“A Vida Vale Mais” reduziu acidentes na capital

Na manhã desta segunda-feira, 3, na Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, e o superintendente da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Antônio Samarone, concederam entrevista coletiva para anunciar os resultados alcançados com a campanha de trânsito ‘A Vida Vale Mais’, iniciada no mês de julho. Juntamente com o processo de redução de velocidade nas avenidas principais – para 60km.

Ivana Mendonça
De acordo com dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), aconteceu uma redução no número de acidentes em Aracaju na faixa de 40% nos meses de julho e agosto. De acordo com a coordenadora do Samu municipal, Ivana Mendonça, a maioria dos acidentes são motivados ao alcoolismo, a alta velocidade e ao não cumprimento da sinalização.

“Os grandes índices eram constatados aos finais de semana. Principalmente nas avenidas Beira Mar, Tancredo Neves, Visconde de Maracaju e Osvaldo Aranha (fiscalizada pela Polícia Rodoviária Federal)”, diz.

Ainda de acordo com dados do Samu, no último domingo, 2, completou um mês sem óbitos no trânsito de Aracaju. Para o prefeito Edvaldo Nogueira há um grande crescimento na consciência da população quanto à responsabilidade no trânsito. “A medida adotada em reduzir a velocidade nas vias que cortam a cidade recebeu a aprovação de quase 95% da população”, diz o prefeito.

Edvaldo Nogueira e Antônio Samarone durante coletiva
De acordo com dados do Instituto Médico Legal (IML), foram registrados somente dois óbitos por acidente de trânsito no período que de 2 de julho à 19 de agosto, em todo Estado, o que representa uma redução de 77,78% em relação ao mesmo período no ano de 2006.

Três ações são desenvolvidas em conjunto para alcançar esses resultados: a´Calçada Livre´, que responde ao tráfego do pedestre; ‘Quem é vivo reduz 60 km’, com o alvo ao limite de velocidade; e a `Travessia Segura´, relacionada a faixa de pedestres.

O superintendente da SMT, Antônio Samarone,  informou que estão sendo instalados redutores de velocidade em frente a creches e escolas, desde a última segunda-feira, 27, no bairro Santa Maria. E o processo dará continuidade em outros bairros da capital. Ele informou também que recebeu um comunicado da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), sobre a iniciação, para o final do mês, de uma campanha de educação no trânsito.


 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais