Prefeitura de Aracaju impulsiona retomada do turismo

Com investimento superior a R$1 milhão, Prefeitura de Aracaju impulsiona retomado do turismo para alta estação

Visando contribuir para o fortalecimento do setor turístico e, por conseguinte, gerar oportunidades de emprego e renda, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), firmou convênio com a Associação da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH/SE), a partir de investimento superior a R$1 milhão.

A iniciativa, formalizada através do Termo de Fomento 02/2021, tem como finalidade principal promover Aracaju no cenário nacional como destino turístico, através de ações de marketing, impulsionando o turismo e aumentando o fluxo de viajantes na cidade durante o período natalino e o verão de 2022, considerados de alta estação.

Essa ação estratégica integra o +Aju Plano de Estímulo à Atividade Econômica e está sendo custeada com recursos próprios da Prefeitura, fomentando este importante segmento da economia, um dos mais afetados pela pandemia da covid-19 e que, agora, com o avanço da campanha de imunização da população aracajuana, aliado ao incentivo da gestão municipal, começa a reagir.

O Município, visando o implemento do turismo em Aracaju, fez uma grande parceria, inédita no Estado de Sergipe, que foi a parceria da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, destinando, a essa instituição, um milhão de reais, previsto para ser utilizado no final de 2021 e todo o ano de 2022. Isso acrescenta para o turismo local uma ação global que vai trazer grandes benefícios para todos os envolvidos no trade turístico de Aracaju”, destaca o secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Jorge Fraga.

Antes mesmo da pandemia, estava programada a liberação de uma verba no total de R$600 mil, sendo R$300 mil da Prefeitura e a outra metade da ABIH-SE, valor possibilitado por meio de convênio de mídia compartilhada.

Os hoteleiros, em parceria com o poder público, estão dando uma grande colaboração nesse sentido. A Prefeitura também disponibilizou R$300 mil. Nós estamos passando por uma pandemia e, agora, com um olhar de melhoria para a economia de Aracaju, esse olhar é fruto justamente da preocupação do poder público com aqueles que mais sofreram com a pandemia: os setores hoteleiros, bares e restaurantes. Visando tudo isso, a Prefeitura tem implementado esses recursos”, complementa o secretário.

10 parcelas

O montante de R$1 milhão investido no turismo está sendo pago em 10 parcelas de R$100 mil. O repasse é feito diretamente para a ABIH, que, por conseguinte, presta contas de todas as ações que foram feitas com o dinheiro, assegurando a transparência com o erário. Até o momento, já foram pagas três parcelas, e realizadas diversas ações, além de parcerias com operadoras de turismo, captação de eventos, produção de materiais de divulgação e Road Show.

É nessa visão e nesse compromisso que o poder público municipal se junta com a iniciativa privada para levantar o turismo local, após o momento de incertezas. A Prefeitura está preocupada com a economia local e o setor que pode restabelecer essa economia, sem dúvida nenhuma, é o turismo. É nesse sentido que nós vamos sedimentar, cada vez mais, a nossa economia”, firsa o secretário.

O presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, ressalta que a parceria entre Prefeitura e Associação é um marco histórico. “Em virtude do volume de recursos aplicados pelo convênio, que prevê diversas ações para divulgar e promover a nossa capital, desde capacitações de agentes de viagens, núcleos digitais, parcerias com operadoras, ou seja, várias ações que visam colocar o produto Aracaju como destino turístico na prateleira do cenário nacional e ajudar na retomada do turismo, que foi afetado pela pandemia. Então, esse convênio histórico vem numa hora fundamental”, destaca o presidente.

Segunda fase

A partir de fevereiro de 2022, reforça Antônio Franco, inicia-se a segunda fase do Termo de Fomento, que vai até outubro. “Quinzenalmente vamos viajar para diversos estados, fazendo capacitações e parcerias com operadoras de turismo, fazendo um trabalho forte de mídias digitais. Lançamos, inclusive, o slogan ‘Viva Aracaju’, que cria um enredo para que as pessoas tenham interesse ou vontade de visitar Aracaju”, afirma.

Antônio Franco mostra-se encantado com o volume de investimento da Prefeitura de Aracaju no turismo local, algo, para ele, jamais visto antes.

A gente tem uma expectativa de que isso se reverta no fluxo de turistas aqui na nossa capital, o que vai reaquecer a economia, não só a hotelaria, porque movimenta hotéis, bares e restaurantes, motoristas de aplicativos, comércio local, e uma série de setores que vamos movimentar. Só temos a agradecer à Prefeitura por acreditar e apostar no turismo como uma ferramenta de desenvolvimento e que traz resultados para a economia”, afirma o presidente da ABIH-SE.

+Aju

No final de 2020, a Prefeitura de Aracaju apresentou à população o +Aju Plano de Estímulo à Atividade Econômica e a Geração de Emprego e Renda, com o objetivo de auxiliar a retomada econômica das áreas mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Entre os setores, estava o turismo, para o qual foram previstos R$8,1 milhões em investimentos. Deste montante, R$1,3 milhão foi destinado para a divulgação da capital sergipana como destino turístico. No ano passado, a administração municipal aportou R$310 mil, através de convênio com a ABIH/SE e, agora, amplia o investimento com o repasse de mais R$1 milhão.

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