Agendamentos para perícia do INSS só estão disponíveis para 2024

Nova sede fica na Avenida Augusto Franco, 2848, no Bairro Ponto Novo (Foto: Ascom INSS)

Os agendamentos para realização de perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe somente estão disponíveis para o final de janeiro de 2024. A informação é do Sindicato da Previdência de Sergipe (Sindiprev).

Segundo sindicato, hoje, apenas 21 médicos peritos atuam no estado, número que não é suficiente para atender a demanda.  Ainda conforme o sindicato, a baixa quantidade de servidores e a concentração do serviço de perícia apenas aqui na capital também contribuem para o problema.

De acordo com o secretário geral do Sindiprev, Deivid Cristian, não há um quantitativo exato de pessoas que estão na fila para o serviço de perícia médica recursos e revisões. Mas para os requerimentos iniciais (aposentadoria, salário maternidade, pensão e atualização de benefícios) cerca de 16 mil pessoas estão aguardando pelos serviços.

Sobre a possibilidade desse cenário mudar e novas vagas serem ofertadas ainda este ano, Deivid informou que participou de uma reunião com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, na semana passada, e fez cobranças neste sentido.

“Ele informou que o governo editará medida provisória que possibilitará fazer horas-extras e mutirões ainda esse ano e a implantação de tele perícia nos próximos meses, além da ppção que é o atestmed (possibilidade de concessão dos auxílios doenças sem a necessidade de perícia, somente com o atestado médico de profissionais do sus). A longo prazo, ele informou que será solicitada a contratação de mais 1700 peritos”, disse.

INSS

A gerente-executiva do INSS em Aracaju, Ana Márcia Fassbender, explicou que está aguardando posicionamento da Perícia Médica Federal para realização de mutirões. “Em relação à referida denúncia, é de amplo conhecimento que não temos gestão sobre a agenda de perícia médica, que esta é vinculada à Secretaria de Perícia Médica Federal, e que infelizmente não há mais vagas este ano para o estado. Estamos aguardando posicionamento da PMF quanto a realização de mutirões para dirimir o lapso temporal de espera para perícia, mas só podemos divulgar datas após confirmação pelos responsáveis”.

 

Por Luana Maria e Verlane Estácio 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais