Vice para o PT

Governistas influentes já defendem abertamente que o PT indique o candidato à vice na chapa encabeçada pelo governador Jackson Barreto (PMDB). Essa defesa ganhou corpo depois da última pesquisa divulgada pelo Cinform, onde o pré-candidato a senador, deputado federal Rogério Carvalho (PT), patina com minguados 5,7% das preferências do eleitorado. Diferente dele, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) esbanja 30,2%. Defensores do recuo de Rogério entendem que se ele aceitar figurar como vice facilita os entendimentos entre Jackson, João Alves Filho (DEM) e o PT, podendo ainda atrair para o barco situacionista o PSB do senador Antônio Carlos Valadares. E para os que alegam que o PT não aceitaria trocar uma cadeira no Congresso pela vice-governadoria, os articuladores do acordão político têm resposta na ponta da língua: em 2010, para viabilizar a reeleição do governador Marcelo Déda (PT), Jackson desistiu de disputar o Senado para se candidatar a vice e hoje governa Sergipe.

PSC na TV

A partir de hoje, o PSC vai ocupar bons espaços na televisão e no rádio. Esta fase da propaganda partidária dos cristãos será usada para criticar o governo estadual e mostrar as qualidades do pré-candidato Eduardo Amorim. As inserções vão privilegiar o refrão “nova política para o estado de Sergipe” que, segundo insinuam os comerciais, só ocorrerá se o senador for eleito governador. Então, tá!

Até que enfim

O governo anuncia amanhã o reajuste salarial dos servidores estaduais. Há quem garanta que, diante da quebradeira alegada pelo Executivo, é bem capaz de os previstos 6% sejam pagos em módicas parcelas de 1%. Pelo menos a galera não gastava a “fortuna” de uma só vez para retornar à quebradeira de sempre.

Silêncio suspeito

As lideranças dos professores, médicos e enfermeiros aproveitam-se dos exageros proferidos pelo vereador aracajuano Agamenon Sobral (PP) para escamotearem a verdade. Em vez de assumirem que muitos destes profissionais transformaram o emprego público em ‘bico’, fazem barulho contra as injurias do parlamentar. Claro que ninguém vai aceitar calado a infâmia de que médicos e enfermeiros trocam os plantões pelas camas redondas de motéis, porém silenciar sobre as constantes faltas da galera ao trabalho “ai também, já é demais também”.

E agora, Vale?

O prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), promete assinar na próxima quarta a autorização para a Vale explorar carnalita no subsolo daquele município. Procedimento idêntico já fez o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral (PMDB). Agora que já foram sanados todos os problemas administrativos em torno da exploração do minério, resta a Vale começar a escavar o chão. O blog, contudo, aposta uma mariola como a mineradora vai empurrar este projeto com a barriga, o que será péssimo para Sergipe.

É o fim

Veja o que publica o colega Eugênio Nascimento no blog Primeira Mão: “A Universidade Federal de Sergipe estuda a possibilidade de transferir temporariamente do Campus de Laranjeiras para o de São Cristóvão os seus cursos noturnos de Dança e Teatro. Há um clima de insegurança e isso pode atingir os alunos. Lá ficariam somente os cursos de Arquitetura, Arqueologia e Museologia, cujas aulas acontecem no período diurno”.  Decididamente, a segurança pública em Sergipe é uma lástima!

Visita cancelada

E a presidente Dilma Rousseff (PT) cancelou a visita que faria a Sergipe na próxima sexta-feira. Viria particular da formatura de 912 alunos do Pronatec. Diferente dela, o presidenciável Eduardo Jorge (PV) estará em Aracaju na sexta-feira. Vem se reunir com os verdes e proferir palestra no auditório do Hotel Del Canto sobre “Viver bem, viver verde”. Eduardo Jorge lançará oficialmente sua candidatura a presidente da República no dia 14 de junho, em Brasília.

Boca suja

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias, o ‘Sukita” (PSB), foi ao extremo do absurdo ao acusar de assassino o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP). Como não tem provas de que o parlamentar foi o “homem que matou mais gente em Sergipe”, o político capelense vai responder mais um processo por calúnia e difamação. Bem feito, para largar de ser linguarudo!

Contra o fumo

A partir de dezembro, fica proibido fumar em locais fechados e de uso coletivo. Os chamados fumódromos serão extintos, a propaganda de cigarro vai ser proibida e será ampliado o tamanho dos alertas nas embalagens do produto. É o que determina o decreto da presidente Dilma Roussef (PT) publicado hoje no Diário Oficial da União. Os donos de bares e restaurantes que não respeitarem o decreto podem ser punidos com multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Moqueca de Siri

E a torcida do Confiança não se cansa de festejar o título de campeão sergipano conquistado ontem em Itabaiana. A equipe proletária podia perder até por uma diferença de dois gols, mas derrotou o Socorrense por 2 a 1. Para comemorar o título, os proletários esbanjaram na degustação de moqueca e catado de siri, crustáceo que é o mascote do time de Socorro. Valeu, Dragão!

Recorte de jornal

Publicado no Jornal do Aracaju em 29 de setembro de 1875

Resumo dos Jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais