Carta-Denúncia dos Bispos da Bacia do Rio São Francisco

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” (João, 10,10)

No último domingo, 04, bispos dos Estados da Bahia, Pernambuco,  Sergipe e  Minas Gerais lançaram uma Carta-Denúncia em defesa do rio São Francisco.  Na carta, os bispos identificam três novas ameaças a Bacia Hidrográfica do São Francisco: a Usina Hidrelétrica – UHE Formoso; a Usina Nuclear de Itacuruba – PE e a Instrução Normativa no 67. Leia toda carta-denúncia:


Nós, bispos católicos da Bacia Hidrográfica do São Francisco, neste dia de São Francisco de Assis e do rio que recebeu seu nome há 519 anos, nos sentimos, mais uma vez, compelidos a nos pronunciar sobre a situação em que se encontram o Rio e seu Povo. A promessa de vida trazida por Jesus não nos permite calar.

Ao final de 2017 publicamos a “Carta da Lapa”, alertando para a necessidade de medidas de revitalização da Bacia Hidrográfica. Desde então, não só estas medidas não foram tomadas e nem se anunciam – e são cada vez mais urgentes, como a situação tem piorado e promete piorar ainda mais.

Pelo menos três novas ameaças identificamos:

1) A Usina Hidrelétrica – UHE Formoso. Esta nova usina está para ser construída na calha do rio, a 12 km a montante de Pirapora – MG, e alagar uma área de mais 32 mil hectares, em seis municípios, causando impactos ambientais e sociais desastrosos, que vão além do local e não estão sendo levados em conta. Os empreendedores e os governos federal e estadual aceleram o licenciamento da obra, em desrespeito às populações afetadas, entre as quais centenas de comunidades tradicionais ribeirinhas.

2) Uma Usina Nuclear. Está para ser implantada às margens do reservatório da Barragem de Itaparica, a Usina Nuclear de Itacuruba – PE. Anunciada há tempos, sinais recentes de sua concretização inquietam ainda mais as comunidades locais, já sofridas com as consequências da barragem que os expulsou da beira do Rio em 1987/88. As águas do Rio utilizadas para o resfriamento das caldeiras da usina ficarão contaminadas por radiação e elevadas a altíssimas temperaturas. Além do grande desequilíbrio a causar nos ecossistemas da região e a jusante do Rio, os riscos tenebrosos de um desastre nuclear afetarão uma região ainda maior.

3) Instrução Normativa no 67. Preocupa-nos ainda esta Instrução Normativa de 3 de agosto de 2020, da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União e da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados / Ministério da Economia, que trata da “demarcação de terrenos marginais, por meio da determinação da posição da Linha Média das Enchentes Ordinárias – LMEO e da Linha Limite dos Terrenos Marginais – LLTM” dos “lagos, rios e quaisquer correntes de água” federais. Chegam até nós apelos angustiados de comunidades tradicionais ribeirinhas do São Francisco, temerosas de que venham a perder para empreendedores privados as porções principais de seus territórios e o acesso ao Rio.

A produção de energia já compromete 70% da vazão do Rio São Francisco e é uma das principais causas de sua degradação. Não suportará estas novas agressões. É de se questionar o aumento incessante da demanda de energia elétrica e de novos territórios para produção, por um modelo de vida e civilização que está levando o planeta, nossa “Casa Comum”, à exaustão. As mudanças climáticas e as pandemias, cada vez mais intensas e rigorosas, que atingem sobretudo os mais pobres, estão aí a comprovar o fracasso do apregoado “desenvolvimento sustentável” ou de um pretenso “capitalismo verde”. Ao invés de serem manipuladas para o continuísmo do sistema, estão a exigir uma mudança radical dos rumos da humanidade, nos modos de produzir e consumir, em direção à “ecologia integral” que advogam, sensatamente, o Papa Francisco na “Laudato Si’” e o recente Sínodo da Amazônia.

A promessa de vida abundante anunciada por Jesus é nosso desafio e compromisso permanentes. Obriga-nos a esta denúncia e apelo. Às autoridades responsáveis em todos os níveis, pedimos encarecidamente que revejam suas decisões e medidas a cerca destes projetos, em vista do bem comum e da prioridade aos mais pobres, ao meioambiente, à vida, para além das pressões de interesses privados minoritários,agravantes da crise ecológica que a todos e tudo ameaça. À sociedade organizada, às pessoas de boa-vontade, sugerimos que tomem conhecimento destas situações e a defesa do bem maior, em apoio às comunidades afetadas, pressionando as autoridades. Às comunidades afetadas dizemos: fiquem firmes, defendam seus direitos e contem com nosso apoio!

Bacia do Rio São Francisco, 04 de outubro de 2020.

Dom João Justino de Medeiros Silva – Arcebispo Metropolitano de Montes Claros – MG.

Dom João Santos Cardoso – Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa – BA
Presidente do Regional NE 3 da CNBB.

Dom Frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM – Bispo Diocesano de Juazeiro – BA, Vice-Presidente do Regional NE 3 da CNBB.

Dom Vitor Agnaldo de Menezes – Bispo Diocesano de Propriá – SE,
Secretário do Regional NE 3 da CNBB.

Dom Roberto José da Silva – Bispo Diocesano de Janaúba – MG.

Dom José Moreira da Silva – Bispo Diocesano de Januária – MG.

Dom Tommaso Cascianelli, CP – Bispo Diocesano de Irecê – BA.

Dom Gabriele Marchesi – Bispo Diocesano de Floresta – PE.

Dom Frei Luiz Flávio Cappio, OFM – Bispo Diocesano de Barra – BA.


Faleceu Rosa Maria de Abreu Foi sepultada ontem, 05, à tarde no cemitério São João Batista, em Simão Dias, a senhora Rosa Maria de Abreu, 86 anos. Ela tinha insuficiência renal crônica e deixou cinco filhos: Margarete Abreu Mendes, bancária da CEF; Osvaldo Abreu, defensor público; Afonso Abreu, aposentado; Antônio Abreu, delegado aposentado e Paulo Abreu, comerciante. O blog presta solidariedade à família na certeza que a senhora Rosa Maria de Abreu deixou um legado bonito para todos os familiares e passou para um plano superior com a Paz e a Alegria que sempre foram suas marcas registradas.


Golar Power, sócia da Celse em SE, desclassificada na BA pela Petrobras A empresa Golar Power, que em Sergipe é parceira da Ebrasil, na Celse ( Centrais Elétricas de Sergipe S.A.)uma joint venture responsável pelo projeto de geração de energia UTE Porto Sergipe I e na construção da maior termoelétrica a gás da América Latina, foi desclassificada da disputa pelo terminal de gás natural liquefeito (GNL) na Bahia pela Petrobras. A Golar Power foi a única empresa a apresentar uma proposta comercial.

75ª fase da Lava-Jato Segundo o jornal Valor, a proposta da Golar foi desclassificada em meio à deflagração da 75ª fase da Lava-Jato, que colocou no alvo das investigações presidente da Golar Power, Eduardo Antonello, por suspeitas de corrupção nos tempos em que ele atuava na Seadrill, em contratos com a Petrobras. Antonello se afastou do cargo na Golar para se dedicar à sua defesa. A Petrobras, contudo, reviu o Grau de Risco de Integridade (GRI) da Golar para alto e desclassificou a companhia do processo.

Nota A Golar Power emitiu nota, na sexta-feira, refutando de “forma veemente” a decisão da Petrobras de desclassificá-la do processo de licitação para arrendamento do terminal de gás natural liquefeito (GNL) da Bahia. A Golar alega que não é objeto de nenhuma investigação ou inquérito criminal e esclarece que não possui nenhuma relação, participação ou envolvimento nas alegações públicas divulgadas sobre as supostas irregularidades cometidas por Antonello. “A Petrobras erra ao relacionar o grupo Golar Power à investigação, o que causou e vem causando danos ao grupo Golar Power”, esclareceu a empresa, em nota.

Diferença entre “respeitar” e “navegar” em Brasília. Se lambuzando no mel do poder Os mais velhos lembram que Marcelo Déda foi líder do PT na Câmara dos Deputados e era respeitado por todos da chamada direita. A respeitabilidade era tanta que além de se transformar em referência na Câmara dos Deputados para a imprensa nacional, Marcelo Déda tinha o respeito dos adversários da direita por conta de sua postura que não ultrapassava os limites da sensatez política e os discursos considerados aulas de história e filosofia. O mesmo ocorreu com José Eduardo Dutra quando foi líder do PT no Senado.

Quem nunca comeu melado… Em Brasília, nos bastidores, os próprios políticos têm uma linguagem para separar a intenção de cada um. “Respeitar” é conviver em harmonia e cada um em seu quadrado. “Navegar” é ultrapassar a fronteira do respeito e da boa convivência. E quando alguns ultrapassam esses limites, começam a se lambuzar no mel do poder mesmo sendo oposição para os eleitores e a mídia. Tem gente que hoje já tem até apelido: “o queridinho da direita…”

Enquanto multa desesperadamente na feira do conjunto Augusto Franco, SMTT é omissa na feira da Zona de Expansão E depois das notas de ontem, 05, sobre a ânsia desesperada da SMTT de multar na feira do mercado municipal vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, em Aracaju, mais adiante, na Zona de Expansão, na Avenida José Vicente, via que é caminho para diversos condomínios, a SMTT é omissa quando a feira é instalada toda sexta-feira. Como é uma avenida de grande fluxo o caos é instalado. O correto seria mudar a feira para um local mais adequado, mas enquanto for instalada lá a SMTT poderia ajudar os moradores. Ou não? Lá não tem como multar…

Aparecida: Cogitado para ser candidato da situação, Vanderlei Almeida adere ao grupo de Jeane da Farmácia Um dos mais fortes e prestativos integrantes da gestão municipal de Nossa Senhora Aparecida, Vanderlei Almeida, tomou a decisão de, nesta eleição, apoiar as candidaturas de Jeane da Farmácia e Edson Muniz, candidata a prefeita e vice, respectivamente.

Articulações políticas Bastante querido e com muita aceitação em todo o município aparecidense, Vanderlei era sempre citado como nome certo para compor a chapa de situação. Pessoa de temperamento pacato e muito atencioso, Vanderlei sempre foi decisivo tanto na sua atuação na secretaria de Transportes como nas articulações políticas.

Adesão que pode ser decisiva Ao aderir à chapa Jeane e Edson, o filho do ex-vereador Manoel de Augusto traz muitas pessoas que o acompanham ao longo de sua vida dedicada ao serviço público. No município, analistas políticos e experientes líderes interpretaram a adesão como algo extremamente favorável ao grupo de oposição.

 


                                                                                                                                                                                                       

 

Cadê a corregedoria da PC? Atenção governador e SSP, denuncia recebida: Policial Civil organizando carreata no interior do candidato Antônio Passos em Ribeirópolis. De quebra com carro placa fria. Será o carro locado da SSP? São diversos vídeos e fotos da carreata do último domingo onde os dois ocupantes do carro desciam a todo o momento coordenando a passagem dos veículos.

 



Veja que absurdo Em tempos de pandemia e desemprego a Igreja Assembleia de Deus, situada a Rua Bahia 836, no Bairro Siqueira Campos, demitiu todos os seus porteiros e vigilantes. Todos pais de família e membros da própria Igreja, para contratar uma empresa privada com segurança armada. Ou seja, gastando o triplo do que gastavam com os antigos porteiros e vigilantes. Que Deus dê um bom caminho aos “pastores” que demitiram pais de família neste momento crucial.

Propriá No último sábado o candidato a prefeito de Propriá Dr Valberto e seu vice Rafael Sandes, realizaram uma mini carreata pelas ruas da cidade. Durante todo o dia eles fizeram o adesivaço, a cada momento mais carros se juntavam para mostrar seu apoio a coligação “esperança na mudança”. Por onde passaram foram recebidos com alegria por crianças, jovens, adultos e idosos e todos fazendo o V com as mãos, marca registrada dos candidatos. A noite foi encerrada com a inauguração do comitê.

Propriá II Uma das coisas que mais chamou a atenção foi a quantidade de jovens presentes na carreata de Dr. Valberto e seu vice Rafael Sandes, mostrando que na cidade os jovens são participativos e antenados com a política. Além da galera que estava participando da mini carreata os candidatos foram recebidos com muita alegria pelos jovens que estavam na orla da cidade. Em qualquer direção que se olhasse tinha pessoas com as mãos levantadas fazendo o tradicional V dos candidatos, a alegria realmente tomou conta da cidade.

Luciano Pimentel entrega título cidadão sergipano ao presidente da Adepol Ontem, 5, o deputado estadual Luciano Pimentel realizou a entrega do título de cidadão sergipano ao presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol/SE), Isaque Cangussu. Em razão da pandemia do novo coronavírus, a solenidade ocorreu na presidência da Assembleia Legislativa, com um número reduzido de pessoas.

Serviços prestados à sociedade “O delegado Isaque Cangussu atua há mais dez anos em Sergipe e possui um vasto histórico de serviços prestados à sociedade e em defesa da categoria que representa. Ao longo deste tempo, ele conquistou o respeito e a admiração das pessoas por exercer com competência o seu ofício. Todos que o conhecem só fazem elogios a sua postura profissional e sua forma de atuação. Isaque é uma pessoa dedicada à segurança pública, que honra os sergipanos e a sua classe. Ele é merecedor desta homenagem pelo trabalho que realizou e, certamente, continuará realizando em prol do nosso estado”, enfatizou Luciano Pimentel, autor da propositura.

Sonho realizado Oficialmente cidadão sergipano, Isaque Cangussu descreveu a concessão do título de cidadania como a concretização de um sonho. “É uma alegria indescritível. Resido aqui há 14 anos e sempre tive, em meu íntimo, esse desejo de ser considerado um sergipano. Hoje eu realizo esse sonho graças à Alese, ao deputado Luciano Pimentel e a todos os parlamentares que aprovaram essa indicação”, disse o delegado, afirmando que apenas quem nasce em um estado e escolhe outro para viver sabe o quão gratificante é ser reconhecido como concidadão daqueles que habitam a mesma terra que a sua.


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK



OPINIÃO

O Novo Humanismo Médico. Por Antônio Samarone, médico sanitarista

Perguntei ao professor Valdenberg, um sábio da matemática em Sergipe, qual era o futuro da matemática? Ele de pronto respondeu: a biologia. Eu, além de não entender, fiquei com vergonha de esticar o assunto. Isso faz tempo.

Hoje ficou claro a resposta do professor. A tecnologia de informação, imagens digitais e inteligência artificial tornaram a medicina anátomo patológica de Virchow e Pasteur, uma especulação filosófica.

As descobertas da célula e do microscópio apressaram a queda do paradigma humoral, da medicina Greco/romana, criando a Medicina Clínica do século XX.

O mapeamento do genoma humano (2003), a infinita resolutividade das imagens digitais e a inteligência artificial estão criando a medicina do século XXI.

O paradigma humoral e holístico da medicina hipocrática perdurou por mais de vinte séculos. O paradigma celular durou cem anos. A medicina atual abraçou o paradigma molecular. Por quanto tempo?

A transição será dolorosa.

O que fazer com as Faculdades de Medicina, com currículos do século XIX, inspirados no modelo Flexneriano. E os milhares de médicos crentes em suas casuísticas? E o aparelho médico industrial, produtor de medicamentos, tecnologias e insumos do passado?

A Pandemia apressou o nascimento de uma nova medicina. O Sistema de Saúde Inglês (NHS), o mais avançado do mundo na esfera pública, já incorporou as novas tecnologias, inclusive a tele consulta. A Inglaterra é um bom exemplo!

Dos Presságios aos algoritmos.

A humanização ou desumanização da medicina não é determinada pelo paradigma científico adotado. A desumanização é o resultado da mercantilização, da transformação do cuidado médico em mercadoria. Quem desumanizou a medicina, foi ela ter trocado o paciente (sujeito), pela doença (objeto).

Radicalizando um pouco: não existem doenças, mas pessoas doentes.

A antiga relação médico/paciente, centrada no cuidado das pessoas, era base da medicina artesanal e humanizada. A medicina de mercado, baseada na relação médico/cliente, no consumidor, centrada em procedimentos, com ênfase nas doenças é, ontologicamente, uma medicina desumanizada.

O paradigma científico e as tecnologias utilizadas não são determinantes da desumanização.

A medicina foi desumanizada por imposição da economia. O mercado regula-se pela produtividade e pelo lucro. O cuidado médico em forma de mercadoria é por natureza impessoal, padronizado, independente da tecnologia utilizada.

O fato de a medicina ser humanizada não garante a sua eficácia. A medicina do século XXI deve voltar-se para as pessoas, doentes ou não. É um novo individualismo.

A medicina holística e filosófica do paradigma humoral, fundada na “arte médica”, sarjou, purgou e sangrou por milênios. A única conduta terapêutica eficaz foi a psicoterapia. Egas Moniz recebeu o Prêmio Nobel em medicina (1949), por ter inventando a lobotomia. Isso foi ontem, não foi na Idade Média.

Como velho sanitarista, herdeiro do higienismo de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, sou obrigado a constatar que o futuro imediato do Sistema Único de Saúde, o nosso mal trado SUS, é a incorporação imediata dessas novas tecnologias.

Essa pauta estará nos debates eleitorais?

Pode surgir um novo humanismo médico. A Pandemia forçou esse parto. Ficou claro que a doença é social, ninguém resolve sozinho. As doenças sociais manifestam-se de forma específica em cada pessoa. Essa é a confusão.

Está nascendo um novo coletivismo sanitário, estranho, pois é centrado nas pessoas. Uma medicina personalizada, preventiva e preditiva, eficaz, conscientizadora, defensora da autonomia dos pacientes.

As novas tecnologias médicas tanto podem fortalecer a medicina de mercado, massificada, padronizada, impessoal, como pode retomar ao humanismo da medicina hipocrática, com a vantagem da eficácia e da personalização.

Que venham as mudanças! O novo humanismo médico precisa ser construído. Não é a volta a um passado romântico. É o futuro!

Mais textos Samarone: http://blogdesamarone.blogspot.com/

PELO TWITTER

www.twitter.com/Claudomir21 A Justiça Eleitoral precisa impedir, definitivamente, sob pena de prevaricação, esta aberração humana que são estas abussivas carreatas. Possa ter certeza, haverão representações para impedir estes atos criminosos.

www.twitter.com/AroldoFranca 12 de Outubro, Dia das Crianças. A VALOR Deseja Um Feliz 12 de Outubro para Todas as Crianças.

 

 

 

 

www.twitter.com/Pontifex_pt (Papa Francisco) Viver indiferentes à dor não é uma opção possível; não podemos deixar ninguém caído «nas margens da vida». Isto deve indignar-nos de tal maneira que nos faça descer da nossa serenidade alterando-nos com o sofrimento humano. Isto é dignidade. #FratelliTutti

 

 

 

 




Siga Blog Cláudio Nunes:           

Instragram

 Facebook

 Twitter

 



Frase do Dia
“Cair sete vezes e levantar-se oito” Provérbio Japonês

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais