Aberta seleção do Programa Petrobras Socioambiental 2018

O projeto Opará é um dos beneficiados pelo patrocínio da Petrobras

O lançamento da Seleção Pública do Programa Petrobras Socioambiental 2018 possibilitará que mais projetos sejam implementados na região hidrográfica do São Francisco. Um exemplo é o projeto Opará – Águas do Rio São Francisco, que desde o início da parceria com a Petrobras em 2012 já plantou mais de 80 mil mudas de 36 espécies da mata nativas entre os estados de Sergipe e Alagoas nos últimos dois anos.

Além do plantio equivalente a uma área de 49 campos de futebol, 48 estações de água – localizadas nos rios Jacaré, Betume e São Francisco, com instalação de uma estação agrometeorológica – são monitoradas. Nos próximos dois anos serão realizadas atividades de recomposição de rede de drenagem natural e da mata ciliar, gestão de bacias hidrográficas, racionalização e conscientização e uso da água.

O agricultor João Gomes da Silva, conhecido como João Neguinho, salienta o legado deixado pelo apoio da Petrobras ao projeto numa região tão castigada pela seca. No Assentamento Jacaré-Curituba, ele investiu no cultivo de girassol, “uma planta de raiz profunda, resistente à seca e muito utilizada na ração animal”. E diz estar pronto para colaborar para o sucesso desse novo ciclo do projeto. “Podemos ser protagonistas da transformação social no sertão” – concluiu.

O projeto também inclui cursos, treinamentos, seminários, exposições nas cidades de sergipanas de Aracaju, São Cristóvão, Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Propriá, Neópolis, Ilha das Flores e Brejo Grande. Ao todo mais de 1.500 pessoas já foram impactadas. A iniciativa é desenvolvida pela Sociedade Canoa de Tolda com o patrocínio da Petrobras, e conta com o apoio da Universidade Federal de Sergipe e Cooperativa Regional dos Assentados de Reforma Agrária do Sertão de Sergipe.

O Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul. Passa por cinco estados e 521 municípios. Estima-se que mais de 11 milhões de pessoas utilizam as águas do velho Chico para consumo urbano e rural, geração de energia elétrica, agricultura irrigada, indústria, mineração, turismo, navegação e lazer.

As inscrições de projetos sociais e ambientais do Programa Petrobras Socioambiental até o dia 4 de maio.

“O programa contribui para a conservação ambiental e para melhoria das condições de vida das comunidades onde atuamos. Suas linhas de atuação abrangem temas ambientais relevantes para a indústria de óleo e gás e temas sociais importantes para a promoção do desenvolvimento local”, ressalta a gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Beatriz Espinosa.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.petrobras.com.br/socioambiental. Serão aceitos projetos apresentados por entidades privadas sem fins lucrativos de todo o Brasil. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado em novembro deste ano.

Fonte e foto: Ascom Petrobras

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais