Acidentes envolvendo celulares vitimaram 98 pessoas em Aracaju

Campanha conexão perdida é lançada pela SSP. (Foto: Portal Infonet)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) lançou na manhã desta sexta-feira, 20, uma campanha de alerta ao uso do celular no trânsito. Intitulada de ‘Conexão Perdida – Esteja presente, use o seu celular conscientemente’, a ação pretende mobilizar a população acerca dos índices de acidentes, principalmente na Grande Aracaju, onde 98 pessoas se lesionaram em acidentes decorrentes da utilização de celulares durante a condução de veículos.

O lançamento marcou também a realização de uma coletiva de imprensa com autoridades ligadas a órgãos de fiscalização e de investigação do trânsito no estado. Presente no ato, o comandante da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), capitão Silveira, abordou que, somente em 2019, 377 pessoas foram autuadas pela companhia ao serem flagradas com celulares no trânsito. “A questão não é somente o uso do celular. Você pode parar seu carro no local adequado e utilizar o aparelho se for urgente. Se não for, não há a necessidade de usá-lo no volante. Até ontem, 377 pessoas já haviam sido multadas pela CPTran, fora os outros órgãos que regulamentam o trânsito em todo o estado”, destacou o policial.

Delegada alerta para a possibilidade de homicídio culposo no trânsito. (Foto: Portal Infonet)

A delegada Daniela Lima, da Delegacia de Delitos de Trânsito, apontou uma outra problemática que tem sido constatada a partir do uso de smartphones no trânsito. Segundo ela, tem sido comum o registro de acidentes provocados por pedestres que acabam sendo atropelados ou gerando sinistros, “Não só os condutores, mas há também casos de pedestres atravessando a rua utilizando o celular. Eles acabam entrando na via e à frente de veículos por conta da distração e da perda de concentração na atividade de transitar. Seja o condutor ou o pedestre, o uso indiscriminado do celular tem sido causa determinante de acidentes em Aracaju”, pontuou.

Com base nas recentes estatísticas, a delegada faz um alerta, “Há casos em que ocorre homicídios culposos, quando a pessoa não tem a intenção de matar, mas, em razão de uma imprudência pode determinar a morte de uma pessoa, o que pode ser através do uso do celular. É algo muito grave e que devemos observar sobretudo nessa época de fim do ano, onde o trânsito é ainda maior devido às festas”, complementa.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais