Manchas de óleo atingem foz do São Francisco e o rio Vaza Barris

0

As manchas de óleo que atingem as praias de Sergipe desde o final de setembro já chegaram à foz do rio São Francisco, em Brejo Grande e Pacatuba, e o rio Vaza Barris, em Aracaju.

A expectativa do Governo do Estado é de conter o avanço das manchas de óleo nos rios com a instalação de boias absorventes que seriam enviadas pela Petrobras.

De acordo com a Administração Estadual do Meio Ambiente, os equipamentos serão instalados nos rios Piauí, Piauitinga, Japaratuba, Real, Sergipe, Vaza-Barris e São Francisco

O Governo ainda não recebeu o material embora a chegada estivesse prevista para esta quarta-feira, 9. As duas equipes enviadas pela Petrobras especialmente para este trabalho já estão em Sergipe.

Sergipe é o estado mais afetado do Nordeste. O litoral norte e litoral sul foram atingidos e todas as praias estão impróprias para banho.

O Governo do Estado decretou situação de emergência e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve em Sergipe e anunciou apoio para formação de uma força tarefa para contenção da manchas de óleo.

por Verlane Estácio

Comentários