Abandono de idosos é discutido em Fórum da OAB

A programação do I Fórum do Idoso, promovido pela Caixa de Assistência da OAB (CAASE), reuniu profissionais, representantes de associações, acadêmicos e a comunidade de um modo geral para uma abordagem sobre políticas públicas e convivência com idosos. Cuidado com acamados e abandonos de idosos foram temáticas discutidas na tarde desta quarta-feira, 23.

Para a presidente da Comissão de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa, Lenieverson Santana, as experiências acompanhadas na última Conferência da Pessoa Idosa, em Itabaiana, trouxeram a necessidade do debate, tendo em vista que o cenário atual ainda é crítico. “Abandonos de idosos deixados em hospitais e postos de atendimentos são exemplos dos casos acompanhados pelo DAGV”, diz.

Lenieverson Santana, presidente da Comissão de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa da OAB Sergipe

Além da relevância do assunto, a presidente enxerga no evento a oportunidade de cobrar o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa. “É uma oportunidade de ampliarmos a discussão e fazer a cobrança para que os direitos do idoso sejam respeitados”, pontua.

A geriatra Juliana Silba reforça a importância de respeitar e seguir as orientações necessárias para manter a rotina de um idoso acamado.  “Temos muitos idosos que vivem acamados por várias razões e essas situações o transformam em pessoas mais fragilizadas, sendo preciso um cuidado ainda maior”, ressalta.

por Juliana Melo e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais