Velho Chico: da denúncia dos Bispos e a letargia institucional


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Enquanto os Bispos da Igreja Católica denunciam as ameaças ao Rio São Francisco, (carta-denúncia divulgada pelo blog)  inclusive de contaminação por radiação nuclear, o MPF, o MPE/SE e o Governo de Sergipe vão se manter inertes, com as caras de caxinguelês que viram veados?

Faz-se urgente que o MPF, o MPE e o governo de Sergipe acordem da letargia institucional em que se encontram, para acionarem o STF contra a destruição do Rio São Francisco, de cujas águas a população sergipana depende para sobreviver.

Será que não tem ninguém com sanidade bastante para entender que essas novas ameaças denunciadas pelos bispos poderão secar o rio São Francisco?

Só para lembrar, em Sergipe, o Rio São Francisco é o principal manancial de abastecimento de água. Dos 75 municípios sergipanos, 36 recebem água do Velho Chico, o que inclui a Grande Aracaju (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão) onde 70% do abastecimento é garantido pelo rio (informações da Deso).

Caberia às citadas “otoridades” embaraçar no STF toda e qualquer nova obra que pretendesse se utilizar das águas do São Francisco. Mas não é só! Caberia ajuizar ações no STF para cobrar dos governos da União, de MG, da Bahia e, também, de Sergipe para que sejam compelidos judicialmente a executar as ações de proteção e recuperação das nascentes, das matas ciliares e dos afluentes do Rio São Francisco, conforme dever governamental determinado pela Constituição da República do Brasil, – antes que os partidos que integram o famigerado “Centrão” excluam a proteção do meio ambiente do texto constitucional.

Como perguntar não ofende, o blog espera que ações afirmativas de defesa do Velho Chico sejam adotadas, antes que a população de Sergipe morra de sede!

Chega ser insana essa omissão!


Picolé de graviola para quem acertar! “Por que a Globo não fala nada sobre o currículo pangaré do Kassio Nunes indicado por Bolsonaro para ocupar a vaga de Celso de Mello no STF?” Questionamento do ex-deputado federal, João Fontes.

Da saúde de ontem, de hoje e a transparência Se tem um espaço jornalístico que tem condições de criticar ou elogiar algumas ações governamentais, como, por exemplo, na área da saúde estadual, modéstia à parte, é este blog. E os leitores que acompanham há alguns anos sabem disso. Esta semana, o blog crê que equivocadamente e não por má fé, foi noticiado na imprensa que um pregão eletrônico da saúde estadual teria parado em uma liminar judicial para favorecer uma empresa. Equívoco total.

Do edital O pregão eletrônico – através da modalidade menor preço por lote – para contratação de pessoa jurídica para a prestação de serviços terceirizados de Higienização e Limpeza Técnica Hospitalar, em unidades hospitalares da rede estadual teve uma participação ativa de várias empresas no último dia 05 de outubro, com apresentação de propostas e lances. E todas as empresas tiveram acesso ao edital com as normas legais da licitação, como credenciamento, julgamento, habilitação, obrigações e a prestação de serviços.

Da transparência  E em nenhum momento a SES foi informada de alguma liminar judicial para prorrogar contrato como noticiado erradamente. Ou seja, a licitação foi transparente com uma vasta participação e venceu quem atendeu todas as normas do edital ficando com o menor preço por lote. Essa transparência é a tônica principal de toda diretoria da SES e respaldada pelo governador do Estado. Parece aquela piada: alguém ouviu o galo cantar, mas apontou o terreiro errado…

Estância: mais uma solidariedade do blog ao radialista Dussantus. Márcio Souza, PSOL, perdeu três ações na Justiça Eleitoral É neste período eleitoral que as máscaras daqueles que se dizem democratas e favoráveis a liberdade de expressão caem. Há um mês este espaço teve que retirar uma opinião de um leitor por conta de uma representação da então pré-candidata Danielle Garcia. Porém, em alguns locais a liberdade de expressão é respeitada. Estância é um exemplo vivo.

Campanha negativa Com a justificativa de que o radialista Luiz Carlos Dussantus estava fazendo campanha antecipada e negativa contra ele na Mar Azul FM, Márcio Souza, candidato do PSOL, ingressou com quatro processos. O PSOL perdeu os três processos, ou seja, Dussantus ganhou as três ações consideradas improcedentes pela Justiça Eleitoral. Inclusive a ação com liminar que pedia a retirada da emissora por 24 horas foi indeferida. Conclusão: O radialista Dussantus derrotou por quatro vezes o PSOL e seu candidato, de tentar calar a voz da imprensa. Liberdade de expressão 4 X 0 censura à imprensa.

Macambira: debandada geral de apoiadores do prefeito Luciano de Vidal E o prefeito de Macambira, Luciano de Vidal,  candidato à reeleição, toda semana vem perdendo lideranças importantes. Desde vez foi o ex-secretário de Agricultura da gestão de Vidal que entregou o cargo para aderir  à candidatura de Carivaldo Souza, considerado o maior líder político do município de todos os tempos. As apostas em Macambira giram em torno de quem será o próximo a abandonar o barco do Vidal.

                                                                                                                                                                                                             

Lembrança: cinco anos sem Alceu Monteiro E o blog lembra que hoje, 08, são cinco anos que o radialista, bancário e cronista esportivo Alceu Ezequiel Monteiro partiu deste plano para outro. Para quem não sabe, Alceu Monteiro colaborou por muito tempo para este blog com notas sobre o esporte “O Espaço do Alceu.” Aliás, foi dele a ideia de inserir no início do blog a frase de Cláujdio Abramo: “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Alceu Monteiro, o professor da bola, um cidadão, um pai de família com espírito critico e comprometido com a democracia. Alceu, nesta terra de muros baixos, o feudo chamado Sergipe Del Rey, a maior honraria sua não vem das “otoridades”, mas de seus amigos e familiares que mantêm vivo o seu legado. Sempre presente Alceu!


Lagarto: Família de Diego Costa declara apoio à candidatura de Fábio Reis A cada dia que passa o deputado Fábio Reis se consolida como o favorito a vencer as eleições para prefeito de Lagarto. E isso se deve aos apoios que ele tem conquistado desde o início da campanha eleitoral. Um dos mais importantes apoios no município veio nesta quarta-feira, 7, com a adesão da família do craque Diego Costa, que faz aniversário neste dia.

Novo jeito O apoio foi divulgado em um vídeo gravado pelo ex-deputado federal Sérgio Reis em que o irmão de Diego, Jair Costa, aparece ao lado do candidato Fábio Reis. “Vamos fazer Lagarto de um novo jeito”, declarou Jair, repetindo o slogan de campanha. Além da família de Diego Costa, o projeto do agrupamento dos Reis para a prefeitura de Lagarto também já havia recebido o apoio do atleta lagartense de MMA e campeão internacional Dênis Três Dedos.

Emendas Fábio Reis tem muita ligação com o esporte em seu município e foi responsável por destinar emendas para reformas e construções de quadras e campos de futebol e a reforma e ampliação do Estádio Paulo Barreto de Menezes.

PSD tem maior número de candidatos em SE Para as eleições municipais deste ano, o Partido Social Democrático (PSD) desponta com o maior número de candidatos em Sergipe. Foram registradas 867 candidaturas, o equivalente a 12,71% do total. O número de mulheres candidatas também foi significativo: 282 entre vereadoras, vice-prefeitas e prefeitas. Esses números só refletem a dimensão que o partido vem ganhando no estado. O presidente estadual do PSD, o deputado estadual Jeferson Andrade, e o presidente do partido na capital, o deputado federal Fábio Mitidieri, se consolidam como grandes líderes e apresentam-se como novas forças políticas sergipanas.

Gualberto critica lei referente ao novo marco regulatório do gás no país O deputado estadual Francisco Gualberto (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), é contrário à lei federal referente ao novo marco regulatório do gás no país. Gualberto deixou sua posição clara durante a sessão remota de ontem, 07, ao votar contra a Moção de Aplauso à Câmara Federal, apresentada na Alese, pela votação e aprovação do Projeto de Lei Nº 6.407/13 que dispõe sobre as medidas para fomentar a indústria de gás natural no Brasil.

Sem participação da Petrobras “Não é nada contra o autor da Moção. É porque se trata de um marco regulatório com uma abertura absoluta para a exploração e produção do gás no Brasil sem sequer ter a participação da Petrobras. A empresa brasileira está proibida de participar desse novo modelo de regulamentação”, argumentou o deputado, explicando que essa lei federal, aprovada em 1º de setembro desse ano, é diferente do marco regulatório que havia para petróleo e gás, no qual dizia que qualquer lote que fosse explorado pela iniciativa privada no Brasil, obrigatoriamente a Petrobras teria que ter pelo menos 30% de participação.

Diferença lei estadual e lei federal “Esse é um registro importante porque nós aqui já mudamos a Constituição anteriormente porque dizia que era apenas o Estado que poderia explorar o gás. Com as mudanças que fizemos nesta Casa, a iniciativa privada também pode explorar, mas é diferente da lei federal. Na prática, quer dizer que nós temos o gás, a empresa multinacional explora, e o Brasil não participa dessa exploração, através da Petrobras. E mais: quem explora tem 20 anos sem pagar qualquer imposto por essa exploração”, queixa-se Francisco Gualberto.

Regulação A Moção de Aplauso, aprovada na Alese, é de autoria do deputado Samuel Carvalho (Cidadania). Para ele, a lei federal é benéfica porque trata da regulação da indústria do gás natural nos segmentos de transporte, escoamento, tratamento, processamento estocagem subterrânea, acondicionamento, liquefação, regaseificação e comercialização da molécula. “Peço compreensão ao autor, mas não posso concordar”, concluiu Francisco Gualberto.

Missa de sétimo dia em Aracaju será em 11/10 (domingo) às 19h30 na Catedral Metropolitana de Aracaju, Rua Própria 222 em frente a Segrase.

 



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


Denúncia contra o restaurante Talhado, em Aracaju De alguns moradores vizinhos: O restaurante Talhado tem quebrado a ordem de não aglomeração. Todos as sextas e sábados, após a meia noite, o restaurante finge que fecha as portas e coloca todos os clientes dentro de uma boate, ambiente fechado, com música eletrônica e consumo de bebida alcoólica indo pela madrugada. Além do barulho é uma afronta aos protocolos do governo para abertura dos bares. Já fizemos denúncias, mas parece que tem alguém forte lá que a polícia não aparece, não só para multar, mas também para fechar. É aqui na Mário Jorge Vieira, 667, na Coroa do Meio. Mande alguém da imprensa se infiltrar e comprovar a denúncia.”


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

Webinário hoje, 08/10, às 15h  O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), promoverá o Webinário “Assédio moral e sexual no serviço público e nas instituições Militares”, hoje, 08, a partir das 15h. O evento será voltado para membros, servidores e estagiários do MPSE, e demais interessados. A transmissão será feita por meio do canal do MPSE no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=4AVRFl0daXw O objetivo do evento é apresentar conceitos, exemplos, diferenças entre atos de gestão e assédio, falar sobre prevenção, a quem recorrer, entre outras informações sobre esse tipo de prática abusiva no ambiente de trabalho que expõe servidores(as) a situações humilhantes e constrangedoras, e que ofende a personalidade, a dignidade ou a integridade psíquica e/ou física. Não haverá certificação para o público externo, portanto não é necessário fazer inscrição.


                                                                                                                                                                                                 

 

Nesta quinta, 08/10, 8h30, participe da oficina “Estratégias de vendas para o segmento de alimentação e bebidas” e entenda como aumentar a produtividade e os lucros do seu negócio.⠀⠀Acesse nossa loja virtual e inscreva-se já! www.lojavirtual.se.sebrae.com.br

 

 



                                                                                                                                                                                                         

 

Hoje, 08/10, às 16h Live das Crianças do Externato São Francisco de Assis.” Será pelo canal do próprio externato no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7h14KHS8YAm5L5FTXhHwEQ/featured   Faça a sua doação solidária e junte-se à esta causa, ajudando diversas crianças e famílias carentes. Ser solidário é uma delícia!

 

 

 

                                                                                                                                                               

 

Live hoje, 08/10, às 18h A live de hoje com a participação do médico sanitarista Antônio Samarone terá a presença da Dra. Ana Angelica, psiquiatra. Os dois debaterão o tema “O impacto da pandemia nos transtornos mentais.” Não perca pelo instagram: https://www.instagram.com/antoniosamaronede/

 

 



                                                                                                                                                                                             

 

Live hoje, 08/10, às 19h “Outubro Rosa: novas perspectivas do auto cuidado” A live do projeto “Primavera Convida desta semana terá a participação da Dra. Paula Saab, mastologista do Hospital Primavera, membro da Comissão de Imagem da Sociedade Brasileira de Mastologia e diretora de comunicação da referida sociedade. Com o tema “Outubro Rosa: novas perspectivas do auto cuidado” a live terá como mediadora a diretora comercial da Rede Primavera, Ana Pontes. É nesta quinta-feira, 08/10, às 19h pelo instagram: https://www.instagram.com/redeprimavera/

 

 

                                                                                                                                                                           
live hoje, 08/10, ás 19h Quinta literária: Dorensenidade Dando continuidade com a série de lives alusivas ao centenário da querida cidade de Nossa Senhora das Dores hoje, 08//10, às 19h, o bate-papo será voltado à contribuição do Grupo Enforcadense de Estudos Literários (GEEL) à dorensenidade com a participação do presidente da ADL, Prof. Luís Carlos e dos Membros do GEEL: Prof. Jailton Filho (Presidente), Prof. José Aldo e João Victor. Participe: https://www.instagram.com/adldores/


 

PELO TWITTER

www.twitter.com/andrizek Defensoria Pública da União entrou com ação contra empresa que criou programa de trainee para negros. Imagino, então, que estejam de olho em todas as outras empresas do país, que mesmo sem anunciar contratam, prioritariamente, homens brancos para seus quadros mais importantes…

www.twitter.com/braynerr O projeto do lulismo e do bolsonarismo é ajustar as leis brasileiras às conveniências dos crimes, principalmente de corrupção.

www.twitter.com/frednavarro O currículo de Kassio Marques é uma peça de ficção. Precisa ver se é piauiense mesmo.

www.twitter.com/cvaguiar Ninguém é escolhido por Bolsonaro impunimente…

www.twitter.com/emirsader Covid: Johnson & Johnson e UFMG vão imunizar 2 mil pessoas daqui duas semanas

 



Siga Blog Cláudio Nunes:                                                               

 

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Não tenho medo da morte nem me preparo para ela. Nem temo o Inferno, nem aspiro o Paraíso. Confio que a minha pulverização será silenciosa e magnífica.” João Ribeiro nasceu em Laranjeiras (SE), foi jornalista e membro da ABL. Deixou o seu epitáfio escrito: “Mais um de menos.”


https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-10/papa-francisco-audiencia-geral-oracao-cristaos-corajosos.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais