Agentes do Cenam protestam na AL

Agentes ocuparam galeira da Assembléia 

Os agentes de segurança do Cenam foram nesta terça, 19, pedir apoio de deputados na Assembléia Legislativa para solicitar a vinculação das instituições de medidas sócio-educativas à Secretaria de Estado da Justiça. Atualmente, essas instituições são vinculadas à Secretaria de Inclusão Social.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança de Sergipe (Sindasse), Eziel Oliveira, os agentes não poderiam participar de programas de auxílio do Governo Federal por não estarem vinculados à Secretaria de Justiça. Eziel informa que pelo fato de a Secretaria de Inclusão Social não ter a devida competência, a aquisição de equipamentos de segurança fica prejudicada.

O presidente do sindicato também detalha que os agentes não têm plano de carreira e trabalham em regime de CLT, ao invés de estatutariamente. “O artigo 39 da Constituição determina que não pode haver trabalhadores em dois regimes jurídicos trabalhando na mesma instituição. Enquanto nós trabalhamos em CLT, os funcionários da Fundação Renascer são estatutários”, explica Eziel.

Mardoqueu e presidente do Sindasse 
O agente também denuncia as más condições das unidades de medidas sócio-educativas. Segundo ele, há atualmente, um agente para cada 12 internos, número aquém do ideal. Além disso, ele revela que os adolescentes chegam a ser alojados em salas de aula, lavanderia e refeitório devido à superlotação dos locais.

Novas contratações

Também é reivindicada pelos agentes a contratação de mais agentes. De acordo com Eziel Oliveira, a lei 5.890 de 2006 fixou a contratação de apenas 100 agentes. Para ele, a lei seria um empecilho para a contratação dos excedentes. Os agentes foram recebidos pelo deputado Mardoqueu Bodano, que se comprometeu a entrar em contato com o líder do governo na assembléia, Francisco Gualberto, para comunicá-lo da questão.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais