Adema resgata uma jiboia e três aves em bairros da capital

A cobra foi localizada no bairro 18 do Forte (Foto: Adema)

A equipe da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), realizou o resgate de quatro animais silvestres na capital nas últimas 24 horas. Três aves e uma cobra foram encontradas por populares em áreas residenciais e os moradores entraram em contato com o órgão ambiental do estado para fazer o resgate.

No bairro 18 do Forte, Zona Norte de Aracaju, uma cobra jibóia estava no telhado de uma casa. Os fiscais da Adema fizeram o resgate e constataram que o réptil é um filhote, mede um metro e meio e está saudável. O médico veterinário do órgão ambiental, Daniel Allievi, explica que a cobra estava bem hidratada e isenta de ectoparasitas.

“Quando chegamos na residência a cobra andava no telhado, pelo lado de dentro, o que deixou a dona da casa bastante assustada, já que não havia forro no teto. Nós fizemos o resgate e como o animal está saudável ele já foi encaminhado para soltura em área de preservação ambiental”, explica Daniel.

No bairro José Conrado em Aracaju, também na Zona Norte, os moradores encontraram um gavião dentro de uma residência. O gavião é da espécie Gavião-Carijó (Rupornis magnirostris), mede 30cm e estava assustado no momento do resgate.  “Depois de resgatar a ave foi encaminhada para uma avaliação clínica, onde detectamos que ela está saudável. Por isso nós encaminhamos para soltura em área de reserva ambiental”, disse o veterinário.

Já na Zona Sul, no bairro Orlando Dantas, uma coruja Suindara estava dentro de uma residência quando foi encontrado por moradores. Os fiscais da Adema realizaram o resgate e levaram o animal para uma avaliação médica. Segundo a médica veterinária, Camila Dantas, na análise ficou constatado que a ave precisa de cuidados profissionais porque estava doente e fraca. “A coruja está com um quadro de estresse, desidratação e desnutrição. Nós a trouxemos para Centro de Tratamento de Animais Silvestres, CETA, e ela vai permanecer em tratamento para posterior soltura”, explicou.

A equipe da Adema esclarece à comunidade que não se deve manusear ou abater qualquer animal silvestre que apareça nas redondezas. O correto é acionar imediatamente o órgão estadual que possui técnicos capacitados e treinados para a captura e cuidado com os animais silvestres. Ocorrências como essas podem ser direcionadas à Adema, de segunda à sexta-feira, das 10 às 13h, através do telefone 79 3198-7190.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais