Advogados devem eleger desembargador nesta sexta

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE), realizará nesta sexta-feira, 15, a eleição para formar a lista sêxtupla que orientará o governador na escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado. De acordo com a OAB/SE, 2.484 estão aptos a votar hoje das 10h às 18h na sede da Ordem em Aracaju.

 

A vaga deixada pelo desembargador Pascoal Nabuco será ocupada por um advogado. Estão se candidatando 16 profissionais, e o quorum mínimo estabelecido por provimento da própria Ordem é de 1.243 profissionais, o que significa metade mais um dos aptos a votar.

 

Quorum

 

De acordo com o presidente em exercício da OAB/SE, Valmir Macedo, o provimento que regulamenta as eleições não prevê o que acontecerá caso o quorum mínimo não seja atingido. Se isso acontecer, o conselho seccional deverá se reunir para discutir a solução. “Caso isso ocorra, nós marcaremos uma reunião do conselho para deliberar sobre o assunto”, explicou.

 

Histórico

 

Uma outra eleição foi realizada no último dia 7 de dezembro, mas, por falta de quorum, foi anulada. Alguns advogados, candidatos no pleito, entraram com uma ação pedindo que a data da nova eleição, 15 de fevereiro, fosse adiada e fosse retirada a exigência de quorum mínimo.

 

Uma liminar chegou a ser concedida pela juíza Lidiane Vieira Bonfim Pinheiro de Menezes, da 1ª Vara da Justiça Federal em Sergipe, atendendo ao pedido. Contudo, nesta segunda-feira, 11, o desembargador federal José Baptista de Almeida Filho, presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, revogou a decisão mantendo a data e o quorum mínimo.

 

Abaixo está a lista dos candidatos que concorrerão a essa vaga. Clique nos nomes para ver o currículo e proposta de cada um.

 

Aida Mascarenhas Campos

 

Carlos Freire Madureira Junior

 

Edson Ulisses De Melo

 

Emília Correa Costa

 

Geralda Cristina Da Silva Menezes Bezerra

 

Gilmar Rosa Dias

 

João Santana Filho

 

José Alvino Santos Filho

 

José Jorge Rabelo Barreto

 

Laert Nascimento Araújo

 

Nilton Vieira Lima

 

Roberto Baldo Cunha

 

(Os outros quatro candidatos à vaga – Alvaro Joaquim Fraga, Maria Clarete Ribeiro Silveira, José Eduardo de Santana Macedo, Yêda Maria Déda Peixoto Torres – também foram contactados pelo jornalismo do Portal Infonet, mas não encaminharam as suas respostas).

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais