorreu uma solenidade no MP onde a Câmara de Aracaju aproveitou para entregar o título de cidadania para a procuradora Creusa Figueiredo. Lá um policial militar carregava uma almofada com o diploma para as autoridades. Será mesmo função do policial militar carregar diploma? Não seria melhor uma outra pessoa. O estado perde muito dinheiro com formação e salário pago para um policial carregar diploma.  E o governador em exercício, Belivaldo Chagas estava na solenidade. Certamente quando viu o PM segurando uma almofada com o diploma teve ter ficado constrangido. Seria bem melhor ser ele estivesse no policiamento ostensivo.

 

PMs no policiamento ostensivo I

E o decreto governamental, onde o governador Marcelo Déda determinou que acabasse com a transparência de PMS para outros órgãos só ficou no papel, pelo menos para o comando da PM. Se o governador ler o BGO da última segunda-feira, verá que dois PMS, mas precisamente dois terceiros sargentos foram colocados à disposição: um da SMTT de Neópolis e outro da delegacia de Boquim. Mais uma vez jogaram para a mídia…(Fotos César de Oliveira).

 

Referência Internacional

Sergipe foi o único Estado do país escolhido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para sediar projeto piloto de pesquisa que vai analisar políticas públicas de desenvolvimento do setor produtivo. Além do Brasil, a pesquisa será aplicada no Chile, República Dominicana e na Colômbia. Para discutir o assunto, o gerente da Divisão de Mercados de Capital e Instituições Financeiras do BID, Marco Kamiya, lotado na sede do BID em Washington, reuniu-se na semana passada com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, acompanhado de dois consultores da instituição, os professores Jésus Esteban e Concepción Rojo, ambos da Universidade de Valencia, na Espanha.

 

Projetos estratégicos

A indicação de Sergipe como Estado-Piloto foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que identificou nesse representante nordestino projetos estratégicos e bem estruturados voltados para o setor produtivo, a exemplo do programa de Arranjos Produtivos Locais (APLs), das ações relacionadas com as micro e pequenas empresas sergipanas e dos Fóruns de Competitividade das cadeias produtivas do Estado. O secretário aproveitou para apresentar a recém-sancionada Lei de Inovação de Sergipe, que vai a estimular a inovação na economia sergipana.

 

Orlandinho enaltece Almeida Lima

O prefeito de Canindé do São Francisco, Orlandinho Andrade, elogiou o trabalho que o senador Almeida Lima vem tendo à frente da Comissão de Orçamento. Orlandinho disse que o senador por Sergipe recebe todos os prefeitos e vem lutando para que as reivindicações deles sejam atendidas.

 

Flávio perde embargos

Mais uma vez, em decisão publicada no último dia 04 o Juiz da 12a. Vara Civel de Aracaju, julgou improcedentes os embargos declaratórios interpostos pelo ex-conselheiro do TCE, Flávio Conceição de Oliveira Neto. Nesses embargos, Flávio desejava anular a decisão do juiz que desconstituiu o ato de sua nomeação para o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

 

Coletiva

Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção, os procuradores da República que atuam na área de Patrimônio Público e Social concederão uma entrevista coletiva para falar da atuação do Ministério Público Federal em Sergipe na defesa da probidade administrativa. Antes de responder às perguntas da imprensa, os procuradores farão uma breve explanação sobre as últimas ações ajuizadas, inclusive algumas que ainda serão protocoladas na quarta-feira. A entrevista acontecerá às 15h, na sede do MPF/SE (Av. Beira Mar, 1064). Estarão presentes os procuradores Bruno Calabrich, Eunice Dantas Carvalho e Silvio Amorim Junior.

 

Passeio ciclístico dia 15

Foi no ano de 2003 que diversos países, entre eles o Brasil, assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a corrupção. Em referência a essa data, a Controladoria-Geral da União (CGU), em Sergipe, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), o Grupo de Ciclismo Aracaju Pedal Livre, a Prefeitura Municipal de Aracaju, dentre outros órgãos, realizará no próximo dia 15, terça-feira, um passeio ciclístico pelas ruas de Aracaju.

 

Participação da sociedade

O passeio tem por objetivo o incentivo à participação da sociedade no controle dos recursos públicos e prevenção à corrupção, além de divulgar a importância do trabalho conjunto dos órgãos de controle da administração pública em Sergipe, por meio da mobilização social e institucional, com parcerias entre organismos federais, estaduais e municipais.As atividades terão início às 19h30min no Mirante da Avenida 13 de Julho com destino à Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, em Aracaju. No palco do evento, montado na orla de Atalaia, haverá apresentação da banda sergipana Maria Scombona, demonstrando o compromisso dos artistas sergipanos no combate à corrupção.

 

Esclarecimento

Além de outras atrações, também haverá distribuição de material e esclarecimento de dúvidas sobre a atuação dos órgãos de controle. “Esse é um evento cívico institucional que reunirá associações civis e os órgãos de controle da administração pública com o objetivo de chamar a sociedade para refletir sobre a importância da luta contra a corrupção e criar um movimento na sociedade sergipana”, declara o controlador-geral do estado de Sergipe, Adinelson Alves.

 

Praça da Juventude em Itabaiana I

Na manhã da última segunda-feira, 07, na sede da Caixa Econômica Federal, o prefeito Luciano Bispo assinou o convênio com a Instituição financeira, no valor de um milhão e seiscentos mil reais, para a construção da Praça da Juventude, que terá uma grande estrutura para atender os cidadãos itabaianenses.

 

Praça da Juventude em Itabaiana II

Na Praça da Juventude, serão construídos campo de futebol society; quadra de vôlei de praia; quadra poliesportiva coberta; pista de caminhada; teatro de arena; pista de skate; centro de convivência com sala de ginástica, espaço para a 3ª idade, sala de reunião, administração e vestiário; pista de salto; área de exercício e um totem. Todas essas atrações serão construídas numa área mínima de 7 mil m2.

 

Olivier rebate declarações de Valmir de Francisquinho

N a segunda-feira, 07, o vereador Olivier Chagas (PT/Itabaiana) rebateu as declarações do vereador Valmir de Francisquinho(PSB), feitas quando da penúltima seção e divulgadas em Jornais e Sites neste final de semana. O parlamentar disse não aceitar que o vereador Valmir continue a afirmar que o Governo de Marcelo Déda é fraco. Segundo Olivier, é um absurdo que Valmir denigra a imagem do governo, pois, ninguém melhor que ele sabe que nunca foi feito tanto por Sergipe, e principalmente por Itabaiana, quanto no governo Marcelo Déda.

 

Projeto de mudança

“A despeito de qualquer insatisfação que haja em nosso grupo político em Itabaiana, que eu desconheço a razão, não podemos ignorar todo o projeto de mudança e re-aparelhamento do Estado, que Marcelo Déda tem realizado” disse Olivier que cobrou responsabilidade nas palavras de Valmir, e ainda em sua opinião ” Valmir é um vereador aliado, que tem se mostrado mais prejudicial a nós que os de oposição”. Para Olivier o Governador Marcelo Déda, com muito sacrifício saneou as contas do Estado e investiu milhões em infra-estrutura, gerando emprego e renda. Basta observarmos alguns exemplos como a Rota do Sertão, outras rodovias estaduais, reforma e construção de vários hospitais e clinicas de saúde da família, descentralização das unidades do SAMU, isso falando no geral, porque em Itabaiana, sobre a presença do governo, há muito que comemorar, com ações em todas as áreas.

 

Se afaste do grupo

Segundo Olivier a posição de Valmir é lamentável e se ele não quer fazer parte do grupo deve ter a coragem de assumir tal posição e pedir para sair. “O que não podemos admitir é que alguém se diga aliado, mas só verbalize ataques ao governo, inclusive publicamente”.

 

Vereador diz que Déda prejudicou Maria I

Ainda na segunda-feira, o vereador Valmir (de Francisquinho) dos Santos Costa (PSB), voltou a atacar o governador do estado Marcelo Deda. Valmir disse durante seu pronunciamento em explicação pessoal que a aliança do governador com sua líder, a ex-prefeita Maria Mendonça (PSB) não produziu nada de positivo para ela ou para o grupo que lidera. Dirigindo-se ao colega de bancada Olivier Chagas, único parlamentar do PT na Câmara, ele afirmou que a ex-prefeita do município Maria Mendonça (PSB) não teve a percepção de quanto ela foi prejudicada politicamente depois do apoio que deu ao governador Marcelo Deda.  O vereador relatou que em uma conversa com a ex-prefeita a advertiu que se continuasse com a aliança com o governador Marcelo Deda, não chegaria a lugar nenhum, “ela perderia a eleição”.

 

Vereador diz que Déda prejudicou Maria II

Na opinião do vereador as obras que o governador realizou em Itabaiana não foram boas para Maria, e novamente dirigindo-se ao colega disse: “Vossa excelência fala que as obras de pavimentação asfáltica veio (sic) para Itabaiana foi uma obra boa pra população geral como uma obra deve ser boa para a população de um modo geral, agora digo a vossa excelência que politicamente o asfalto não foi bom pra Maria porque ele veio depois faltando trinta dias para Maria sair depois de ter perdido; e as obras realizadas anteriormente no período eleitoral, vossa excelência disse que o ex-governador João Alves passou dois anos sem dar obras a Maria, mas Marcelo Deda era aliado do presidente da republica, ele poderia muito bem ter adquirido verbas federais, o próprio senador Valadares, que já é um senado experiente já na segunda legislatura, poderia ter adquirido recursos, mas só depois do voto talvez mais importante de parlamentares federais que eu dei até hoje foi ao deputado federal Eduardo Amorim, e ai vossa excelência pode dizer que Maria Mendonça teve dinheiro, teve recursos e teve obras em Itabaiana, ou é mentira minha?”.

 

13º em Aracaju

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, confirmou a antecipação do pagamento do 13º salário e da folha deste mês de dezembro. Os servidores públicos municipais receberão o 13º na próxima sexta-feira, 11, e o salário de dezembro será pago no dia 22. “Estou cumprindo um compromisso assumido com os servidores. Graças ao equilíbrio na administração das nossas finanças podemos dar esse presente de fim de ano àqueles que se dedicam a fazer de Aracaju a capital da qualidade de vida”, disse o prefeito, que recentemente concedeu e a Câmara de Vereadores aprovou o maior aumento salarial dado aos professores municipais nos últimos 20 anos.

 

Horário diferenciado

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – SETRANSP – informa a todos os usuários do transporte coletivo que na sexta-feira, dia 18 de dezembro, tanto os postos de recarga quanto a sua sede terá um horário de funcionamento diferenciado. Excepcionalmente, o atendimento se dará das 8h às 12h. Na segunda-feira, dia 21, os locais retomam seu funcionamento normal, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

 

ASEOPP recebe diretores do Banese

No ultimo dia 03 de dezembro, a Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP), recebeu o Presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, juntamente com Edson Caetano, Diretor de Crédito de Desenvolvimento do banco, durante um café da manhã no Hotel Quality Aracaju. Além do presidente da Aseopp Luciano Barreto, estiveram no encontro o Secretário de Estado de Infra Estrutura, Valmor Barbosa, o vice-presidente da Aseopp, Francisco Costa, o diretor operacional da Celi, Holon Fonseca, e demais empresários do setor.

 

Linha de crédito

Dentre os assuntos abordados estava a criação de linha de crédito (capital de giro) de até 20% do valor dos contratos de obras estaduais e municipais, que faz com que as empresas possam resgatar seu potencial de atuação no mercado; além da criação de “portfólio” das empresas, objetivando serviços diferenciados para aquelas que tenham maior fidelidade à instituição financeira. Ainda no encontro foi feito um estudo sobre as taxas utilizadas no mercado, para que o Banese possa ser mais atraente aos pequenos e médios empresários. Para o presidente da Aseopp, Luciano Barreto, reuniões como esta servem, acima de tudo, para estreitar as relações das instituições que tanto trabalham em prol da sociedade.

 

Emgetis rebate e-mail publicado neste espaço

em virtude do e-mail publicado neste espaço  no último dia 05 de dezembro: “Projeto e-DOC Governo de Sergipe -Emgetis”, a assessoria de comunicação da empresa enviou os seguintes esclarecimentos: A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação  – Emgetis tem o seu papel definido no Governo desde a transformação da Prodase em empresa Pública, conforme a Lei nº. 6.396 . A transformação gerou mudanças em toda estrutura da empresa, aliado a isso está a função viabilizar soluções corporativas aos órgãos e secretarias do Governo. Desde novembro, os órgãos e as secretarias iniciaram o uso  de uma nova solução corporativa: o e-DOC Sergipe (sistema de gestão eletrônica de documentos e processos).  A ferramenta apresentou um custo de 850 mil reais e integra toda administração, do ponto de vista de tramitação de documentos e gerenciamento de processos corporativos, além de funcionalidades de arquivamento e recuperação de documentos digitais.  O novo sistema está sendo implantado em etapas contando com a participação dos gestores de TIC dos entes da administração, que atuam como administradores locais da ferramenta e multiplicadores de conhecimento. Desse modo, ressalta-se que a Emgetis não “está colocando de qualquer forma” o e-DOC Sergipe, ficando claro o esforço da empresa em atuar de maneira planejada e integrada com os órgãos do Governo, de modo a viabilizar a modernização administrativa, minimizando os impactos e transtornos que todas as mudanças trazem.

 

 

Yoakan receberá nova homenagem

O atleta Yoakan Jocélis, patrocinado pela empresa Progresso, é o primeiro do ranking da Interestilos com 263 pontos e será homenageado mais uma vez pelo governo do estado através da Secretaria de Esporte e Lazer. Yoakan tem tem 31 anos de idade e esta na sua melhor performance pois no ano de 2009 conseguiu se manter campeão conquistou o hexa campeonato Brasileiro de kumite individual, o hexa de kumite por equipe e foi campeão individual no Amazonas, na Copa Norte, além do primeiro lugar no Uruguai e num torneio no Rio de janeiro onde esteve no pódio mais uma vez , e teve a honra de mais uma vez participar de campeonato mundial da SKIF – Shotokan Karatê Internacional Federecion  a entidade mais forte de karate do mundo. O mundial aconteceu na Grécia e o atleta Yoakan ficou o terceiro lugar por equipe uma feita que nunca tinha acontecido na seleção brasileira de karate da SKICB

 

Imprensas oficiais

No período de 2 a 5 de dezembro, a Empresa Gráfica da Bahia (Egba) foi anfitriã da 14º Abio Técnica e da 43ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), que aconteceu no Bahia Othon Palace, em Salvador.  O Diretor-presidente da Segrase, Luiz Eduardo Oliva, que também é Vice-presidente da associação, participou do encontro acompanhado pelos Diretores Industrial e Administrativo-Financeiro, respectivamente, Mílton Alves e Carlos Alberto Leite Prado, além dos técnicos da área industrial do órgão: Dalmo Augusto Macedo, Francisco de Assis Santos e Marcos Prado Santos. O encontro foi acerca de discussões sobre temas técnicos e a troca de experiências entre as imprensas oficiais. Em sua programação houve a apresentação de palestras, dentre elas, “Os Novos Investimentos na Gráfica da Imprensa de Sergipe”, apresentada por Oliva.

 

Barrismo e radicalismo

Alguns leitores não entenderam a homenagem ao Flamengo feita neste espaço. Alguns (poucos é verdade) reclamam que os nordestinos são “paraíbas” e torcem para os times de fora ao invés de torcerem para os times do seu estado. Esquecem que o Brasil é uma Nação e todos brasileiros podem torcer para quem desejar.

 

Não poderia torcer para o Confiança

Pela tese desta minoria cada brasileiro só pode torcer pelo time do seu estado. Então este jornalista não poderia torcer para o Confiança já que é baiano. Ou seja, quem for de fora de Sergipe não pode torcer para o Confiança, para o Sergipe ou outro time.

 

Flamengo, assim como os outros têm jogadores do NE

No atual time do Flamengo (é só confirmar na página do clube) de todos os jogadores que fazem parte da equipe (33), apenas 14 são do Rio de Janeiro, os outros 19 são de vários estados (AL, BA, CE, MT, MS, RS, PR, MG,GO), entre eles quatro são estrangeiros.  Seis são paulistas. Já pensou se existisse esse barrismo? Os paulistas não poderiam jogar no Rio. E em Sergipe onde as equipes principais contratam jogadores de fora do estado? Aí o torcedor radical aceita! Deixem de pregar o barrismo. Cada um torce para quem desejar.

 

ARTIGO

 

Ser flamengo – Artur da Távola

 

A pedido de dezenas de leitores o blog publica o artigo abaixo que mostra a verdadeira razão de ser rubro-negro:

 

Ser Flamengo é ser humano e ser inteiro e forte na capacidade de querer. É ter certezas, vontade, garra e disposição. É paixão com alegria, alma com fome de gol e vontade com definição.

 

É ser forte como o que é rubro e negro como o que é total. Forte e total, crescer em luta, peleja, ânimo, e decisão.

 

Ser Flamengo é deixar a tristeza para depois da batalha e nela entrar por inteiro, alma de herói, cabeça de gênio militar e coração incendiado de guerreiro. É pronunciar com emoção as palavras flama, gana, garra, sou mais eu, ardor, vou, vida, sangue, seiva, agora, encarar, no peito, fé, vontade. Insolação.

 

Ser Flamengo é morder com vigor o pão da melhor paixão; é respirar fundo e não temer; é ter coração em compasso de multidão.

 

Ser Flamengo é ousar, é contrariar norma, é enfrentar todas as formas de poder com arte, criatividade e malemolência. É saber o momento da contramão, de pular o muro, de driblar o otário e de ser forte por ficar do lado do mais fraco. É poder tanto quanto querer. É querer tanto como saber; é enfrentar trovões ou hinos de amor com o olhar firme da convicção.

 

Ser Flamengo é enganar o guarda, é roubar o beijo. É bailar sempre para distrair o poder e dobrar a injustiça. É ir em frente onde os outros param, é derrubar barreiras onde os prudentes medram, é jamais se arrepender, exceto do que não faz. É comungar a humildade com o rei interno de cada um.

 

É crer, é ser, é vibrar. É vencer. É correr para; jamais correr de. É seiva, é salva; é vastidão. É frente, é franco, é forte, é furacão. É flor que quebra o muro, mão que faz o trabalho, povo que faz país.”

 

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa”. Jô Soares.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais