Adema desmente Petrobras e diz que estatal é responsável pelas boias

0
Segundo Dias, é de competência da estatal, através de um serviço terceirizado, a colocação de barreiras nos locais atingidos pelas manchas de óleo (Foto: Adema)

O diretor-presidente da Administração do Meio Ambiente (Adema), Gilvan Dias, afirmou nesta sexta-feira, 11, que é uma “mentira grotesca” o anúncio da Petrobras que menciona a disponibilização de barreiras de contenção nas áreas afetadas pelo óleo. Segundo Gilvan Dias, é de competência da estatal, através de um serviço terceirizado, a colocação de barreiras nos locais atingidos pelas manchas de óleo, a exemplo dos rios São Francisco e Vaza-Barris.

“É lamentável pelo que nós estamos passando e vivendo de uma companhia como a Petrobras. Há muitas informações desencontradas”, destaca Gilvan. O diretor-presidente explica que a Petrobras tem a atribuição de disponibilizar as boias em virtude da estatal já ter uma reserva do material que deve ser usado em casos como este. Contudo, Gilvan explica que o Governo do Estado de Sergipe já sinalizou a compra dos materiais necessários caso os órgãos parceiros, segundo Gilvan, não “cumpram seu papel” de isolar determinados perímetros das localidades afetadas pelo óleo.

Ainda segundo Gilvan, o uso das barreiras são provenientes de um parecer técnico do órgão ambiental estadual, que entende que, diante do princípio da precaução, é necessário medidas cautelares já que a origem das manchas de óleo é indefinida. “Quando a Petrobras vem dizendo que disponibilizou não é um erro grosseiro. É uma mentira grosseira porque não responde absolutamente nada à Adema”, enfatiza. “Ela [a Petrobras] saiu com nota dizendo que já disponibilizou. Agora, é preciso que ela diga onde está isso”, questiona.

O diretor-presidente também detalha que não há um canal de comunicação eficiente entre a Adema e a estatal petrolífera. “Eles insistem dizendo que estão à disposição da Adema. Precisamos saber qual Adema. Eu falo pela Adema e a gente não teve absolutamente resposta deles nesse sentido”, salienta.

Petrobras

A Petrobras informa que atua na tarefa de limpeza das praias sob coordenação do Ibama. Portanto, a estratégia de atuação é emanada por este órgão. Com relação à demanda de barreiras de contenção, a Petrobras informa que as mesmas já foram disponibilizadas para a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

por João Paulo Schneider e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais