
O Governo do Estado publicou, no último dia 12/05, o edital do concurso público para preenchimento de cargos na Polícia Penal. Ao todo, são oferecidas 213 vagas no certame: 84 para policial penal, 121 para analista e oito para técnico administrativo. As provas serão realizadas no dia 9 de agosto de 2026.
O novo concurso público foi anunciado pelo governador Eduardo Leite em 23 de janeiro. A medida decorre da Lei Complementar 16.449/2025 — que dispõe sobre o Estatuto da Polícia Penal —, aprovada pela Assembleia Legislativa em 16 de dezembro e sancionada pelo governador em 24 de dezembro do ano passado, o que possibilitou a ampliação do quadro de vagas da Instituição.
Seleção prevê até quatro etapas
A Fundatec é a empresa responsável pela realização do concurso público. As inscrições estarão abertas de 12 de maio a 12 de junho de 2026, com taxa de R$ 282,79 para os cargos de nível superior e de R$ 124,04 para os cargos de nível médio. Para as três funções, além da escolaridade exigida, é requisito possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B. As inscrições e o edital podem ser conferidos no site da fundação.
Os interessados nas 84 vagas para policial penal deverão possuir formação de nível superior em qualquer área e serão submetidos a quatro etapas: prova teórica, teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação de vida pregressa. Haverá formação de cadastro reserva.
Já os interessados em concorrer às 121 vagas para analista da Polícia Penal, também com formação de cadastro reserva e exigência de nível superior, passarão por três etapas: prova teórica, avaliação psicológica e investigação de vida pregressa. As vagas estão distribuídas entre as seguintes especialidades:
- Uma para Administração;
- Duas para Arquitetura;
- Três para Ciências da Computação;
- Uma para Ciências Contábeis;
- Uma para Ciências Sociais;
- 25 para Direito;
- Uma para Educação Física;
- Uma para Enfermagem;
- Uma para Engenharia Agronômica;
- Uma para Engenharia Ambiental;
- Seis para Engenharia Civil;
- Cinco para Engenharia Elétrica;
- Uma para Estatística;
- Uma para Farmácia;
- Uma para Fisioterapia;
- Cinco para Nutrição;
- Uma para Odontologia;
- Uma para Pedagogia;
- 35 para Psicologia;
- 25 para Serviço Social;
- Uma para Sistemas de Informação e Tecnologia;
- Uma para Tecnologia em Segurança Pública;
- Uma para Terapia Ocupacional.
O cargo de técnico administrativo exige, como escolaridade mínima para ingresso, ensino médio completo. A aprovação ocorrerá em três etapas: prova teórica, avaliação psicológica e investigação de vida pregressa. São ofertadas oito vagas, além da formação de cadastro reserva.
O edital pode ser acessado no site da Fundatec e reúne informações sobre a realização das provas, formas de inscrição, conteúdo programático, exigências nas etapas de avaliação, além de outras orientações relacionadas ao concurso.
Com informações da Ascom/Polícia Penal – RS
Comentários estão fechados.