Acupuntura estética: forma de driblar medicamentos e cirurgias

 

Acupuntura estética serve para reduzir gordurinhas…

O que há de comum entre flacidez, estrias, rugas, celulites, olheiras, manchas, cicatrizes e gorduras localizadas? Além de tirar o sono, principalmente das mulheres, esses problemas, de ordem estética, podem ser tratados através de acupuntura. A prática milenar, através da qual agulhas finíssimas são inseridas na pele e que também pode ajudar na busca pelo bem estar e pela beleza, começa a ganhar espaço em Sergipe.

“A técnica harmoniza o paciente e quando combinada com outras especialidades dispensa a utilização de medicamentos e de cirurgias plásticas”, informa a fisioterapeuta Ângela Feitosa, especialista em acupuntura estética. De acordo com ela, que também se utiliza da técnica, “a acupuntura é confiável, diante dos resultados satisfatórios alcançados”.

 

…e também trata cicatrizes.

Energia

Mesmo não sendo necessário nenhum conhecimento sobre a tradicional medicina chinesa para se tratar com acupuntura, o interessado precisa entender que os profissionais da área trabalham com a energia do corpo.

Sendo assim, os acupunturistas partem do princípio de que os problemas estéticos, normalmente, têm ligação com o desequilíbrio da energia de órgãos internos. Pela exemplificação da fisioterapeuta, funciona assim: “o estress leva a um aumento de oxidação das células, provocando uma diminuição da renovação celular. Consequentemente, a pele fica flácida, áspera, sem brilho e envelhecida. As rugas, ligadas ao envelhecimento, podem ser sinal de desarmonia dos músculos da face”.

A função da Acupuntura Estética é atuar na harmonização dessa musculatura, provocando renovação e retorno da elasticidade da pele. O objetivo da acupuntura é promover um equilibrio geral do organismo. “Melhora o metabolismo, diminui a ansiedade e o estress, que são os grandes causadores desses problemas estéticos”, informa a especialista Darciane Rezende.

Entretanto, é importante que a acupuntura seja combinada com uma alimentação balanceada, bom sono e tratamento com outros profissionais. “Os resultados não serão alcançados somente nas sessões. O tratamento é integrado”, ressaltam as especialistas Ângela e Darciane.

 

Darciane e Ângela: especialistas na técnica

Contra-indicação

Existem algumas contra-indicações para a prática da acupuntura. Ela não pode ser praticada após as refeições, o paciente não pode estar com sede ou em jejum. Outro problema é a se submeter a uma sessão após exercícios físicos. Pacientes com marca-passo e/ou arritmia, mulheres no primeiro trimestre de gravidez e pessoas alcoolizadas também não podem participar da sessão.

Como funciona

O interessado em se tratar com acupuntura estética deve procurar clínicas com profissionais especializados. Darciane Rezende, que assim como Ângela é especializada na técnica, alerta que o tratamento só pode ser feito por profissionais. “O tratamento é muito disciplinado e requer todo um conhecimento”, argumenta ela.

 

Os homens também estão aderindo ao tratamento

Sendo assim, o provável paciente deve procurar clínicas habilitadas. Feito isso, o próximo passo é agendar uma consulta para passar por uma avaliação. “Conversamos com o paciente e fazemos um relatório sobre sua rotina, além da realização de exames dos pulsos, aspecto da língua e palpação da região abdominal, para que o tratamento alcance bons resultados. Tudo é importante”, esclarece a fisioterapeuta.

A partir daí, os profissionais localizam os pontos específicos do corpo, onde as agulhas serão inseridas e com isso, a pessoa está apta a participar da sessão de acupuntura estética. Em média, são realizadas entre dez e 15 sessões, podendo variar de acordo com os resultados e com a necessidade de cada organismo.

A consulta dura 1h30, sendo que as agulhas permanecem no corpo por, no máximo, 30 minutos. Junto com as agulhas podem ser utilizados ventosas, ímãs e eletro-estimulação. Ângela Feitosa garante que o tratamento não causa dores. “As agulhas são muito finas, quase da espessura de um fio de cabelo. Além disso, as sessões de eletro-estimulação causam dormência, mas jamais choque”, explica a fisioterapeuta.

Para mais informações sobre acupuntura estética em Aracaju, entre em contato com as acupunturistas pelo telefone 8838-2000, 8819-7892 ou envie angelafeitosa@infonet.com.br e/ou darcyynha@yahoo.com.br. Caso prefira se dirija à Clínica Espaço Eden na Rua Lagarto, nº 2218.

Por Valter Lima

A matéria foi alterada às 9h24, para acrescentar informações sobre contatos das acupunturistas.

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais