A beleza e o risco dos fogos de São João

O São João é uma das festas populares mais bonitas. E também uma das mais perigosas. Mas, isso se não tiver cuidado. Os fogos dão verdadeiros espetáculos quando bem manuseados e divertem muito. Os pais devem tomar cuidado muito especial com a criançada. Uma coisa que pouca gente sabe é que, assim como os brinquedos, também existe idade adequada a cada fogo de artifício. Procure saber com o barraqueiro antes de comprar e nunca saia de perto das crianças durante a queima de fogos. Além de aproximar mais os pais dos filhos, criando uma bela interação, pais e filhos se divertindo, evita acidentes graves.

Mas os adultos não estão livres dos perigos. Muitos dos acidentes com queimaduras acontecem na hora de acender a fogueira. A orientação do Corpo de Bombeiros é que evite acender fogueiras com produtos como o álcool. Utilize querosene, pão, estopa para iniciar o acendimento e NUNCA tente acender fogueira alcoolizado. Aliás, não se deve fazer nada alcoolizado.

Uma dica dos médicos no caso de queimaduras é não utilizar produtos como pastas de dente. O ideal é colocar água bem gelada.

Outro cuidado que se deve ter neste período junino é com a venda clandestina de fogos. Os fogos de artifício são um risco muito grande bem armazenados, imagine quando mal armazenados. Se você souber de algum ponto clandestino, denuncie ao Corpo de Bombeiros através do número 193. Não é preciso se identificar. A sua vida pode pegar fogo.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais