Venâncio: da altivez de um líder nato

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Diz-se no popular que não se constrói um líder, pois ele já nasce pronto, talhado e formatado para a função. Pode ser que existam exceções, bem verdade, mas isso serve apenas para confirmar a regra sintetizada no pensamento acima.

E todo o grande líder passa para a história não por aceitar subservientemente o pensamento comum, mais fácil e conveniente. Pelo contrário, faz-se líder por pensar, muitas vezes, de modo diferente do próprio agrupamento político, social, acadêmico ou familiar a que pertença. Isso não por vaidade ou outro sentimento subalterno. Mas por ter uma concepção ou compreensão do mundo mais ampliada e até etérea.

O líder sempre está na vanguarda, à frente do seu tempo. O blog por várias vezes já criticou o deputado Venâncio Fonseca por algumas de suas posições políticas, algo absolutamente normal, pois numa sociedade democrática e plural, a diversidade de ideias é seu elemento constitutivo, compõe a própria natureza do regime de governo, sendo um truísmo até.
No anverso disso se tem um estado totalitário ou fundamentalista.

Pois bem, ontem o deputado Venâncio Fonseca, ao se posicionar de modo favorável à aprovação das contas do Governador Jackson Barreto, referente ao ano de 2014, demonstrou, mais uma vez, altivez política, pois compreendeu que as observações ou recomendações anotadas pelo Tribunal de Contas não se revestem de gravidade, sendo algo comum e até corriqueiro de ocorrer em qualquer governo, embora isso não desonere o gestor de corrigi-las nos anos seguintes.

Venâncio lembrou que quando a oposição estava resumida a quatro deputados, o líder da situação, o também notável Francisco Gualberto, recomendou a aprovação das contas do Governo João Alves Filho, embora o Tribunal de Contas do Estado também tivesse feito ressalvas naquela ocasião. Fosse outro, movido por sentimentos pequenos, teria recomendado a rejeição das contas de João Alves, impedindo-o de ser candidato nas eleições de 2010 (para o Governo) e 2012 (para a PMA) com base na Lei da Ficha Limpa.

Enfim, tanto Gualberto como Venâncio não fazem política com revanchismo ou perfídia. Cada um, defendendo a respectiva ideologia, mantém um nível elevado de pensar e de fazer política, com ética, coerência e transparência.

O blog não está aqui a defender a aprovação de contas de nenhum gestor que esteja em descompasso com a constituição ou a legislação vigente, mas tem a exata noção do que são falhas administrativas e do que é corrupção ou desvio de dinheiro público. É preciso separar o joio do trigo!

Retificação nota blog
Ao contrário do que foi publicado ontem, 01, o único desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe que abriu mão do auxílio moradia foi o Desembargador Cezário Siqueira Neto.O desembargador Edson Ulisses não abriu mão da verba como foi citado ontem.

Aracaju: assessores de João divergem sobre possível recuo no IPTU
O blog foi informado que uma parte da assessoria do prefeito João Alves defende que seja anunciada a suspensão dos futuros reajustes (já foram dois (2015 e 2016) e vai até 2022) para uma nova análise. A verdade é que nas pesquisas qualitativas foi comprovado que um dos problemas da rejeição da atual administração foi o reajuste gradativo, principalmente na classe média.

Desgaste já foi feito
Os que são contra o recuo entendem que uma suspensão agora não terá ganho eleitoral, pelo contrário, vai mostrar que todos que ingressaram na Justiça estão corretos. O recuo pode sair pior que o soneto.

Singela homenagem a PMSE
O blog não poderia deixar de fazer uma justa homenagem a nossa mais que sesquicentenária Polícia Militar que fez aniversário no domingo. Em 1835, no dia 28 de fevereiro, nascia a PM de todos os sergipanos. Única Instituição presente nos 75 municípios do nosso Estado, 24 horas por dia a disposição dos nossos cidadãos. Formada por valorosos homens e mulheres, a PMSE completou 181 anos de serviços dedicados a nossa população.

Avante Camaradas
Ao homenagear aos homens e mulheres da Polícia militar, o blog conclama a todos eles a permanecerem em sua nobre missão seguindo o lema cantado, em uníssono sem par, por todos os policiais militares sergipanos: "Orgulhosos e vigilantes, Lutemos noite e dia, Trocando se preciso nossas vidas, Por um Sergipe de paz e harmonia."

Areia Branca: exemplo que crise se vence com criatividade
É voz geral que crise se vence com criatividade e iniciativa. Tem  muito gestor que só faz criticar o governo federal, pela redução

 dos repasses, mas não procura alternativas para continuar prestando um serviço de qualidade para a população. Se o dinheiro está curto é cortar gastos e ter muita criatividade. E um bom exemplo em Sergipe é Areia Branca, no Agreste Sergipano.

10 novos veículos para a população. Entre eles quatro ambulâncias
A prefeita Acácia Sousa, PSD, que assumiu em junho de 2014, recebendo a Prefeitura com diversos problemas, não só fez o dever de casa, mas vem enfrentando a crise com iniciativas e criatividade. O salário de todos os servidores estão sendo pagos dentro do mês e também o piso nacional do magistério. E ontem, 01, foram entregues 10 novos veículos para a população, entre eles quatro ambulâncias e duas topics (educação e saúde), a maioria com recursos próprios.

Segurança pública
E para ajudar a SSP no combate a violência e dar uma maior tranquilidade para o comércio e a população foram implantadas em Areia Branca 30 câmeras de monitoramento. São 25 na sede da cidade e mais cinco nos povoados.

Mais uma escola reformada
Na última sexta-feira, (26),  foi reinaugurada a Escola Municipal Maria Vanira Rodrigues Pereira, no povoado Colina São Paulo. É a quarta escola que passou por reforma e ampliação em 20 meses de administração da prefeita Acácia Sousa. Agora, alunos e professores têm um espaço mais bonito e estruturado para a prática de atividades importantes no desenvolvimento da educação em Areia Branca. Em breve, a prefeitura vai reinaugurar a Escola Municipal Idália Tavares de Almeida, no povoado Guidinha,

Aracaju Acessível
O vereador Lucas Aribé (PSB), fez uma visita de cortesia aos deputados estaduais Gilson Andrade (PTC) e Georgeo Passos (PTC). Um dos assuntos abordados foi o Aracaju Acessível, que este ano será realizado de 13 a 20 de março, com uma programação especial em comemoração ao aniversário de Aracaju, abordando a acessibilidade.

Livro dos Heróis da Pátria
Foi aprovado ontem, 1º, na Comissão de Educação, o Projeto de Lei do Senado 523/15, de autoria do senador Eduardo Amorim (PSC) que inscreve o nome do filósofo, jurista, poeta e crítico, Tobias Barreto, no Livro dos Heróis da Pátria.

Voz
Na justificativa do PLS, o senador Eduardo destaca que “a voz de Tobias Barreto faz-se ouvir, retumbante, na segunda metade do século XIX, espanando as teias dos preconceitos e do pensamento enrijecido”. O parlamentar justifica o projeto detalhando a atividade intelectual de Tobias Barreto, sua passagem pelas capitais Salvador e Recife.

Pastor Antônio dos Santos e a Unale
O deputado pastor Antônio dos Santos (PSC), que é o tesoureiro geral da União dos Legisladores e Legislativos do Brasil (Unale) tem trabalhado diuturnamente na capitação de parceiros e recursos para que a 20ª Conferência Nacional da Unale que acontecerá nos dias 1,2 e 3 de junho aqui em Sergipe, seja uma das das mais marcantes na história da instituição.

Pastor Antônio dos Santos e a Unale II
O parlamentar que é da oposição não poupou esforços para solicitar a parceria do governador Jackson Barreto, que o atendeu imediatamente e demais comissão,formada pelo presidente da Unale Sandro Locutor (ES) e presidente da Alese, Luciano Bispo. O evento grandioso acontecerá nas instalações da Universidade Tiradentes que levantará uma estrutura imensa só para a realização desta Conferência, que trará ao Estado mais de 1.700 parlamentares nacionais, internacionais e assessores.

Aracaju: Vitor Déda anuncia apoio a Junior Torres para a Câmara
O jovem Vitor Déda, que obteve em 2012, 712 votos para a Câmara de Aracaju, disputando pelo PT, anunciou ontem, 01, o apoio a candidatura de Júnior Torres.  Pelas redes sociais ele lembrou que já tinha anunciado que não era candidato e não é mais filiado a nenhum partido. Júnior Torres, que será candidato pelo PT, foi candidato pelo DEM, também em 2012 e obteve 816 votos. “Junior Torres é o nome ético e desafiador que quer fazer a diferença”, escreveu Vitor.

Pagamento de servidores estaduais
O Governo do Estado iniciou o pagamento da folha de servidores referente ao mês de fevereiro nesta segunda-feira, dia 29, quando pagou aos servidores do Ipesaúde, Sergipeprevidência, Jucese e Segrase. Na terça-feira, dia 1°, recebem todos os funcionários da Educação, incluindo merendeiras, vigilantes e oficiais administrativos. No sábado, dia 05, é a vez dos servidores celetistas. Dia 11, sexta-feira, recebem aposentados, pensionistas e funcionários lotados nas demais secretarias e órgãos.

Itabaiana: prefeitura não deve a maternidade
A prefeitura de Itabaiana não deve nada a Maternidade São José. A afirmação é da secretária de Saúde, Andréa Reis Mendonça, adiantando que repassa mensalmente repassa entre 560 e 590 mil reais dos 770 mil que recebe. Esse montante também é utilizado para pagar as despesas de toda regional, como folha dos médicos especialistas, prestadores de serviço e clínicas conveniadas.

Repasses
Segundo Andréa, por determinação do prefeito Valmir de Francisquinho, são utilizados recursos próprios para atender toda demanda. As afirmações foram confirmadas pelo diretor da maternidade, José Carlos Noronha.A secretária também confirmou que o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde deixou de repassar o recurso de 44 mil referente aos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Sendo quem em setembro, deste total só repassou 19 mil. Mas a prefeitura está religiosamente em dia, disse.

PMDB
A Liderança do PMDB na Câmara dos Deputados recebeu ontem, 01 diversos presidentes de tribunais de justiça e membros de associações de magistrados, que elaboraram, juntamente com o líder do partido na Casa, deputado Leonardo Picciani (RJ), uma contraproposta ao projeto que regulamenta os tetos salariais dos servidores públicos. O deputado federal Fábio Reis participou ativamente da reunião.

Adiamento
O grupo quer adiar a votação desse texto (PL 3123/15), inicialmente prevista para amanhã (02/03). Outro ponto levantado por eles é a intenção de garantir a diferenciação entre teto remuneratório e verbas indenizatórias, que é aquilo que repõe uma despesa que o servidor público teve para exercer a sua atividade, como adicional por acúmulo de função. A questão do auxílio moradia também foi mencionada.

PSC
Os magistrados e juristas também se reuniram com André Moura, líder do PSC onde também discutiram a regulamentação dos tetos salariais.se reuniu com representantes dos magistrados e juristas de todo o país com o intuito de discutirem questões relacionadas ao teto salarial da classe. As novas regras salariais, de acordo com ementa, gera uma economia de R$ 800 milhões aos cofres públicos. Fator que, segundo André Moura, é passível de negociação.

Turismo
?O Secretário de Estado do Turismo e do Esporte Adilson Júnior acompanhado de Hugo Julião e João Afonso reuniram-se com o presidente da GJP Guilherme Paulos e o vice-presidente da CVC Valter Patriani. Na pauta a continuidade da parceria entre as empresas e o Governo do Estado de Sergipe para a divulgação nacional do destino turístico Sergipe.

Agenda
A equipe de trabalho da Setesp chefiada pelo secretário Adilson Júnior dando continuidade a extensa agenda de reuniões com grandes empresários do turismo brasileiro com o intuito de fortalecer e buscar ações para o destino turístico Sergipe, reuniu-se ontem,01, em São Paulo, com a presidente da Promo Gisele Lima uma das principais promotoras de eventos e ações de marketing de turismo do país.

Avianca
Dando seguimento as reuniões em São Paulo a equipe da Setesp coordenada pelo secretário Adilson Júnior reuniu-se com o diretor de controladoria Ricardo Varotto e VP comercial e marketing Tarcísio Gargioni da empresa aérea Avianca. Neste encontro ficou acordado a permanência do voo Aracaju – Guarulhos-SP, que deixaria de operar no dia 25 de março, além de ser incluído o pleito para um novo voo Aracaju – Rio de Janeiro/ Santos Dumont, esta solicitação de voo, já está em análise por parte da empresa.

Agricultura do Alto sertão sergipano
Estiveram reunidos ontem, 01, pela manhã no município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, os secretários da pasta de agricultura do Alto Sertão. Eles estiveram com representantes da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento.

Situação
Durante o encontro foi discutido com todos os presentes, a situação das “horas-maquinas” a serem distribuídas entre os pequenos agricultores de cada cidade. O programa de Mecanização Agrícola, beneficia mais de 13 mil famílias em todo o estado.Em Canindé, o secretário Carlos Fonseca, informou que o cadastro está sendo atualizado e até o próximo dia 15 de março terá o número exato daqueles que precisaram do benefício.

Competitividade e comércio
O analista de Comércio Exterior, Caio Lucas de Moura Morais, foi um dos palestrantes do seminário “Competitividade Empresarial e Comércio Exterior: Conhecendo experiências e descobrindo oportunidades”, realizado recentemente pela Apex Brasil e o Instituto Euvaldo Lodi, no auditório da Federação das Indústrias de Sergipe (FIES). Representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Caio Lucas, que integra a Assessoria de Planejamento do órgão estadual, falou sobre o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), as mudanças ocorridas recentemente e a criação do Comitê Estadual do PNCE.

Nova fase do PNCE
De acordo com ele, um dos objetivos do evento foi apresentar ao empresariado sergipano e aos demais presentes a nova fase do PNCE. “Devido a sua maturidade e ao lançamento do Plano Nacional de Exportações (PNE) no ano passado, o PNCE, que é executado pela Sedetec desde 2012, passou por mudanças no seu referencial estratégico. Nesse evento fizemos a assinatura do Memorando de Entendimento que formalizou a criação do Comitê Estadual do PNCE, uma das mudanças previstas para esta nova fase”, observou Caio Lucas ao destacar que entre as atribuições do Comitê estão o monitoramento e o planejamento de ações em prol das exportações no estado de Sergipe.

Técnicos da Sefaz tiram duvidas sobre  novo regime de ICMS em transações  interestaduais
A Emenda Constitucional nº 87 de 2015 (que entrou em vigor este ano), alterou a sistemática de incidência do ICMS nas vendas de mercadorias e nas prestações de serviços a consumidores finais, não contribuintes, localizados em outros Estados. Para tirar duvidas do setor da construção civil, que não recolhe ICMS, técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda, participaram da reunião da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP. Participaram da reunião, os auditores técnicos de tributos, Rosa Cristina Costa Sampaio,Jeová Francisco dos Santos e Rubens Cavalcante Dantas.

Parceria
Antes de iniciar a discussão o presidente da ASEOPP, agradeceu a atenção do governo estadual, através da Sefaz, em atender a solicitação para tirar duvidas dos associados com o novo regime. “Se cria um imposto novo, já que nós pagamos ISS e não ICMS, para a construção civil e as empresas precisam de estrutura para atender a este imposto”, explicou.

Antes da emenda 87
Coube ao auditor técnico de tributos, Rubens Dantas, fazer uma síntese das mudanças. Antes, independentemente da destinação contábil dada ao produto ou serviço (transporte interestadual e comunicação) pelo adquirente, aplica-se a alíquota de 4% para produtos importados, 7% para vendas feitas aos Estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Espírito Santo, e, 12% para os demais Estados da Federação, desde que o adquirente seja contribuinte do ICMS. E aplicava-se a alíquota interna quando o destinatário não fosse contribuinte, só cabia o diferencial de alíquota quando o consumidor final era contribuinte e todo produto de arrecadação ficava com o estado de origem.

Com a Emenda 87
Rubens explicou que a emenda foi aprovada com o intuito de equilibrar a distorção, originada da Constituição Federal de 88, quando não existia grande volume de compras que justificasse compras pela Internet. Agora o ICMS nas operações bens ou serviços, com contribuintes ou não de imposto adotará a alíquota interestadual e caberá ao estado de localização do destinatário a diferença entre a alíquota interna e a interestadual. Desde o início do ano, num processo lento e gradual (admitindo-se aqui inclusive eventual mudança futura de alíquotas e prazos), a carga tributária devida integralmente ao Estado de origem se limitará a 4%, 7% e 12%, independentemente da condição de contribuinte ou não do adquirente. Nesta nova composição legal, a diferença do imposto, ao final de 2019, ficará integralmente para o Estado de destino, sendo que isto irá sendo alterado, à razão de 20% ao ano.

Convênio
O auditor Rubens explicou que como uma lei complementar não foi editada os estados assinaram o convênio criando  procedimentos para cobrança deste diferencial de alíquota (DIFAL)em harmonia com a emenda 87. Nas vendas para contribuinte do ICMS este será o responsável em recolher a diferença entre as alíquotas do estado de origem e destinatário para o fisco local (Estado onde estiver estabelecido) sem partilhar o recolhimento, ou seja, 100% para o estado de destino.

Simples Nacional
Se o remetente for optante do Simples Nacional, embora a lei aplicar neste caso, mas por conta de uma ADIN da OAB Nacional que o STF deferiu medida cautelar, está suspensa a exigência da cláusula quando o remetente for contribuinte do Simples Nacional.  “Na verdade as regras estão muito voláteis, estão mudando aos poucos”, explicou Rubens.

Mais debate
Os auditores responderem diversas perguntas dos associados e ficou definido que após 60 dias eles retornarão para debater os problemas surgidos neste período.  A expectativa de quanto aumentará a receita do governo estadual coma a emenda 87 não é de conhecimento dos auditores. Eles também informaram que para cobrar o ICMS de empresas de outros estados é fácil por conta do controle de fiscalização digital através do Sistema de Acesso aos Cadastros Estaduais – Sintegra.

Base do Samu no Campus de São Cristóvão
Uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) será implantada na Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os ajustes finais para a implantação da unidade estão sendo negociados pelo reitor da UFS, Angelo Antoniolli, e pela superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça. A previsão é de que a unidade do Samu, que também prestará atendimento à comunidade universitária – cerca de trinta mil pessoas – em casos de urgência e emergência, seja implantada nos próximos meses.

Emsurb
Na manhã da última segunda-feira, 29 de fevereiro, o presidente da Emsurb, João Paulo Sobral Bispo, esteve na Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego acompanhando a audiência pública entre a empresa Torre e o Sindicato dos Empregados de Limpeza Pública e Comercial de Sergipe (Sindelimp). No próximo dia 10 de março acontecerá um segundo encontro entre a Torre e o Sindelimp para discutir a situação trabalhista da categoria. Segundo explicou João Paulo Sobral, a Emsurb voltará a acompanhar essa nova reunião, verificando se acontecerá o entendimento almejado.

Prorrogada data de inscrição para o Festival de Artes Cênicas
Foi prorrogada até o dia 07 de março as inscrições para o II Festival Sergipano de Artes Cênicas. Diretores, produtores e artistas que quiserem participar do edital de seleção para o II Festival Sergipano de Artes Cênicas terão mais tempo para se inscreverem no edital, até às 12 horas da próxima segunda-feira, 07.03. Realizado pelo Instituto Banese, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento engloba o VI Festival Sergipano de Teatro e a X Semana Sergipana de Dança.

Grandes Marcas
O Hapvida Saúde recebeu, nesta semana, o Prêmio Grandes Marcas, na categoria Plano de Saúde. O mérito é fruto de uma pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, em Fortaleza e Região Metropolitana, que entrevistou cerca de 1602 pessoas, entre 22 e 28 de setembro de 2015.

Cyberbullying
O mundo tecnológico e conectado das redes sociais serviram de inspiração para o espetáculo, ‘MC Favorito em Perigos Online’. A emocionante trama adolescente, que envolve músicas e a realidade dos jovens, foi parte do conteúdo didático para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio do Colégio do Salvador, que foram ao Teatro Tobias Barreto no último dia 29, para assistir à peça. Com a recente aprovação da Lei 13.185/2015, a Lei Antibullying, o tema proposto se mostrou atual e extremamente necessário de ser tratado.

Cyberbullying II
A propagação de mensagens e imagens depreciativas na internet, a prática de pedofilia, a vulnerabilidade de crianças e adolescentes no meio virtual e tudo o que está ligado ao cyberbullying foram questões encenadas na peça. Segundo o coordenador do Ensino Fundamental Maior do Colégio do Salvador, Carlos Magno, o objetivo da escola ao levar os alunos a uma apresentação com tal tema é conscientizá-los sobre os perigos que permeiam o mundo da internet, bem como sobre os cuidados necessários e o bom uso da rede de navegação. Depois, os professores de Redação e de Religião continuarão trabalhando a temática em sala de aula, propondo atividades escritas e debates.

PELO TWITTER

www.twitter.com/joaocorrrea  Deus n desampara os que Nele crê. Bom dia !

www.twitter.com/Valdeterod  Mudar secretário não adianta mais, só restam 3 meses de gestão. 3 será de campanha e 3 de arrumação para entrega.

www.twitter.com/RobertoToledoRS  Por que prisão do Delcídio foi tão fácil, e a do Cunha parece impossível? Por que mulher do Santana foi presa, e a do Cunha nem foi ouvida?

www.twitter.com/palmeriodoria Vi tanta coisa nessa vida. Mas nunca tinha visto um juiz de quinta categoria quebrar um país em primeira instância.

ARTIGO

“Casa de ferreiro, espeto de pau” e o Auxílio-Moradia em Sergipe por Hebert Pereira

A maioria dos magistrados, membros do Ministério Público e do Tribunal de Contas de Sergipe, diz que recebe o auxílio-moradia pois ele está previsto no art. 65 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional e é estendido aos membros do MP e do TCE conforme prevê a Constituição Federal. Portanto, não há nada de ilegal.

Mas o legal é recebê-lo em caráter excepcional e indenizatório, nos termos do §4º, do art. 39 da CF, ou seja, mesmo que o auxílio venha a ser pago mês a mês, só deve ocorrer por meio de efetiva comprovação de gasto com moradia, em localidade onde não haja residência oficial. E não com clara natureza remuneratória como está previsto na Resolução nº 27/2014 o Tribunal de Justiça de Sergipe e em Resoluções equivalentes dos demais Poderes, que prevem o pagamento regular e mensal a todos os Magistrados, membros do MP e Conselheiros do TCE, independentemente das comprovações de gastos realizados com aluguel de moradia.

Além disso, é preciso observar que hoje, o valor do auxílio-moradia dos magistrados sergipanos está regulado na Lei Complementar 129/2006, que estabelece um teto de 10% do valor da remuneração. Todavia, através da Resolução nº 27/2014, o Tribunal de Justiça aumentou o valor do teto do auxílio-moradia para o mesmo que é pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Desse modo, estão recebendo um valor de auxílio-moradia acima do que está previsto na Lei em vigor, pois uma Resolução, de qualquer que seja o Poder, não revoga Lei vigente, tampouco pode normatizar assuntos que devem ser regulados por Lei específica, ou seja, aprovada pelo Poder Legislativo Estadual.

Por isso, rogamos aos ilustres membros do Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas Estadual, que nos ajude a continuar acreditando que esse país tem jeito e que as grandes Instituições sobre as quais a sociedade projeta a esperanças no resgate da moralidade nacional, não adotam o velho ditado: “casa de ferreiro, espeto de pau”.

*Cidadão!

NOTA/ SINDIJOR

SINDIJOR repudia agressões de vereador e solidariza-se com jornalistas do Jornal da Cidade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, vem a público denunciar e repudiar as declarações do vereador Agamenon Sobral (PHS) pelas ofensas cometidas contra os jornalistas da Editoria de Política do Jornal da Cidade, que respondem pela Coluna Periscópio do referido jornal.

Nesta terça-feira, 01, em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador classificou de vagabundo o jornalista responsável pela Coluna Periscópio, do Jornal da Cidade, que é assinada pela Editoria de Política.

O comportamento agressivo e desrespeitoso do vereador Agamenon Sobral se deu pelo fato do jornal ter publicado uma nota, salientando que a indicação de mais de 100 cargos comissionados na Prefeitura de Aracaju e empresas terceirizadas em troca de apoio político, repercutiu negativamente na sociedade, que reprovou a maneira do vereador fazer política em Aracaju. A declaração foi dada à imprensa pelo próprio vereador.

Vale ressaltar que o Art. 2º do Código Nacional de Ética dos Jornalistas e do Jornalismo determina que o “acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse”. Sendo assim, os jornalistas do JC cumpriram fielmente o seu dever de bem informar a população, independente da linha política ou da natureza econômica da empresa em que trabalham.

Para o SINDIJOR, a atitude do vereador se configura como uma ameaça ao livre exercício da imprensa e grave constrangimento aos jornalistas do Jornal da Cidade, situação que merece ser reparada e repreendida imediatamente.

O Sindicato encaminhou o caso ao setor jurídico da entidade para analisar as medidas judiciais possíveis e, mais uma vez, desafia o vereador a abrir mão de sua imunidade parlamentar, a fim de discutir a questão na Justiça de forma igualitária.

Neste sentido, o SINDIJOR reitera posição de solidariedade aos profissionais do Jornal da Cidade e lamenta profundamente o comportamento desrespeitoso deste parlamentar para com a imprensa sergipana, bem como encaminhará o caso à presidência da Câmara.

Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe

EVENTO

Igor Mangueira em show inusitado! Um vasto repertório. Alternas Music Bar, hoje,02, entrada free

Igor Mangueira e seu violão… E a bateria e percussão criativa do seu amigo e psicólogo Wilton Rocha (toca muito!!). Era pro outro

 amigo, o baixista Alan Rolemberg (que também toca muito, ao ponto da harmonia do baixo realçar de maneira maravilhosa o violão como se fosse uma orquestra e uma coisa só!!) ir também, mas dia de semana fica complicado pra ele.

E parece que vão rolar participações muito especiais desta vez, um grande encontro de músicos sergipanos, algo que Igor sempre sonhou e parece que vai se tornar realidade. À medida que as parcerias forem confirmadas, vamos publicando aqui. A grande Bia Ferreira disse que vai. Ela é espetacular!! Talvez o grande músico e compositor Gutierre de la Peña apareça também… Ao que tudo indica estarão presentes também David Raquel, da banda Meados de Maio, que recentemente fez um belíssimo tributo à Legião Urbana; Gabriel Farani e Lucio Leandro ,da irreverente e totalmente demais banda "Os Faranis"; Bento Adami e Fabio Ribeiro com suas belas vozes… E o inspirado compositor e integrante da NaurÊa Brasil, o músico Alex Sant'Anna.

No seu (ou nosso) show, Mangueira vai aproveitando as dicas do acaso. Fazendo conexões com as músicas e com sua história. "Eis ali uma pessoa se entregando, coração aberto, sangrando, são as coisas desta vida que ele vai cantando", como ensina Gonzaguinha. "Quando ele soltar sua voz entenda que é apenas o seu jeito de dizer o que é amar e pensar". Por isso essa "força estranha" no ar, inspirado em Roberto Carlos e Caetano Veloso também.

De repente chega outro convidado especial ou um músico que sempre tem na plateia e pede pra fazer uma participação e faz um som massa também… Como já chegaram Lau Lau, Murillo Hayashi, Bruno Petoh, Bruno Pinheiro, Uel Tavares, o grande Julio Rego, entre outros. De repente chega uma galera legal e pede uma música inesperada… E Igor toca tudo de cabeça, sem colas, sem papéis, sem roteiro, às vezes sem hora pra terminar também. Às vezes quarta vai se tornando sábado… A noite se transforma dia. O Alternas Music Bar (Gilson Alternas , Alternas Music) vira uma nave, um barco louco, um "Submarino Amarelo", dos Beatles, desenhado com a "Aquarela" de Vinícius e Toquinho, o "Trem das 7", de Raul, de ou das "Onze" de Adoniran, o "Expresso 2222", de Gil.

É um show inusitado!! Tem "Faroeste Caboclo" (Legião Urbana), "Geni e o Zepelin" (Chico Buarque), "Tigresa" (Caetano Veloso), "Em Plena Lua de Mel" (Reginaldo Rossi), "Mas que nada" (Jorge Ben), "Confidências" (Falamansa), "Que nem Jiló" (Luiz Gonzaga)… As autorais "Descobrindo Aracaju", "Eu quero entrar no Ilê pelas cotas", "Cabaré no Sertão", parceria com o primo poeta Wedmo Mangueira… Tem "Infinita Highway" (Engenheiros do Hawaii), "Help" (Beatles), "O Mundo é um Moinho" (Cartola), "Codinome Beija Flor" (Cazuza) e muito, muito mais. Se for possível, divulgue o evento com seus contatos e convide seus amigos. Valeu! Esperamos você lá com sua turma!

Onde: Alternas Music Bar (Avenida Santos Dumont, Box 04, Orlinha, Bairro Coroa do Meio).
Quando: 02/03
Entrada: Free

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Temos de viver, não importa quantos céus tenham caído."D. H. Lawrence, escritor britânico morreu em 02 de Março de 1930  (n. em 11 de Setembro de 1885).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais