95% das placas turísticas foram instaladas na capital

95% das placas já foram instaladas em vários pontos da capital (Foto: lizia Martins)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), está finalizando os serviços de instalação da sinalização turística da capital sergipana. São 176 placas com informações sobre pontos turísticos, prédios públicos e serviços.

Já foram instaladas 95% das placas. Os dispositivos seguem o padrão estabelecido pelo Manual Brasileiro de Sinalização Turística, elaborado pelo Ministério do Turismo (MTur). "Todas as normas do MTur estão sendo observadas e cumpridas", afirma a assessora especial da SMTT, Sheila Tereza.

As placas foram colocadas nas principais vias da cidade e contam com indicações e pictogramas. As cores também são usadas para informar. "Os pictogramas são símbolos universais de indicação. As cores também indicam o tipo de situação. Fundo azul indica serviço e a cor marrom é utilizada para pontos turísticos", informa Sheila.

Segundo ela, como as placas já contam com pictogramas, não há necessidade da informação em várias línguas. “As placas já contem os pictogramas, que são internacionais. Colocar as indicações em inglês, por exemplo, iria aumentar muito o valor do projeto, além tornar as placas bem maiores”, esclarece.

Investimento

O projeto de sinalização foi implementado com recursos do Ministério do Turismo, do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju. São quase R$ 2,5 milhões investidos na modernização da sinalização turística da capital sergipana, que, além dos visitantes, beneficia também os aracajuanos.

Novo projeto

Segundo Sheila Tereza, a SMTT está realizando estudos para a colocação de sinalização nos bairros da cidade. "Vamos elaborar um projeto de revitalização da sinalização dos bairros, com informações sobre as ruas", revela.

Ainda segundo a assessora especial da SMTT, a sinalização antiga deve ser removida em breve. "As placas existentes eram velhas e informavam pouco. Em breve elas serão retiradas e, se for viável, recuperadas para outro fim. Mas isso só deve ocorrer depois de concluída a instalação da nova sinalização", antecipa.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais