Vista branco pela Paz no trânsito

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A história se repete, os anos passam e a violência no trânsito continua fazendo milhares de vítimas nas cidades, grandes e pequenas, atingindo todas as faixas sociais e todos os níveis de formação. Vemos que o trânsito não é seletivo e ceifa gente de todos os credos, raças, cor, é assim.

Temos a expectativa de que a intervenção de campanhas educativas sejam capazes de solucionar o problema e passamos parte do nosso precioso tempo aguardando medidas milagrosas que não chegam.

Também acreditamos que as escolas e as empresas podem e devem intervir na formação das pessoas no tocante ao trânsito, e isso também não acontece, mesmo restando claro que acidentados do trânsito oneram o Estado mas oneram também as empresas que perdem seus colaboradores.

O número absurdo extrapola as 50.000 vítimas ano no Brasil e no pequeno Sergipe passaram de 600 vítimas em 2013. A expectativa é que o número seja ainda maior quando contabilizados os mortos de 2014.

Em Aracaju, até agosto, 20 pessoas já tinham sido mortas em atropelamentos e é provável que sejam mais de 100 pessoas no total do trânsito da capital.

Esperamos também o endurecimento das medidas punitivas e algumas até estão acontecendo como é o caso da Lei seca, mas tudo é insuficiente se a sociedade deixar de fazer a sua parte se conscientizando da importância de valorizar a vida e praticar gentilezas em tudo o que fazemos, inclusive no trânsito das cidades.

Neste sábado, 20 de setembro de 2014, queremos mobilizar a cidade de Aracaju para refletirmos sobre o tema e manifestarmos a nossa vontade de que os números sejam reduzidos para o bem das famílias sergipanas.

Convidamos a todos que, neste sábado 20 de setembro, vistam branco pela paz no trânsito. Vista a camisa branca e vá para o

 trabalho, para a escola, para as reuniões de toda natureza, mostre-se comprometido com esta causa para que a cidade, mais alva, por fora e no coração, queira ponderar sobre as práticas de reduzir a velocidade, se antecipar aos acontecimentos quando percebemos a situação de perigo, especialmente envolvendo pedestres, ciclistas e motociclistas por serem os mais vulneráveis nesta pirâmide.

Junte-se a nós, vamos juntos mobilizar os condutores no semáforo da Francisco Porto e frente ao calçadão da 13 de julho, no sábado 20 de setembro das 9 às 12h. Venha de branco e vamos fazer a nossa parte.

(Sydnei Ulisses e Joselita Melo – coordenadores do Movimento Gentileza Aracaju – 79 99991505 E-mail: http://gentilezaracaju@gmail.com  Site:http://www.gentilezaaracaju.amawebs.com )

Denúncias crimes eleitorais SE. Whatsapp: 8172-83-18 População poderá enviar denúncias com textos, fotos, vídeos e áudio.

Horário Eleitoral: Sukita perde liminar por não ter definida a condição de candidato
O ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, ingressou com uma representação, com pedido de liminar, na Justiça Eleitoral, contra o PSB, sob a alegação que o partido não permitiu a exibição da propaganda dele no horário eleitoral. E teve o pedido indeferido pelo juiz eleitoral Edivaldo dos Santos.

Fumaça do bom direito
O juiz indeferiu a liminar deixando claro na decisão que “uma vez não se encontra definida a condição de candidato do representante, ainda que sub judice, uma vez que a corte homologou o seu pedido de renúncia ao registro de candidatura”. Por isso a liminar foi indeferida: falta de demonstração da fumaça do bom direito.

Justiça Eleitoral diz não ao horário eleitoral para Sukita
Com a decisão a Justiça Eleitoral mostra a Sukita que a candidatura dele dificilmente será registrada. Ao pedir a liminar, Sukita acabou demonstrando para a população que está realmente errado: a candidatura não existe legalmente para a Justiça Eleitoral.

Centro comercial
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, concede entrevista coletiva hoje pela manhã, no Centro Administrativo, para anunciar melhorias para o centro comercial de Aracaju.

Presidente do Sebrae visita Sergipe
O presidente do Sebrae , Luiz Barretto, estará em Sergipe nesta  sexta-feira visitando empresas atendidas pelos projetos desenvolvidos pela entidade em Nossa Senhora do Socorro. Às 12hs,  participará de um almoço promovido pela Associação Comercial de Sergipe (Acese) no Hotel Radisson, onde irá proferir uma palestra sobre ‘As Mudanças da Nova Lei do Simples Nacional’.

Presidente do Sebrae visita Sergipe II
Uma das principais alterações previstas na nova legislação é a universalização do Simples, que garante a todas as empresas  com faturamento de até R$ 3,6 milhões ao ano o direito de optar, a partir de janeiro de 2015, pelo regime de tributação. A medida irá beneficiar mais de 450 mil empresas em todo o país.

Vereador Agamenon recebe ameaças
O vereador Agamenon Sobral (PP) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju ontem, 18, para tornar público as ameaças que vem sofrendo após ter denunciado caso de médica que teria apresentado vários atestados médicos no ano de 2010 e 2014. Mesmo com esta ação, o parlamentar garante que as fiscalizações não serão interrompidas.

Defesa
Agamenon utiliza o espaço da Câmara para defender que a população tenha saúde e educação públicas de qualidade, no entanto, apesar de benéfica, seus discursos têm causado desagrado que resultam em ameaças, como ele mesmo relatou. “Não poderia deixar de falar a respeito do que vem acontecendo. Ontem recebi uma ligação de ameaça, o número estava inibido, pelo fato de eu ter falado aqui de uma médica que não cumpre com suas obrigações no serviço público”.

Repúdio
Além das ligações, o Sindicato dos médicos de Sergipe – Sindimed, também tomou partido e publicou uma nota de repúdio ao vereador. “Primeiro o sindicato coloca essa nota e agora essas ligações me mandando ter cuidado. Disse para mandarem ela ir trabalhar, uma cidadã que trabalho no serviço público e não comparece, deixa o povo sem atendimento. Isso é um absurdo”, reclamou.

Atestados
Novamente Agamenon relembrou que a médica teria colocado atestado médico nos meses de janeiro, fevereiro, março, maio e junho. No mês de abril ela estaria de férias. O parlamentar reclamou que o sindicato parece não se importar com o povo. “Esse sindicato ainda tem a coragem de colocar uma nota sobre o vereador Agamenon? Mais uma prova do corporativismo desse sindicato que não tem interesse nenhum no povo, mas este vereador tem, o interesse de que o povo pobre tenha educação e saúde públicas de qualidade”.

Obras em Itabaiana
A Prefeitura Municipal de Itabaiana vem trabalhando com obras, projetos e ações em benefício da população.No Povoado Agrovila a obra de construção da praça e pavimentação a paralelepípedo de todo o povoado segue em ritmo acelerado. A revitalização do Poço Artesiano da Comunidade também está sendo realizada.

Saúde
No próximo dia 26, a partir das 08h da manhã, a Prefeitura através da Secretaria de Saúde estará entregando a Nova Unidade Básica de Saúde do Povoado Rio das Pedras. A UBS contará com Consultórios, recepção, sala de vacina, farmácia, sala de curativos, esterilização, sala de reunião, banheiros. Todos os equipamentos para funcionamento já foram adquiridos pela secretaria.

Abastecimento
Já no sábado, dia 27, às 16h, a Secretaria de Agricultura estará entregando o Sistema de Abastecimento de água Municipal do Povoado Pé de Serra Tiririca.  A obra está sendo realizada com recursos próprios do município, com 4 km de extensão de tubulação e um investimento aproximado de Cem Mil Reais. Serão beneficiadas aproximadamente 85 famílias.

Orquestra Jovem
A Orquestra Jovem de Sergipe foi pauta de uma reunião realizada pela secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, com a presença do novo diretor-presidente da Energisa, Jaconias de Aguiar. Durante o encontro, a gestora destacou a importância da parceria com a empresa distribuidora de energia, que é uma das patrocinadoras da ação, e também revelou a intenção de presentear as empresas parceiras com a apresentação de concertos natalinos oriundos do projeto.

Orquestra Jovem II
O projeto é uma iniciativa do Governo de Sergipe e desde o mês de março deste ano, contempla 100 crianças do bairro Santa Maria com aulas de música clássica e coral. Os alunos também recebem um auxilio mensal no valor de R$ 100.

Empresários da Rede Petro Brasil discutem os novos rumos da instituição
Empresários das Redes Petro de Sergipe, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Amapá participaram da Rio Oil & Gas 2014. Além de prospectar negócios, os empreendedores aproveitaram o evento para debater quais serão as próximas ações e qual será o futuro da Rede Petro Brasil.

Organização
Um dos pontos discutidos no encontro foi à forma como está organizada a Rede Petro Brasil, e se vale a pena a institucionalização. “Um grupo optou pela formalização da Rede Petro Brasil e outro não concorda, pois acha que vai concorrer com as Redes Estaduais, onde a maioria já é formalizada. São questões que estão sendo discutidas, nada ficou definido, é um assunto que entrará em pauta na próxima reunião”, explica a técnica do Sebrae Sergipe, Ana Nunes, gestora do projeto Petróleo e Gás, desenvolvido em parceria com a Petrobrás.

18 Redes
Atualmente a Rede Petro Brasil é formada por 18 Redes, localizadas nos estados do Amazonas, Ceara, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amapá, que está se estruturando agora.

Reestruturação
Para a empresária sergipana Ana Mendonça, coordenadora executiva Norte e Nordeste da Rede Petro Brasil, o grupo está passando por um processo de reestruturação da Rede Nacional. “Será definida a data da próxima reunião, onde serão estabelecidas as novas diretrizes para a Rede Petro Brasil”, destaca.

Rede Petro Sergipe
Ana Mendonça, que atua no segmento de engenharia de gás, também é presidente da PENSE, instituição ligada a Rede Petro Sergipe. “A PENSE é a Associação das Empresas de Petróleo, Gás e Energia de Sergipe. Ela conta com 75 associados, empreendimentos fornecedores de bens e serviços”, explica à empresária. Além do Sebrae, Petrobras e PENSE, também são parceiros da Rede Petro Sergipe Universidades, Instituições de Pesquisa e Governo do Estado.

‘II Seminário Aracaju Acessível’ conta com apoio do Executivo
Para dar continuidade às ações que fazem parte do Projeto ‘Aracaju Acessível’, foi realizado nesta quinta-feira, 18, no auditório da Sociedade Semear, o II Seminário Aracaju Acessível: Práticas cidadãs de acessibilidade na educação inclusiva. Na ocasião, o secretário Municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, representou o prefeito João Alves Filho.

Leis
“São muitas as leis que asseguram os direitos da pessoa com deficiência, seja esta física ou psicológica, mas nem todos são conhecedores destas redes de serviços. É muito gratificante sabermos que o Poder Legislativo conta com o trabalho e a experiência de vida de um jovem cheio de ideais como Lucas Aribé. Hoje é o momento de trocarmos ideias, sugestões e abraçarmos novas causas. Sem dúvidas, Aracaju está avançando no tocante a acessibilidade”, declarou Juvêncio Oliveira.

Programação
O Seminário trouxe para o público presente uma vasta programação, com a realização de Conferência Magna – com o tema: O desafio da diferença nas escolas -, com a participação das professoras e doutoras Maria Teresa Eglér Mantoan (Unicamp/SP) e Rita de Cácia Santos Souza (UFS/SE), também foram realizadas Rodas de Conversa, com temas diversos: A Era Pós Deficiência, Acessibilidade Arquitetônica, Acessibilidade ao Conhecimento, dentre outros.

Campanha em prol do professor Lúcio.
Um profissional dedicado aos alunos, com três filhos pequenos e que sempre colocou em primeiro plano a luta pela educação de qualidade, encara uma dura fase na sua vida:  a luta pela sobrevivência. A necessidade de um transplante renal ocasionada pela falência dos seus rins no final de 2013. Amigos, alunos e ex-alunos estão mobilizados para ajudá-lo. Devido a alguns obstáculos em seu tratamento, ele recorreu ao Hospital das Clínicas em Sp, que , já tendo o exame de compatibilidade de 50% com seu irmão, começará os trâmites para a cirurgia.

Ajuda para os custos da viagem e hospedagem. Feijoada dos ex-alunos, domingo, 21
Os amigos e ex-alunos se mobilizaram para realizar uma feijoada para arrecadar recursos para custear a viagem e a

 hospedagem. Será dia 21 de setembro (domingo) na sede da Associação dos Moradores do Bairro Ignácio Barbosa (vizinho ao colégio Monteiro Lobato) a partir das 12h. O ingresso é R$ 30,00 com direito a feijoada, música, bingo e bazar, além do principal: a solidariedade humana. Os ingressos estão a venda na Beach Stop Riomar. Informações: 9922-8903 (Clara).

Campanha é séria e o professor um profissional ético
O blog entrou na campanha porque conhece um pouco a história do professor Lúcio. Um profissional que sempre se dedicou a educação e aos alunos. Por isso, até o dia da feijoada, o blog vai publicar em dias alternados a campanha em prol do professor.

DO LEITOR

Presidente do STERTS impõe humilhação aos radialistas menos favorecidos 
Do radialista Benildon Santana: “ Meu nome é Benildon Santana, tenho 41 anos e sou radialista há 23. Estou indignado com a posição do ditador e presidente do Sindicato dos Radialistas Fernando Cabral.

Desde que comecei em rádio e tv que existe uma alternância viciada no poder do sindicato com Fernando Cabral sempre voltando à direção deste. No entanto, a minha crítica não é no momento pelo quase reinado do referido presidente à frente do sindicato, mas sim pelo fato de que no próximo sábado, 18, o sindicato irá fazer um evento para comemorar o Dia do Radialista e que irá excluir os radialistas menos favorecidos.
O evento contará com atividades esportivas, churrasco, bebidas e outras opções de lazer. Perfeito, ótimo para os sofridos radialistas, que como uma grande parte também dos jornalistas, recebem um salário não condizente com as suas funções (por mais que em ambas as classes muitos não mereciam nem o salário mínimo).
A questão é que por imposição do ditador Fernando Cabral, ficou determinado que só poderão participar do evento os radialistas que pagam o "dízimo" sindical. Até aí tudo bem, seria justo, se o próprio Fernando Cabral em entrevista ao programa de rádio do radialista e vereador Jailton Santana, não tivesse agradecido no 'ar', à Prefeitura de Aracaju e à câmara de vereadores por contribuir com a festa, além de outros agradecimentos. Além disso, o réu confesso presidente, expôs que o Secretário de Comunicação Carlos Batalha, será o radialista homenageado na festa.
Ora, se houve colaboração financeira da prefeitura, como deu a entender, então a festa não está sendo com o saldo da contribuição sindical dos sócios, o que seria óbvia e justa a participação de todos os radialistas,mesmo aqueles que estivessem financeiramente impossibilitados de contribuir para a Farra do Boi. Ou a prefeitura fez a doação apenas para os radialistas dizimistas? Os não sócios, podem até não ter direitos a outros serviços pagos com a contribuição dos sócios, mas uma festa que houve participação da prefeitura de Aracaju? Não é lícito.
O presidente também não revelou quanto foi e nem de onde vieram as outras contribuições para a realização da festa.
Na verdade, o caixa do sindicato dos radialistas está mais para a caixa-preta do Cessna, em que estava Eduardo Campos quando morreu, nada grava e nada sobra para demonstrar aos sócios.
Quero deixar claro que nunca fui e nem interesse tenho de ir a tal festa, que até parece a entrega do Oscar, mas que só tem a categoria comédia e de melhor ator. Estarei bem longe de lá, degustando meu whiski ou minha cerveja gelada, sem ter que precisar colocar em ação diversas vezes a minha trompa de Eustáquio, para aliviar de tanta ladainha e pregação política partidária que de certo ocorrerá no evento
A minha defesa é simploriamente pelos radialistas que porventura estejam desempregados ou que no momento pesem descontar dos seus míseros salários a contribuição mensal. Estes se sentirão excluídos, deslocados e marginalizados pela atitude de quem deveria defender e buscar a integração dos menos favorecidos da categoria.”

Agenda
19 de setembro, sexta-feira.
Governo federal vai anunciar a ampliação do projeto Minha Casa, Minha Vida. A PNAD do IBGE aponta que a renda sobe no país, mas a desigualdade aumenta. Janot, procurador-geral da República, defende prisão domiciliar para Delúbio. USP – a principal Universidade do Brasil – aprova abono para professores e funcionários. Investidores desconfiam de entrada de empresas na Bolsa de Valores. OAB questiona lei sobre dividendos no STF. Setor de serviços cresceu 4,6 por cento no mês de julho. Investimento direto na China cai para menor nível em quatro anos.

Curtas
FHC DIZ QUE AÉCIO DEVERIA CENTRAR ATAQUES EM DILMA. /// AÉCIO PROMETE ANUNCIAR PROGRAMA DE GOVERNO ATÉ O FIM DO PRIMEIRO TURNO. /// PAULO CÂMARA, DO PSB, LIDERA PESQUISAS EM PERNAMBUCO. /// HADDAD CRIA TÁTICA CONTRA MARINA E SE REAPROXIMA DA PRESIDENTE. /// BRASIL REDUZIU A DESNUTRIÇÃO, AFIRMA ÓRGÃO DA ONU. /// ESTUDO DO IBOPE PREVÊ QUE RENOVAÇÃO NA POLÍTICA BRASILEIRA SERÁ PEQUENA, NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.

PELO TWITTER

www.twitter.com/marcoslmsantana Se você parar de sonhar você não morre porém deixa de existir

www.twitter.com/palmeriodoria  Na semana passada Henry Kissinger publicou seu décimo quarto livro. Antes ele competia com o império soviético. Agora com o Gabriel Chalita.

www.twitter.com/gilbertotv  Gosto da palavra outonal. Gosto da frase "Paixão Outonal."  É poético mas é triste. Relacionamento derradeiro, quando as folhas caem.

www.twitter.com/DavidAlmeida13  Que frase! Quando o extraordinário se tornar cotidiano, é a revolução. Bom dia!

www.twitter.com/lukinhasdj  Hoje em dia não dá pra confiar nem na lua. Ela já traiu a Joelma.

www.twitter.com/clovis_silveira  A noite, quando você era pequeno, contava ovelhas e dormia. Agora grande, você conta seus erros e lhe dá mais insônia!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
"Quando temos uma visão, os olhos não vêem nada."

"O fato é que – o medo não pode ferir mais do que um sonho."
William Golding, vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 1983, nasceu em 19 de Setembro de 1911 e morreu em  1993.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais