Velho Chico agoniza

O ‘Velho Chico’ não é mais aquele caudaloso rio que empurrava furiosamente o Oceano Atlântico, espalhando suas águas barrentas por quilômetros mar adentro. Represado para garantir a produção de energia elétrica e seriamente assoreado, em alguns trechos o São Francisco já não assusta ninguém. O quadro é tão grave que na divisa de Sergipe e Alagoas é possível atravessá-lo montado num cavalo. Esta situação pode se agravar ainda mais, pois a Chesf deve reduzir a vazão, dos atuais 1.100 metros cúbicos por segundo, para apenas 900 metros cúbicos por segundo. Lamentavelmente, se continuarem tratando desta forma o moribundo Rio da Integração Nacional, quando o governo concluir as obras de transposição, não haverá água suficiente em seu leito para abastecer os enormes e longos canais. Lastimável!

Abuso de poder

Num pacote só, a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe ajuizou quatro ações contra o governador Jackson Barreto (PMDB), o senador Eduardo Amorim (PSC), o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PMDB) e o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM). Os três primeiros são acusados de terem feito uso em demasia dos meios de comunicação para tirar proveito político, enquanto Augusto foi denunciado por abusar do poder econômico. Os quatro juram diante da cruz que são inocentes. Então, ta!

Sem trégua

Derrotado na disputa pelo governo de Sergipe, o senador Eduardo Amorim não concorda com os que defendem uma trégua de 100 primeiros dias da administração Jackson Barreto. “Não me lembro de ter assumido qualquer compromisso para dar 100 dias de trégua ao governo”, afirma. Amorim alerta, contudo, que não é um opositor extremado. Ainda bem, né?

Não gostou

Evitem convidar para a mesma festa o comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, e o deputado estadual capitão Samuel (PSL). O primeiro está tiririca porque o parlamentar anda espalhando que ele está boicotando o trabalho do secretário da Segurança, Mendonça Prado. “Estas declarações são levianas. Os policiais militares trabalham com dedicação e seriedade”, discursa Iunes.

Banho de sol

Veja o que disse o vereador aracajuano Agamenon Sobral (PP) sobre a cobrança de melhorias físicas no Centro de Atendimento ao Menor, feita por duas promotoras: “Os 100 anjinhos do Cenan devem ser levado para tomar banho de sol no terraço do prédio do Ministério Público Estadual. Lá, eles poderiam ser recepcionados com tapete vermelho, cadeiras acolchoadas e água mineral”. Menos, vereador, menos!

Inimigos do povo

Você ainda lembra os nomes dos vereadores de Aracaju que, em dezembro passado, aprovaram o exagerado reajuste de 14,9% para a tarifa dos ônibus? Visando refrescar sua memória, a coluna repete a relação dos inimigos do povo: Adelson Barreto Filho, Adriano Taxista, Agamenon Sobral, Augusto do Japãozinho, Agnaldo Feitosa, Dr. Gonzaga, Manoel Marcos, Ivaldo José, Jailton Santana, Renilson Felix, Robson Viana e Valdir Santos. Lembre-se destes senhores nas eleições de 2016.

Bom desafio

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Desafio Universitário Empreendedor. Promovida pelo Sebrae, a competição busca estimular os estudantes do ensino superior a desenvolver atitudes proativas, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas. Participe!

Banco dos réus

Os ex-deputados estaduais Mundinho da Comase, Susana Azevedo, Zeca da Silva e o deputado Paulinho da Varzinha serão interrogados, dia 7 próximo, pelo juiz federal Fernando Escrivani. Os quatro estão na vasta relação dos acusados de terem feito mau uso das verbas de subvenção liberadas pela Assembléia. Outros 14 deputados também vão ter que se explicar perante a Justiça Federal sobre os R$ 36 milhões liberado em 2014 para entidades filantrópicas pra lá de suspeitas.

Mais saúde

O governador Jackson Barreto assina hoje convênio com a Universidade Tiradentes para ampliar a rede de atendimento do Ipesaúde. Com esta parceria, os 125 mil beneficiários do Instituto terão mais uma opção de oferta de serviços médicos através do Centro de Atendimento UnitMed. Atualmente, o Ipesaúde realiza uma média mensal de 45 mil atendimentos, sendo 5 mil de urgência, 15 mil internamentos e 20 mil consultas.

Violência assusta

O índice de violência contra a mulher Sergipe aumentou entre os anos de 2013 e 2014. Segundo o deputado estadual Gilson Andrade (PTC), Em 2013 foram registrados 3.123 crimes de violência doméstica psicológica, moral, sexual, patrimonial e cárcere privado, além de 1.329 crimes de lesão corporal. No ano passado, ocorreram no Estado 2.860 casos de violência doméstica e 1.185 de lesão corporal. Uma lástima!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 24 de novembro de 1896

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais