Agentes param complexo penitenciário de Aracaju

Sindicalista se concentram na porta do presídio (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

As atividades de rotina no Complexo Penitenciário Advogado Jacintho Filho (Compajaf) ficaram comprometidas nesta quarta-feira, 7, com paralisação de advertência, que será encerrada às 18h. Um pequeno grupo vinculado ao Sindicato dos Agentes Disciplinares Penitenciários de Sergipe (Sintradispen/SE) se concentrou na porta do presídio, enquanto os agentes de plantão cruzaram os braços internamente e até a escolta dos detentos para o banho de sol nesta manhã foi feita diretamente pela direção daquele complexo penitenciário, segundo informou o presidente do Sindicato, Antonio Luiz Oliveira Santos.

Conforme esclarecimentos do diretor jurídico do sindicato, Jalmir Araújo, a direção do complexo penitenciário [que tem administração terceirizada com contrato de co-gestão com o Governo do Estado] está deixando de cumprir direitos assegurados pela legislação trabalhista.

Os dirigentes asseguram que os servidores não estão recebendo os 30% referente ao adicional de periculosidade, não têm horas reduzidas noturnas [descanso durante o plantão], além de terem sacrificado o repouso do período de alimentação e sem direito ao pagamento de hora extra durante os feriados. “A última reunião com a direção do presídio foi na sexta-feira e eles só garantiram o aumento de 7% e a hora reduzida, sem o repouso, sem o ticket alimentação e sem a hora extra nos feriados”, garante o sindicalista Luiz Santos.

Antonio Luiz: insatisfação e falta de entendimentos

Na próxima segunda-feira, 12, os agentes realizarão assembleia geral para discutir a possibilidade de greve geral, caso as reivindicações não sejam atendidas. O Portal Infonet tentou ouvir a direção do presídio, mas um dos vigilantes informou que os diretores não se manifestarão, “por enquanto”.

O Portal Infonet permanece à disposição da direção do presídio. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais