27% dos isentos ainda não declararam

O número de contribuintes que entregou a declaração de isentos em Sergipe superou o percentual do ano passado. Em comparação a 2006, o número de pessoas que entregaram o documento até este momento é superior em 2,13%. A entrega começou no dia 1º de setembro e vai até 30 de novembro.

Até hoje, 527.535 pessoas entregaram a declaração de isentos em Sergipe, de um universo de 720 mil, representando um percentual de 73,27%. Ano passado, 698.713 pessoas declararam e cerca de 20 mil deixaram de prestar conta do documento. Deve declarar quem teve rendimento tributável inferior a R$ 13.968,00 em 2005.

O supervisor do Imposto de Renda (IR), Marlton Caldas de Souza, informou que, apesar do número de declarações ser superior ao do ano passado, este total ainda é pequeno e que as pessoas devem se alertar para a data final.

Do total de declarações de isentos entregues até hoje, a maioria foi feita pela internet (55,76%) . Depois, os contribuintes optaram por agências lotéricas (38,01%), Correios (2,47%), Banco Popular (1.77 %), Caixa Aqui (0.99%) e Banco do Brasil (0,67%).

Quem não entregar a declaração de isentos até o dia 30 de novembro, deverá solicitar regularização do CPF até agosto de 2007. Este atraso irá custar ao indivíduo R$5,50. “Quando ocorre a omissão da declaração no primeiro ano o CPF do declarante fica pendente e se isso ocorre por dois anos consecutivos o documento será suspenso”, diz.

As pessoas que estiverem com o CPF ‘pendente’ não poderão abrir contas em bancos, tomar empréstimos, participar de concursos públicos, tirar passaporte, receber aposentadoria oficial, assinar financiamento habitacional ou receber eventual prêmio de loteria.

Locais de entrega

·  Internet
·  Casas Lotéricas;
·  Correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal – CAIXA Aqui;
·  Correspondentes bancários do Banco Popular do Brasil;
·  Banco do Brasil – Nos terminais de auto-atendimento;
·  Nas agências e nas lojas franqueadas dos Correios

Por Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais