Aeroporto: impasse entre PMA e Estado atrasa decoração

0
Aeroporto Santa Maria (Foto: Portal Infonet)

Às vésperas dos festejos juninos, o Aeroporto Internacional de Aracaju, o Santa Maria, ainda não conta com a tradicional decoração junina. O responsável pela ornamentação é uma incógnita: a Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe (Setur) informa que a responsabilidade de decorar o aeroporto é da Secretaria de Cultura (Secult). Esta, por sua vez, Secult, diz não ser a responsável pela decoração e informa que o trabalho é tradicionalmente feito pela Prefeitura de Aracaju.

A assessoria de comunicação da Infraero em Aracaju, informou à equipe de reportagem do Portal Infonet que a decoração do aeroporto está sendo discutida com a Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur).

Já secretário de turismo, José Roberto, informou na tarde desta segunda-feira, 9, que a decoração está sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura (Secult). “Quem fará a decoração do aeroporto é a Secretaria de Cultura”, afirmou.

Já a Secult, através de sua assessoria, afirma desconhecer o compromisso e garante que a decoração no local “é feita tradicionalmente pela Prefeitura”.

PMA

O Secretário adjunto da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, rebate e garante que no último Fórum de Turismo ficou acordado que a ornamentação ficaria sob a responsabilidade do estado. “Ficou acertado que a Secretaria de Estado de Turismo faria a decoração. Esse acordo foi feito durante o lançamento da programação do São João. A Prefeitura ficou responsável pela programação de Trios Pés de Serra, casal de dançarinos, brindes, folders em três línguas, dentre outras ações. Contudo, ficou a cargo da Emsetur fazer a decoração do aeroproto”, afirma.

Comércio

A festa de São João, que é o maior atrativo em Sergipe, atrai turistas de todo o Brasil. A decoração, além de agradar o turista, movimenta o comércio dentro do aeroporto. Os lojistas apostam na decoração para atrair os clientes.

De acordo com a gerente de uma loja de souvenirs tipicamente sergipanos, a decoração caracteriza a festa e atrai clientes. “A gente conta com a decoração porque deixa os turistas mais animados. As lojas costumam aumentar as vendas neste período por conta da movimentação”, diz a Roseane Bispo.

Emsetur

Procurado pelo Portal Infonet a Emsetur, responsável pela promoção do turismo de Sergipe, informa que não foi contactado para participar do evento do lançamento da programação do são João.  A Secretaria nega que tenha sido comunicada que seria o responsável pela ornamentação do aeroporto. Segundo Carlos Nascimento, coordenador de marketing da Emsetur, “durante o fórum não se discutiu sobre a decoração junina do aeroporto Santa Maria e nem se discutiu isso em outra oportunidade. O fórum está registrado em ATA e em gravação”, garante.

Trio pé de Serra

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo já garantiu um atrativo para os turistas. Um trio Pé de Serra fará a festa no aeroporto com o intuito de apresentar aos turistas os festejos juninos que acontecem em Sergipe.

Por Eliene Andrade

*A matéria foi alterada às 10:43, para acréscimo da resposta da Emsetur. 

Comentários