Adema coleta amostras de óleo em praias do litoral de Sergipe

 

Manchas estão nas praias de Pirambu até Pacatuba (foto: Adema)

As equipes técnicas da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) estiveram na manhã desta quarta-feira, 25, nas praias afetadas pelas manchas de óleo para coletar amostras do produto e verificar a extensão da área afetada. Em Sergipe, a substância foi encontrada na área litorânea entre os municípios de Pirambu e Pacatuba. Manchas similares também apareceram em algumas praias dos estados do Nordeste, a exemplo de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Com o intuito de ter uma ideia do tamanho da área afetada, os técnicos da Adema contam com a ajuda de um drone, mas de acordo com o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, talvez necessitem solicitar apoio do helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) para ajudá-los no trabalho de inspeção.

Ontem, 24, a Capitania dos Portos enviou uma equipe de Inspeção Naval ao local do incidente a fim de verificar a extensão da área afetada e também identificar a localização do possível ponto de origem do material. As amostras recolhidas serão enviadas para análise de laboratórios da Marinha e se for comprovado que a origem do óleo seja proveniente de uma embarcação ou plataforma, esta será autuada.

Em nota, a Petrobras informa que fez análise em amostras coletadas em praias do Nordeste e concluíram que o material encontrado não é produzido e nem comercializado pela empresa.

por Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais