Cinema, Aspirinas e Urubus

Brasil, 2005. Direção de Marcelo Gomes. Roteiro de Gomes, Paulo Caldas e Karim Ainouz, inspirado em relato de viagem de Ranulpho Gomes. Produção de Sara Silveira, Maria Ionescu e João Vieira Jr. Música de Tomas Alves de Souza. Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro. Desenho de Produção: Dedete Parente Costa. Direção de Arte: Marcos Pedroso. Edição de Karen Harley. 14 anos, 90m. Cia Produtora: Dezenove Som e Imagem, Rec Produtores Associados. Distr. da Imovision. Elenco: João Miguel, Peter Ketnath, Hermila Guedes, Oswaldo Mil, Irandhir, Fabiana Pirro, Verônica Cavalcanti, Daniela Câmera, Paula Francinette, Sandro Guerra, Madalena Accioly, Arilson Lopes.

 

Gênero: drama

 

Sinopse – Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann, alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do País. O outro é Ranulpho, um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio “milagroso” para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema.

 

Apreciação – Um dos melhores filmes feitos no Brasil no ano passado, a produção do pernambucano Marcelo Gomes ganha um lançamento extemporâneo – é que ele já foi lançado no Sul do País há quase um ano. Vencedor do Prêmio Sistema Educacional Francês no Festival de Cannes, ganhou também o prêmio Astor de Prata de melhor filme ibero-americano do Festival de Mar Del Plata. Prêmios merecidos porque “Cinema, Aspirinas e Urubus” é um road-movie construído com paciência e, principalmente, muito humanismo. A história é originalíssima e a interpretação dos dois atores principais é soberba. Um filme imperdível, obra maiúscula de cinema regional, no caso Pernambuco.

 

Fique de Olho – Nas duas belas interpretações de Ketnath e João Miguel, mas principalmente nos filmes de propaganda da aspirina, que eles projetam. São filmes autênticos dos anos 40.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais